x
Convex Datacenter
Página 7 de 12 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ÚltimoÚltimo
Resultados 73 a 84 de 141
  • #73
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    739
    Agradecimentos: 56



    Citação Postado originalmente por Rui_ms Ver Post
    Parabéns e obrigado por tantas informações.
    Sobre a regeneração automática, o manual também recomenda dirigir por pelo menos 20 minutos a 80km/h que isso ativa a regeneração caso necessário. E eu tenho a leve impressão que sinto quando o carro está em processo de regeneração, pois às vezes, mesmo com o carro já aquecido, na hora que paro, o motor fica um pouco acelerado, na faixa de 1900rpm. Isso tem coincidido com elevação de consumo, cerca de 10%, que melhora nos dias seguintes. Mas, como disse, pode ser apenas impressão.
    Andar nessa velocidade não ativa a regeneração, a regeneração automática pode acontecer até com o veículo parado em marcha lenta. Quem determina isso e a informação do sensor de pressão do DPF captada pelo módulo do motor. Mas o recomendado é que rodando nessa velocidade, entre 80 e 100 km/h em 3a marcha, o fluxo de escape aumenta consideravelmente e isso facilita o processo, tornando ele mais efetivo.

    Se no seu caso quando o você para, o carro fica acelerado em 1900 rpm, você tem algum problema meu amigo. Isso não é normal. Regeneração automática não eleva a rotação. Apenas a regeneração via scanner.
    4X4 Brasil

  • #74
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    739
    Agradecimentos: 56
    Aos moderadores e administradores do fórum, eu gostaria de pode fazer uma edição no texto do tópico, há alguns erros de português e de concordância, mas não encontrei onde eu poderia editar o tópico, se puderem me auxiliar nisso ficarei grato.

  • #75
    Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Posts
    10,465
    Agradecimentos: 114
    Citação Postado originalmente por enricof18 Ver Post
    Aos moderadores e administradores do fórum, eu gostaria de pode fazer uma edição no texto do tópico, há alguns erros de português e de concordância, mas não encontrei onde eu poderia editar o tópico, se puderem me auxiliar nisso ficarei grato.
    Edições nas postagens pelo autor das mesmas, só são permitidas até 60 minutos após a postagem.
    Decorrido este tempo é necessário informar, notificando o post, ou preferivelmente solicitar a ajuda na seção SUPORTE correspondente para esse fim, para que seja avaliado o pedido pela Moderação/Administração.
    As correções desejadas podem ser informadas no seguinte tópico (link) com mesmo assunto, para avaliação e possíveis providências:

    https://www.4x4brasil.com.br/forum/s...-proprios.html (Editar/apagar posts/tópicos próprios)

    Agradeço a colaboração e compreensão.
    4X4 Brasil
    "Para mim não basta ter quatro rodas.É preciso ter tração em todas!!!"

  • #76
    Usuário
    Entrada
    02/11/2018
    Local
    Atibaia/SP
    Posts
    27
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por enricof18 Ver Post
    Andar nessa velocidade não ativa a regeneração, a regeneração automática pode acontecer até com o veículo parado em marcha lenta. Quem determina isso e a informação do sensor de pressão do DPF captada pelo módulo do motor. Mas o recomendado é que rodando nessa velocidade, entre 80 e 100 km/h em 3a marcha, o fluxo de escape aumenta consideravelmente e isso facilita o processo, tornando ele mais efetivo.

    Se no seu caso quando o você para, o carro fica acelerado em 1900 rpm, você tem algum problema meu amigo. Isso não é normal. Regeneração automática não eleva a rotação. Apenas a regeneração via scanner.
    Meu erro. Fica em 900rpm (não 1900) sendo que normalmente fica em 750 em marcha lenta. Felizmente não tive nenhum problema não em 93mil km
    Frontier SL

  • #77
    Usuário
    Entrada
    18/01/2011
    Local
    RECIFE/PE
    Idade
    51
    Posts
    65
    Agradecimentos: 2
    Bom dia!

    Gostaria de saber se entupimento ou excesso de sujeira no DPF fazem com que a partida a frio fique com alguma limitação. A minha 12/13 XE Manual 4x4, tem, vez por outra falhado na primeira partida da manhã, mesmo eu sempre esperando apagar a luz indicadora das velas aquecedoras. Como o carro fez 100.000 km , gostaria de saber se deveria trocar logo as velas aquecedoras, e qual a marca que o amigo indica. Reitero informações anteriores onde o enricof18, mesmo bem distante, está com 100% de acerto no que tange ao meu carro, suas dicas são preciosíssimas!
    4X4 Brasil
    Gustavo Avellar
    Ex-Freelander 2 - Incrível Hulk
    Frontier XE 4x4 2013 - Craúna

  • #78
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    739
    Agradecimentos: 56
    Citação Postado originalmente por GUSTAVO F. AVELLAR DINIZ Ver Post
    Bom dia!

    Gostaria de saber se entupimento ou excesso de sujeira no DPF fazem com que a partida a frio fique com alguma limitação. A minha 12/13 XE Manual 4x4, tem, vez por outra falhado na primeira partida da manhã, mesmo eu sempre esperando apagar a luz indicadora das velas aquecedoras. Como o carro fez 100.000 km , gostaria de saber se deveria trocar logo as velas aquecedoras, e qual a marca que o amigo indica. Reitero informações anteriores onde o enricof18, mesmo bem distante, está com 100% de acerto no que tange ao meu carro, suas dicas são preciosíssimas!
    Falhado como?

    Liga e depois apaga?

    Da a partida e o motor fica girando sem pegar?

    Liga e fica com o funcionamento quadrado até dar umas aceleradas?

  • #79
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    739
    Agradecimentos: 56
    Citação Postado originalmente por Rui_ms Ver Post
    Meu erro. Fica em 900rpm (não 1900) sendo que normalmente fica em 750 em marcha lenta. Felizmente não tive nenhum problema não em 93mil km
    Você conferiu essa rpm com o scanner?

  • #80
    Usuário
    Entrada
    18/01/2011
    Local
    RECIFE/PE
    Idade
    51
    Posts
    65
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por enricof18 Ver Post
    Falhado como?

    Liga e depois apaga?

    Da a partida e o motor fica girando sem pegar?

    Liga e fica com o funcionamento quadrado até dar umas aceleradas?
    Liga e depois apaga!

    Em outras vezes demora alguns segundos para pegar, mesmo com o pé cravado no acelerador, como se não chegasse combustível!
    Gustavo Avellar
    Ex-Freelander 2 - Incrível Hulk
    Frontier XE 4x4 2013 - Craúna

  • #81
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    739
    Agradecimentos: 56
    Citação Postado originalmente por GUSTAVO F. AVELLAR DINIZ Ver Post
    Liga e depois apaga!

    Em outras vezes demora alguns segundos para pegar, mesmo com o pé cravado no acelerador, como se não chegasse combustível!
    Se liga e depois apaga, e para pegar novamente você tem que insistir mais na partida, geralmente mais de 5 segundos, você deve estar com problema de retorno do combustível para o tanque, por conta de desgaste na bomba de escorva do filtro de combustível.

    Faça um teste, na partida pela manhã, após ela ficar muito tempo desligada, enche o filtro apertando a bomba de escorva (um balãozinho preto que fica abaixo do filtro) até ela fica bem rígida, e depois disso dê a partida normalmente. Se for esse o defeito, ela vai funcionar normalmente após esse procedimento.

  • #82
    Usuário
    Entrada
    10/07/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Bom dia!
    Estou com 170.000 km rodados. Sempre que a luz do DPF acende, eu faço exatamente como falado antes, ou seja, ando em 2ª ou 3ª marcha com a rotação elevada para otimizar o processo. Incrível que nunca tinha visto alguém escrever isso, mas como entendi o funcionamento do sistema, concluí que com a marcha mais curta isso ajudaria. Parabéns pelas dicas. Entretanto, a EGR é muito chata e resolvi isolar por conta própria. Nunca mais tive problema.

  • #83
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    739
    Agradecimentos: 56
    Citação Postado originalmente por Marco Aurelio C Souza Ver Post
    Bom dia!
    Estou com 170.000 km rodados. Sempre que a luz do DPF acende, eu faço exatamente como falado antes, ou seja, ando em 2ª ou 3ª marcha com a rotação elevada para otimizar o processo. Incrível que nunca tinha visto alguém escrever isso, mas como entendi o funcionamento do sistema, concluí que com a marcha mais curta isso ajudaria. Parabéns pelas dicas. Entretanto, a EGR é muito chata e resolvi isolar por conta própria. Nunca mais tive problema.
    Passe o scanner e veja se ela tem o código P0380. O certo é nem acender a luz do DPF, se fica acendendo pode ser que você tenha vela aquecedora com defeito. Se tiver o código P0380, tem vela aquecedora com defeito, e aí tem que fazer o teste nas velas e substituir as que estiverem com defeito.

    Vale aqui uma observação: A maioria esmagadora dos mecânicos tem o péssimo hábito de ao colocar o scanner, apagar os códigos de falha existentes antes de fazer a leitura de códigos. No caso específico do P0380, se o mecânico fizer isso, não vai pegar o código ativo, já que ele só aparece quando vai dar a partida, depois que o motor tiver perdido um pouco de calor ou totalmente frio. Ele aparece e fica registrado na memória como código passado. A maioria dos mecânicos passam por cima desse código por darem apenas moral para os códigos ativos, o que é um erro!

  • #84
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    739
    Agradecimentos: 56
    Boa noite pessoal. Vim trazer um relato de um caso de DPF que tivemos na oficina esse mês, resolvi o caso mas esperei 2 semanas para ter certeza absoluta antes de vir aqui e contar para os usuários do fórum.

    No início do mês uma Frontier 2014 SL, de uma empresa aqui da cidade, teve problema nos bicos injetores durante uma viagem, os bicos começaram a injetar demais, mas sem ocasionar nenhuma alteração no funcionamento, de maneira que seguiram a viagem normalmente. Voltando da viagem, próximo a cidade começou um barulho característico de bico injetor com excesso e acendeu a luz do DPF. No outro dia fui chamado até a empresa para buscar a caminhonete e como a empresa fica afastada da área urbana da cidade, tive de pegar um trecho de rodovia com ela, aproximadamente uns 5km. Assim que peguei a rodovia a caminhonete simplesmente deu uma perda de potência fortíssima, de maneira que eu não estava conseguindo dar mais que 20 km/h. Com o scanner eu visualizei o que eu desconfiava, o DPF estava absolutamente tampado, de maneira que para conseguir seguir com a caminhonete até a oficina, optei por remover a mangueira de pressão da entrada do DPF para permitir uma passagem de escape, tamanha era a obstrução.

    Enfim, o serviço todo envolveu a troca dos bicos injetores, uma revisão no cabeçote, já que a vedação das válvulas foi afetada pela obstrução no escapamento e a troca das juntas superiores e da turbina. Mas o que quero contar é sobre o DPF...

    A peça estava absolutamente tampada de fuligem, de maneira que não passava nada por ele, absolutamente nada. Tive de deixar ele um dia inteiro dentro de um tambor cheio de água para "amolecer" fuligem e conseguir com um jato d'agua com muita pressão, abrir um "caminho" através da peça, mas obviamente sem danificar o miolo do DPF. A ideia de usar água com pressão em casos extremos de obstrução é que a água empurra parte do excesso de fuligem para fora do DPF. Mas água com pressão não seria suficiente, então aqui vem a dica para quem pega casos extremos de obstrução: Molho em ácido clorídrico (o popular limpa pedras), enxague do DPF e em seguida molho em solução com soda cáustica. O ácido remove a carbonização e a soda cáustica neutraliza o ácido. Após isso, demos um enxágue bem generoso na peça, re-instalamos o DPF na caminhonete e para minha surpresa, apenas duas regenerações completas foram suficientes para limpar totalmente o DPF.

    Vale lembrar que para deixar o DPF de molho tanto no ácido quanto na soda cáustica, nós retiramos os dois sensores de temperatura e a sonda lambda do DPF para não danificar esses sensores.

    Com isso eu reafirmo novamente: NENHUM DPF TEM NECESSIDADE DE SER SUBSTITUÍDO POR CONTA DE OBSTRUÇÃO.

    O DPF, ao contrário do que muitos pensam, não realiza função catalítica. Ele é apenas um filtro para a fuligem do escape do motor diesel. Sua construção interna lembra um labirinto, onde a fuligem entra e fica aprisionada dentro dele. Como a fuligem é basicamente carvão, material combustível, o próprio calor do escape trata de queimá-lo dentro do DPF. Por isso a Frontier não solta fumaça. Quando a pressão no DPF aumenta, o motor tem a estratégia da regeneração automática, onde os bicos pulsam diesel na fase de escape dos cilindros, esse diesel percorre através do catalisador e chega no DPF, ajudando a queimar a fuligem que fica aprisionada em seu interior. Quando a luz do DPF acende é porque algo está errado, caso contrário, a luz não acende.

    Uma diferença muito básica entre um DPF e um catalisador, é que se tentar olhar pra uma fonte de luz com a cerâmica do catalizador, você consegue ver a luz através dele, pois a cerâmica do catalisador possui furos que a atravessam de um lado a outro. O DPF não, você não consegue ver a luz através dele, pois como eu disse anteriormente, ele é tipo um labirinto para os gases de escape.

    Vale a pena comentar também que estou falando especificamente do DPF da Frontier, que é separado do catalisador. Há veículos onde o catalisador e DPF são confeccionados em uma mesma peça, sendo assim, esse procedimento não poderia ser aplicado, pois um jato de água concentrado através da cerâmica do catalisador destruiria a peça.

    Espero ter ajudado os colegas e volto a frisar novamente: Esse caso foi um caso ultra extremo de obstrução, que afetou até a vedação de válvulas e danificou as juntas do coletor de escape e da turbina. Não tentem aplicar esse método em qualquer caso de obstrução, pois o que limpa o DPF de fato é a REGENERAÇÃO, apenas ela.

    Um abraço!

    Enrico.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Solução para entupimento válvula EGR.
      Por jorge.duarte no fórum Toyota
      Respostas: 25
      Última resposta: 23/02/2021, 13:53
    2. Respostas: 9
      Última resposta: 31/08/2019, 22:36
    3. para quem pensa em comprar nissan frontier
      Por rogeriomasih no fórum Picapes
      Respostas: 8
      Última resposta: 08/05/2014, 20:36

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade