x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Agradecimentos: 18

Fala Bigsd !
    Beleza, camarada?

Vamos trazer a dica do eliminador de lag de pedal para cá?

Usuário
    Entrada
    14/04/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 94
    Bom dia, meus queridos amigos !!!

Desculpem a ausência ontem, mas cheguei tarde do sítio. Cada vez a vontade de voltar é menor... kkk....

Vou dar uma opinião sobre essa questão do eliminador de lag....
    Para quem não está por dentro do assunto, é um dispositivo plug and play, onde você solta o plug do pedal do acelerador eletrônico, encaixa ele no plug do pedal, e conecta o cabo original nele, e isso elimina aquele lag, um pequeno atraso de pouco mais de um segundo, que ocorre entre pisar no acelerador e o motor responder em aceleração.

Vamos lá, eu achei bem interessante o dispositivo. Ele é barato (menos de 500 reais nessa BF), simples demais para instalar (o próprio comprador instala em poucos minutos sem ferramentas e sem qualquer conhecimento técnico), e segundo os relatos no grupo de whatsapp ele funciona de verdade, não é fake.
    O Edu, que se não me engano gravou um vídeo saindo do 0 a 100km/h no plano e fez em 10,6 segundos (é isso né meu caro amigo Edu?), reduziria então esse tempo para perto de uns 9,3 segundos. É uma marca interessante que mostra que o motor tem muita sobra de potência, mas a Nissan preferiu limitar um pouco isso por filosofias de projeto que já explico.
    O que eu penso sobre isso?

Bem, todos sabem que a minha juventude e a segunda parte da minha juventude que começa agora... kkkk.... foram marcadas por carros esportivos, uma paixão que sempre tive pela velocidade e pelo alto desempenho, com acelerações e retomadas rápidas de velocidade.
    Mas, eram carros preparados e desenvolvidos para esta finalidade, que possuem um centro de massa mais baixo, suspensões preparadas, freios super dimensionados, perfis aerodinâmicos para reduzir o atrito do ar, direção mais pesada, freios com retorno de força de pressão, etc....
    Honestamente, picape é um utilitário, não um veículo esportivo. E, apesar das loucuras que fazem com elas nas estradas (vejo isso todos os dias), elas não foram feitas para condução esportiva.
    Essa paranoia da indústria em aumentar a potência dos motores, colocando motores de 5 ou 6 cilindros, e outras frescuras, tem contribuído para criar uma ideia equivocada do uso de uma caminhonete, e o pessoal está se matando, ou matando outros nas estradas por falta de noção sobre como deve ser a condução de uma caminhonete.
    Tudo bem que na Nissan temos características que a diferenciam muito da concorrência, com uma suspensão bem mais segura, um controle de estabilidade bem mais moderno, uma estabilidade realmente melhor (não capota fácil como as outras), uma direção mais firme e responsiva (por não ser elétrica) e outras características próprias que podem favorecer uma condução mais rápida e segura (eu dirijo assim), mas..... não se deve acreditar que se pode usar toda essa potência, e também tem que saber um pouco sobre condução esportiva, coisa que 99% dos motoristas de picape desconhece.

A ideia de um motor biturbo, como tem na Frontier, pode favorecer um desempenho esportivo também é um erro conceitual. O sistema biturbo foi desenvolvido para melhorar a curva de aceleração segura e de proporcionar mais torque em baixas rotações. Caminhonete tem que ter torque, e não velocidade, e nisso os motores atuais já são pra lá de eficientes, com força igual ou até maior que alguns caminhõezinhos.
    O atraso na resposta da aceleração é proposital, e tem por objetivo aumentar a segurança (principalmente em modelos automáticos quando o motorista se atrapalha), melhorar os índices de poluentes e reduzir o consumo de combustível. Não está ali à toa.
    Vários esportivos que tive, inclusive, adotavam e ainda adotam esse conceito. Hoje marcas de veículos premium como BMW, Mercedes, Audi, etc... utilizam o lag como padrão, principalmente na Europa onde existe essa regulamentação.
    Alguns modelos pequenos de carros mais comuns também usam, sabiam?

Eu entendo que cada um deve fazer o que quiser do seu veículo. Não estou aqui para dizer o que é certo ou errado, mas apenas para dar a minha opinião. Esse motor da Frontier já é mais que suficiente para a proposta dela, e acho que a sua originalidade deve ser mantida dentro da proposta de seu projeto. Eu sempre gostei de veículos esportivos, mas sempre originais. Quem sabe o que pode ou não pode ser feito num veículo é a engenharia que o projetou, não os mecânicos "amigos" que fazem remaps, instalam esses dispositivos, retiram EGR, filtro de partículas, etc... isso tudo são remendos feitos por quem desconhece os fundamentos do projeto, que aumentam a insegurança e os riscos de um veículo, aumentam os índices de poluição criminosamente e diminuem a vida útil e a confiabilidade dos componentes do motor, câmbio, freio, etc.

Querem fazer? Então façam !
    Mas não acho necessário. Comprem um veículo mais apropriado para brincar, Simples assim.
    Vi que alguns ajustes desse dispositivo em questão deixam a Frontier tão "nervosa" que o pessoal tem até dificuldades para controlar a entrega de potência. Como eu disse, ela é mais moderna que as outras, e por isso até aguenta uma condução, digamos, "menos comportada", mas não acho que vale a pena mexer no projeto.
    É só a minha opinião. Abraço a todos os amigos.

Usuário
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Agradecimentos: 41
    Cirão, bom dia! Tudo bem?
    Vida boa, hein? Um dia vou ser patrão e chego lá também

Poxa! Que ducha de água fria que você deu agora
    Eu gostei do aparelhinho. O pessoal falou que ela ficou muito mais rápida, e até certo ponto você mantém a originalidade dela, pois só muda um comportamento, sem precisar modificar fisicamente ela, digo, cortar fios, usinar peças, etc.
    Eu estou bem inclinado a colocar na minha.
    Eu acho que para uma ultrapassagem, por exemplo, ela fica bem mais segura ao responder mais rápido. Então de algum modo afeta a segurança de forma positiva.

Dois colegas lá do grupo colocaram e gostaram bastante, e o negócio é barato.
    É esse aqui Shiftpower 4.0 da Faaftech:

Quem se interessar tem no mercado livre, mas o preço subiu um pouco depois da black friday.
    Quem não acompanhou as discussões pelo grupo, tem farta informação com relatos na internet mesmo no mercado livre, com muitos elogios.

Usuário
    Entrada
    14/04/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 94
    Meu querido Bigsd...
    Eu não quis te desanimar, me desculpe. Eu só quis oferecer a minha opinião sobre o assunto.
    Compre e seja feliz. É isso o que importa.

Mas, esse dispositivo pode não tirar "muito" a originalidade do projeto, mas é um item físico adicional, e altera a originalidade de funcionamento e comportamento do veículo.
    Agora, meu caro amigo, eu concordo que ela ganha um pouco mais de rapidez, mas, convenhamos, qual a diferença de se fazer de 0 a 100 em 11 ou 9 segundos na vida real? Outro ponto, se a segurança da sua ultrapassagem depender de 1,3 ou 1,4 segundos... meu amigo, tem alguma coisa errada nessa ultrapassagem... kkk... Vai com calma porque eu não quero perder o meu amigo tão cedo... kkkkk.....

Eu sei... não ando leve... não sou nenhum exemplo... mas, acredite, tenho muito controle sobre o que eu faço. Ultrapassagem é uma das manobras mais perigosas que existe, acredito até que é de fato a mais perigosa, e você tem que ter total domínio dela ou é melhor não arriscar.
    Eu só ultrapasso em lugarem seguros (e não confio só nas faixas tracejadas da rodovia), com pista boa, com muito espaço, visão total para esta manobra e com total tranquilidade para que, se algo ser errado (alguém sair junto comigo, alguém desviar no meio da minha ultrapassagem, o veículo ultrapassado ganhar muita velocidade, etc...), eu possa realizar uma ação tranquila e segura para uma eventual correção.
    Você nunca vai me ver saindo para uma ultrapassagem naquela de "dá tempo", "o carro que vem está longe", "acho que o espaço é suficiente", etc... Jamais. Ultrapassagem para mim é algo que deve ser feito com total folga e tranquilidade.

Mas, se você gostou do aparelhinho, vai firme e depois nos conte. Abraços meu querido.

Usuário
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Nosso amigo Fabinho em mais uma de suas aventuras com a Frontier...

Usuário
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Ela não é fraca não...

Usuário
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Citação Postado originalmente por Ciro Alencar Ver Post
    Meu querido Bigsd...
    Eu não quis te desanimar, me desculpe. Eu só quis oferecer a minha opinião sobre o assunto.
    Compre e seja feliz. É isso o que importa.
    Imagina meu amigo.
    Estava só brincando com você. Eu concordo com tudo que você disse, mas mesmo assim fiquei curioso com a novidade que parece não ser tão nova assim
    Você está certo, uma ultrapassagem em que um segundo e meio é a diferença entre se sair bem ou mal é um erro do condutor normalmente por negligência ou imprudência.

Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Agradecimentos: 18
    Entendo o ponto de vista do Ciro. Faz sentido.
    O dispositivo possui vários níveis de configuração e pelo que entendi inicialmente ele elimina apenas o atraso de aceleração.
    Vai deixar a caminhonete mais esperta, mas requer um pouco de cuidado na condução até se acostumar. Muitos veículos fazem uso desse recurso de atrasar um pouco a aceleração inicial, a lista é grande, e a maioria nem diesel é. Não tem nada a ver com o turbo lag.
    O quanto isso vai afetar o consumo e a emissão parece que ninguém avaliou ainda, mas eu acho que será pouca interferência.
    A Frontier já tem um motorzão bem esperto e potente.

Usuário Avatar de AlonsoFausto
    Entrada
    29/05/2013
    Local
    Vitória/ES
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Ciro Alencar Ver Post
    Bom dia, meus queridos amigos !!!

Desculpem a ausência ontem, mas cheguei tarde do sítio. Cada vez a vontade de voltar é menor... kkk....

Vou dar uma opinião sobre essa questão do eliminador de lag....
    Para quem não está por dentro do assunto, é um dispositivo plug and play, onde você solta o plug do pedal do acelerador eletrônico, encaixa ele no plug do pedal, e conecta o cabo original nele, e isso elimina aquele lag, um pequeno atraso de pouco mais de um segundo, que ocorre entre pisar no acelerador e o motor responder em aceleração.
    ...
    Teoricamente o 0 a 100km/h não sofrerá alteração, visto que nesta situação o acelerador é sempre utilizado no final de curso (100% de TPS).

Nos motores de ciclo otto, o que estes tipos de dispositivos fazem é aumentar a velocidade com que a borboleta do TBI abre, bem como permitir abertura maior com menos curso de pedal. Os "modos", "mapas" e afins, destes dispositivos, são uma combinação de maior abertura e maior velocidade da borboleta.

No ciclo diesel ainda não encontrei nenhuma explicação técnica do funcionamento, talvez apenas mude o sinal de forma que, com menos TPS, o sinal hackeado/modificado pelo aparelho apresenta valor diferente para a central, que por sua vez "entenderá" que há mais curso de acelerador do que o fisicamente pressionado pelo motoristal.
    4X4 Brasil Razão: Adequar regras de postagem 2 / 2.18
    Fausto
    Atual: Pajero Full HPE 2008
    Ex Sw4 2002, Hilux 1994 solid axle.

Usuário
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Citação Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    Entendo o ponto de vista do Ciro. Faz sentido.
    Como você é puxa-saco !!!

Um vídeo legal que achei garimpando aqui no youtube:

Usuário
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Citação Postado originalmente por AlonsoFausto Ver Post
    Teoricamente o 0 a 100km/h não sofrerá alteração, visto que nesta situação o acelerador é sempre utilizado no final de curso (100% de TPS).
    O pior é que dá diferença sim, porque não tem aquele atraso de saída. Você pisa no pedal e ela já sai com tudo.
    A não ser que você considere a contagem de tempo a partir que o carro começou a se movimentar, como já vi alguns fazerem.
    A quatro-rodas considerava o momento em que pisava no pedal do acelerador para início da contagem do tempo, mas não sei como faz hoje. Se ainda for assim, você ganha 1 segundo na saída, ou um pouco mais segundo o que o pessoal mediu uma vez.

Agora no restante é como você disse, ele apenas muda o curso do acelerador, o que até dá uma sensação (falsa) de ganho de potência.

Usuário
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Frontier vendeu 735 unidades este mês. Continua mantendo uma média bem maior desde o seu lançamento em 2017, como aliás previu a bola de cristal do Ciro.
    Amarok segue em último. Despencou mais esse mês e vendeu menos da metade da Frontier.
    As demais, algumas subiram, outras caíram... parece que a segunda onda do Covid-19 está afetando o mercado novamente...
    Quando essa tragédia vai acabar?

Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Nissan frontier platinum, nova versão
    Por GLIDER no fórum Nissan
    Respostas: 28
    Última resposta: 10/05/2018, 17:38
  2. Respostas: 6
    Última resposta: 10/10/2016, 09:44
  3. Nissan Frontier nova geração
    Por GLIDER no fórum Nissan
    Respostas: 99
    Última resposta: 24/05/2015, 09:24
  4. Frontier-Nissan X Nova hilux-Toyota