x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    01/04/2019
    Local
    ACREUNA/GO
    Idade
    36
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0

    Angry Esqueci 4x4 Ligado




    Boa tarde pessoal, sou novo no fórum.

    Aconteceu o seguinte comigo, estava em Goiânia e precisei subir um meio fio com a minha Frontier Atack 2014 manual, tava derrapando a roda traseira aí eu liguei o 4x4 só pra subir e foi tranquilo. Porém esqueci de desligar. Quando retornei eu peguei a camionete e saí de viagem com o 4x4 ligado e nem reparei. Andei 160 km na média de 120 km/h pista seca. Somente hoje pela manhã ao sair pro trabalho eu percebi o meu erro e desliguei imediatamente. Não percebi nada de diferente na viatura. Será que pode ter danificado alguma coisa ??? Se difícial pra levar na csn pois não tem na minha cidade e eles vão querer trocar a transmissão inteira. Preciso viajar novamente daqui 3 dias ( com o 4x4 desligado é claro ) e estou com medo de me deixar na estrada por alguma avaria provocada pelo meu erro. O que os amigos mais experientes me aconselham verificar pra ter certeza que dei muita sorte ou corrigir se dei azar nesta vacilada ?????

  • #2
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    Não percebi nada de diferente na viatura. Será que pode ter danificado alguma coisa ???
    Provavelmente não danificou nada. Esses sistemas são bem robustos.
    com o 4x4 desligado é claro
    Boa ideia !!.
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #3
    Usuário
    Entrada
    01/04/2019
    Local
    ACREUNA/GO
    Idade
    36
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ivancgbsb Ver Post
    Provavelmente não danificou nada. Esses sistemas são bem robustos.

    Boa ideia !!.
    Deus te ouça amigo. Tem noção do que inspecionar pra ter certeza ?? ou alguma jeito de testar pra ver se não estragou nada.

  • #4
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,204
    Agradecimentos: 23
    No manual deve ter especificado a velocidade máxima com o 4x4, velocidade que pode ser acionado e todas as demais informações para uso.

    []’s

  • #5
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,744
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por renatosrodrigues Ver Post
    Boa tarde pessoal, sou novo no fórum.

    Aconteceu o seguinte comigo, estava em Goiânia e precisei subir um meio fio com a minha Frontier Atack 2014 manual, tava derrapando a roda traseira aí eu liguei o 4x4 só pra subir e foi tranquilo. Porém esqueci de desligar. Quando retornei eu peguei a camionete e saí de viagem com o 4x4 ligado e nem reparei. Andei 160 km na média de 120 km/h pista seca. Somente hoje pela manhã ao sair pro trabalho eu percebi o meu erro e desliguei imediatamente. Não percebi nada de diferente na viatura. Será que pode ter danificado alguma coisa ??? Se difícial pra levar na csn pois não tem na minha cidade e eles vão querer trocar a transmissão inteira. Preciso viajar novamente daqui 3 dias ( com o 4x4 desligado é claro ) e estou com medo de me deixar na estrada por alguma avaria provocada pelo meu erro. O que os amigos mais experientes me aconselham verificar pra ter certeza que dei muita sorte ou corrigir se dei azar nesta vacilada ?????
    Fique tranquilo.
    Você deve ter sentido apenas o volante pesado nas manobras mais fechadas, como entrar em garagem ou fazer alguma esquina.
    Nas curvas da estrada você vira pouco a direção, tendo pouca chance de acontecer algo de errado.
    Bom retorno!

  • #6
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    Estou com Glaicon: Fique tranquilo.
    Tem noção do que inspecionar pra ter certeza ?? ou alguma jeito de testar pra ver se não estragou nada.
    Acho que não precisa. Se quiser complicar vai ter que abrir os diferenciais para verificar os dentes das coroas/pinhões. Mas, pode ser uma tentativa de achar pelo em ovo. rsrsrs
    Uma vez em minha SW4 desengatei a reduzida 4x4 com as rodas dianteiras muito esterçadas (o que nunca deve ser feito) deu um estalo metálico bem alto em algum lugar e tive a certeza de ter quebrado o diferencial. Nada !. Depois disso rodei mais uns 80 mil km sem problema algum e tudo funcionando normalmente.
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #7
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    Ih...esqueci de falar: um amigo tem uma Frontier attack 2013 e sempre que chovia (mesmo pouco) ele ligava o 4X4. E ficava andando para cima e para baixo no asfalto. Fez isso durante uns meses até descobrir que não podia. O 4X4 só deve ser ligado em pisos de baixa aderência e mesmo assim deve-se evitar curvas muito fechadas..
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #8
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Bom dia, meu prezado renatosrodrigues ...

    Esse negócio de esquecer o 4x4 acionado acontece muito, principalmente no caso daqueles que, como eu, não tem o hábito de utilizá-lo constantemente ... Na minha última viagem para o Nordeste, aconteceu o mesmo comigo ... na ida, numa estrada de terra com muitas curvas, engatei o 4x4 para melhorar a estabilidade ... só fui lembrar disso muito tempo depois, já num passeio em Porto Seguro ... Por sorte, meu veículo (Pajero Full) é dotado de diferencial central, razão pela qual não fiquei tão preocupado quanto você ... mas, pode ficar tranquilo e acreditar nos valiosos comentários tranquilizantes retro postados (são confrades que realmente conhecem do assunto) ...

    Lembrando para destacar o bom conselho do nobre amigo Ivan ... "deve-se evitar curvas muito fechadas" ... isso é extremamente importante você saber, também, pois, mais do que correr risco de dano no sistema, você, seu(s) acompanhante(s) e outras famílias que viajavam pela mesma estrada correram risco de vida num grave acidente que poderia ter acontecido com sua viatura numa curva fechada, onde, neste caso, estando traçado, e sem diferencial central, a tendência do carro é ser jogado para fora da curva, dependendo da velocidade que estivesse trafegando ... uma boa explicação técnica para isso você pode encontrar na matéria do "link" abaixo ...

    http://www.4x4curitiba.com.br/?p=553

    Desejo-lhe boa sorte, e obrigado por nos dar a oportunidade de relembrarmos um tema tão importante, já discutido em outras oportunidades neste fórum ...

    Forte abraço.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #9
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Andar em asfalto com o 4x4 ligado é arriscado mesmo em linha reta.
    Uma simples diferença de calibragem altera o diâmetro dos pneus e, após alguns km, 1mm de diferença acrescentando em cada volta da roda vai acumulando diferença capaz de gerar tensões em todos os componentes da transmissão a partir da caixa de transferência (cardans, diferencial, semi-eixos, homocinéticas, rodas livres).

    Explicando a grosso modo, essas tensões advém do fato dos pneus dianteiros "quererem" dar 1 volta enquanto os traseiros "querem" dar 1,1 volta. A cada volta a diferença vai aumentando e a tensão vai crescendo.

    Quando isso acontece, o resultado vai depender da sorte: se algum pneu patinar e aliviar a tensão, nada acontecerá, ao menos até o próximo acúmulo de tensão. Mas se nenhum pneu patinar, algum ponto da transmissão vai quebrar pelo acúmulo de tensão mecânica: pode ser uma homocinética, uma cruzeta, um semi-eixo, uma roda-livre ou a caixa de transferência.
    E se não quebrar, quanto mais tempo andar nessa condição, mais desgaste ou fadiga causará em todos esses componentes.

    Um dono de 4x4 pode passar vários anos abusando do sistema e não acontecer nada perceptível. Aí o próximo dono vai fazer uma trilha e um componente já fadigado quebra "sem motivo aparente".

  • #10
    Usuário
    Entrada
    01/04/2019
    Local
    ACREUNA/GO
    Idade
    36
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    No manual deve ter especificado a velocidade máxima com o 4x4, velocidade que pode ser acionado e todas as demais informações para uso.

    []’s
    146 km/h a máxima no 4x4 de acordo com o manual.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    01/04/2019
    Local
    ACREUNA/GO
    Idade
    36
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    deve ser por isso que ela patinou feio pra subir na garagem mas ainda bem que não danificou então. Pelo menos essa história de gastar mais combustível acho que é mito pois ela fez 11,5 km/l na volta de goiânia (160 km)

  • #12
    Usuário
    Entrada
    01/04/2019
    Local
    ACREUNA/GO
    Idade
    36
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Andar em asfalto com o 4x4 ligado é arriscado mesmo em linha reta.
    Uma simples diferença de calibragem altera o diâmetro dos pneus e, após alguns km, 1mm de diferença acrescentando em cada volta da roda vai acumulando diferença capaz de gerar tensões em todos os componentes da transmissão a partir da caixa de transferência (cardans, diferencial, semi-eixos, homocinéticas, rodas livres).

    Explicando a grosso modo, essas tensões advém do fato dos pneus dianteiros "quererem" dar 1 volta enquanto os traseiros "querem" dar 1,1 volta. A cada volta a diferença vai aumentando e a tensão vai crescendo.

    Quando isso acontece, o resultado vai depender da sorte: se algum pneu patinar e aliviar a tensão, nada acontecerá, ao menos até o próximo acúmulo de tensão. Mas se nenhum pneu patinar, algum ponto da transmissão vai quebrar pelo acúmulo de tensão mecânica: pode ser uma homocinética, uma cruzeta, um semi-eixo, uma roda-livre ou a caixa de transferência.
    E se não quebrar, quanto mais tempo andar nessa condição, mais desgaste ou fadiga causará em todos esses componentes.

    Um dono de 4x4 pode passar vários anos abusando do sistema e não acontecer nada perceptível. Aí o próximo dono vai fazer uma trilha e um componente já fadigado quebra "sem motivo aparente".
    acho que o risco de capotar foi maior que o de estragar mesmo, tive pesquisando o conteúdo que o colega Enasor postou e realmente é muito perigoso ela dançar na curva.

    Obrigado a todos pelas contribuições, vocês são feras. Valeu. abraços e tamo junto.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. 4X4 ligado no asfalto
      Por Caio no fórum Toyota
      Respostas: 23
      Última resposta: 29/12/2016, 00:02
    2. Carro com check ligado
      Por requena no fórum Toyota
      Respostas: 0
      Última resposta: 16/01/2014, 08:33
    3. Respostas: 2
      Última resposta: 13/04/2012, 22:18
    4. Pneuzada . . . esqueci algum ? ? ?
      Por Zé Novais no fórum Suzuki
      Respostas: 47
      Última resposta: 17/09/2008, 20:30
    5. PX Ligado ao Som
      Por boimev no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 6
      Última resposta: 30/05/2006, 12:57

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade