
Postado originalmente por
Ciro Alencar
Com todo o respeito à opinião do colega Enrico, gostaria de discordar em apenas um ponto.
O sistema EGR não está ali sem motivo.
Eu me preocupo quando engenheiros fazem estudos e projetos, testes e mais testes, acompanham a vida do modelo de perto para corrigir eventuais desvios, e vem alguém e diz "pode arrancar isso aí que não serve para nada".
Se fosse verdade, a fábrica teria tirado esse recurso para reduzir preço do modelo ou ganhar um lucro maior. Qualquer empresário pensa assim.
Antes de partir para a minha Frontier, eu pesquisei bastante com especialistas na marca. Todos foram unânimes em dizer que ela é uma senhora picape, confiável e robusta, mas te devolve o que você faz por ela.
Qualquer picape, e isso vale para carros de passeio, caminhões, motos, máquinas industriais e até uma bicicleta, será tão confiável quanto o cuidado que você tem por ela.
O pessoal compra o veículo, acha a autorizada cara e faz a manutenção no mecânico da esquina que não é especializado no modelo, não tem treinamento, ou equipamentos e ferramentas específicas, e sequer abre o manual para seguir o plano de manutenção, optando ainda por peças "paralelas", é claro que boa coisa não vai acontecer.
Além disso, cansei de ver casos de pessoal colocando diesel comum onde deveria ser o S10, ou ainda abastecer no posto "mais baratinho".
Manutenção adequada e combustível de qualidade, e esqueça manutenção nesta picape. Motorzinho que vira os 500 mil brincando (se cuidar bem passa dos 1.000 mil, sem precisar fazer adaptações, desligar isso ou aquilo e fazer outros remendos.
Pode confiar, o veiculo te dá o troco ao que você faz por ele.
Não mexam na originalidade do veículo. Não queiram ser mais espertos que os engenheiros de desenvolvimento (principalmente os japas).
Remendos sempre têm consequências, por mais que achem que não.
Manutenção adequada e combustível de qualidade, e esqueças o sistema EGR que nunca vai te dar problemas.
No restante, assino embaixo !!! Muito boas as observações quanto ao óleo do motor. Novamente recomendo que troquem em autorizada e pelo original. Custa 48 contos a mais que no posto da esquina, que espanam o bujãozinho porque não tem chave adequada, apertam mais do que deviam e espanam a rosca, e colocam um óleo "similar e bacana" que eles tem lá.
Abraço aos amigos.