O motor da gasolina é o VG30E, o mesmo da Pathfinder gasosa. O da diesel é o KA24E, se não me engano, o mesmo da Pathfinder XE diesel.
Comprei a minha Pathfinder com 91500 milhas (147000 km) e já rodei mais 10000 milhas. CORREÇÃO: O KA24E é o 4cil gasolina, o diesel é o TD27.
Sobreviveu até a um rompimento da correia dentada, que eu mandei trocar logo que comprei e a porra do mecânico tensionou demais. Anda como nova. Até agora não gastei nada nela além do desgaste normal, tipo pastilhas e buchas da suspensão.
Sendo cuidadoso nas trocas de óleo e não fazendo economia porca pondo essas gasolinas fuleiras que têm por aí, o motor pode ir até 300000 milhas, pelo que me disseram e tem muita gente lá nos EUA que atesta.
Acho que não vale a pena comprar gasolina para trocar o motor para diesel pois vai sair muito caro, além do motor vai ter que trocar outras peças e com certeza não deve ser barato. Ou fica com a gasosa ou compra logo diesel.
A maioria das Pathfinder até 95 (WD21) é a gasolina, enquanto a maioria das picapes D21 é a diesel.