Desculpem a ausência ontem, mas cheguei tarde do sítio. Cada vez a vontade de voltar é menor... kkk....
Vou dar uma opinião sobre essa questão do eliminador de lag....
Para quem não está por dentro do assunto, é um dispositivo plug and play, onde você solta o plug do pedal do acelerador eletrônico, encaixa ele no plug do pedal, e conecta o cabo original nele, e isso elimina aquele lag, um pequeno atraso de pouco mais de um segundo, que ocorre entre pisar no acelerador e o motor responder em aceleração.
Vamos lá, eu achei bem interessante o dispositivo. Ele é barato (menos de 500 reais nessa BF), simples demais para instalar (o próprio comprador instala em poucos minutos sem ferramentas e sem qualquer conhecimento técnico), e segundo os relatos no grupo de whatsapp ele funciona de verdade, não é fake.
O Edu, que se não me engano gravou um vídeo saindo do 0 a 100km/h no plano e fez em 10,6 segundos (é isso né meu caro amigo Edu?), reduziria então esse tempo para perto de uns 9,3 segundos. É uma marca interessante que mostra que o motor tem muita sobra de potência, mas a Nissan preferiu limitar um pouco isso por filosofias de projeto que já explico.
O que eu penso sobre isso?
Bem, todos sabem que a minha juventude e a segunda parte da minha juventude que começa agora... kkkk.... foram marcadas por carros esportivos, uma paixão que sempre tive pela velocidade e pelo alto desempenho, com acelerações e retomadas rápidas de velocidade.
Mas, eram carros preparados e desenvolvidos para esta finalidade, que possuem um centro de massa mais baixo, suspensões preparadas, freios super dimensionados, perfis aerodinâmicos para reduzir o atrito do ar, direção mais pesada, freios com retorno de força de pressão, etc....
Honestamente, picape é um utilitário, não um veículo esportivo. E, apesar das loucuras que fazem com elas nas estradas (vejo isso todos os dias), elas não foram feitas para condução esportiva.
Essa paranoia da indústria em aumentar a potência dos motores, colocando motores de 5 ou 6 cilindros, e outras frescuras, tem contribuído para criar uma ideia equivocada do uso de uma caminhonete, e o pessoal está se matando, ou matando outros nas estradas por falta de noção sobre como deve ser a condução de uma caminhonete.
Tudo bem que na Nissan temos características que a diferenciam muito da concorrência, com uma suspensão bem mais segura, um controle de estabilidade bem mais moderno, uma estabilidade realmente melhor (não capota fácil como as outras), uma direção mais firme e responsiva (por não ser elétrica) e outras características próprias que podem favorecer uma condução mais rápida e segura (eu dirijo assim), mas..... não se deve acreditar que se pode usar toda essa potência, e também tem que saber um pouco sobre condução esportiva, coisa que 99% dos motoristas de picape desconhece.
A ideia de um motor biturbo, como tem na Frontier, pode favorecer um desempenho esportivo também é um erro conceitual. O sistema biturbo foi desenvolvido para melhorar a curva de aceleração segura e de proporcionar mais torque em baixas rotações. Caminhonete tem que ter torque, e não velocidade, e nisso os motores atuais já são pra lá de eficientes, com força igual ou até maior que alguns caminhõezinhos.
O atraso na resposta da aceleração é proposital, e tem por objetivo aumentar a segurança (principalmente em modelos automáticos quando o motorista se atrapalha), melhorar os índices de poluentes e reduzir o consumo de combustível. Não está ali à toa.
Vários esportivos que tive, inclusive, adotavam e ainda adotam esse conceito. Hoje marcas de veículos premium como BMW, Mercedes, Audi, etc... utilizam o lag como padrão, principalmente na Europa onde existe essa regulamentação.
Alguns modelos pequenos de carros mais comuns também usam, sabiam?
Eu entendo que cada um deve fazer o que quiser do seu veículo. Não estou aqui para dizer o que é certo ou errado, mas apenas para dar a minha opinião. Esse motor da Frontier já é mais que suficiente para a proposta dela, e acho que a sua originalidade deve ser mantida dentro da proposta de seu projeto. Eu sempre gostei de veículos esportivos, mas sempre originais. Quem sabe o que pode ou não pode ser feito num veículo é a engenharia que o projetou, não os mecânicos "amigos" que fazem remaps, instalam esses dispositivos, retiram EGR, filtro de partículas, etc... isso tudo são remendos feitos por quem desconhece os fundamentos do projeto, que aumentam a insegurança e os riscos de um veículo, aumentam os índices de poluição criminosamente e diminuem a vida útil e a confiabilidade dos componentes do motor, câmbio, freio, etc.
Querem fazer? Então façam !
Mas não acho necessário. Comprem um veículo mais apropriado para brincar, Simples assim.
Vi que alguns ajustes desse dispositivo em questão deixam a Frontier tão "nervosa" que o pessoal tem até dificuldades para controlar a entrega de potência. Como eu disse, ela é mais moderna que as outras, e por isso até aguenta uma condução, digamos, "menos comportada", mas não acho que vale a pena mexer no projeto.
É só a minha opinião. Abraço a todos os amigos.