x
Convex Datacenter
  • #4993
    Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Idade
    48
    Posts
    726
    Agradecimentos: 31



    Bigsd, meu amigo, o pessoal está meio devagar aqui no fórum, mais presente nos grupos. Vamos dar uma chamada geral lá?

  • #4994
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    2,315
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    Bigsd, meu amigo, o pessoal está meio devagar aqui no fórum, mais presente nos grupos. Vamos dar uma chamada geral lá?
    Marcão, vou dar uma cutucada no pessoal nesse final de semana.

  • #4995
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    2,315
    Agradecimentos: 74
    Bom dia galera.

    Ontem não deu pra entrar mesmo, já sabem que segunda feira pra mim é complicado, normalmente até entro, mas é difícil.

    Vou deixar o link abaixo pra vocês, que mostra claramente o conceito de suspensão multilink usada na Frontier.
    Na verdade este artigo inglês foi uma vez divulgado pelo Cirão que ele viu num fórum que ele participa, mas depois comentamos sobre ele aqui e ninguém lembrava mais do link, e no final de semana fuçando algumas coisas aqui no PC acabei encontrando uma nova publicação deste artigo.
    Esclarece bem o que é multilink independente e multilink de eixo rígido, coisa que alguns "sites especializados" não conseguiram entender ainda. Segue:
    5 Link Rear Suspension (A Complete Insight) - VROOMO

  • #4996

  • #4997
    Usuário
    Entrada
    19/05/2011
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    43
    Posts
    180
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por LoucoPoeta Ver Post
    A Frontier descolou das demais, ontem fui na CCS e o interior também ficou muito top, show mesmo!!!

    Como nem tudo é perfeito, volto a criticar a falta de torque/potência, acho ela muito lenta: 11,5seg em 2022, custando 300K, só pode ser piada...só com uma reprogramação para salvar ela...
    Frontier SEL reprogramada, 51kgf na roda!!!
    RAM 2500 2020
    ex- G. CHEROKEE DIESEL 14/R. ROVER SPORT SE 11/Trailblazer 13/ RAM 12 / SW4 10...

  • #4998
    Citação Postado originalmente por ajcemin Ver Post
    A Frontier descolou das demais, ontem fui na CCS e o interior também ficou muito top, show mesmo!!!

    Como nem tudo é perfeito, volto a criticar a falta de torque/potência, acho ela muito lenta: 11,5seg em 2022, custando 300K, só pode ser piada...só com uma reprogramação para salvar ela...
    Ela está muito bonita. Concordo com você! Em 2024 ela vai ter que completar algumas coisas para ficar “mais mercadológica”, pois em 2024 deve vim a Ranger com 210 cv BI-Turbo, cambio de 10 machas e multimidia de 10 ou 12 polegadas e a S-10 deve sofrer um aumento na potência, deve ter o cambio de 8 machas, fora que a Hilux já esta com 224 cv na serie “limitada”.

    Eu acho que deverá ser necessário, mercado:

    Aumento de potência para mais de 210 cv (mercado)
    Instalação de um Central Multimidia Tipo Tesla (mercado)
    E o sistema de ACC (Adaptative Cruise Control).

  • #4999
    Usuário
    Entrada
    14/04/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 136
    Boa tarde, meus queridos amigos!

    Com todo o respeito às opiniões aqui apresentadas sobre a potência/torque da Frontier, eu penso o seguinte... vão aumentar depois a potência para 230cv, e o mercado vai querer que todo mundo acompanhe, depois para 250cv, e a mesma coisa... kkkkkk..... Logo teremos motores de 500cv e vão continuar querendo mais.... kkkk.....
    Só para lembrar que a diferença de um motor de 190cv para outro de 200cv é de 5%, e na prática, de menos de 3% (há uma restrição logarítmica). Então porque a Frontier sai mais "tranquila"? Bem, nem é tão tranquila assim, já vi comparativos onde ela andou mais que a Ranger, Hilux e L200 com motores mais "potentes".
    Existe um ponto de equilíbrio. Potência não é tudo. Você pega a S10 ou a Hilux e carrega elas pra ver o que acontece, a Frontier vai embora e elas ficam. Elas vão precisar jogar a rotação pra lá dos 2.500 e 2.800 rpm para ganhar força (que deveria ser torque), com câmbios que não foram casados para isso. Sério, já andei com as duas.
    A Frontier vai te garantir torque máximo logo aos 1.500 giros, vai rodar mais forte, com menos esforço e com um consumo bem menor, característica do motor biturbo e do câmbio feito especialmente para ele.
    Adiantou colocarem os 206 cavalos na S10 Flex para ela continuar andando igual uma lesma? Pois que nem o motor e nem o cambio foram feitos para picapes.... mas isso é outra história...

    A economia é um fator de decisão. O que o consumidor mais deseja além da economia?

    Para a finalidade básica de uma caminhonete, eu entendo que 190cv já é um exagero, principalmente se mal aproveitados. Mas a economia é algo cada vez mais em destaque hoje no mercado. A VW conseguiu salvar a Amarok com aquele motor V6? e a Ranger com o 3.2 5 cilindros (que na verdade nem anda tanto assim). Lá na minha região "rural" kkkk..... Amarok é considerada brinquedo, ninguém quer, mas porque? Porque existe um equilíbrio !!!

    Outra coisa, as montadoras ficam brincando com potência de forma irresponsável, e muita gente vem morrendo por causa disso. Parar um veículo de mais de 2.000 kg, que não tem uma distribuição de peso equilibrada, com esse tamanho de pneus que usam... ou fazer curvas com essa suspensão de molas de carroça, é iludir em relação ao que pode ser feito, desmerecendo o que deve ser feito. A Nissan acertou em colocar freio a disco nas 4 rodas? Ou teria sido melhor investir em 3% a mais de potência?

    Por isso o pessoal vem se matando diariamente nas estradas.
    Sei que muita gente compra caminhonete querendo andar igual a um "carro esportivo imponente". Mas aí eu sugiro um bom SUV, não as porcariazinhas que vendem como SUV que não passam de carrinhos populares mais "altinhos".... kkkkkk
    Se quer mesmo ter uma picape, se quer que ela ande como um carro veloz, não tem problema, pode remapear ou sei lá o que e ganhar essa "potência" a mais que deseja. Mas é isso o que o mercado quer?
    A Hilux sobreviveu muitos anos colhendo boas vendas com o motor mais fraco do mercado na época. OK, existem outros motivos para seu sucesso de vendas, mas esse é o ponto, não foi o motor.
    A L200 com um motor "potente", mas na verdade um tanto frouxo (mais do que da Frontier...kkkk) vem tendo uma boa procura.

    Eu não ando leve. Mas fui treinado para isso em pistas e em veículos adequados. Consigo ter um bom domínio com qualquer veículo que me caia nas mãos. Já cansei de deixar carros "super potentes" para trás com carros nem tão potentes assim, e olha que os meus carros já andavam muito. E eu acho que sobra motor para a proposta da Frontier, não precisa mais do que isso. Acho que a potência oferecida por ela está bem adequada para a caminhonete, e consigo fazer muito com essa potência sem sentir falta de mais. Vou mais longe, uma caminhonete não precisa de um motor de mais de 160 ou 170 cavalos.
    Tem tanta ilusão nisso, que lembro que até quando do lançamento da nova Frontier (em 2017 aqui), teve gente que testou e disse que ela andava muito menos que a antiga, e sabem porque? Porque ela não dava aquele soco lá pelos 1.800 giros como a antiga. Por ter duas turbinas, o ganho de desempenho era mais linear, mas isso não era "sentido". Quando começaram as medições, perceberam que esse desempenho da antiga era subjetivo.

    Pessoal se ilude muito nesse negócio de "0 a 100". Dizem... "a S10 faz em 9,8 segundos, a Frontier demora uma eternidade com seus 11 segundos".
    Em primeiro lugar, não se trata de um veículo esportivo, onde uma arrancada pode definir o começo do jogo e talvez ajudar no seu final. Ninguém precisaria ter uma "arrancada esportiva" numa picape. Não é o que se espera dela. É legal? Concordo que sim, principalmente para quem gosta de carros esportivos, mas não é sensato. Gosta de velocidade, compre um esportivo que faça de 0 a 100 em 5 segundos ou menos, preparado para isso e com segurança para tal. É o que eu faço hoje. Tenho o meu brinquedo para alguns momentos de relaxamento (quem consegue relaxar com ele? kkkk.....).
    Em segundo lugar, muitos dizem.... "mas com mais arrancada uma ultrapassagem se torna mais segura". Vocês já viram as retomadas da Frontier? São mais rápidas ou praticamente iguais às concorrentes (claro que tirando a Amarok que nem sei se ainda vende hoje). São diferenças de 0,3 ou 0,2 segundos como vi recentemente. Mas, mesmo que a retomada acompanhasse o pouco mais de 1 segundo da arrancada, ou 2 segundos, que sejam (duvido), honestamente, meus queridos amigos, se a sua ultrapassagem depender de 1 ou 2 segundos para evitar a tragédia... tem algo de muito pior para você se preocupar e não é com a potência do motor.
    Eu tinha um amigo professor de direção defensiva, e ele dizia que, depois de fazer a ultrapassagem, se o veículo que vinha em direção contrária passar por você em menos de 7 segundos, volte para a autoescola antes que você mate alguém.
    Sei que não é o que acontece... vejo ultrapassagens desrespeitando isso o tempo todo pois viajo muito, e vejo muitas não darem certo. Por sorte, a maioria termina bem, com o outro veículo indo para o acostamento, por exemplo, mas muitas não terminam assim de forma muito feliz.

    Por favor, desculpem a minha opinião, se por acaso ele desagradou alguém. É só a minha opinião. Cada um deve fazer o que achar melhor. Não sou dono da vida de ninguém... nem da minha kkkk.....
    Mas, eu acho que a Frontier está bem equilibrada assim, pelo menos para que o mercado deseja e, principalmente, precisa. Mas, nada contra quem mexe no motor para ganhar mais potência se souber o que está fazendo. Válido também, e a Frontier oferece uma estabilidade única para isso. Mas, em relação à concorrência, ao invés de se preocuparem com a estabilidade e os freios, ficam metendo potência nos motores para acompanharem modismos, e saem capotando, rodando e perdendo o controle por aí. A Ford no ano passado lançou o multilink lá fora numa versão da Ranger, mas isso duvido que venha para cá, ela não está mais nem aí com o mercado latino. Aqui o apelo dos "CV" é mais "chamativo" comercialmente.
    A Hilux vem oferecendo mais potência em seus motores, mas não resolveu ainda o seu problema básico de total falta de estabilidade. Faz jus ao "nóis capota mas num breca", mas não por decisão do motorista.... kkkk....

    Então, na minha mais modesta e humilde opinião, eu acho que quem gosta de brincar com arrancada e velocidade, e eu gosto também, deve ter um carro preparado para isso, e não comprar um "caminhãozinho pequeno" e querer andar de forma esportiva.
    Eu ando rápido, mas não correndo. Agilidade e velocidade são duas coisas muito diferentes....

    Outro dia fiz uma brincadeira com um amigo, dirigindo um Corola dele, pouco conheço da Toyota, mas ele me disse que esse modelo tinha um motor "especial", bem mais potente. Eu fiz algumas manobras e perguntei pra ele se era daquele jeito que ele aproveitava o motor, e ri muito quando ele me respondeu que com ele não haveria a segunda manobra porque ele já teria que ir trocar as calças.... kkkk.....
    Mas o carro estava ajustado para aquilo, com bom equilíbrio e foi feito para aquele desempenho mais "ousado". Diria que ele até aguentava mais. Mas, caminhonete, definitivamente, foi concebida para outra proposta.

  • #5000
    Usuário
    Entrada
    14/04/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 136
    Citação Postado originalmente por LoucoPoeta Ver Post
    Ranger com 210 cv BI-Turbo, cambio de 10 machas e multimidia de 10 ou 12 polegadas e a S-10 deve sofrer um aumento na potência, deve ter o cambio de 8 machas, fora que a Hilux já esta com 224 cv na serie “limitada”.
    Isso se a Ford sobreviver na América Latina, coisa que ela nem tem mais a intenção e nem mostra desempenho para isso.
    Isso se o motor da S10 aguentar outro remendo sem continuar estourando como hoje. Lembre-se que ela mudou novamente a turbina e perdeu desempenho na última "mexida".
    Isso de a Hilux conseguir um dia resolver o problema de falta de estabilidade, o que acho que isso só deve acontecer numa próxima geração, e ainda assim tenho as minha dúvidas... kkkk....

    Forte abraço, meu querido.
    4X4 Brasil

  • #5001
    Usuário
    Entrada
    14/04/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 136
    Citação Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Sei que o Cirão vai dizer que isso é outra bobagem... mas nós que somos assalariados comemoramos mais essa vantagem.
    Isso é outra bobagem.... kkkkk..... um abraço meu querido.

  • #5002
    Usuário
    Entrada
    14/04/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 136
    Citação Postado originalmente por LoucoPoeta Ver Post
    Desculpa o desabafo!
    Meu caro, você está entre amigos, pode dizer o que quiser. Desabafar faz parte de nossas ideias a acerca do mundo que nos rodeia.

    Veja que o preço do diesel novamente reforça o ponto de que a eficiência pode ser um melhor caminho do que a potência.

  • #5003
    Usuário
    Entrada
    14/04/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 136
    Que exagero... carro funerário não é tão feio assim.... kkkkk.....
    Abraços, meu querido.

  • #5004
    Usuário
    Entrada
    14/04/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 136
    Citação Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Bom dia galera.

    Ontem não deu pra entrar mesmo, já sabem que segunda feira pra mim é complicado, normalmente até entro, mas é difícil.

    Vou deixar o link abaixo pra vocês, que mostra claramente o conceito de suspensão multilink usada na Frontier.
    Na verdade este artigo inglês foi uma vez divulgado pelo Cirão que ele viu num fórum que ele participa, mas depois comentamos sobre ele aqui e ninguém lembrava mais do link, e no final de semana fuçando algumas coisas aqui no PC acabei encontrando uma nova publicação deste artigo.
    Esclarece bem o que é multilink independente e multilink de eixo rígido, coisa que alguns "sites especializados" não conseguiram entender ainda. Segue:
    5 Link Rear Suspension (A Complete Insight) - VROOMO
    Parabéns, meu amigo, você encontrou !!!
    Era esse mesmo.
    Mas já saiu bastante material sobre isso, e o que é pior é que alguns sites de auto papo furado ainda insistem no erro... kkkkk..... fui muito explícito? Pode isso aqui? Se não puder, aceito a censura sem reclamar.... kkkkk.....
    Mas já teve até gente que também não entendeu isso na época e fez provocações aqui... lembram-se? Tempos passados....
    Por isso que dizemos... dê tempo ao tempo...
    O pessoal aqui sabe das coisas... kkkkkk..... e eu nem me incluo porque seria covardia para os demais.... kkkkkk..... Estou brincando... vão me chamar de arrogante novamente.... kkkkk....

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 3 usuários navegando neste tópico. (1 registrados e 2 visitantes)

    1. fulviolimited

    Tópicos Similares

    1. Nova TRAILBLAZER 2017
      Por Lopes Fernando no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 519
      Última resposta: 15/04/2024, 17:14
    2. nova hilux flex 4x2 2017
      Por AloxAlox no fórum Toyota
      Respostas: 54
      Última resposta: 19/01/2020, 12:15
    3. Chave nova ranger XLT 2017
      Por GiovanniP no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 16/11/2018, 15:11

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade