x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    14/10/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0

    Ajuda na escolha: Manutenção, pontos importantes e uso da viatura




    Bom dia senhores da confraria 4x4.
    Sou um ex-proprietário de uma Trailblazer 2.8 CTDI, finada ao início da crise em meu setor (2016) e que vai deixar muitas saudades. O carro se foi para pagar dívidas da empresa que tive - maior arrependimento que alguém pode ter ao tomar decisões pensando no coletivo, nos colaboradores e ser literalmente saqueado em seu empreendimento e sonho.

    Meu psicanalista orientou a retornar minha vida ao normal onde, após o período citado, fiquei extremamente abalado, duro e "pão duro". Voltei então a empreender numa área paralela a anterior e estou progredindo a passos largos novamente e aqui que preciso da ajuda de vocês. Estou há dias estudando qual 4x4 comprar, cuja finalidade original será expedições bienais ao Ushuaia, viagens a Argentina e Chile, além do nosso "brasilzão" lindo. Aos finais de semana farei trilhas leves, próximas a minha cidade (Barueri, SP) e cheguei a conclusão de melhor custo x benefício na Nissan Frontier. Minha cabeça me deixa gastar até R$ 90.000,00, que são oriundos de uma carta de crédito contemplada que me permite alienar bem de até 06 anos.

    O que vocês me orientam de Frontier para comprar? Qual preocupação na aquisição de uma semi-nova devo ter? Estive vendo algumas viaturas no Webmotors, geralmente de ano 2014 e na casa dos 60 mil km. Seria essa uma boa pela quilometragem? Vou lembrar que tenho ENORME apreço pelos itens controle eletrônico de estabilidade e controle eletrônico de tração, que já me salvaram a vida na finada Trail.

    Gostaria também de dados acerca de consumo, custo de manutenção, pneus uso misto e afins.


    Atenciosamente,
    João

  • #2
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,383
    Agradecimentos: 144
    João, esses preços devem ser a versão S e algumas na versão 4x2. Controle de estabilidade e de tração acho que é só na versão SL, com mais alguns mimos, mas o preço é bem mais alto.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    03/09/2014
    Local
    UBERABA/MG
    Idade
    46
    Posts
    530
    Agradecimentos: 15
    Caríssimo João, com 90 mil vc consegue muita coisa boa. Os valores pedidos nos anúncios não refletem o real valor de venda. Sempre tem um abatimento.

    Sobre a Frontier, eu tive uma 2013 4x4 190cv câmbio manual. Uma camionete muito boa, muito forte e +/- econômica na cidade e boa economia na estrada. Um dos pontos de maior destaque na Frontier é a estabilidade, faz curvas como se estivesse em carro sedan e dos bons. A minha comprei com 25 mil km e fiquei até os 53 mil km e só andava em rodovias pavimentadas. Então não posso lhe dizer como se comporta em trilhas e no batidão de fazendas, por exemplo.

    Com os 90 mil que pretende gastar na aquisição de um veículo 4x4, há muitas boas opções. Hoje estou com uma S10 2014 LT 4x4 câmbio AT. Como vc possuiu a Trailblazer, vc conhece bem a S10. É mesma coisa, só que com caçamba e suspensão traseira mais dura. Por enquanto estou gostando da camionete, estou a apenas 2 meses com ela. Comparando à Frontier, a S10 tem consumo bem próximo, espaço interno um pouco melhor, mas bem menos estabilidade que a Frontier. Os freios da Frontier também são melhores que os da S10. Manutenção das 2 é praticamente mesmo valor, mas com detalhe que a S10 pode-se usar óleo do motor 15w40 que é bem mais barato que o 5w30 exigido pela Nissan. A S10 não possui DPF no escapamento, que se o veículo for usado em trajetos curtos, satura com a fuligem da fumaça e a injeção tira potência do motor até fazer a regeneração. Nesse quesito ponto para a S10, pois a Frontier se andar em curtos trajetos é um saco aquela luz acendendo e o motor ficando fraco. Se sempre andar por trajetos maiores, nunca terás problemas. Além disso para a S10 encontra-se com mais facilidade peças originais e paralelas.

    Com os mesmos 90 mil compra-se também Mitsubishi Triton, nunca tive, mas nunca ouve reclamações de quem tem, inclusive é citada como o melhor motor das camionetes atuais em termos de resistência, superando inclusive a Hilux. Tenho vários amigos que possuem a Triton e todos só tem elogios.
    Obs.: Triton também não tem o famigerado DPF

    Outra picape que se compra com esse valor é a Ranger, também nunca tive, já andei e achei a melhor no conjunto, muito conforto internamente, ótimo motor e câmbio AT, boa estabilidade, mas ouve-se relatos de problemas. Não posso opinar, pois no meu círculo de amizades, ninguém tem Ranger.
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário
    Entrada
    14/10/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    Sérgio e Fred, respectivamente, Gratidão pelas respostas.

    Eu tenho hoje uma S10 LT 4x2 mas a flex. Já tive por 2 meses uma LTZ 2.5 sidi também é definitivamente digo que picape, ao menos no Brasil de Temer, tem de ser diesel e 4x4.

    Chevrolet eu tive até ano passado quando meus tios e primos eram revendedores aqui em SP (Palazzo), tanto que hoje temos 5 deles - S10, Cruze, Omega, Tracker e Onix. Não sei se querola continuar na marca pois, para mim, o apelo vantajoso se foi.

    Ranger tamém é uma opção a se considerar que não imaginava pelo preço e por achar que terá um consumo maior devido ao grande 3.2 5 cilindros. Será que, na vida real, o consumo é parelho a Frontier e S10?

    Fred, você que já teve uma Nissan pode me dizer quais pontos críticos para serem notados numa aquisição e semi-nova? Não sabia do tal DPF. Meus trajetos mais curtos têm 12 km que são de casa ao escritório, será que afetará?

    Quanto a Triton, ela pula tanto quanto as L200 outDoor? Aquilo era surreal! E eu ainda tenho enorme inclinação a veículos com controles eletrônicos de estabilidade e tração.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    03/09/2014
    Local
    UBERABA/MG
    Idade
    46
    Posts
    530
    Agradecimentos: 15
    João sobre a Frontier, o que posso lhe falar no período em que fiquei com ela, só alegria. Não estragou absolutamente nada.
    Sobre o DPF, com trajeto de 12 km não terás problemas. É mais que suficiente para eliminar a fuligem. Se caso acender a luz do DPF, basta ir pra rodovia e acelerar por uns 10 minutos que resolve.
    Mas ainda considero um enchimento o tal do DPF. Por exemplo, eu mesmo muitas vezes deixava de sair na Frontier pois sabia que o trajeto seria curto, tipo ir na padaria ou supermercado. Ia no outro carro nosso, pois sabia que se ficasse andando pouco, acenderia a luz do DPF.

    O consumo da Ranger é praticamente mesma coisa que S10 e Frontier. Na verdade todas as picapes da atualidade possuem consumo muito próximo. E sobre o tamanho do motor, sendo 3,2 litros, não quer dizer muita coisa. O que importa no consumo é a potência gerada. Apesar que a Triton tem a menor potência das camionetes e o consumo é mesma coisa.
    Creio que a melhor opção será a que vc encontrar em melhor estado de conservação.
    Em relação à mercado para revender depois, a S10 é a melhor, seguido de Frontier e +/- empatado Triton com Ranger.
    Não sei porque a Ranger não vende mais, pois eu acho a melhor no conjunto.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    739
    Agradecimentos: 56
    Citação Postado originalmente por João Almeida Ver Post
    Sérgio e Fred, respectivamente, Gratidão pelas respostas.

    Eu tenho hoje uma S10 LT 4x2 mas a flex. Já tive por 2 meses uma LTZ 2.5 sidi também é definitivamente digo que picape, ao menos no Brasil de Temer, tem de ser diesel e 4x4.

    Chevrolet eu tive até ano passado quando meus tios e primos eram revendedores aqui em SP (Palazzo), tanto que hoje temos 5 deles - S10, Cruze, Omega, Tracker e Onix. Não sei se querola continuar na marca pois, para mim, o apelo vantajoso se foi.

    Ranger tamém é uma opção a se considerar que não imaginava pelo preço e por achar que terá um consumo maior devido ao grande 3.2 5 cilindros. Será que, na vida real, o consumo é parelho a Frontier e S10?

    Fred, você que já teve uma Nissan pode me dizer quais pontos críticos para serem notados numa aquisição e semi-nova? Não sabia do tal DPF. Meus trajetos mais curtos têm 12 km que são de casa ao escritório, será que afetará?

    Quanto a Triton, ela pula tanto quanto as L200 outDoor? Aquilo era surreal! E eu ainda tenho enorme inclinação a veículos com controles eletrônicos de estabilidade e tração.
    Sobre o DPF, independente de trajetos curtos ou não, é extremamente simples manter ele. Primeiro de tudo é a manutenção, óleo do motor sempre sintético com ACEA C3 ou superior. Filtros, principalmente o de ar do motor sempre em perfeitas condições. Não se engane, rodar na cidade apenas suja muito o filtro de ar, na minha cidade por exemplo tem muita poeira, ruas esburacadas, chegando o inverno a poeira fica pior e é comum filtros de algumas marcas ficarem saturados antes dos 10 mil km, muitos proprietários não se atentam a isso e passam a ter problemas com o DPF. Diesel, sempre o S10 ou S50, não quer dizer que você não possa rodar com o comum, mas isso não deve ser uma regra, e sim uma exceção. Seu trajeto é suficiente pra não ter problemas por pouca rodagem, mas vale observar se a temperatura chega rápido na faixa de trabalho. Já peguei casos de Frontier sem a válvula termostática ou com válvulas paralelas que mantém o motor abaixo dos 90 graus, e isso contribui para gerar mais fuligem. A temperatura de trabalho normal da Frontier é entre 90 e 100 graus, podendo chegar a 105 se muito exigida. Uma dica, se for rodar muito pouco, tente rodar com a rotação mais alta para aquecer mais rápido, e depois rode normalmente, ou de vez em quando pegue uma marginal ou rodovia, ande com ela de terceira a 4 mil rpm por alguns minutos que isso ajuda muito na manutenção do DPF. Já peguei Frontier de todo jeito na oficina, conheço umas que só andam na cidade e nunca tiveram problema no DPF, outras que só rodam na rodovia e davam problema no DPF direto até eu resolver o problema e a grande parte dos meus clientes quando a luz do DPF acende eu passo a dica de rodar em terceira a 4 mil rpm por uns 20 km, desligar ela, esperar uns 5 minutos e ligar novamente que já resolve. Ou seja, não é esse bicho de 7 cabeças.
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    48
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0

    Dpf

    EU tenho uma 2013/2014 4x4 manual. Rodo 90% do tempo na cidade. De casa ao trabalho são 13KM que ando em media a 80km/h. Meu carro esta com 78 mil km rodados. Uma única vez a luz da DPF acendeu na volta do trabalho. Cheguei em casa com ela acesa, no outro dia acordei um pouco antes do horário normal e inclui uma avenida de mais 6 km no trajeto. Quando liguei o carro a luz acendeu e apagou rapidamente. Eu esperava que ficasse acessa. Fiz tudo em 5° marcha ...nunca passando a 6° mantendo o giro um pouco mais alto. Depois disso ja rodei mais 15 mil km ...nunca mais acendeu nada! Ate agora so alegria. Consumo de 11.5 na cidade a 80 km/h. Troquei pneus e um jogo de pastilhas de freio. Quando comprei o carro era apenas para fazer uma viagem ao nordeste.... hoje so vendo para comprar uma mais nova!!

  • #8
    Usuário
    Entrada
    14/10/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    Agradeço a todos desde já a atenção dispendida no meu tópico.

    A dúvida que ainda permeia meus pensamentos reside nos pontos a observar quando da compra da mesma. Numa Traiblazer, eu diria para olhar dentro da caixa de rodas se ainda têm as tampas de acesso aos milhas, coisa que na minha se foram rapidamente embora ao fazer trilhas e passar por córregos e alagamentos (adorava passar neles). Aconselharia também a levar a alguma concessionária Chevrolet pois o carro tem 2 questões que só foram resolvidas num "recall branco", que são: encaixe do cinto traseiro invertido e, a mais importante delas e que pode levar alguém a "falência", se foram trocadas algumas peças no motor afim de evitar a carbonização do mesmo. Não sei ao certo o que significa carbonizar o motor mas a minha teve isso aos 65 mil km e parecia aqueles caminhões Fiat da década de 70 que soltavam mais fumaça que eu quando fumo charuto, acompanhada de perda excessiva de potência e que, ainda que eu não tenha desembolsado 1 real pois estava na garantia, custou, segundo NF da CCS, quase 30 mil reais.

    Quero saber se há, na Frontier, algum problema crônico pois meu consórcio contempla com o valor que ofereci (Meu Cruze Sport6 LTZ 14/14) e estou 99% inclinado ao Nissan. Quisera eu ter feito em 80 vezes tal consórcio pois partiria para uma Frontier 0km 17 mas, gato escaldado...



    PS: em tempo, lembrei de outro problema da Trail: controle eletrônico de estabilidade, tração e sistema 4x4 entra em pane se muito usado. Tração traseira, torque de 50kgfm e chuva fazem ele trabalhar muito e, quando "lotava" a memória da ECU, ele piscava no painel que havia falha nos mesmos, pedindo que fosse a autorizada para resetarem.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    739
    Agradecimentos: 56
    Problema crônico, nas 2013 em diante, apenas o caso do DPF que já comentamos aqui e o Sensor EGT1, que fica na turbina. Esse sensor sofria com superaquecimento e estragava, levando a Frontier a acender a luz de injeção e perder potência. Mas quase todas já sofreram isso durante a garantia e já foram trocados por outras versões do sensor, a versão atual é a de final D e eu não ouvi falar mais de problemas com o EGT desde meados de 2015. Esse sensor custa na faixa dos 800 reais, se der problema nele é só trocar e pra trocar é simples. O motor carboniza pouco nas 2013 em diante, tem a opção de isolar a EGR pra não ter mais problemas de carbonização. Algumas podem perder fluido de arrefecimento do motor pelo trocador de calor da EGR, isolando a EGR esse problema é resolvido. No mais é só manutenção de rotina.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. ajuda escolha SUV
      Por petrocolino no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 17/05/2015, 01:22
    2. Ajuda na Escolha da Viatura
      Por bozzo_boy no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 11/01/2015, 22:38
    3. Preparação p/ loonga expedição - parte 1: escolha da viatura
      Por mauro. no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 92
      Última resposta: 30/09/2011, 14:24
    4. Ajuda na escolha de um 4x4
      Por carol no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 190
      Última resposta: 08/10/2009, 12:07

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade