Postado originalmente por
Ciro Alencar
Meu caro Mauro, eu conversei com um amigo nos Estados Unidos, que inclusive é da chefia da polícia de NY.
Ele me comentou algo interessante, que esse sistema mencionado de parar o carro numa ação policial foi uma solicitação da própria polícia, não um plus do fabricante, e não é bem assim como conta a lenda.
Em ações perigosas, tipo a polícia já é recebida a bala, cada segundo conta, e gastar tempo imobilizando o carro é algo que não é desejável. Então a coisa funciona assim, não só com caminhonete, aliás, ele nem sabe de caminhonete lá fazendo isso, nunca pegou nenhuma, o condutor da viatura ao chegar ao local da desordem, ele freia o carro normalmente até a sua parada, quando ele solta o cinto de segurança, o carro aciona o freio de estacionamento e muda para a posição parking, garantindo que o veículo vai ficar imobilizado sem qualquer ação dele, evitando até que os policiais acabem atropelados pela própria viatura como já ocorreu algumas vezes.
Mas, não existe isso de frear repentinamente em movimento e mudar para Parking porque nem se pode fazer essa mudança no câmbio em movimento, e segundo que isso fatalmente iria atirar todos os policiais para frente violentamente.
Essa é a informação correta, e fica aqui a explicação.
Isso eu acho importante, pesquisar, conhecer e compartilhar, e não ficar de mimimi inútil como alguns fazem. Temos muito a oferecer nesse fórum para não precisar entrar em joguinho com quem não está nem aí para enriquecer o conhecimento do seu modelo, mas apenas para provocação, e o que não devemos é entrar nessa porque somos diferentes. Simples assim.
Uma ótima noite para os meus queridos amigos.