x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário Avatar de renanbagatini
    Entrada
    24/11/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    35
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Question Quero comprar uma X-Terra




    Boa tarde pessoal, tudo bem?

    Estou interessado em ter o meu primeiro carro a diesel. Me interessei pela X-terra pois é um carro que sempre me atraiu, gostei do consumo, do fato de ser fechado (assim não me chamam pra carregar coisas em mudanças de amigos/família, rs).

    Tive um 4x4 quebra galho uma vez, uma Ecosport 4wd, brinquei muito em lugares que carros comuns não entram, como praias e uns lamaçais leves.
    Hoje tenho um C4 2011/2012, estou vendendo e quero pegar essa x-terra.

    Dúvidas:

    O que vocês acham?
    Podem me dar dicas de como cuidar de um carro a diesel?
    Tem alguma diferença entre ligar ou desligar um carro a diesel ou é igual a gasolina?
    Acham o x-terra ruim? Se acham, qual carro recomendam?
    Na hora de comprar, o que eu teria que ver para ter a maior chance de estar fazendo uma boa compra?

    Se tiverem mais sugestões me ajudaria bastante.


    Abraços,

  • #2
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    734
    Agradecimentos: 55
    Citação Postado originalmente por renanbagatini Ver Post
    Boa tarde pessoal, tudo bem?

    Estou interessado em ter o meu primeiro carro a diesel. Me interessei pela X-terra pois é um carro que sempre me atraiu, gostei do consumo, do fato de ser fechado (assim não me chamam pra carregar coisas em mudanças de amigos/família, rs).

    Tive um 4x4 quebra galho uma vez, uma Ecosport 4wd, brinquei muito em lugares que carros comuns não entram, como praias e uns lamaçais leves.
    Hoje tenho um C4 2011/2012, estou vendendo e quero pegar essa x-terra.

    Dúvidas:

    O que vocês acham?
    Podem me dar dicas de como cuidar de um carro a diesel?
    Tem alguma diferença entre ligar ou desligar um carro a diesel ou é igual a gasolina?
    Acham o x-terra ruim? Se acham, qual carro recomendam?
    Na hora de comprar, o que eu teria que ver para ter a maior chance de estar fazendo uma boa compra?

    Se tiverem mais sugestões me ajudaria bastante.


    Abraços,

    Fala amigo, tudo bom?

    Antes de tudo, eu gostaria de te fazer uma pergunta: Você PRECISA de um veículo diesel 4x4?

    O motivo dessa pergunta é simples: Veículo com motor diesel é muito mais complicado de manter que um com motor gasolina/flex. Digo isso a você, sendo eu mecânico a mais de 5 anos, trabalho com veículos leves e utilitários, motores gasolina/flex e diesel. 80% dos veículos que eu pego são diesel, a maioria esmagadora de Nissan Frontier, então eu conheço bem. De maneira nenhuma eu quero ser indelicado, mas é que eu vejo muito disso aqui na oficina, pessoas que saem de um veículo leve, com motor gasolina/flex, passa pra um veículo diesel, muitas vezes até por questão de realização de um sonho, ter uma caminhonete cabine dupla, ou no caso, um SUV diesel, mas não dão conta de manter o carro, principalmente quem pega um usado, e da o azar de pegar um usado que não esteja bem mantido. Posso citar aqui vários exemplos de clientes que passaram por esse tipo de experiência, mas vou voltar a pergunta: Você PRECISA de um veículo diesel? Pois se for pensar em, por exemplo, um uso apenas em asfalto, eu não sairia de um C4 pra pegar um X-Terra nunca! C4 é um carro muito mais confortável, tecnológico e mais fácil de manter. Mas aí se você PRECISA de um veículo diesel, ou se você QUER um veículo diesel, mesmo que em teoria não precise, aí são outros 500, mas fica aí a reflexão.

    Sobre a X-Terra, eu já trabalhei com algumas, conheço alguns proprietários, quem tem gosta, a mecânica é muito parecida com a da S10, mas eu particularmente acho muito ruim de mexer. S10 antiga, Frontier antiga, X-Terra, quando entra na oficina, é quase sempre pra passar raiva na gente. Não tem quase nada de filosofia de manutenção nesses projetos, mexer em algumas coisas nesses veículos pode ser uma tarefa muito mais complicada que em outros, mas aí é problema do mecânico. Tendo uma X-Terra, você vai ter bom acesso de peças pro motor, talvez possa ter um pouco mais de trabalho pra itens de suspensão e freios, mas com internet hoje em dia, nenhum carro fica sem peça.

    Com relação a manutenção de um carro diesel, o cuidado diário que você vai ter é com qualidade de combustível. Diesel ruim pode fazer você perder bomba, bicos e motor, numa paulada só, com muita facilidade. Esse é o motivo que hoje eu não cogitaria ter um veículo diesel, primeiro por que eu não preciso, segundo por conta que ficamos muito reféns com questão da qualidade do diesel, e em algumas regiões do Brasil, isso é algo muito sério. Carro gasolina/flex, quando você coloca combustível ruim o carro vai andando falhando, você leva pra oficina, troca um filtro de combustível de 20 reais, faz uma limpeza de bicos tranquila, o carro volta a funcionar numa boa. Experimenta colocar diesel ruim num motor diesel, principalmente os eletrônicos, pra você ver. Com relação a óleo e filtros, é o que vale pra todo carro, óleo de qualidade, filtros de qualidade, trocados dentro da km correta, elimina boa parte dos problemas. Outra coisa que vale pra qualquer carro é o seguinte: Fazer troca de óleo e filtros apenas, não significa que você está cuidando do carro. Pelo menos uma vez ao ano, leve o carro em uma boa oficina, levanta o carro, tira as rodas, cheque tudo, faça teste de pressão no sistema de arrefecimento pra detectar vazamentos, mede pressão de óleo do motor, corrija vazamentos de óleo, verifique suspensão, isso é fundamental pro bom funcionamento do veículo, pra que ele não te deixe na mão. A maioria esmagadora dos proprietários não tem essa filosofia, só faz troca de óleo e filtros em postos de combustível ou nessas trocas de óleo que tem em todo lugar, onde muitas vezes colocam peças horríveis, óleo fora da especificação adequada para o veículo, e só levam o carro pra oficina quando ele está com um problema mesmo, e as vezes, pra resolver o problema vai caro.

    No dia-a-dia, no caso da X-Terra por sem um motor diesel com turbo, ao ligar e bom você esperar um minuto na marcha lenta na primeira partida do dia, sem acelerar, pra que o óleo já esteja circulando certinho por todo o motor, e antes de desligar, esperar outro minuto na lenta, pra que a turbina desacelere antes que o fluxo de óleo por ela pare ao desligar o motor. Só isso é suficiente pra prolongar e muito a vida útil da turbina, que sempre é a peça mais delicada desses motores.

    Eu acho a X-Terra ruim? Não acho. Tem carro melhor? Tem! Eu tentaria pegar uma Pathfinder R51, as com a frente das Frontier mais novas, acho ela sensacional, mecânica do YD25 é muito boa, ótimo motor, bem mais confortável que uma X-Terra. Mas pra falar de outras opções, teria que saber mais sobre a utilização que você pretende do veículo que for comprar.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    06/08/2014
    Local
    MACEIO/AL
    Posts
    53
    Agradecimento: 1
    Renan... vai depender do seu uso... eu mesmo tenho uma xterra 2005 ha 5 anos como ferramenta de trabalho (uso pra realizar vistorias de projetos rurais) ou seja, vou a fazendas quase diariamente e uso normal nos fins de semana... posso te dizer com toda certeza: nao existe melhor custo beneficio... porem é um carro sem frescuras ou perfumarias... usa feixe de molas na traseira o que a torna robusta e ao mesmo tempo um pouco dura... usa motor mwm sprint, sendo alimentado por bomba injetora mecanica ate 2005... acima desse ano ja tem gerenciamento eletronico. Muitos consideram o ponto fraco dela o volante bimassa da embreagem... o qual pode ser substituido pelo volante rigido e acaba o problema...

    Consumo medio de 10,5 km/L...

    Ar gela bem quando tem ventilador auxiliar na frente...

    Tem pecas de manutencao, tipo filtros, pastilhas, pivos, etc de preço baixo e facil de encontrar... porta malas grande e com capacidade para 1000 kg.

    Agora é um carro que tem um relacao de marchas voltada pra força e nao velocidade... a 100 km/h ja esta a 2500 rpm...

    Usa caixa de marchas Eaton 2405 ( bem robusta). Diferencias Dana, motor é uma joia... ja vou com 327 mil km e funciona igual um novo!

    Antes dela tive um corolla seg 2004 que gostei muito...mas com a mudança de trabalho precisei de um 4x4 e acabei trocando pelo xterra... ha 1 ano pesquisei outro carro pra trocar pela xterra e acabei desistindo... pois nao achei outro com as vantagens e custo x beneficio dela (pajero dakar muito boa, mas cara de manter, sw4 cara em todos os aspectos, porem com boa liquidez)...

    Xterra fez parte do ultimo grupo de veiculos diesel que teve manutencao mais em conta... hoje qual veiculo diesel mais novo ja tem muitos sensores e eletronica embarcada... como exemplo... consultei preço de 1 bico injetor da xterra e custa na faixa de 300 reais... ja de uma hilux, triton na faixa de 1500 reais...

    Mas pra encurtar a conversa dê uma olhada aqui no forum... converse com proprietarios, pois por ser um carro mais antigo (a ultima saiu em 2008) vai ter muita xterra surrada no mercado... assim como tem as bem cuidadas no mercado, pois devido ao bom custo de manutencao deve haver mais donos zelando. Enfim, ande em uma!

    Abraços

  • #4
    Usuário Avatar de MATOSWR
    Entrada
    29/12/2009
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Posts
    717
    Agradecimentos: 15
    Renan, comprei a minha a um ano, não tava perfeita, pelo contrario, tinha bastante coisa pra fazer mas como o negocio foi bom valia a pena. As peças do motor em especial não são caras, mas peças de acabamento são. Recomento ler todos os tópicos do fórum sobre o carro, ai você tira suas duvidas.

    Outra dica a mais importante, se você não quer ter dor de cabeça e procurar um carro com histórico de revisão, que sejam comprovadas por notas, serviços como troca de oleo, pastilha de freio... Se o carro passou de 180mil km que é bem provável veja itens como:

    Foi feita a embreagem? qual marcar e se foi trocado o volante bimassa, ou será que usou volante rígido.
    Óleo do diferencial e cambio, quando foram trocados? o minimo seria a cada 50mil km
    Tanque de combustível é original? melhor se já foi trocado pelo de plastico.
    Mesmo com esses cuidados, tente levar o carro num mecânico de confiança para que ele possa revisar bem o carro!

    boa sorte, é um carro show
    Xterra 2004
    Ex: JIMNY 2010, JIMNY 2001 e SAMURAI CANVAS 94
    PU1MWR - PX1W7834


  • #5
    Usuário
    Entrada
    15/11/2019
    Local
    Sao Jose dos Campos/SP
    Idade
    64
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Comprei minha xterra 2007 o mês passado. Fui buscá-la em Brasilia e moro em SJC-SP. Estou amando o carro. Meu carro anterior é uma Renault Duster 2012 automática. Chegando a SJC, troquei o óleo do motor, verificamos os outros e está tudo bem. Troquei a cebolinha de temperatura do motor, vazava óleo por ela. Coloquei um kit conforto lift de 2pol e troquei as bieletas traseiras. Ficou show, macia, confortável e super confiável. É um carro de guerra. Procure bem e certifique-se da historia do carro, documentação, idoneidade do proprietário etc. Boa Sorte!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Quero comprar uma L200
      Por Filipe Engenheiro Civil no fórum Mitsubishi
      Respostas: 17
      Última resposta: 26/11/2013, 21:08
    2. Quero comprar um Wrangler TJ.
      Por Filipi Henrique no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 24/08/2011, 16:55
    3. Quero comprar um Niva
      Por Bocaina4x4 no fórum Niva
      Respostas: 34
      Última resposta: 08/03/2009, 19:58
    4. Quero comprar uma SW4! Dicas?
      Por Night64 no fórum Toyota
      Respostas: 27
      Última resposta: 10/05/2005, 13:40

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade