x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    12/06/2019
    Local
    natal/RN
    Idade
    41
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Exclamation Xterra 2004 - Bateu o motor?




    Olá pessoal, boa tarde!

    Este é meu primeiro tópico mas sempre acompanho a discussão de vocês sobre os temas levantados pro aqui.

    Dessa vez eu não encontrei nada à respeito e sinto que preciso da ajusta dos senhores experts.

    Deixa eu explicar o que está ocorrendo.

    Tenho uma Xterra 2004, sempre apresentando bom funcionamento e com um vazamento ínfimo de óleo no motor, era algo que com muito tempo estacionando no mesmo lugar (meses) fazia uma manchinha, mas de fato, muito pouco!

    Recentemente esse óleo começou a vazar numa frequência maior, e quando abri o Capô vi que o óleo estava por todo motor, simplesmente o óleo foi espirrado do motor para o Capô, para o Filtro de Ar e Polias, ou seja, é possível ver resquício de óleo na parte interior do capô, próximo da abertura do intercooler, é visível óleo no filtro de ar e também nas polias da correia logo a frente do motor.

    Segue imagens do que foi relatado acima:

    Xterra 2004 - Bateu o motor?-c9e2e983-74ec-4a21-b85b-d7a4534aea5b.jpg
    Veja o Óleo espirrado na parte interna do Capô na imagem acima;

    Xterra 2004 - Bateu o motor?-carro.jpg
    Veja nessa segunda imagem que sinalizei 3 itens, sendo eles:

    Item 1: Óleo no Filtro de ar -> Local onde também foi espirrado Óleo, muito parecido com o capô, inclusive acho que aconteceu isso em conjunto, ou seja, do mesmo jeito que espirrou no capô, espirrou aí no filtro de ar;

    Item 2: Local das polias da correia onde também está com muito óleo;

    Item 3: Local também com Óleo.

    Em uma análise mais detalhada foi possível verificar que a mangueira do filtro de Ar para o o intercooler estava desconectada, na verdade quebrada na extremidade de encaixe.

    Xterra 2004 - Bateu o motor?-carro3.jpg
    Veja na imagem acima, no ponto sinalizado pela seta, que esta mangueira está solta no lado que vai para o intercooler.

    Comentaram que talvez essa mangueira solta pudesse ter ocasionado o vazamento.

    Então, como comentaram que poderia ter sido ela, então eu comprei a mangueira e estou aguardando a chegada para trocar. Acontece que na semana passada o vazamento aumentou de tal forma que ficou de fato uma poça de óleo no chão em baixo do carro, ao ponto que eu deixei até de ligar o carro para não dar um problema maior (o carro ta ligando e funcionando, mas desde quando vazou esse óleo todo eu parei de ligar).

    A peça que comprei na imagem abaixo:

    Xterra 2004 - Bateu o motor?-carro2.jpg

    Só a critério de informação 1, na vareta tem óleo, mas coisa de 1mm, muito abaixo do minimo da vareta, apenas na ponta, certa de 1mm.

    Só a critério de informação 2, não foi completado o Óleo do motor ao ponto dele ter transbordado por cima ocasionando isso, o Óleo estava sempre no nível e eu não completei nem troquei nos últimos 3 meses.

    A pergunta é, vocês acham que apenas essa mangueira pode ter ocasionado isso tudo? Há possibilidade de ser motor batido? Estou bem preocupado com o custo que posso ter. Vocês tem alguma ideia do que devo procurar, estou preocupado de levar até uma oficina mecânica sem saber pelo menos por alto o que pode está ocorrendo.

    Podem me ajudar quanto a isso?

    Obrigado pessoal!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Xterra 2004 - Bateu o motor?-1bf4d5ab-0e3b-4a99-922d-2e501aa33c47.jpg  

  • #2
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,377
    Agradecimentos: 143
    Bem vindo ao Fórum. Essa mangueira que vc comprou vai do filtro de ar para a entrada da turbina, parte fria. A do intercooler é bem mais reforçada que essa e sai da parte quente da turbina, passa pelo intercooler p resfriar o ar e vai direto p coletor de admissão. O que pode ocorrer é que o mancal da turbina esteja gasto e passe bastante óleo para o lado do intercooler, e que se este ou uma mangueira estiver furada, o óleo vai para fora mesmo. Se não for isso, pode ser junta do cárter, filtro de óleo pouco apertado e por aí vai.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #3
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    "Bater o motor", no meu entender, significa que um motor chegou a um nível de desgaste tal que precisa de retífica. Isso é perceptível pelos sons de batida metálica que o motor emite (batida de mancal, motor rajando, etc).

    Se o seu motor está com bom funcionamento, partida fácil e ruído normal, não se fala em bater motor. Parece ser apenas um caso simples de vazamento de óleo.

    Instale a mangueira nova, complete o nível do óleo, lave o motor e volte a usá-lo normalmente, com atenção para descobrir qual o ponto de vazamento de óleo, caso ele persista.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    12/06/2019
    Local
    natal/RN
    Idade
    41
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Bem vindo ao Fórum. Essa mangueira que vc comprou vai do filtro de ar para a entrada da turbina, parte fria. A do intercooler é bem mais reforçada que essa e sai da parte quente da turbina, passa pelo intercooler p resfriar o ar e vai direto p coletor de admissão. O que pode ocorrer é que o mancal da turbina esteja gasto e passe bastante óleo para o lado do intercooler, e que se este ou uma mangueira estiver furada, o óleo vai para fora mesmo. Se não for isso, pode ser junta do cárter, filtro de óleo pouco apertado e por aí vai.
    Valeu meu amigo! Obrigado pela informação, de fato ainda to engatinhando em mecânica veicular...

    Junta do carter alguém já trocou, tem ideia de custo?

    Valeu pessoal!

  • #5
    Usuário
    Entrada
    12/06/2019
    Local
    natal/RN
    Idade
    41
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    "Bater o motor", no meu entender, significa que um motor chegou a um nível de desgaste tal que precisa de retífica. Isso é perceptível pelos sons de batida metálica que o motor emite (batida de mancal, motor rajando, etc).

    Se o seu motor está com bom funcionamento, partida fácil e ruído normal, não se fala em bater motor. Parece ser apenas um caso simples de vazamento de óleo.

    Instale a mangueira nova, complete o nível do óleo, lave o motor e volte a usá-lo normalmente, com atenção para descobrir qual o ponto de vazamento de óleo, caso ele persista.
    Opa!!! Muito bom parceiro, de fato não há problema para ligar e nem sons de batida metálica, ele está funcionando muito bem, só não religuei após perceber o vazamento para não piorar uma situação.

    Vou instalar a mangueira amanhã e completar o nível, se vazar levo diretamente numa oficina, mas já tenho ideia de que tenho um problema de vazamento.

    Só rechaçando mais uma informação, a alguns meses, coisa de 6 meses atras, meu carro sofreu um esquente, a mangueira de saída do radiador estava furada e toda a água vazou e eu só vi quando o carro tava com com a temperatura alta, devo ter andado uns 15 minutos para reparar na temperatura...O que leva a crer que isso pode ter danificado a junta do motor, de acordo?

    Apesar que, depois desse episódio o vazamento de óleo não aumentou, só foi aumentar uns 5 meses depois do ocorrido, sendo a data do fato que trouxe pra vocês.

  • #6
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,377
    Agradecimentos: 143
    Hum, aí a coisa é mais séria, com essa esquentada que o motor levou. Difícil escapar de uma retífica.
    Citação Postado originalmente por marlbororn Ver Post
    Opa!!! Muito bom parceiro, de fato não há problema para ligar e nem sons de batida metálica, ele está funcionando muito bem, só não religuei após perceber o vazamento para não piorar uma situação.

    Vou instalar a mangueira amanhã e completar o nível, se vazar levo diretamente numa oficina, mas já tenho ideia de que tenho um problema de vazamento.

    Só rechaçando mais uma informação, a alguns meses, coisa de 6 meses atras, meu carro sofreu um esquente, a mangueira de saída do radiador estava furada e toda a água vazou e eu só vi quando o carro tava com com a temperatura alta, devo ter andado uns 15 minutos para reparar na temperatura...O que leva a crer que isso pode ter danificado a junta do motor, de acordo?

    Apesar que, depois desse episódio o vazamento de óleo não aumentou, só foi aumentar uns 5 meses depois do ocorrido, sendo a data do fato que trouxe pra vocês.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #7
    Usuário
    Entrada
    12/06/2019
    Local
    natal/RN
    Idade
    41
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Hum, aí a coisa é mais séria, com essa esquentada que o motor levou. Difícil escapar de uma retífica.
    Então, disse esquente mas não tenho certeza que deu, eu apenas percebi a temperatura elevada no gauge de temperatura e parei o carro, vi que tava sem fluído no reservatório, completei e segui viagem, troquei a mangueira, recompletei e não deu mais problema durante alguns meses até aparecer essa falha que relatei, do nada começou a aumentar o vazamento até atingir esse último vazamento maior.

    Se caso precise de retifica, tem ideia de um custo para isso?

  • #8
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Eu não seria tão pessimista assim.
    Esse motor tem cabeçote de ferro. Uma breve aquecida resulta no máximo em queima da junta.
    Se fosse um cabeçote de alumínio, ai sim: esquentou joga no lixo e compra outro.
    Retífica só em casos de aquecimento severo e prolongado, com danos no pistão e riscamento de camisas, o que não parece ser o caso do colega.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    06/03/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    43
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Olá, estou com uma situação parecida, no meu caso a turbina deu folga e jogou óleo no intercooler. Como foi resolvido seu problema?
    4X4 Brasil Razão: Letras misturadas com símbolos.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Motor L200 bateu
      Por Itaipava no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 20/05/2016, 16:19
    2. A viatura bateu motor…
      Por Felipe Martins no fórum Suzuki
      Respostas: 44
      Última resposta: 09/02/2010, 16:03
    3. L200 bateu motor
      Por rbaiao no fórum Mitsubishi
      Respostas: 2
      Última resposta: 21/07/2006, 15:38

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade