x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1
    Usuário
    Entrada
    15/03/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    46
    Posts
    8
    Agradecimento: 1

    Frontier Não Permanece no Ponto




    Prezados Amigos,
    Estou com uma Frontier em nossa oficina que chegou para verificarmos excesso de fumaça e perdendo um pouco de força, identificamos que os cilindros estavam com problema, passando óleo para admissão. Desmontamos o motor completo e de fato o motor estava com alguns problemas, retificamos o eixo virabrequim, cabeçote e cilindros, trocamos as peças necessárias e montamos o motor. Na parte de Sincronismo trocamos o kit corrente e colocamos uma marca paralela. Ao dar partida no motor verificamos que estava em estado de emergência, porém o barulho do motor está ok. Colocamos o Raster e acusou falha na posição do virabrequim, cod P0336, ai sim começou um pesadelo. Lembrando que antes de desmontar o motor não existia essa falha, pois verificamos antes de desmontar.
    Verificamos a posição do volante do motor por várias vezes está ok, verificamos os sensores de posição comando e virabrequim e ok, verificamos a pressão da bomba de óleo a mesma marcou 3bar em marcha lenta e 6bar a 3000 rpm, desmontamos a distribuição e refizemos o ponto e colocamos correntes originais, sendo que confere direitinho o ponto, está ok. Verificamos continuidade dos fios, trocamos os sensores tanto do comando como do virabrequim. Em fim, a minha pergunta, como pode acusar falha posição virabrequim mesmo fazendo tudo corretamente e tendo a certeza que o ponto está nas marcas certas e coincidindo os pontos da corrente com os pontos das engrenagens e a bomba de alta bem travada. Desmontei novamente e coloquei as engrenagens velhas e continua acusando Virabrequim Fora da posição. Pode haver alguma falha que ao montar as correntes o motor sai do ponto?
    Lembrando que ao dar partida o motor funciona perfeitamente, pega rápido, mas, ao acelerar ele identifica a falha de posição do virabrequim e entra em estado de emergência e corta aceleração. Passamos o osciloscópio e encontramos uma diferença mínima que acusa estar fora do ponto.
    Alguém poderia dar dicas para eu solucionar esse problema? Conto com ajuda dos amigos. Obrigado!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    736
    Agradecimentos: 56
    Problema casca grossa! Vejo que você está bem equipado, até usou o osciloscópio pra verificar o ponto, mas vamos ao passo a passo:

    1) O ponto do volante do motor é com a seta marcada na face externa do volante (aonde vai a embreagem) com o pino guia do virabrequim.

    2) O ponto das correntes de sincronismo é o seguinte: Com o 1º cilindro no PMS, a chaveta da polia do vira está na posição 12h. Nessa posição, a marca da engrenagem da corrente primária, que fica no vira, está na posição entre 4h e 5h. O elo amarelo da corrente original vai nessa marca, e o elo cinza vai na engrenagem da bomba, que travada na posição correta com um pino de 6mm, vai estar com sua marca na posição 1h mais ou menos. Nisso, a marca na engrenagem da bomba aonde vai a corrente de comando está na posição 6h. O elo amarelo da corrente original vai nessa marca, aí nos comandos é só encaixar a corrente batendo suas marcas com as marcas das engrenagens dos comandos. A dica é que na hora de você instalar a corrente do comando, volte os comandos em sentido anti-horário para que a corrente de comando fique tensionada na parte de baixo. Outra coisa que gera erro é quando se instala as correntes, os elos amarelos das correntes originais são sempre nas engrenagens inferiores, então o elo amarelo da corrente primária é na engrenagem do vira, o elo amarelo da corrente dos comandos é na engrenagem da bomba. Para as correntes paralelas, vale as posições que informei, pois cada marca pinta os elos de cores diferentes.

    3) Verifique se a placa de sinal do volante não está danificada, com algum dente amassado. O mesmo vale para a placa de sinal do comando de escape.

    Em anexo mandei a descrição do código P0336

    -0336.jpg

  • #3
    Usuário
    Entrada
    15/03/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    46
    Posts
    8
    Agradecimento: 1

    obrigado

    Obrigado por responder essa questão.
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário
    Entrada
    15/03/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    46
    Posts
    8
    Agradecimento: 1
    Agradeço a dica, muito bem explicado.

    Amigo coloca casca grossa nisso, todas dicas que me passou eu fiz criteriosamente, hoje passei a amanhã refazendo o ponto das correntes e infelizmente ou felizmente está tudo correto, agora resta eu partir para o módulo do motor é minha última alternativa. Alguém já teve este tipo de problema e resolveu colocando um novo arquivo no módulo?

  • #5
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    736
    Agradecimentos: 56
    Muito pouco provável ser o módulo, se ela chegou na oficina rodando e sem esse código presente. Houve a possibilidade de você ter invertido na hora da montagem, o sensor de rotação com o sensor de fase? Ambos esses sensores estão bem encaixados em suas posições? Verificou algum dano na placa de sinal no volante ou no comando? Você disse que checou a continuidade dos fios, mas vou te passar o esquema do sensor de rotação até o módulo. Outra coisa, com o scanner, você está conseguindo fazer uma leitura da rpm confiável? Checou se no conector do sensor há alguma sujeira ou defeito? -ckp.jpg

  • #6
    Usuário
    Entrada
    15/03/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    46
    Posts
    8
    Agradecimento: 1
    Com relação a ter invertido o sensor, não foi o caso, mas até o momento eu achei que os dois são iguais. Mas eu troquei o sensor que vai na carcaça da caixa por um sensor novo e se de fato eles são diferentes pode ser ai onde estou falhando. A continuidade dos fios eu testei, encaixei os sensores direitinho. Os sensores são diferentes?

  • #7
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    736
    Agradecimentos: 56
    Sendo sincero com você, eu não tenho certeza. Mas no catálogo da Nissan, eles tem códigos diferentes. Eu mesmo nunca troquei eles.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    736
    Agradecimentos: 56
    Chegou a verificar o estado dos dentes da placa de sinal?

  • #9
    Usuário
    Entrada
    15/03/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    46
    Posts
    8
    Agradecimento: 1
    Verifiquei sim, estão perfeitas. Uma duvida que eu tinha era sobre a distância do sensor e as placas, como os sensores são fixos, não tem como alterar a distância do sensor e a placa. Vou insistir mais nessa parte, porque na parte mecânica já foi conferido muitas vezes.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    736
    Agradecimentos: 56
    É, belo pepino que você está nas mãos! O código aparece sempre na mesma condição, no mesmo intervalo de tempo após ligar o motor? Ele só aparece ligando o motor, ou aparece só de ligar o painel? Ele aparece juntamente com algum outro código?

    A descrição do DTC é bem simples, a causa é ou falha no chicote, no sensor, ou na placa de sinal. Nunca peguei um caso assim, mas o caso mais complicado que tive notícias, era o de correlação entre o sensor de rotação com o de fase, e o defeito era na placa de sinal do volante, que estava com alguns dentes levemente amassados. As correntes de sincronismo, principalmente a primária, renegada por muitos na hora da troca, poderia dar esse problema também. Mas aí só a inspeção visual para definir se há algum defeito nos componentes. Corrente de comando muito dilatada costuma causar código no sensor de fase, por exemplo. Módulo eu não acredito que seja, e se fosse com o scanner você observaria as rpm não batendo com a rpm real do motor.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    15/03/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    46
    Posts
    8
    Agradecimento: 1
    Meu amigo, nem me fala, Estou realmente queimando todos os neurônios e chateado por pegar algo que aparentemente não conseguimos resolver. As correntes, tensores, engrenagens da distribuição todas são novas. O volante do motor eu retirei a caixa de câmbio cinco vezes para poder conferir e sanar qualquer tipo de dúvida. Como os códigos dos sensores são diferente e já confirmei que de fato é. Vou fazer um teste colocando o seu respectivo sensor em seu lugar. Segunda - feira darei noticias sobre esse grande pepino. Obrigado por compartilhar suas experiências.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    15/03/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    46
    Posts
    8
    Agradecimento: 1
    Prezados,
    Depois de nosso Amigo Enrico compartilhar suas experiências, me chamou atenção a questão do sensor e analisei que, o sensor que estava no virabrequim foi danificado ao tirar a caixa de câmbio e substituído por um sensor do comando que aparentemente é igual mas, não é. A leitura é diferente o comando lê 170m/s o virabrequim lê 30m/s então colocando o sensor correto o problema foi resolvido. Agradeço sua ajuda prezado Enrico.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Ponto de Ancoragem na Frontier
      Por rogeriomasih no fórum Nissan
      Respostas: 8
      Última resposta: 20/03/2024, 09:35
    2. Ponto Bf 161
      Por gpolachini no fórum Jeep Willys
      Respostas: 10
      Última resposta: 18/02/2018, 14:40
    3. Frontier, Frontier Serrana? Frontier Attack?
      Por Giovaniblu no fórum Nissan
      Respostas: 3
      Última resposta: 09/12/2014, 05:20
    4. Rodas 15x8 ou 15x7 6 furos (band, hilux, L200, Frontier, Pajero, Frontier)
      Por OPC+JR no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 20/12/2013, 17:07
    5. Luz de ponto
      Por Maurício D'Arezzo no fórum Jeep Willys
      Respostas: 0
      Última resposta: 28/05/2004, 08:29

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade