x
Convex Datacenter
  • #4441
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    2,297
    Agradecimentos: 73



    Eu achei isso também. É um teste sem os critérios que o Edu recomenda, mas ainda deu muito próximo, com o computador indicando até maior consumo, ao contrário da lenda urbana de que ele "rouba para mais"
    Se não me engano, o Edu recomenda encher o tanque e tirar a média 5 vezes, sempre no mesmo posto, na mesma bomba, na mesma temperatura, no automático e outros cuidados que talvez eu não recorde agora.



    Esse texto vai justamente na orientação do Edu:

    Consumo de combustivel: confiar no computador de bordo ou nao ? - Facility ABM

    "Durante muitos anos, a única maneira possível para calcular a média de combustível por quilômetro rodado, era anotando em um caderninho e fazendo as contas toda vez que o veículo fosse abastecido.
    Mas agora, os novos modelos contam com a tecnologia a seu favor.


    Dessa forma, pelo menos em tese, não é necessário fazer os cálculos manualmente, pois, os painéis dos carros mais modernos já contam com este cálculo diretamente no computador de bordo.


    E como todas as novidades sempre vêm acompanhadas de algumas dúvidas, decidimos escrever este texto para ajudar você a desmistificar todas as questões sobre confiar ou não no painel do computador de bordo.


    O problema do computador de bordo é que, em sua primeira geração, os dados registrados não eram confiáveis. Por isso, boa parte dos motoristas acabam preferindo o jeito clássico.


    Porém, agora, eles são muito precisos, pois o computador sabe exatamente quantos quilômetros foram percorridos e quantos litros foram consumidos, segundo a segundo, o que já facilita muito a vida do motorista.


    Assim, o motorista ao fazer as suas próprias contas, precisa considerar as divergências entre um abastecimento e outro, a inclinação do carro ou do piso do posto e outras coisas.


    Nesse caso, para que a verificação manual eficiente e realmente confiável, recomendamos que o condutor estabeleça uma média entre vários desses abastecimentos."

  • #4442
    Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Idade
    48
    Posts
    718
    Agradecimentos: 30
    É a volta dos que nunca se foram?

    Caramba, o Eduardo deu realmente uma aula. Concordo com vocês.
    Cada vez que ele retoma um assunto ele o enriquece mais.
    Quero ver a publicação completa depois.

  • #4443
    Usuário Avatar de Samuel Dias
    Entrada
    10/02/2016
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    358
    Agradecimentos: 12
    O esquema do Eduardo funciona direitinho. A diferença entre o marcador e o computador de bordo é mínima, as vezes para mais, outras para menos, mas com varias mediçoes vai se aproximando cada vez mais.
    Só uma vez eu tive uma diferença muito grande, mas tenho certeza que foi barberagem do frentista ou falha da mangueira, porque sempre que encho o tanque demora para o ponteiro começar a abaixar, isso é normal ou é problema? acontece com vocês?
    Mas daquela vez o ponteiro desceu rápido e a média na bomba foi bem mais alta, até fiquei tão feliz.
    Mas entrou menos combustível de fato.

    Nova frente sai mesmo em abril? Já confirmaram para vocês?

  • #4444
    Usuário
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,069
    Agradecimentos: 80
    Puxa-sacos !!!
    Estou brincando. A amizade entre os amigos aqui extrapola o fórum e me permite brincar com eles para manter o bom humor do espaço.
    Obrigado pelo carinho, amigos. A intenção é só ajudar para afastar as informações equivocadas.
    Como eu tinha "zerado" o "computador de bordo", aproveitei na hora de abastecer hoje para fazer uma conferência das marcações, e depois publico aqui. Mas não fugiu disso que conversamos.

  • #4445
    Usuário
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,069
    Agradecimentos: 80
    Citação Postado originalmente por Samuel Dias Ver Post
    Só uma vez eu tive uma diferença muito grande, mas tenho certeza que foi barberagem do frentista ou falha da mangueira, porque sempre que encho o tanque demora para o ponteiro começar a abaixar, isso é normal ou é problema? acontece com vocês?
    Samuel, como foi dito aqui, o mercado é cheio de lendas, mas de pouco conhecimento.
    A imprensa não pesquisa direito e informa errado. A informação técnica fica muitas vezes num cofre das montadoras, afinal, tem o segredo industrial. Muitos profissionais são despreparados, mal especializados e isso é até normal com a rápida evolução tecnológica e a quantidade de modelos e tecnologias existentes no mercado hoje.
    A especialização é o futuro, por isso acredito que as concessionárias vão crescer muito nos próximos anos. Informação, ferramental e tecnologia estão cada vez mais restritas e complexas.

    A marcação de combustível nos veículos não é linear. Apesar de eu já ter lido um "especialista" conhecido dizer que a escala é logarítmica, e depois tentar se corrigir dizendo que na verdade o caso relatado era um defeito, o fato é que a escala não é nem linear, nem logarítmica.
    Não existe um padrão de relação de marcação com o consumo real, e cada fabricante pode adotar uma metodologia diferente. Aí acabam condenando o marcador e colocando uma peça nova de forma equivocada.
    Acredite, existem padrões diferentes por montadoras, regiões (Europa um tipo, EUA é outro), e a forma de medir ou a capacidade e alertas de combustível variam muito a cada projeto.

    Eu vou entrar mais a fundo nisso depois, mas, por enquanto, vou deixar só um texto didático aqui para vocês, antes que digam que a gente inventa coisas de acordo com a nossa conveniência, como costumam fazer.
    Leiam aqui (não fui eu quem escreveu...... mas já trabalhei com isso e sei que é bem perto disso mesmo):



    "8 dúvidas frequentes sobre os marcadores de combustível

    2 – A ESCALA NÃO É LINEAR


    Conforme o veículo roda, o combustível vai sendo consumido gradativamente, gota a gota. Assim, a maioria das pessoas acredita que o marcador se movimenta rigorosamente ao nível de combustível disponível no reservatório. Porém, os projetistas não fazem a calibração dos mostradores desta maneira.

    Contrariando o senso comum, a escala do marcador de combustível funciona de forma não linear.

    Muitos motoristas já perceberam de modo intuitivo. Em grande parte dos modelos, pode-se rodar mais de cem quilômetros após completar o reservatório e o ponteiro continuar apontando que está completo. Após cerca de vinte ou trinta quilômetros, ele baixa rapidamente para cerca de 3/4. O mesmo ocorre em outros pontos da escala do marcador, como pouco abaixo da metade ou em torno de 1/4 de tanque.

    Ao entrar na reserva, o foco reside em proteger o condutor e evitar que ocorra a pane seca, acendendo a luz de alerta. Esta pode ter um ou dois estágios e os parâmetros de projeto são especificados do modo explicado no item 6. O objetivo da calibração do sensor é transmitir uma sensação autonomia menor que a real.

    Os principais níveis de combustível são programados para apresentam quedas abruptas no valor exibido. Por exemplo, um automóvel com reservatório de 60 litros de capacidade movimenta os ponteiros de forma rápida em quatro ocasiões? ao perder os 50, 30, 20 litros, e ao entrar na reserva.

    Em resumo, a escala do marcador de combustível nada tem de linear.

    ........

    6 – QUANTO POSSO RODAR APÓS ACENDER A LUZ DA RESERVA?


    Varia muito conforme as características do modelo. Via de regra, os fabricantes de instrumentos combinados – os conjuntos de marcadores instalados no painel do veículo -têm como padrão o acendimento da luz da reserva acende após o nível de combustível ficar abaixo de 10% a 15% da capacidade do tanque, a depender da capacidade do tanque e consumo do modelo.

    Como a maioria dos tanques de combustível modernos possuem de 50 a 70 litros, o aviso ocorre ao restar entre 5 a 8 litros no reservatório. Alguns modelos criam um segundo estágio no qual a lâmpada passa a piscar, no qual restam de 3 a 5 litros, a fim de evitar a pane seca.

    Para calcular a distância na qual ainda há autonomia após acender a luz da reserva, é necessário conhecer o consumo do veículo na situação na qual este trafega e o combustível utilizado no momento."


    Fonte: 8 duvidas frequentes sobre os marcadores de combustivel – Educacao Automotiva

    Depois complemento melhor esse texto e explico com mais detalhes.

  • #4446
    Usuário
    Entrada
    14/04/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    1,423
    Agradecimentos: 136
    Boa noite, meus queridos amigos !!!

    Passando rapidamente para deixar pelo menos uma boa noite a todos.
    Gosto de dividir este espaço com todos vocês, mas estou finalizando alguns trabalhos de última hora e o tempo livre tem se tornado raro.

    Edu, meu querido amigo, o pessoal gosta muito dos seus comentários, sempre bem equilibrados, informativos e acessíveis.
    Era assim no começo, depois você saiu. Lembro como se comemorou a sua volta, e foi uma grande conquista resgatá-lo de volta ao grupo.
    A época hoje é outra. Ainda temos raras interferências, mas elas acabam logo no vazio. A informação hoje é muito maior, a união também, e não tem mais havido muito espaço para a criação de mentiras. Elas acabam rapidamente pulverizadas e sem efeito.
    Com você aqui o grupo fica muito mais forte.

    Eu participo de um grupo de tiro esportivo. Havia um certo preconceito sobre armas fabricadas aqui no Brasil por uma empresa nacional. Impressionante que eu só via isso nesse grupo. Em outros grupos que participo no mundo inteiro não existe esse desmerecimento.
    Só sei que recentemente o pessoal se uniu e cada um buscou uma informação para mostrar que este preconceito era uma estupidez, pura ignorância ou provocações de fãs de outras marcas. Surgiram estatísticas de confiabilidade do produto, que é sucesso de vendas nos EUA, comparações de falhas com modelos "renomados", reviews, etc.
    Incrível como bastaram alguns dias para que os detratores da marca se calassem, perdessem força, e ficassem até sem graça de ver que os modelos que tanto valorizavam eram considerados inferiores ao nosso produto nacional.
    Quando falta a informação, abre-se um espaço para fofocas. Por isso é importante sempre compartilhar informações verdadeiras e precisas.

    Samuel, meu querido, o gerente da concessionária Nissan me garantiu que teremos o novo modelo em breve. A previsão seria para Abril mesmo, se atrasar pode ser um mês, mas chega logo.
    Eu também estou aguardando.

    Uma ótima noite e um grande abraço para todos os amigos.

  • #4447

  • #4448

  • #4449
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    2,297
    Agradecimentos: 73
    Grande Cirão !!!

    Mudou muito. A chegada de muitos proprietários de Frontier mudaram aquela situação.

    Ontem eu estava conversando com um fornecedor lá da empresa onde trabalho, um amigo também.
    Ele me comentou que começou a pesquisar picapes para comprar. Ele tem uma Audi, se não me engano, "Q" qualquer coisa...
    Eu tive tantas Audi que até me confundo com os modelos que existem
    Ele disse que quer viajar mais este ano e por lugares mais retirados e desconhecidos, e quer ter um veículo mais versátil, seguro e mais preparado para algumas situações inesperadas, mas sem perder o conforto que tem hoje.

    Ele me comentou que depois de uma pesquisa percebeu uma coisa interessante, que muitos proprietários gostam de suas caminhonetes, mas donos de Frontier e L200 têm paixão pelas suas, que parece uma coisa cult.
    Ele disse que fez diversos testes drives no final do ano e começo deste, e sempre com a esposa, já que ela também vai dirigir a caminhonete, e que ele realmente ficou surpreso com a Frontier, que além da boa fama de robustez e qualidade dela, o conforto e a segurança que ele sentiu nela foram bem superiores as demais. Ele disse que ficou impressionado com a estabilidade dela e com o seu conforto, que achou o motor e o câmbio os mais equilibrados da categoria, e que foi a única onde se sentiu quase num carro de luxo, pelo conforto, silêncio e prazer de dirigir.
    A esposa dele lhe disse que "essa você pode comprar, as outras parecem carroças".
    Eu disse pra ele que é o que dizemos aqui, e ele comentou que as opiniões que ele ouviu foram só de elogios para a Frontier.

    Ele disse que testou a L200 também, mas está longe do conforto da Frontier, tem menos estabilidade, o barulho interno é bem mais alto, o motor e câmbio são fracos e não "se conversam bem entre si" e achou ela também bem desconfortável para viagens longas, além de pular muito em qualquer mínimo defeito de pista. As demais, ele disse que nem pensar, nada a ver.

    Não adianta, se você quer conhecer a Frontier, tem que andar nela para ver que ela está realmente num outro patamar. E se quer conhece-la de verdade em todo o seu potencial tem que conviver com ela por algum tempo, aí você não vai mesmo se arrepender de ter escolhido ela, e dificilmente sairá dela, por isso essa paixão dos donos.
    Acho que em breve teremos mais um novo dono de Frontier aqui. Convite foi feito e ele prometeu que vai entrar logo que tiver a dele em mãos.

  • #4450
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    2,297
    Agradecimentos: 73
    Citação Postado originalmente por LoucoPoeta Ver Post
    Obrigado por compartilhar
    Na verdade é o contrário, a Frontier é base para a nova L200.
    A Mitsubishi já anunciou que está desenvolvendo a nova L200 sobre a base da Frontier atual, e deve inclusive manter até a mesma suspensão multilink e ter modelos com o mesmo motor.
    Há uma aliança entre Renault, Mitsubishi e Nissan para aproveitamento de plataformas e outras soluções técnicas.
    A Frontier já nasceu de outra parceria com a Mercedes Benz, que infelizmente não conseguiu emplacar uma caminhonete na sua linha, que seria uma Frontier também.
    A Renault já usa a plataforma da Frontier na Alaskan, ou para dizer a verdade, usa tudo e só troca a grade e os logos.
    Houve uma aproximação com a VW para o desenvolvimento da nova Amarok, mas parece que o preço da plataforma da Frontier afastou essa ideia.

  • #4451
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    2,297
    Agradecimentos: 73
    Citação Postado originalmente por LoucoPoeta Ver Post
    Pois é, o que dissemos aqui no passado que foi motivo de ironia de alguns. Como disse o Ciro, o tempo sempre mostra a verdade.
    Com o crescimento em vendas e com o mercado reconhecendo as qualidades da Frontier, era de se esperar que isso fosse acontecer.
    Finalmente a Frontier se torna a caminhonete média mais valorizada do mercado. Até a Hilux famosa por essa qualidade, nem aparece na lista com os 25 modelos mais valorizados.
    Alguém já tinha comentado isso lá no grupo.
    Mais um título para a Frontier.



    Parabéns Nissan !!!!

  • #4452
    Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Idade
    48
    Posts
    718
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por LoucoPoeta Ver Post
    Mas isso não é uma boa notícia...

    É uma ótima notícia...


    Contrariando tudo que se falava dela no passado, foi a que mais cresceu em vendas, recebeu diversos títulos e prêmios da melhor na categoria, provou a sua qualidade tecnológica de inovações, subiu no ranking de vendas e ainda foi a mais valorizada.
    E mais... a que oferece ainda o menor custo de manutenção, revisões e peças hoje da categoria.
    E nós da "igrejinha" que éramos exagerados, "cômicos", etc....
    Nada como um dia trás do outro...

    Parabéns a todos os proprietários de Frontier. A última desculpa para não se ter uma já se foi também. Não precisa mais comprar a que capota porque valorizava mais

    É isso aí, galera. Bora comemorar !!!
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Nova TRAILBLAZER 2017
      Por Lopes Fernando no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 519
      Última resposta: Ontem, 17:14
    2. nova hilux flex 4x2 2017
      Por AloxAlox no fórum Toyota
      Respostas: 54
      Última resposta: 19/01/2020, 12:15
    3. Chave nova ranger XLT 2017
      Por GiovanniP no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 16/11/2018, 15:11

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade