x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25
  • #1
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    728
    Agradecimentos: 53

    Nissan Frontier 2008 a 2012 - Válvula moduladora da turbina, como diagnosticar?




    Olá amigos!

    Tem tempo que quero fazer um post explicando o funcionamento dessa válvula, como diagnosticar, como resolver problemas relacionados a ela, então vamos la!

    Sintoma: Frontier fraca, principalmente até 3 mil rpm, como excesso de fumaça preta pelo escape.

    Muitas pessoas me procuram a respeito desse sintoma, quando aparecem aqui na oficina, a primeira coisa que olho é se a geometria da turbina está sendo acionada. Para verificar isso é muito simples, abra o capô e olhe bem entre os dois caracóis da turbina, haverá uma haste como na foto a seguir:

    -20190214_185516.jpg

    Observando a mesma, ligue o motor. Ela tem que subir ao ligar o motor, ficar oscilando (2 a 3 oscilações por segundo) quando o motor está na marcha lenta e ao pisar fundo no acelerador, fazendo o motor ir a 4 mil rpm, ela desce num movimento apenas e sobe novamente quando tira o pé do acelerador, ou quando a rotação estabiliza, e se o motor ficar na marcha lenta novamente, ela volta a oscilar. ESSE É O PADRÃO DE FUNCIONAMENTO! Se não estiver assim, seu sistema de controle da geometria da turbina não está funcionando adequadamente, e com isso a Frontier não terá 100% da força, podendo ai soltar muita fumaça preta pelo escapamento.

    Se não estiver assim, temos que descobrir o que pode estar acontecendo.

    1) Ao ligar o motor, essa haste não mexe? Se sim, verifique se chega vácuo na wastegate, essa peça redonda que aciona essa haste da geometria. Para confirmar, puxe a mangueira que vai na wastegate e confirme que se há vácuo. Não havendo vácuo nessa mangueira, verifique se há vácuo na tubulação acima do motor...

    -20190214_191653.jpg

    Se há vácuo nessa tubulação, a mangueira que sai dela pode estar furada/rasgada, ou as mangueiras foram ligadas de maneira errada na válvula moduladora. Se não há vácuo nessa tubulação, a mangueira que sai da linha da bomba de vácuo está furada ou rasgada...

    -20190214_191715.jpg

    A correta ligação das mangueiras na válvula moduladora é a seguinte: Entrada VAC - Mangueira de vácuo que sai da linha acima do motor. Entrada ATM - Mangueira que vem do mangote do filtro de ar. Entrada OUT - Mangueira que vai para wastegate.

    2) Ao ligar o motor, a haste sobe, mas não oscila? Nesse caso, há duas possibilidades, ou há alguma perda de pressão na admissão ou no escape antes da turbina, ou a válvula moduladora não está funcionando.

    Essa perda de pressão pode ser mangueiras do intercooler mal apertadas ou furadas, intercooler furado, vazamento no coletor de admissão, vazamento pela EGR, vazamentos pela junta do coletor de escape, coletor de escape furado/trincado, vazamento pela junta entre a turbina e o coletor de escape, vazamento pela vedação do caracol quente da turbina. Se houver qualquer vazamento após a turbina, seja pela junta entre a turbina e o catalizador ou qualquer outro vazamento no escapamento, isso não irá influenciar o gerenciamento da geometria da turbina. Prestem muita atenção nesses casos de vazamento com o coletor de escape, qualquer trinca, por menor que seja e que aparentemente não demonstre vazamento, com o motor quente, pode influenciar o gerenciamento da geometria da turbina.

    Agora se não houver nenhum vazamento, como saber se a válvula moduladora está funcionando? Essa é a parte difícil, pra mim é fácil, mas explicar como ver isso pra quem não sabe é complicado. Não há teste com multímetro, não há nada a se ver na válvula. Eu faço da seguinte maneira: Coloco a válvula submersa em uma cuba de ultrassom de máquina de limpeza de bicos de carros gasolina/flex, com algum produto que pode ser até a própria solução de limpeza de bico, água + detergente, água + desengordurante de cozinha, água + sabão em pó, etc, com a válvula ligada ao chicote de bico da máquina. Com isso além da vibração de ultrassom da máquina fazendo a limpeza, ligada ao chicote a válvula ficará pulsando. Submersa assim, se a válvula soltar pequenos jatos de líquido, fracos, mas que consigam agitar a solução ou até pulsar solução pra fora da cuba se a válvula estiver bem rasa, essa válvula estará boa. Se a válvula não soltar nenhum jato de líquido, ou eles estiverem muito fracos, deixe essa válvula fazendo limpeza por 20 minutos, depois disso sopre gentilmente com ar comprimido dentro dos tubos para que o êmbolo movimente dentro da válvula, coloque ela novamente na cuba de ultrassom por mais 20 minutos. Se ela pulsar de maneira consistente, a válvula limpou. Agora se não mudar isso, ela está ou com defeito no êmbolo interno ou com o diafragma rasgado, e ai tem que trocar essa válvula. Tem gente que abre ela, eu acho que não compensa, mas quem quiser, nesse estado, tentar reparar ela, boa sorte.

    3) Ligou o motor a haste não mexeu, mas tem vácuo chegando na wastegate? Nesse caso, tente com o dedo mexer na haste pra ver se ela movimenta pra cima e pra baixo. Se sim, a wastegate deve estar com o diafragma interno com furo e deve ser substituída. Se não, deve haver carbonização interna na geometria ou falha no mecanismo da geometria, e ai deve-se retirar a turbina para manutenção.

    O que faz a válvula moduladora estragar? Filtro de ar ruim ou muito sujo. Ela "respira" ar que vem do mangote do filtro de ar, se o ar ali estiver sujo, essa sujeira chega na válvula e por isso ela estraga. Sendo assim, cuidado com filtros ruins, ou sujos demais. Eu recomendo apenas filtros de ar originais ou da Mahle/Metal Leve. O restante, para mim, não é bom o suficiente, principalmente para quem roda em regiões com muita poeira.

    Esses testes tem que ser feitos um a um para identificar o problema. Eu sei de casos aqui do fórum, de pessoas que chegaram a comprar 3 dessas válvulas moduladoras, não resolvia o problema de força, a geometria não acionava, onde na verdade o problema era uma mangueira de vácuo furada! Se não tem entendimento bom em mecânica e sua Frontier está com esse sintoma, leve em um bom mecânico para que o mesmo possa fazer essas verificações que eu ensinei aqui. Não saiam comprando válvulas moduladoras sem antes fazer esses testes. Se o mecânico não fez esses testes e acusou a válvula logo de cara, procure outro mecânico, pois esse não sabe como o sistema funciona.

    E como eu já disse aqui antes: Frontier soltando fumaça preta, fraca, levou no mecânico e sem olhar nada esse mecânico já falou que é bico e bomba, procure outro mecânico imediatamente, pois tem muitas coisas que fazem a Frontier 2008 a 2012 ficar fraca e soltando fumaça preta além de bico e bomba, e essas coisas devem ser verificadas ANTES de sequer pensar em tirar bicos e bomba para teste.

    Um abraço a todos!

    enricof18@hotmail.com
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário
    Entrada
    18/01/2011
    Local
    RECIFE/PE
    Idade
    51
    Posts
    65
    Agradecimentos: 2
    enricof18, você é o baluarte desse Fórum, parabéns pelo conhecimento e pela generosidade em partilhar conosco!!! Até agora todas dicas que vc deu, foram 100% de acerto na minha XE 2013, no dia que for a Goiás, vou até sua oficina para pessoalmente lhe agradecer e se o amigo apreciar, lhe presentear com uma boa cachaça de Pernambuco ou Paraíba!!!
    Gustavo Avellar
    Ex-Freelander 2 - Incrível Hulk
    Frontier XE 4x4 2013 - Craúna

  • #3
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,377
    Agradecimentos: 143
    Parabéns pela postagem e compartilhamento de seu conhecimento.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #4
    Usuário
    Entrada
    21/11/2015
    Local
    Itabia/MG
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Boas pessoal! Sou novo por aki, e no mundo das 4X4 diesel. Acabei de
    Comprar uma FRONTIER SE 09 4X4 e ela tá fraca pra arrancar e ta fumaçando muito acima de 2500 giros, não acusa nada no painel e ta com letra ótima , não abria a EGR ainda pra ver se ta travada ou carbonizados, mas verifiquei que a solenaide e ela tá dando vácuo, porém a westgate sobe quando conectada à mangueirinha e fica parada na lenta e mas desce quando removida a mangueirinha. As mangueiras da válvula reguladora do turbo estão ligadas da seguinte forma VAC ligada na westegate, OUT ligada no caminho a cima da tampa de valvula, e a ATM ligada no duto do filtro de ar. Se alguém puder de ajudar agradeço.
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    728
    Agradecimentos: 53
    Lacerda, se você leu todo o texto que fiz, vai perceber que a ligação das mangueiras na válvula estão totalmente erradas.

    VAC é na tubulação de vácuo que passa acima do motor.

    OUT é para turbina.

    ATM para o mangote do filtro de ar.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    21/11/2015
    Local
    Itabia/MG
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por enricof18 Ver Post
    Lacerda, se você leu todo o texto que fiz, vai perceber que a ligação das mangueiras na válvula estão totalmente erradas.

    VAC é na tubulação de vácuo que passa acima do motor.

    OUT é para turbina.

    ATM para o mangote do filtro de ar.
    Sim fiz essa correção la. Mas pelo visto deve está com problema msm, pois a aste abaixo da wastegate do sobe e descequando motoe liga ou desliga, mas não fica oscilando na lenta não.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    728
    Agradecimentos: 53
    Então você pode estar com alguma perda de pressão ou defeito na válvula, como expliquei no texto.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    02/01/2018
    Local
    Mossoró/RN
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde amigos !!
    Enrico acabei de comprar uma frontier SE 2011manual a 15 dias. Como nao conhecia a camionete viajei cerca de 700 km com ela sempre notando ela com pouca força e muita fumaça preta nas ultrapassagens, porém nunca tinha dirigido uma frontier , pensei que fosse normal. Daí resolvi dá uma pesquisada no YouTube sobre essa fumaça preta. Aí um cidadão relatou lá sobre essa válvula da turbina que poderia dá problema , resumindo ,abri o capô e fui olhar lá, e por incrível que pareça a tomada elétrica da válvula estava desconectada..... Aí pensei vou colocá-la no lugar , conectei a válvula no lugar ... Daí fui testar a camionete , e bingo a camionete ficou com o dobro de força e acabou a fumaceiro ....... Daí notei que começou um barulho que aparentemente e na tal válvula, pelo menos eu coloco a mão na válvula e sinto ela vibrar de acordo com barulho, o barulho e tipo track track track ...... Se eu acelero um pouco o barulho some totalmente, se eu deixar na baixa o barulho volta. Já olhei a haste fica orcilando de acordo com o que vc falou acima .... Já testei as mangueiras estão todas com vácuo quando eu dobro qualquer uma delas o barulho para , porém a haste para de se movimentar.....
    Será que e a válvula com problema? Ou será alguma mangueira?
    Mais a força da camionete ficou extremamente forte e acabou a fumaça preta depois que conectei a tomada ... Não sei se o antigo dono desligou a tomada por conta desse barulho ou se foi por outro motivo. . Será que vc poderia me ajudar com esse barulho? Desde já agradeço!
    Meu whatsapp e 84 99908-9937

  • #9
    Usuário
    Entrada
    08/10/2019
    Local
    Pontes e Lacerda/MT
    Idade
    44
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Vávula Moduladora Frontier 2.5

    Enrico, possuo uma Frontier LE MT 2010, fiz o motor, porém n tem força e esta soltando fuça preta, conferi a ligação das mangueiras na forma que vc orientou em sua postagem, porém, tem vácuo vindo da bomba de vácuo e vácuo indo para turbina! Só que notei duas situações, em alguns momentos a haste oscila da forma exemplificada por vc, porém, já em outros ela permanece parada, quando vc acelera suavemente ela volta a oscilar, acelerando a 4 mil rpm ela continua oscilando e n ficara parada para baixo, porém, soltando o pé ela sobe e as vezes volta a oscilar, outras vezes não! conferi as 3 mangueiras q sai da válvula, n estão rachadas! Em uma vídeo no youtube um mecânico explicava como saber se a válvula estaria funcionando, onde, desconectada vc deveria assoprar pela entrada de vácuo, sendo q o ar n deveria sai nem pela saída de vácuo, nem pela admissão que vem do filtro! Apenas com a válvula ligada deveria sai ar qndo se assoprasse pela entra (VAC) e saindo pela saída (OUT). Fiz esse teste, onde desconectada, assoprei e o ar saiu pela saída (OUT), assim, sendo a explicação, a válvula estaria com defeito! O que vc me diz?
    OBS: o motor esta funcionando perfeitamente!

    Citação Postado originalmente por enricof18 Ver Post
    Olá amigos!

    Tem tempo que quero fazer um post explicando o funcionamento dessa válvula, como diagnosticar, como resolver problemas relacionados a ela, então vamos la!

    Sintoma: Frontier fraca, principalmente até 3 mil rpm, como excesso de fumaça preta pelo escape.

    Muitas pessoas me procuram a respeito desse sintoma, quando aparecem aqui na oficina, a primeira coisa que olho é se a geometria da turbina está sendo acionada. Para verificar isso é muito simples, abra o capô e olhe bem entre os dois caracóis da turbina, haverá uma haste como na foto a seguir:

    -20190214_185516.jpg

    Observando a mesma, ligue o motor. Ela tem que subir ao ligar o motor, ficar oscilando (2 a 3 oscilações por segundo) quando o motor está na marcha lenta e ao pisar fundo no acelerador, fazendo o motor ir a 4 mil rpm, ela desce num movimento apenas e sobe novamente quando tira o pé do acelerador, ou quando a rotação estabiliza, e se o motor ficar na marcha lenta novamente, ela volta a oscilar. ESSE É O PADRÃO DE FUNCIONAMENTO! Se não estiver assim, seu sistema de controle da geometria da turbina não está funcionando adequadamente, e com isso a Frontier não terá 100% da força, podendo ai soltar muita fumaça preta pelo escapamento.

    Se não estiver assim, temos que descobrir o que pode estar acontecendo.

    1) Ao ligar o motor, essa haste não mexe? Se sim, verifique se chega vácuo na wastegate, essa peça redonda que aciona essa haste da geometria. Para confirmar, puxe a mangueira que vai na wastegate e confirme que se há vácuo. Não havendo vácuo nessa mangueira, verifique se há vácuo na tubulação acima do motor...

    -20190214_191653.jpg

    Se há vácuo nessa tubulação, a mangueira que sai dela pode estar furada/rasgada, ou as mangueiras foram ligadas de maneira errada na válvula moduladora. Se não há vácuo nessa tubulação, a mangueira que sai da linha da bomba de vácuo está furada ou rasgada...

    -20190214_191715.jpg

    A correta ligação das mangueiras na válvula moduladora é a seguinte: Entrada VAC - Mangueira de vácuo que sai da linha acima do motor. Entrada ATM - Mangueira que vem do mangote do filtro de ar. Entrada OUT - Mangueira que vai para wastegate.

    2) Ao ligar o motor, a haste sobe, mas não oscila? Nesse caso, há duas possibilidades, ou há alguma perda de pressão na admissão ou no escape antes da turbina, ou a válvula moduladora não está funcionando.

    Essa perda de pressão pode ser mangueiras do intercooler mal apertadas ou furadas, intercooler furado, vazamento no coletor de admissão, vazamento pela EGR, vazamentos pela junta do coletor de escape, coletor de escape furado/trincado, vazamento pela junta entre a turbina e o coletor de escape, vazamento pela vedação do caracol quente da turbina. Se houver qualquer vazamento após a turbina, seja pela junta entre a turbina e o catalizador ou qualquer outro vazamento no escapamento, isso não irá influenciar o gerenciamento da geometria da turbina. Prestem muita atenção nesses casos de vazamento com o coletor de escape, qualquer trinca, por menor que seja e que aparentemente não demonstre vazamento, com o motor quente, pode influenciar o gerenciamento da geometria da turbina.

    Agora se não houver nenhum vazamento, como saber se a válvula moduladora está funcionando? Essa é a parte difícil, pra mim é fácil, mas explicar como ver isso pra quem não sabe é complicado. Não há teste com multímetro, não há nada a se ver na válvula. Eu faço da seguinte maneira: Coloco a válvula submersa em uma cuba de ultrassom de máquina de limpeza de bicos de carros gasolina/flex, com algum produto que pode ser até a própria solução de limpeza de bico, água + detergente, água + desengordurante de cozinha, água + sabão em pó, etc, com a válvula ligada ao chicote de bico da máquina. Com isso além da vibração de ultrassom da máquina fazendo a limpeza, ligada ao chicote a válvula ficará pulsando. Submersa assim, se a válvula soltar pequenos jatos de líquido, fracos, mas que consigam agitar a solução ou até pulsar solução pra fora da cuba se a válvula estiver bem rasa, essa válvula estará boa. Se a válvula não soltar nenhum jato de líquido, ou eles estiverem muito fracos, deixe essa válvula fazendo limpeza por 20 minutos, depois disso sopre gentilmente com ar comprimido dentro dos tubos para que o êmbolo movimente dentro da válvula, coloque ela novamente na cuba de ultrassom por mais 20 minutos. Se ela pulsar de maneira consistente, a válvula limpou. Agora se não mudar isso, ela está ou com defeito no êmbolo interno ou com o diafragma rasgado, e ai tem que trocar essa válvula. Tem gente que abre ela, eu acho que não compensa, mas quem quiser, nesse estado, tentar reparar ela, boa sorte.

    3) Ligou o motor a haste não mexeu, mas tem vácuo chegando na wastegate? Nesse caso, tente com o dedo mexer na haste pra ver se ela movimenta pra cima e pra baixo. Se sim, a wastegate deve estar com o diafragma interno com furo e deve ser substituída. Se não, deve haver carbonização interna na geometria ou falha no mecanismo da geometria, e ai deve-se retirar a turbina para manutenção.

    O que faz a válvula moduladora estragar? Filtro de ar ruim ou muito sujo. Ela "respira" ar que vem do mangote do filtro de ar, se o ar ali estiver sujo, essa sujeira chega na válvula e por isso ela estraga. Sendo assim, cuidado com filtros ruins, ou sujos demais. Eu recomendo apenas filtros de ar originais ou da Mahle/Metal Leve. O restante, para mim, não é bom o suficiente, principalmente para quem roda em regiões com muita poeira.

    Esses testes tem que ser feitos um a um para identificar o problema. Eu sei de casos aqui do fórum, de pessoas que chegaram a comprar 3 dessas válvulas moduladoras, não resolvia o problema de força, a geometria não acionava, onde na verdade o problema era uma mangueira de vácuo furada! Se não tem entendimento bom em mecânica e sua Frontier está com esse sintoma, leve em um bom mecânico para que o mesmo possa fazer essas verificações que eu ensinei aqui. Não saiam comprando válvulas moduladoras sem antes fazer esses testes. Se o mecânico não fez esses testes e acusou a válvula logo de cara, procure outro mecânico, pois esse não sabe como o sistema funciona.

    E como eu já disse aqui antes: Frontier soltando fumaça preta, fraca, levou no mecânico e sem olhar nada esse mecânico já falou que é bico e bomba, procure outro mecânico imediatamente, pois tem muitas coisas que fazem a Frontier 2008 a 2012 ficar fraca e soltando fumaça preta além de bico e bomba, e essas coisas devem ser verificadas ANTES de sequer pensar em tirar bicos e bomba para teste.

    Um abraço a todos!

    enricof18@hotmail.com

  • #10
    Usuário
    Entrada
    23/03/2020
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    31
    Posts
    7
    Agradecimento: 1

    Válvula moduladora frontier 2010

    Pessoal tudo bem ? Realizei a troca da válvula estava com defeito porém ao colocam a nova passando de 3000 giro ela começou a apresentar falta de pressão como se ficasse fraca alguém já passou por isso ?

  • #11
    Usuário
    Entrada
    08/04/2020
    Local
    Lages/SC
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    A minha frontier é 2011 e já troquei essa válvula moduladora da turbina umas duas vezes. resolvi ligar a mangueira de vácuo direto na wastegate da turbina e out e atm no mangote do filtro de ar juntas.. Não tive mais problemas. A entrada na válvula moduladora vac deixei sem mangueira. A minha está rodando redondinha.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    728
    Agradecimentos: 53
    Citação Postado originalmente por ottodant Ver Post
    A minha frontier é 2011 e já troquei essa válvula moduladora da turbina umas duas vezes. resolvi ligar a mangueira de vácuo direto na wastegate da turbina e out e atm no mangote do filtro de ar juntas.. Não tive mais problemas. A entrada na válvula moduladora vac deixei sem mangueira. A minha está rodando redondinha.
    Pode até estar rodando "redondinha" sem falhas, mas desse jeito, com o vácuo do motor direto na wastegate, a geometria fica toda recolhida na posição fechada e não varia abrindo para rotações mais altas.

    Nessa condição se você tem 70% da força total do motor, principalmente em média rpm, é muito.

    É gritante a diferença de potência entre estar com a geometria funcionando adequadamente, comparado com o vácuo direto na wastegate como você fez.

    Não só a potência com a geometria da turbina funcionando é muito melhor, como o consumo também é.

    Att.
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Turbina Estourada da Nissan Frontier 2.5 2012
      Por bycabral no fórum Nissan
      Respostas: 5
      Última resposta: 27/10/2022, 06:44
    2. Valvula Moduladora ( vacuo) Hilux 92
      Por vagner de Oliveira no fórum Toyota
      Respostas: 11
      Última resposta: 05/12/2019, 12:47
    3. Respostas: 1
      Última resposta: 29/03/2017, 11:22
    4. Problemas com a turbina da Nissan Frontier.
      Por Waldez Amorim no fórum JPX
      Respostas: 2
      Última resposta: 26/10/2011, 11:10
    5. Turbina da nissan frontier 2005
      Por Rogério Fernandes no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 15
      Última resposta: 05/10/2010, 20:24

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade