x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 22 de 22
  • #13
    Usuário
    Entrada
    04/05/2024
    Local
    CURITIBA/PR
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Problema de arrefecimento Frontier 2.3 2021




    Srs. Se alguém puder me dar uma dica de como fazer a sangria no sistema de arrefecimento da Frontier 2.3 2021 que está com ar dentro, fico muito agradecido !!
    Levei numa concessionária Nissan em Curitiba e me pediram o olho da cara pra fazer isto e dizem que tem 5 pontos de sangria que tem que fazer pra tirar o ar do sistema. Me disseram que a água quente não está circulando pelo radiador do ar quente por causa do ar que tem no sistema de arrefecimento do motor !!
    O problema é que o Ar quente interno da cabine não funciona, não esquenta e aí o ar condicionado esfria sem parar pois não tem como temperar com o ar quente pra amenizar a temperatura interna com o ar condicionado ligado !!
    Como fáço essa sangria pra retirada desse ar ??
    É muito difícil ??
    Tem alguma indicação de alguma oficina boa que faca isto ??

    Agradeço já antecipadamente alguma dica !!

  • #14
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    756
    Agradecimentos: 56
    Citação Postado originalmente por MANMAJOR Ver Post
    Srs. Se alguém puder me dar uma dica de como fazer a sangria no sistema de arrefecimento da Frontier 2.3 2021 que está com ar dentro, fico muito agradecido !!
    Levei numa concessionária Nissan em Curitiba e me pediram o olho da cara pra fazer isto e dizem que tem 5 pontos de sangria que tem que fazer pra tirar o ar do sistema. Me disseram que a água quente não está circulando pelo radiador do ar quente por causa do ar que tem no sistema de arrefecimento do motor !!
    O problema é que o Ar quente interno da cabine não funciona, não esquenta e aí o ar condicionado esfria sem parar pois não tem como temperar com o ar quente pra amenizar a temperatura interna com o ar condicionado ligado !!
    Como fáço essa sangria pra retirada desse ar ??
    É muito difícil ??
    Tem alguma indicação de alguma oficina boa que faca isto ??

    Agradeço já antecipadamente alguma dica !!
    Vamos por partes:

    1) Sobre a sangria, existe uma sangria nas mangueiras que vão pro ar quente, ela é de fácil visualização. Ela está no ponto mais alto do sistema, então se tiver ar no sistema, quando abrir lá vai sair o ar e quando começar a sair fluido de arrefecimento de maneira constante, um fluxo laminar, ai não tem mais ar no sistema. Além disso, esse ar no sistema apareceu como? Mexeram no sistema de arrefecimento? Esse carro sofreu aquecimento no motor de alguma forma? Caso contrário, mesmo que não faça a sangria, de rodar com o carro, 2 ou 3 dias, não tem mais ar no sistema de arrefecimento, vai baixar o fluido no reservatório apenas e depois estabiliza. Tem que ver isso direito, qual a necessidade de tirar esse ar, se for apenas pelo ar quente, você está falando de ar no sistema e não tem nada a ver isso com o ar quente.

    2) Se a sua Frontier não está saindo ar quente no interior, existe um motor elétrico que abre e fecha um a portinhola interna a caixa do ar condicionado, essa portinhola controla o fluxo de ar entre a parte do ar condicionado e a parte do ar quente. Se a sua não está saindo ar quente, a suposição mais óbvia para esse problema é que esse motor elétrico não está funcionando ou que a portinhola da mistura do ar frio com o ar quente está emperrada. A circulação do fluido de arrefecimento pelo radiador do ar quente é livre, se o motor está funcionando, está circulando fluido de arrefecimento no radiador do ar quente, a não ser que tenham isolado o radiador do ar quente.

  • #15
    Usuário
    Entrada
    04/05/2024
    Local
    CURITIBA/PR
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Olá Enrico, inicialmente muito obrigado pelas dicas.
    Realmente problema de ar no sistema não é, falei com 2 mecânicos de radiador e não tem nada a ver mesmo.
    Tirei as mangueiras de entrada e da saída da água do radiador do ar quente e jorra água normal por ali também.
    Ontem inspecionei por baixo do painel, o mecanismo da abertura das janelas do ar frio e quente e aparentemente está tudo ok, por fora daquela caixa que é fechada por onde sai o ar condicionado, a caixa evaporadora, por fora o mecanismo dos botões funcionam perfeitamente, as engrenagens que têm ali, viram pros 2 lados (quente e frio) normalmente !!
    Eu tô achando mesmo que está sem a válvula termostática ou ela está travada aberta !! Pois o motor não esquenta nem rapidamente e nem muito ç, o ponteiro marcador da temperatura no painel, não chega no meio, chega QUASE no meio.
    As mangueiras de água não esquentam muito, da pra pegar com a mão, não é como no carro a gasolina que ficam duras e quase nem dá pra pegar com a mão de tão quente que ficam.
    Nem os 2 canos de metal que entram naquela caixa evaporadora por debaixo do painel, que é onde deve estar o radiador do ar quente, esquentam também, parece que ficam até mais frios que as mangueiras de borracha que saem do motor e vão pra esse radiador.
    Você sabe me dizer como testar ou trocar a válvula termostática desse carro ??
    É muito complicado ??
    Fiz uns vídeos aqui mas não sei como postar !!

  • #16
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    756
    Agradecimentos: 56
    Citação Postado originalmente por MANMAJOR Ver Post
    Olá Enrico, inicialmente muito obrigado pelas dicas.
    Realmente problema de ar no sistema não é, falei com 2 mecânicos de radiador e não tem nada a ver mesmo.
    Tirei as mangueiras de entrada e da saída da água do radiador do ar quente e jorra água normal por ali também.
    Ontem inspecionei por baixo do painel, o mecanismo da abertura das janelas do ar frio e quente e aparentemente está tudo ok, por fora daquela caixa que é fechada por onde sai o ar condicionado, a caixa evaporadora, por fora o mecanismo dos botões funcionam perfeitamente, as engrenagens que têm ali, viram pros 2 lados (quente e frio) normalmente !!
    Eu tô achando mesmo que está sem a válvula termostática ou ela está travada aberta !! Pois o motor não esquenta nem rapidamente e nem muito ç, o ponteiro marcador da temperatura no painel, não chega no meio, chega QUASE no meio.
    As mangueiras de água não esquentam muito, da pra pegar com a mão, não é como no carro a gasolina que ficam duras e quase nem dá pra pegar com a mão de tão quente que ficam.
    Nem os 2 canos de metal que entram naquela caixa evaporadora por debaixo do painel, que é onde deve estar o radiador do ar quente, esquentam também, parece que ficam até mais frios que as mangueiras de borracha que saem do motor e vão pra esse radiador.
    Você sabe me dizer como testar ou trocar a válvula termostática desse carro ??
    É muito complicado ??

    Fiz uns vídeos aqui mas não sei como postar !!
    Amigo, o jeito mais fácil de ver isso é o seguinte: Leve ela pra uma oficina, peça para conectar o scanner nela e monitorar a temperatura do motor com o scanner. Rode com o veículo uns 10 ou 20 minutos pra garantir que esteja bem quente. Esse motor trabalha com temperatura entre 85 e 95 graus normalmente. Se ele não estiver atingindo isso, se estiver com 70 graus ou menos por exemplo, mesmo depois de rodar um tanto bom, ou ele está sem a válvula termostática, ou está com ela travada um pouco aberta, ou tenha sido "modificada" por alguém pra que o motor trabalhe mais frio.

    Um abraço!

  • #17
    Usuário
    Entrada
    04/05/2024
    Local
    CURITIBA/PR
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Falou meu amigo, obrigado, foi o que eu fiz.
    Não atinge 80 graus. Só pode estar sem ou travada aberta.
    Vou investigar como troca e trocar pois no inverno aqui em Curitiba, acho que não vai funcionar cem por cento esse motor frio desse jeito.
    Primeiro vou investigar onde ela fica e ver se dá pra trocar meio fácil, pois na concessionária me disseram que tem que descabinar pra trocar essa válvula.
    Benza Deu, nos dias de hoje, os caras me fazem um carro que tem uma manutenção desse tipo !!
    ÉPACABÁKKKKKK

  • #18
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    756
    Agradecimentos: 56
    Citação Postado originalmente por MANMAJOR Ver Post
    Falou meu amigo, obrigado, foi o que eu fiz.
    Não atinge 80 graus. Só pode estar sem ou travada aberta.
    Vou investigar como troca e trocar pois no inverno aqui em Curitiba, acho que não vai funcionar cem por cento esse motor frio desse jeito.
    Primeiro vou investigar onde ela fica e ver se dá pra trocar meio fácil, pois na concessionária me disseram que tem que descabinar pra trocar essa válvula.
    Benza Deu, nos dias de hoje, os caras me fazem um carro que tem uma manutenção desse tipo !!
    ÉPACABÁKKKKKK
    Não tem que descabinar pra mexer com a válvula, mas o acesso de uma delas é complicado.

    Uma delas fica no coletor de admissão, ela é acionada por uma linha de vácuo.

    A outra é nas costas do motor, por cima do câmbio. Acesso complicado mas da pra fazer sem retirar a cabine. O acesso menos complicado é por baixo do veículo e se quiser retirar a transmissão pra fazer isso, fica bem mais tranquilo.

    Mas vamos voltar ao seu problema inicial: O ar quente não funciona.

    Se esse veículo está trabalhando por exemplo entre 70 e 80 graus, você teria um ar quente funcionando sim!

    Analisa essa situação direito.

    Tô te falando isso pra não embarcar em mão de obra desnecessária.

  • #19
    Usuário
    Entrada
    04/05/2024
    Local
    CURITIBA/PR
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Olá Enrico, bom dia.
    Antes de mais tudo, obrigado pela atenção e o retorno que você tá dando aí.
    Poisé meu amigo, como te falei, eu levei numa oficina e o mecânico lá me disse pra antes de mexer na válvula, realmente fazer mais um teste, colocar uma mangueira de água da rua mesmo que tem pressão, na entrada da água pro radiador de ar quente e tirar a mangueira da saída, pra ter certeza de que a água tá passando mesmo pelo radiador, coisa que ainda não fiz, mas vou fazer.
    Você tem razão, eu também acho que a temperatura que a água fica no radiador grande, o do motor, deveria sim esquentar bem mais o ar dentro da cabine, mas não é o que acontece, se esquenta é muito pouco.
    A impressão mesmo que tenho, é que essa água não circula no radiador menor, o do ar quente.
    É isso que quero comprovar com esse teste da mangueira na entrada dele.
    Se a água circular, aí só pode ser a janela que deveria abrir pra entrar o ar quente, que tá com problema.
    Putz.. e ainda tem 2 válvulas termostática pra complicar ainda mais, é ?? Como vai saber qual delas pode estar com problema ??

    Fiz uns vídeos aqui, por baixo do painel do carro, mostrando o mecanismo, as catracas do botão do ar quente funcionando, mas não sei como postar aqui pra te mandar, pra você dar uma olhada.
    Você sabe se posso postar vídeo aqui ?? E como ??

  • #20
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    756
    Agradecimentos: 56
    Citação Postado originalmente por MANMAJOR Ver Post
    Olá Enrico, bom dia.
    Antes de mais tudo, obrigado pela atenção e o retorno que você tá dando aí.
    Poisé meu amigo, como te falei, eu levei numa oficina e o mecânico lá me disse pra antes de mexer na válvula, realmente fazer mais um teste, colocar uma mangueira de água da rua mesmo que tem pressão, na entrada da água pro radiador de ar quente e tirar a mangueira da saída, pra ter certeza de que a água tá passando mesmo pelo radiador, coisa que ainda não fiz, mas vou fazer.
    Você tem razão, eu também acho que a temperatura que a água fica no radiador grande, o do motor, deveria sim esquentar bem mais o ar dentro da cabine, mas não é o que acontece, se esquenta é muito pouco.
    A impressão mesmo que tenho, é que essa água não circula no radiador menor, o do ar quente.
    É isso que quero comprovar com esse teste da mangueira na entrada dele.
    Se a água circular, aí só pode ser a janela que deveria abrir pra entrar o ar quente, que tá com problema.
    Putz.. e ainda tem 2 válvulas termostática pra complicar ainda mais, é ?? Como vai saber qual delas pode estar com problema ??

    Fiz uns vídeos aqui, por baixo do painel do carro, mostrando o mecanismo, as catracas do botão do ar quente funcionando, mas não sei como postar aqui pra te mandar, pra você dar uma olhada.
    Você sabe se posso postar vídeo aqui ?? E como ??
    Não se preocupe com o radiador do motor, o sistema de arrefecimento do veículo em si. Como eu disse, se esse motor estiver trabalhando entre 70 e 80 graus o ar quente funcionaria sim!

    E a não ser que tenham isolado o radiador do ar quente, o fluido de arrefecimento estará passando por ele sim.

    Eu ainda acho que o problema do seu ar quente é a mistura de ar frio com o ar quente.

    Att.

    Enrico.

  • #21
    Usuário
    Entrada
    04/05/2024
    Local
    CURITIBA/PR
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Oi Enrico... não entendi sobre essa mistura de ar quente e frio que você falou ?!
    Descobri que essa caminhonete tem uma tal de válvula de ar quente, acho que localizei ela por baixo do carro, mas é muito complicado pra mexer, assim como a termostática que é por trás do motor.
    Ainda não fiz o teste de colocar uma mangueira com água com pressão na entrada do radiador e tirar a mangueira da saída pra saber se vai passar a água.
    Ontem eu rodei bastante com o carro, as mangueiras do radiador estavam bem quente e coloquei a mão nos canos de alumínio que são a entrada e saída pro radiador do ar quente, que ficam por dentro do painel, por trás da tampa do porta luvas, tinha um cano bem quente como as mangueira do radiador e o outro tava frio, aí acho que não circulou a água quente então. Apesar de estar o tempo todo com o ar quente ligado no painel.
    Muito esquisito, além disso o ponteiro marcador da temperatura do motor tava doido, marcando que tava quente, dali a pouco subia indicando que o motor tava frio(quando tava andando devagar) e voltava pro quente, sei lá, tava tudo doido.
    Vou fazer esse teste pra ver se entra e sai a água pra saber pelo menos se isso tá acontecendo.
    Aí te digo no que deu.

  • #22
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    756
    Agradecimentos: 56
    Citação Postado originalmente por MANMAJOR Ver Post
    Oi Enrico... não entendi sobre essa mistura de ar quente e frio que você falou ?!
    Descobri que essa caminhonete tem uma tal de válvula de ar quente, acho que localizei ela por baixo do carro, mas é muito complicado pra mexer, assim como a termostática que é por trás do motor.
    Ainda não fiz o teste de colocar uma mangueira com água com pressão na entrada do radiador e tirar a mangueira da saída pra saber se vai passar a água.
    Ontem eu rodei bastante com o carro, as mangueiras do radiador estavam bem quente e coloquei a mão nos canos de alumínio que são a entrada e saída pro radiador do ar quente, que ficam por dentro do painel, por trás da tampa do porta luvas, tinha um cano bem quente como as mangueira do radiador e o outro tava frio, aí acho que não circulou a água quente então. Apesar de estar o tempo todo com o ar quente ligado no painel.
    Muito esquisito, além disso o ponteiro marcador da temperatura do motor tava doido, marcando que tava quente, dali a pouco subia indicando que o motor tava frio(quando tava andando devagar) e voltava pro quente, sei lá, tava tudo doido.
    Vou fazer esse teste pra ver se entra e sai a água pra saber pelo menos se isso tá acontecendo.
    Aí te digo no que deu.
    Mistura de ar quente com ar frio que eu falei é o ar quente do radiador do ar quente com o ar frio do evaporador do ar
    condicionado.

    Ela não tem nenhuma válvula que controla o fluxo do fluido de arrefecimento para o radiador do ar quente.

    Ontem eu rodei bastante com o carro, as mangueiras do radiador estavam bem quente e coloquei a mão nos canos de alumínio que são a entrada e saída pro radiador do ar quente, que ficam por dentro do painel, por trás da tampa do porta luvas, tinha um cano bem quente como as mangueira do radiador e o outro tava frio, aí acho que não circulou a água quente então. Apesar de estar o tempo todo com o ar quente ligado no painel.
    Isso pode estar indicando que não está circulando o fluido de arrefecimento pelo radiador do ar quente, ele pode estar entupido, embora eu nunca tenha visto isso num carro tão novo assim.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Pressão no sistema de arrefecimento da Ranger
      Por Rafael Maroneze no fórum Ford
      Respostas: 0
      Última resposta: 04/01/2022, 18:34
    2. Respostas: 7
      Última resposta: 12/06/2019, 18:41
    3. Sistema de arrefecimento da Frontier.
      Por DanielRS no fórum Nissan
      Respostas: 17
      Última resposta: 02/09/2018, 18:41
    4. Respostas: 5
      Última resposta: 23/06/2015, 20:07

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade