x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 29
    Usuário
    Entrada
    10/07/2015
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 0

Bom dia!
    Estou com 170.000 km rodados. Sempre que a luz do DPF acende, eu faço exatamente como falado antes, ou seja, ando em 2ª ou 3ª marcha com a rotação elevada para otimizar o processo. Incrível que nunca tinha visto alguém escrever isso, mas como entendi o funcionamento do sistema, concluí que com a marcha mais curta isso ajudaria. Parabéns pelas dicas. Entretanto, a EGR é muito chata e resolvi isolar por conta própria. Nunca mais tive problema.

Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Agradecimentos: 41
    Citação Postado originalmente por Marco Aurelio C Souza Ver Post
    Bom dia!
    Estou com 170.000 km rodados. Sempre que a luz do DPF acende, eu faço exatamente como falado antes, ou seja, ando em 2ª ou 3ª marcha com a rotação elevada para otimizar o processo. Incrível que nunca tinha visto alguém escrever isso, mas como entendi o funcionamento do sistema, concluí que com a marcha mais curta isso ajudaria. Parabéns pelas dicas. Entretanto, a EGR é muito chata e resolvi isolar por conta própria. Nunca mais tive problema.
    Passe o scanner e veja se ela tem o código P0380. O certo é nem acender a luz do DPF, se fica acendendo pode ser que você tenha vela aquecedora com defeito. Se tiver o código P0380, tem vela aquecedora com defeito, e aí tem que fazer o teste nas velas e substituir as que estiverem com defeito.

Vale aqui uma observação: A maioria esmagadora dos mecânicos tem o péssimo hábito de ao colocar o scanner, apagar os códigos de falha existentes antes de fazer a leitura de códigos. No caso específico do P0380, se o mecânico fizer isso, não vai pegar o código ativo, já que ele só aparece quando vai dar a partida, depois que o motor tiver perdido um pouco de calor ou totalmente frio. Ele aparece e fica registrado na memória como código passado. A maioria dos mecânicos passam por cima desse código por darem apenas moral para os códigos ativos, o que é um erro!

Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Boa noite pessoal. Vim trazer um relato de um caso de DPF que tivemos na oficina esse mês, resolvi o caso mas esperei 2 semanas para ter certeza absoluta antes de vir aqui e contar para os usuários do fórum.

No início do mês uma Frontier 2014 SL, de uma empresa aqui da cidade, teve problema nos bicos injetores durante uma viagem, os bicos começaram a injetar demais, mas sem ocasionar nenhuma alteração no funcionamento, de maneira que seguiram a viagem normalmente. Voltando da viagem, próximo a cidade começou um barulho característico de bico injetor com excesso e acendeu a luz do DPF. No outro dia fui chamado até a empresa para buscar a caminhonete e como a empresa fica afastada da área urbana da cidade, tive de pegar um trecho de rodovia com ela, aproximadamente uns 5km. Assim que peguei a rodovia a caminhonete simplesmente deu uma perda de potência fortíssima, de maneira que eu não estava conseguindo dar mais que 20 km/h. Com o scanner eu visualizei o que eu desconfiava, o DPF estava absolutamente tampado, de maneira que para conseguir seguir com a caminhonete até a oficina, optei por remover a mangueira de pressão da entrada do DPF para permitir uma passagem de escape, tamanha era a obstrução.

Enfim, o serviço todo envolveu a troca dos bicos injetores, uma revisão no cabeçote, já que a vedação das válvulas foi afetada pela obstrução no escapamento e a troca das juntas superiores e da turbina. Mas o que quero contar é sobre o DPF...

A peça estava absolutamente tampada de fuligem, de maneira que não passava nada por ele, absolutamente nada. Tive de deixar ele um dia inteiro dentro de um tambor cheio de água para "amolecer" fuligem e conseguir com um jato d'agua com muita pressão, abrir um "caminho" através da peça, mas obviamente sem danificar o miolo do DPF. A ideia de usar água com pressão em casos extremos de obstrução é que a água empurra parte do excesso de fuligem para fora do DPF. Mas água com pressão não seria suficiente, então aqui vem a dica para quem pega casos extremos de obstrução: Molho em ácido clorídrico (o popular limpa pedras), enxague do DPF e em seguida molho em solução com soda cáustica. O ácido remove a carbonização e a soda cáustica neutraliza o ácido. Após isso, demos um enxágue bem generoso na peça, re-instalamos o DPF na caminhonete e para minha surpresa, apenas duas regenerações completas foram suficientes para limpar totalmente o DPF.

Vale lembrar que para deixar o DPF de molho tanto no ácido quanto na soda cáustica, nós retiramos os dois sensores de temperatura e a sonda lambda do DPF para não danificar esses sensores.

Com isso eu reafirmo novamente: NENHUM DPF TEM NECESSIDADE DE SER SUBSTITUÍDO POR CONTA DE OBSTRUÇÃO.

O DPF, ao contrário do que muitos pensam, não realiza função catalítica. Ele é apenas um filtro para a fuligem do escape do motor diesel. Sua construção interna lembra um labirinto, onde a fuligem entra e fica aprisionada dentro dele. Como a fuligem é basicamente carvão, material combustível, o próprio calor do escape trata de queimá-lo dentro do DPF. Por isso a Frontier não solta fumaça. Quando a pressão no DPF aumenta, o motor tem a estratégia da regeneração automática, onde os bicos pulsam diesel na fase de escape dos cilindros, esse diesel percorre através do catalisador e chega no DPF, ajudando a queimar a fuligem que fica aprisionada em seu interior. Quando a luz do DPF acende é porque algo está errado, caso contrário, a luz não acende.

Uma diferença muito básica entre um DPF e um catalisador, é que se tentar olhar pra uma fonte de luz com a cerâmica do catalizador, você consegue ver a luz através dele, pois a cerâmica do catalisador possui furos que a atravessam de um lado a outro. O DPF não, você não consegue ver a luz através dele, pois como eu disse anteriormente, ele é tipo um labirinto para os gases de escape.

Vale a pena comentar também que estou falando especificamente do DPF da Frontier, que é separado do catalisador. Há veículos onde o catalisador e DPF são confeccionados em uma mesma peça, sendo assim, esse procedimento não poderia ser aplicado, pois um jato de água concentrado através da cerâmica do catalisador destruiria a peça.

Espero ter ajudado os colegas e volto a frisar novamente: Esse caso foi um caso ultra extremo de obstrução, que afetou até a vedação de válvulas e danificou as juntas do coletor de escape e da turbina. Não tentem aplicar esse método em qualquer caso de obstrução, pois o que limpa o DPF de fato é a REGENERAÇÃO, apenas ela.

Um abraço!

Enrico.

Usuário
    Entrada
    22/03/2013
    Local
    Florianopolis/SC
    Agradecimentos: 11
    Legal a contribuição. Por isso não troco o Fórum pelo Zap jamais! Apesar de ter um TROLLER 2017 este problema no DPF é um mal comum a todos.

Usuário
    Entrada
    02/11/2018
    Local
    Atibaia/SP
    Agradecimentos: 2
    Por curiosidade, qual a quilometragem desta?
    Frontier SL

Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Citação Postado originalmente por Rui_ms Ver Post
    Por curiosidade, qual a quilometragem desta?
    Não lembro agora se ela estava com 240 ou 250 mil km, uma coisa assim.

Frequenta a minha oficina desde os 90 mil km, nas últimas 3 revisões eu havia alertado eles dos bicos, pois eu ouvia um barulho mais acentuado nas acelerações. Mas só foi ter problemas com o DPF uma vez apenas, a uns 40 mil km atrás.

Att.

Enrico.

Usuário
    Entrada
    10/10/2018
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 0
    Comprei minha Frontier 2014 com 75.000 km no final de 2017, e como eu não sabia da procedência do carro, imediatamente encostei em uma oficina para trocar o óleo do motor. Eu nunca tinha tido carro a diesel, mas a oficina parecia que sabia menos do que eu, colocaram um óleo Ipiranga Brutus 5w30 sintético, isso depois de eu mesmo verificar a especificação na internet porque eles nem mesmo sabiam qual era.

Pois bem, rodados algumas centenas de quilômetros logo a luz do DPF acendeu e o carro perdeu bastante da força. Fiquei preocupado, pesquisei bastante, pensei em retirar o DPF, fazer lavagem, etc. Entretanto, meio desacreditado resolvi colocar o óleo 5w30 original da Nissan, próprio para veículos com DPF, também troquei o filtro de óleo por um original e o filtro de diesel também. Rodados algumas dezenas de quilômetros em velocidade constante de 80 km/h em via similar a rodovia, a luz do DPF apagou e o carro recuperou a força.

Logo troquei o filtro de ar, e o carro ficou ainda um pouco mais esperto. Depois disso já rodei quase 15.000 km e não tive mais problemas com DPF, a luz acendeu apenas uma vez rapidamente e apagou após 5 km de rodovia que pego na rotina de todo dia.

Então é certo que o principal inimigo do DPF é óleo de motor incorreto, que pode até ter a viscosidade correta, mas precisa ser compatível com o dispositivo.
    Esse óleo infelizmente é caro, as duas vezes que troquei comprei no Mercado Livre (de um vendedor de nome GrupoBariqui), os 7 litros de óleo com filtro hoje, nov/2019, saem por R$ 389,00. Não sei qual o valor do litro aqui nas concessionárias de Brasília porque não costumo utilizar, apesar de ter comprado o filtro de Diesel original lá por R$ 200,00, mas isso somento após o vendendor dar um bom desconto porque o preço de balcão era muito maior.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    02/11/2018
    Local
    Atibaia/SP
    A troca de óleo em css fica 430 reais, preço tabelado no site (diz lá até modelo 2008, mas eles aplicam para até 2016). É o único serviço que realizo em css, pois geramente encontrar o óleo e filtro originais na internet é difícil e acaba não compensando o valor, exceto se fizer a troca na sua casa.

Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Mas R$430,00 é só a troca do óleo e do filtro, não engloba o filtro do ar condicionado, filtro de ar do motor e nem o filtro de combustível, correto?

Aqui eu consigo óleo Menzoil 5w30 com ACEA C3-12 e todos os filtros Metal Leve por R$380,00.

Usuário
    Entrada
    02/11/2018
    Local
    Atibaia/SP
    Mas o caro é a viagem daqui até Rio Verde rsrs

Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Citação Postado originalmente por Rui_ms Ver Post
    Mas o caro é a viagem daqui até Rio Verde rsrs

Esse valor é de um distribuidor meu em Aparecida de Goiânia, ele pode mandar pra todo Brasil. Eu mesmo não trabalho com estoque de óleo e filtros na oficina.

Você não respondeu minha pergunta, aqueles R$430,00 que a concessionária cobrou na troca de óleo, é só o óleo e o filtro de óleo?

Usuário
    Entrada
    02/11/2018
    Local
    Atibaia/SP
    Exato, acho que sai 46 ou 49 o litro
    Frontier SL

Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 13
    Última resposta: 13/05/2020, 17:52
  2. problemas no ar condicionado Frontier Nissan
    Por Camilo Savelli - RJ no fórum Nissan
    Respostas: 85
    Última resposta: 24/11/2018, 11:54
  3. Problemas Nissan Frontier 2.8
    Por Armindo Neto no fórum Nissan
    Respostas: 6
    Última resposta: 26/02/2015, 14:54
  4. Problemas com a turbina da Nissan Frontier.
    Por Waldez Amorim no fórum JPX
    Respostas: 2
    Última resposta: 26/10/2011, 11:10
  5. Como resolver problemas em estacionamento?
    Por schio no fórum Geral Off-Topic
    Respostas: 0
    Última resposta: 09/08/2008, 14:08

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem