x
Convex Datacenter
  • #4309
    Usuário
    Entrada
    18/12/2021
    Local
    BAURU/SP
    Posts
    56
    Agradecimentos: 0



    Bom dia pessoal!

    Conforme prometi no meu primeiro post (acima, feito ontem), seguem as minhas primeiras impressões sobre a Nissan Frontier Attack 20/21.

    Para contextualizar devo começar falando que, apesar de em boa parte da minha vida ter a experiência com outras caminhonetes (Amarok, Ranger, S 10 e Toyota - todas diesel), meu último carro foi um Toyota Corolla XEI 2016. Não tenho o que reclamar do carro, senão a limitação do uso off-road e a ausência de caçamba para transporte de objetos maiores que naturalmente não cabiam no porta malas do sedam.

    Já fazia um bom tempo que eu vinha pensando em trocar o meu Corolla por uma caminhonete, mas o meu lado racional não me deixava retornar para o "mundo DIESEL". O conforto, a confiabilidade e o baixo custo de manutenção do Corolla "não me deixavam" concluir o desejo de mudança. Entretanto, sempre mantive o costume de pesquisar minuciosamente os modelos, versões, custos e problemas crônicos de cada caminhonete disponível no mercado atual (inclusive as usadas após 2012).

    Como a quantidade de opções de marcas e modelos é razoavelmente grande, nos últimos tempos procurei resumir minhas pesquisas nas 3 fabricantes japonesas (Toyota, Mitsubishi e Nissan).

    Certa vez (no início de 2020), durante a revisão do meu Corolla na Toyota, fui bem disposto a troca-lo numa Hilux SR automática. Na época, para tirá-la como produtor rural, ela iria custar para mim aproximadamente R$ 155 mil reais. Mas novamente meu lado racional não permitiu que eu desse meu carro por aproximadamente R$ 65 mil e a diferença de 90 mil em dinheiro. Depois desisti de olhar para as Hilux pelos motivos conhecido (insegurança, falta de conforto e principalmente custo alto de aquisição - muita diferença de preço para as outras caminhonetes)

    Ainda, por volta da metade do ano de 2020, após um período pesquisando sobre a Nissan Frontier, bateu a vontade de andar nela pela 1ª vez. Fui até a CC mais próxima e lá fiz um teste drive na Frontier LE. Resumindo: adorei a caminhonete. Sentei para ver os preços e me foram passados os valores para tirar como produtor rural. A versão Attack, em outubro de 2020 estava custando R$ 178 mil, mas com o desconto de 17% para produtor rural ela sairia para mim por aproximadamente R$ 148 mil; a versão XE de R$ 201 mil sairia por R$ 166 mil; e a versão LE de R$ 220 mil por R$ 182 mil. A CC Nissan pegaria meu Corolla por R$ 65 mil. Novamente, não fechei o negócio.

    Recentemente está focado nas L200 Triton HPE S 18/19, mas nenhum negócio com usada deu certo. As novas nem fui ver pois em minha cidade não tem mais CC Mitsubishi.

    Foi quando apareceu a oportunidade de uma Nissan Frontier LE 18/19 por R$ 180 mil. Era na cor e modelo que eu queria, mas tinha uma certa insegurança na marca por ainda não conhecer. Por esse motivo, resolvi ligar para um amigo que havia comprado uma 0 KM no inicio desse ano para usar em suas viagens interestaduais e resolvi perguntar qual era a opinião dele sobre a caminhonete. A resposta dele foi: "Não perca tempo, compre logo uma Toyota Hilux". Naturalmente fiquei espantado com a resposta dele e perguntei o motivo. Ele respondeu que a Nissan Frontier é uma última caminhonete, que não havia dado qualquer problema (com exceção do desgaste prematuro das pastilhas de freio que ele já havia trocado e agora está com uma pastilha de cerâmica - teoricamente mais durável), mas que estava acabando com a coluna dele, pois na opinião dele a caminhonete é muito dura. Uai!!! Dura? Como assim? Li muito (e experimentei) sobre a Nissan Frontier e o que não vi sobre ela é qualquer reclamação por ela ser "dura". Continuando a conversa com meu amigo, ele disse que no inicio do ano (2022) iria passar a caminhonete dele na Toyota para pegar uma Hillux. Logo sugeri para ele já passar a caminhonete para mim, desde que ele pegasse o meu carro como parte de pagamento. Ele sugeriu que eu esperasse ele ver na Toyota a disponibilidade da Hilux 0 Km e assim que tivesse uma posição poderíamos avançar ou não na negociação.

    Resumindo, meu amigo passou a Nissan Frontier Attack dele para mim por R$ 160 mil, pegou meu Corolla por R$ 85 mil e buscou a Hilux 0 Km (a mais simples, cambio manual) por R$ 223 mil (como produtor rural).

    A experiência que estou tendo com a minha Nissan Frontier em termos de conforto é que (na minha opinião) é mais ou tanto quanto confortável que o Corolla XEI 2016 que eu tinha. Em termos de consumo estou achando mais econômica a Nissan Frontier, pois além de estar fazendo mais KM por litro de combustível, o Diesel S10 (R$ 5,15) é mais barato que a gasolina aditivada (R$ 6,40) que eu vinha abastecendo no meu carro nos últimos 6 meses. Em termos de desempenho acho ela um pouco mais lenta nas saídas e retomadas que o Corolla, mas longe da Frontier ser fraca ou lenta, é apenas uma impressão que tenho, pois nunca tive interesse de medir tanto um como a outra. Meu modo de conduzir é bem suave. Evito aceleração e frenagens bruscas. Ando no limite da via.

    Por enquanto é o que tenho para dizer.

    Estou no aguardo de aguem responder meu questionamento sobre o som castanhado (como se fosse um som de uma castanhola espanhola) que fiz no post anterior (acima).

    Forte abraço e bom domingo para todos.
    4X4 Brasil Razão: Letras misturadas com símbolos.

  • #4310
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    2,354
    Agradecimentos: 74
    Fórum morno, whatsapp morno, acho que eu sou o único pobre aqui que não está viajando de férias

    Fabio já em novo desafio, outros colegas também em viagens longas pelo Brasil... e eu trabalhando
    Mas vamos em frente.

    Seja bem vindo MarPerna !!
    É bom ver o grupo crescendo.

    Camarada, você comprou um caminhonete excelente, pode ter a certeza disso. O fato de ter limitado a escolha nas japonesas já foi de grande sensatez.
    Seu amigo é doido em dizer que a Frontier é muito dura. O conforto, a maciez e o cuidado com a coluna dela não tem nenhuma comparação nacional, tanto que é um ponto tão destacado em todos os testes feitos pela imprensa e usuários, que esquecem até que a suspensão multilink não é só conforto, mas segurança. A estabilidade dela em relação à Hilux e L200 é muito, mas muito superior (essa não capota fácil), e em conforto não se compara a nenhuma outra, como você mesmo viu ao comparar com o Corolla, que é um bom carro.

    Tenho certeza que você vai gostar muito dessa caminhonete.

    Sobre este "castanhado", todo motor diesel é mais ruidoso, possui estas "marteladinhas" no funcionamento.
    Se está dentro da normalidade ou não, aí não tenho como afirmar sem ouvir e comparar com as Frontier que eu já tive (duas), mas mesmo a antiga também tinha esse som caracteristico de caminhonete diesel.
    Eu recomendo você levar numa concessionária e pedir uma avaliação. Se você está dizendo que acima das 2.000 rotações não se ouve mais o motor, realmente isso é normal. Ela é bastante silenciosa em velocidade de "cruzeiro". O ronco do motor só aparece mesmo em fortes acelerações, mas ainda assim não deve ser muito alto.

    Continue compartilhando a sua experiência com a gente. Entre aqui e os grupos de whatsapp e o Clube já são mais de 300 donos de Frontier. No grupo de whatsapp deve ter uns 4 ou 5 que criticam ela, mas já identificamos serem de outro grupo que entrou com o objetivo de tumultuar (ficaram quetinhos de repente... ).
    Tem gente moendo ela no offroad ou no trabalho e ela tem se mostrado muito confiável e resistente.

    Muito já se discutiu no grupo sobre as pastilhas durarem menos hoje. Aquela época de pastilhas durarem mais de 70 mil km acabou. Hoje a maioria das pastilhas não usam mais amianto e são mais macias, o que ajuda a evitar desgaste em discos de freio. Pode ver que se troca 4 ou 5 jogos de pastilhas e os discos não apresentam desgaste acentuado.
    O Edu comentou na semana passado no grupo sobre uma Saveiro 2019 da empresa dele, com 57.000, já trocou pastilhas 3 vezes, e nessa última foi uma facada enorme, porque a Saveiro ainda usa disco nas 4 rodas.
    Ele publicou o orçamento de óleo, pastilhas, discos, bujão de óleo e outros item da Saveiro e da Frontier que ele revisou no grupo de whatsapp (vou publicar aqui se ele autorizar), e dá pra ver como muita gente fala bobagem em dizer que a manutenção da Frontier é cara. Tudo na Saveiro foi mais caro.

    Só fazer uma pesquisa para ver como as pastilhas tem durado pouco na maioria dos veículos.
    O pessoal começou a testar a de cerâmica, mas tem muita gente que não recomenda isso.
    Se você roda mais em estrada, as originais duram muito, como é o caso da do Edu que fez revisão de 50.000km e as pastilhas ainda estão com meia vida. Se você dirige muito em cidade, com peso, e câmbio automático, ela vai durar bem menos.
    A sugestão da própria Nissan para quem exige muito do freio e não quer ficar trocando muito as pastilhas, é colocar a da Frontier Mexicana que serve nesta Argentina, mas dura bem mais. Porém, ela desgasta mais os discos e não tem uma frenagem tão macia e eficiente. Essa do modelo Argentino inclusive apresenta menos fadiga quando aquecida, com menor risco de falha nestas condições.
    Cada um deve ver o que é melhor para o seu caso, eu prefiro as atuais pelas vantagens e por não jogar amianto no ar, mesmo com mais trocas..

    Boa sorte com a nova caminhonete e te desejo muita alegria com ela.
    Quando puder posta uma foto da bruta. Qual a cor dela?

  • #4311
    Usuário
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 84
    Citação Postado originalmente por MarPerna Ver Post
    Sou novo no grupo, mas já li muitas páginas das conversas anteriores. São muitos comentarios úteis, especialmente do Ciro, Eduardo, Bigsd, etc

    Recentemente comprei minha Nissan Frontier Attack 20/21 (a primeira na familha - temos Amarok, Ranger, Toyota e S10), com 80 mil km rodados (bem rodados). Em breve deixarei meu relato da experiência que venho tendo com ela.
    Olá MarPerna,

    Espero que você tenha levado a caminhonete na concessionária antes da compra, e solicitado uma vistoria cautelar. Isso é importante.
    80.000km não é pouco. Para uma caminhonete como a Frontier não é nada, motor, câmbio, diferencial, suspensão, tração, etc.... duram muito, alguns componentes passando fácil os 500.000km e chegando perto de 1.000.000km.
    Mas, em 80.000km dá para acontecer muitas coisas, e depende muito do cuidado que o dono anterior teve e do histórico dela.
    Já vi veículos com 50.000km que dava até medo, e outros com mais de 100.000km que pareciam zero (os meus são assim).

    Minha sugestão é que leve ela numa concessionária, faça uma inspeção completa e uma revisão geral.
    Espero que o dono anterior tenha feito as revisões na concessionária, e não fora. Falam que é a mesma coisa, mas não é, acredite em mim.
    Carro revisado sempre em concessionária deixa rastro dos trabalhos realizados, e é possível ver o histórico de problemas com o carro. Além disso, eles usam componentes certificados e verificam eventuais recalls. Ok, a Frontier não tem recalls ou problemas crônicos, mas nem todas as orientações técnicas viram recall público. Existe o recall "branco" para problemas que não representem maiores riscos ou que não são recorrentes. Então quando você encosta o carro na concessionária, pelo número de série eles observam se tem alguma orientação técnica, muitas vezes uma simples troca de guarnição de um trinco, como aconteceu comigo numa Frontier 2016 que eu tive.
    Eu encostei essa 2016 para uma revisão e tinha um boletim técnico recomendando trocar a guarnição de borracha do trinco do capô, que estava rachando e apresentando ruídos com o tempo por uma falha de fabricação no lote do fornecedor. Eles me disseram que tem sempre alguns serviços que podem ser feitos de acordo com o chassis.

    Conheço uma moça que tinha um carro com 14 anos de uso e quebrou a suspensão, entortou a roda, estourou o pneus, fez um bom estrago. Ela levou numa oficina "de confiança" e deram um orçamento que era quase metade do valor do carro.
    Eu sugeri pra ela ver na concessionária, pois era um trabalho em componentes críticos, que exigiria soldas, e já vi serviços mais baratos em concessionária do que fora.
    Ela levou na concessionária e adivinhe! O problema que ela teve no carro tinha recomendação de recall. A concessionária não soldou nada, trocou tudo por novo e ainda substituiu a roda e o pneu, TUDO EM GARANTIA, sem nenhum custo. Nem ela acreditou.

    Eu acho importante você levar ela na concessionária, pedir uma boa avaliação e fazer uma revisão lá, pelo menos agora se não quiser fazer mais depois. Se ela estiver com a revisão em dia, ótimo, então se preocupe com coisas menores, como lubrificação de trincos, dobradiças, limpeza de ar-condicionado, e outras coisinhas que normalmente os donos de carros dizem que é bobagem da concessionária só para faturar mais. Eu, por exemplo, sempre adquiro o kit lubrificação, e nunca tive problemas.
    Um colega lá do grupo de whatsapp ficou com a fechadura da tampa da caçamba da caminhonete dele travada outro dia, e sofreu para abrir. Estava muito seca e tinha entrado muito pó. Parecem bobagens, mas são detalhes que vale a pena fazer sim, mesmo que numa frequência menor que a recomendada, pois depende do uso.
    Verifique balanceamento, alinhamento... coisas que ninguém gosta de gastar, e peça uma boa inspeção por baixo, procurando danos causados por mau uso. Tenha certeza que o óleo do motor e filtros foram trocados no km correto e são originais. Na dúvida, já troque tudo.

    Boa sorte com a sua caminhonete e espero que ela te traga muitas alegrias. É uma ótima caminhonete, e se bem cuidada vai durar muito e dificilmente te dará algum problema.

    Obrigado pela consideração.

    Abração.

  • #4312
    Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Idade
    48
    Posts
    740
    Agradecimentos: 31
    A Nissan tinha dito que ia entregar 2.000 unidades por mês até abril para zerar a fila? Podem esquecer, o pessoal da concessionária daqui me falou que há mais de 10 dias não chega nenhuma por falta de peças.
    A coisa tá brava. Se vier a tal da nova onda de pandemia, aí pode esquecer, o mundo não vai andar mais tão cedo. Até alimento está faltando na Europa. Impressionante.

  • #4313
    Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Idade
    48
    Posts
    740
    Agradecimentos: 31
    Marperna, o pessoal vem com um monte de sugestões, pois eu tenho somente uma sugestão para você, que é: siga as sugestões do Eduardo (Edumar) . Ele trabalhou muitos anos em montadoras de veículos e conhece bem. Parabéns pela caminhonete nova.

    Bigsd, você que tem as manhas, coloque os vídeos do Fabio lá do whats aqui.

  • #4314
    Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Idade
    48
    Posts
    740
    Agradecimentos: 31
    Pessoal, veja a avaliação do Garagem 2.0 da Frontier. Vale a pena ouvir alguém que andou com outros modelos o quanto ele eleva as qualidades da Frontier. Percebam que é paixão à primeira vista .
    Impressionante como o pessoal que teste e compara se empolga muito com ela. É uma caminhonete realmente única no segmento dela.

    Marperna, ouça o que ele fala em relação ao conforto dela comparado com a Hilux, e fala várias vezes durante o vídeo para não deixar dúvidas da enorme diferença entre as duas. Vem bem a calhar esse vídeo.
    Vale a pena ver o vídeo todo, a retomada de velocidade que ela tem com o biturbo, nítida no vídeo, o silêncio interno, a grande estabilidade... tudo incrível.

    ROLÊ NA NOVA NISSAN FRONTIER LE DIESEL, MELHOR QUE S10???


    4X4 Brasil

  • #4315
    Usuário
    Entrada
    18/12/2021
    Local
    BAURU/SP
    Posts
    56
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Fórum morno, whatsapp morno, acho que eu sou o único pobre aqui que não está viajando de férias

    Fabio já em novo desafio, outros colegas também em viagens longas pelo Brasil... e eu trabalhando
    Mas vamos em frente.

    Seja bem vindo MarPerna !!
    É bom ver o grupo crescendo.

    Camarada, você comprou um caminhonete excelente, pode ter a certeza disso. O fato de ter limitado a escolha nas japonesas já foi de grande sensatez.
    Seu amigo é doido em dizer que a Frontier é muito dura. O conforto, a maciez e o cuidado com a coluna dela não tem nenhuma comparação nacional, tanto que é um ponto tão destacado em todos os testes feitos pela imprensa e usuários, que esquecem até que a suspensão multilink não é só conforto, mas segurança. A estabilidade dela em relação à Hilux e L200 é muito, mas muito superior (essa não capota fácil), e em conforto não se compara a nenhuma outra, como você mesmo viu ao comparar com o Corolla, que é um bom carro.

    Tenho certeza que você vai gostar muito dessa caminhonete.

    Sobre este "castanhado", todo motor diesel é mais ruidoso, possui estas "marteladinhas" no funcionamento.
    Se está dentro da normalidade ou não, aí não tenho como afirmar sem ouvir e comparar com as Frontier que eu já tive (duas), mas mesmo a antiga também tinha esse som caracteristico de caminhonete diesel.
    Eu recomendo você levar numa concessionária e pedir uma avaliação. Se você está dizendo que acima das 2.000 rotações não se ouve mais o motor, realmente isso é normal. Ela é bastante silenciosa em velocidade de "cruzeiro". O ronco do motor só aparece mesmo em fortes acelerações, mas ainda assim não deve ser muito alto.

    Continue compartilhando a sua experiência com a gente. Entre aqui e os grupos de whatsapp e o Clube já são mais de 300 donos de Frontier. No grupo de whatsapp deve ter uns 4 ou 5 que criticam ela, mas já identificamos serem de outro grupo que entrou com o objetivo de tumultuar (ficaram quetinhos de repente... ).
    Tem gente moendo ela no offroad ou no trabalho e ela tem se mostrado muito confiável e resistente.

    Muito já se discutiu no grupo sobre as pastilhas durarem menos hoje. Aquela época de pastilhas durarem mais de 70 mil km acabou. Hoje a maioria das pastilhas não usam mais amianto e são mais macias, o que ajuda a evitar desgaste em discos de freio. Pode ver que se troca 4 ou 5 jogos de pastilhas e os discos não apresentam desgaste acentuado.
    O Edu comentou na semana passado no grupo sobre uma Saveiro 2019 da empresa dele, com 57.000, já trocou pastilhas 3 vezes, e nessa última foi uma facada enorme, porque a Saveiro ainda usa disco nas 4 rodas.
    Ele publicou o orçamento de óleo, pastilhas, discos, bujão de óleo e outros item da Saveiro e da Frontier que ele revisou no grupo de whatsapp (vou publicar aqui se ele autorizar), e dá pra ver como muita gente fala bobagem em dizer que a manutenção da Frontier é cara. Tudo na Saveiro foi mais caro.

    Só fazer uma pesquisa para ver como as pastilhas tem durado pouco na maioria dos veículos.
    O pessoal começou a testar a de cerâmica, mas tem muita gente que não recomenda isso.
    Se você roda mais em estrada, as originais duram muito, como é o caso da do Edu que fez revisão de 50.000km e as pastilhas ainda estão com meia vida. Se você dirige muito em cidade, com peso, e câmbio automático, ela vai durar bem menos.
    A sugestão da própria Nissan para quem exige muito do freio e não quer ficar trocando muito as pastilhas, é colocar a da Frontier Mexicana que serve nesta Argentina, mas dura bem mais. Porém, ela desgasta mais os discos e não tem uma frenagem tão macia e eficiente. Essa do modelo Argentino inclusive apresenta menos fadiga quando aquecida, com menor risco de falha nestas condições.
    Cada um deve ver o que é melhor para o seu caso, eu prefiro as atuais pelas vantagens e por não jogar amianto no ar, mesmo com mais trocas..

    Boa sorte com a nova caminhonete e te desejo muita alegria com ela.
    Quando puder posta uma foto da bruta. Qual a cor dela?

    Muito obrigado pelas explicações Bigsd!

    Nas minhas leituras dos posts anteriores já tinha visto algo sobre essa questão das pastilhas de freio não terem mais o amianto em sua composição e por tal razão o desgaste ser mais rápido.

    Em breve postarei fotos da minha Frontier e darei meus relatos da experiência do uso dela.

    Aliás, respondendo a sua pergunta, a cor da minha Frontier Attack é branca. Retirei os adesivos laterais e o adesivo da tampa traseira. Deixei apenas os adesivos com o escrito "4x4" que ficam nas laterais da caçamba e os apliques cromados da tampa traseira "Frontier" e "4x4"; coloquei uma lona marítima, troquei os filtros de ar, cabine e combustível; coloquei caixas de som nas portas traseiras e trava elétrica na tampa da caçamba. Ela já veio com bancos de couro (cor preta), revestimento de "couro" preto em todo o assoalho da cabine, isofilme nos vidros, modulo de acionamento por 1 toque de todos os vidros e abertura com 3 toque no controle do alarme; overlap na caçamba e 4 pneus michelin ltx force 265/70/R16 (o estepe é original 255/70/R16 e nunca rodou).

    Hoje fui na CC e andei com o mecânico (chefe) da oficina Nissan. Sobre o som castanhado do motor ele deu um leve sorriso e respondeu que é normal. Eu não preciso me preocupar.

    A caminhonete não possui qualquer barulho estranho ou rangido que possa indicar algum desgaste, defeito ou quebra.

    Em resumo, continuo muito satisfeito com a Frontier.

  • #4316
    Usuário
    Entrada
    18/12/2021
    Local
    BAURU/SP
    Posts
    56
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Olá MarPerna,

    Espero que você tenha levado a caminhonete na concessionária antes da compra, e solicitado uma vistoria cautelar. Isso é importante.
    80.000km não é pouco. Para uma caminhonete como a Frontier não é nada, motor, câmbio, diferencial, suspensão, tração, etc.... duram muito, alguns componentes passando fácil os 500.000km e chegando perto de 1.000.000km.
    Mas, em 80.000km dá para acontecer muitas coisas, e depende muito do cuidado que o dono anterior teve e do histórico dela.
    Já vi veÃ*culos com 50.000km que dava até medo, e outros com mais de 100.000km que pareciam zero (os meus são assim).

    Minha sugestão é que leve ela numa concessionária, faça uma inspeção completa e uma revisão geral.
    Espero que o dono anterior tenha feito as revisões na concessionária, e não fora. Falam que é a mesma coisa, mas não é, acredite em mim.
    Carro revisado sempre em concessionária deixa rastro dos trabalhos realizados, e é possÃ*vel ver o histórico de problemas com o carro. Além disso, eles usam componentes certificados e verificam eventuais recalls. Ok, a Frontier não tem recalls ou problemas crônicos, mas nem todas as orientações técnicas viram recall público. Existe o recall "branco" para problemas que não representem maiores riscos ou que não são recorrentes. Então quando você encosta o carro na concessionária, pelo número de série eles observam se tem alguma orientação técnica, muitas vezes uma simples troca de guarnição de um trinco, como aconteceu comigo numa Frontier 2016 que eu tive.
    Eu encostei essa 2016 para uma revisão e tinha um boletim técnico recomendando trocar a guarnição de borracha do trinco do capô, que estava rachando e apresentando ruÃ*dos com o tempo por uma falha de fabricação no lote do fornecedor. Eles me disseram que tem sempre alguns serviços que podem ser feitos de acordo com o chassis.

    Conheço uma moça que tinha um carro com 14 anos de uso e quebrou a suspensão, entortou a roda, estourou o pneus, fez um bom estrago. Ela levou numa oficina "de confiança" e deram um orçamento que era quase metade do valor do carro.
    Eu sugeri pra ela ver na concessionária, pois era um trabalho em componentes crÃ*ticos, que exigiria soldas, e já vi serviços mais baratos em concessionária do que fora.
    Ela levou na concessionária e adivinhe! O problema que ela teve no carro tinha recomendação de recall. A concessionária não soldou nada, trocou tudo por novo e ainda substituiu a roda e o pneu, TUDO EM GARANTIA, sem nenhum custo. Nem ela acreditou.

    Eu acho importante você levar ela na concessionária, pedir uma boa avaliação e fazer uma revisão lá, pelo menos agora se não quiser fazer mais depois. Se ela estiver com a revisão em dia, ótimo, então se preocupe com coisas menores, como lubrificação de trincos, dobradiças, limpeza de ar-condicionado, e outras coisinhas que normalmente os donos de carros dizem que é bobagem da concessionária só para faturar mais. Eu, por exemplo, sempre adquiro o kit lubrificação, e nunca tive problemas.
    Um colega lá do grupo de whatsapp ficou com a fechadura da tampa da caçamba da caminhonete dele travada outro dia, e sofreu para abrir. Estava muito seca e tinha entrado muito pó. Parecem bobagens, mas são detalhes que vale a pena fazer sim, mesmo que numa frequência menor que a recomendada, pois depende do uso.
    Verifique balanceamento, alinhamento... coisas que ninguém gosta de gastar, e peça uma boa inspeção por baixo, procurando danos causados por mau uso. Tenha certeza que o óleo do motor e filtros foram trocados no km correto e são originais. Na dúvida, já troque tudo.

    Boa sorte com a sua caminhonete e espero que ela te traga muitas alegrias. É uma ótima caminhonete, e se bem cuidada vai durar muito e dificilmente te dará algum problema.

    Obrigado pela consideração.

    Abração.
    Edumar, boa tarde!

    Fico feliz com sua resposta e dicas preciosas.

    Não só levei a caminhonete na CC para fazer uma inspeção antes de comprrá-la, como também confio no dono anterior (Único dono - tirou 0 km). Explico.

    O Dono anterior, além de amigo, é vizinho de cerca de minha propriedade rural. Vi a caminhonete que comprei deles desde o primeiro dia que ele apareceu com a nova Frontier que ele havia acabado de tirar 0 Km em janeiro desse ano (2021).

    O uso que ele fez da caminhonete é um uso parecido com o uso que darei para ela (embora eu acredito que eu serei mais atencioso, pra não dizer cuidadoso). Em 80% do tempo do uso dela com o proprietá¡rio anterior foi no asfalto, andando bem (que digam as multas que ele já pagou e ainda poderão chegar) e o restante (20%) do tempo em estradas de terra batida. Nada de OFF Road.

    A caminhonete não possui qualquer arranhado ou amassado na parte de baixo. Logo dá para imaginar que a caminhonete nunca levou pancada forte em pedra ou buraco. O alinhamento e balanceamento estão em dia (nenhum pneu apresenta desgaste irregular ou maior em relação aos demais). Primeira partida do dia, pela manhã, é linda. A caminhonete urra bonita com o som da hélice do radiador (esqueci o nome certo). Não solta qualquer tipo de fumaça (branca ou preta). Não possui qualquer vazamento de óleo. O cambio, a tração 4x4, a reduzida, assistente de descida e partida em rampa, funcionam perfeitamente. Não existe qualquer aviso ou lampada no painel acesa durante a condução. Anda bem e pelas minhas médias de consumo está ficando com média acima de 10,5 km/l dentro da cidade. Na estrada, numa viagem curta (menos de 100 km) fiz média acima de 15km/l.

    Para que a história não pareça um "conto de fadas" o "senão" dessa caminhonete é o fato do proprietá¡rio não ter feito nenhuma revisão da caminhonete na CC Nissan. Quando digo nenhuma, é nenhuma. Nenhum carimbo no manual. Novamente, explico.

    O dono anterior é proprieta¡rio de uma frota de caminhões e maquinas pesadas que presta serviço em diversos estados. Possui oficina própria em sua empresa, com mecanicos certificados, etc, que realizam todo tipo de manutenção em seus veiculos.

    Logo, todas as revisões da caminhonete foram feitas rigorosamente em dia, usando filtros originais comprados na CC Nissan (especialmente o de diesel que não existe no mercado paralelo - pelo menos aqui na minha região), com todas as manutenções registradas no sistema da empresa, apontando dia, hora, nome do mecanico e o que foi feito na caminhonete. Sempre usa oleo Motul 5w30 ACEA C4, etc

    Infelizmente, por melhor e mais pontualmente que as manutenções tenham sido feitas e por melhor que fosse o cuidado do dono anterior e meu cuidado atual, creio que a caminhonete perdeu a garantia de fa¡brica da Nissan (teria 2 anos pela frente).

    Mas, seguindo a orientação do Edumar, penso que é importante de agora em diante levar a caminhonete para fazer as proximas revisões na CC Nissan para eventualmente fazer os ajustes necessários indicados nas orientações tecnicas Nissan. Assim, espero continuar a usar a caminhonete sem ter surpresa e dor de cabeça.

    De todo modo, voce ou alguem aqui no forum tem alguma dica do que devo pedir para a CC Nissan inspecionar na caminhonete?

    Hoje ela esta com 81.600 km rodado. Peguei ela com 80 mil km rodado. O proprieta¡rio anterior tinha acabado de trocar o oleo do motor e filtros. Por desencardo de consciencia troquei o filtro de combustivel (original comprado por mim na CC Nissan), pois nao sei em quais postos a caminhonete foi abastecida. Troquei o filtro de ar e filtro de cabine por serem baratos (na minha opiniao). Nao troquei o filtro de oleo do motor e oleo do motor pelo fato dele ter sido recentemente trocado (Motul 5w30 ACEA C4).

    Novamente obrigado e forte abraço!

  • #4317
    Usuário
    Entrada
    18/12/2021
    Local
    BAURU/SP
    Posts
    56
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    Marperna, o pessoal vem com um monte de sugestões, pois eu tenho somente uma sugestão para você, que é: siga as sugestões do Eduardo (Edumar) . Ele trabalhou muitos anos em montadoras de veículos e conhece bem. Parabéns pela caminhonete nova.

    Bigsd, você que tem as manhas, coloque os vídeos do Fabio lá do whats aqui.
    Obrigado sm4rco!!!

  • #4318
    Usuário
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 84
    Caro MarPerna

    Muito bom ler o seu relato. Apesar de não ter feito as revisões em concessionária, ela parece ter sido bem cuidada.
    Sim, a falta de revisões anula a garantia, mas... eventuais vícios comprovados de fabricação ou qualidade de peças continuam na garantia. Porém, a Nissan não é muito chata com isso, pode ficar tranquilo.
    Duro é a Ford que te dá 5 anos na Ranger, você faz todas as revisões em dia, ela dá problema (e como dá) e eles alegam mau uso. Isso é praxe dela, mas não assume nunca os problemas de seu projeto.

    Com certeza ela está com tudo funcionando. Essa caminhonete não é para ter problemas importantes tão cedo. Claro que podem acontecer, mas não é o normal. A qualidade dos japoneses é bastante séria.
    Minha empresa fornece material para a Nissan, e eles são exigentes até com máquinas de produção, tudo tem que estar perfeito.
    A fama dos japoneses com a perfeição pela qualidade não é sem razão.
    Mesmo a Hilux e a L200, pode ver que são muito respeitadas pela resistência, durabilidade e confiabilidade. O problema é que brasileiro não é muito exigente para carros na sua maioria, e se prende muito a parte financeira do negócio, então as concorrentes não se atualizam muito. Para que? Estão vendendo? A suspensão de feixe de molas é do tempo das carroças, mas ainda tem mercados que aceitam, e o desconforto e os riscos de acidentes aumentam muito.

    O próprio consumidor demora para reagir à tecnologia. Quando a Nissan introduziu a Frontier 4x4 em 2006 aqui no Brasil, usando o sistema de seleção do 4x4 e reduzida bor botão e acionamento elétrico, eu lembro que muita gente criticou o sistema, dizendo que era ruim, que o da S10 dava muitos problemas, que a Nissan estragou a caminhonete, mas no final viram a confiabilidade de um produto japonês. Eles só colocam algo no carro quando confiam, e mesmo assim até inovam algumas vezes. Porque os japoneses não colocaram a direção elétrica nas picapes aqui? Coincidência?

    Pode ter confiança no carro, não é para dar problemas.

    Eu pediria para inspecionar tudo na concessionária. Fazer uma boa verificação de todos os itens.
    Qualidade de combustível cria depósitos no interior do motor, e isso é bom verificar. Um problema cada vez mais comum em todos os veículos hoje.

    Que bom que o ruído do motor está OK. Diesel é assim mesmo, tem esse ruído característico. Esse motor só dá problemas se for mal cuidado, fora isso já tem relatos de motores dessa Frontier passando dos 500.000 sem nenhum problema. Outro dia postaram um vídeo aqui de uma turbina de uma com 200.000km, estava perfeita, sem desgastes. Considerando que algumas concorrentes estão fazendo turbinas até com menos de 20.000km... você imagina a qualidade desse motor. Câmbio dela já tinha fama de durar a vida toda, e parece que esse segue o mesmo caminho.

    Fique tranquilo. Aproveite a caminhonete.

  • #4319
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    2,354
    Agradecimentos: 74

  • #4320
    Usuário
    Entrada
    18/12/2021
    Local
    BAURU/SP
    Posts
    56
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Caro MarPerna

    Muito bom ler o seu relato. Apesar de não ter feito as revisões em concessionária, ela parece ter sido bem cuidada.
    Sim, a falta de revisões anula a garantia, mas... eventuais vÃ*cios comprovados de fabricação ou qualidade de peças continuam na garantia. Porém, a Nissan não é muito chata com isso, pode ficar tranquilo.
    Duro é a Ford que te dá 5 anos na Ranger, você faz todas as revisões em dia, ela dá problema (e como dá) e eles alegam mau uso. Isso é praxe dela, mas não assume nunca os problemas de seu projeto.

    Com certeza ela está com tudo funcionando. Essa caminhonete não é para ter problemas importantes tão cedo. Claro que podem acontecer, mas não é o normal. A qualidade dos japoneses é bastante séria.
    Minha empresa fornece material para a Nissan, e eles são exigentes até com máquinas de produção, tudo tem que estar perfeito.
    A fama dos japoneses com a perfeição pela qualidade não é sem razão.
    Mesmo a Hilux e a L200, pode ver que são muito respeitadas pela resistência, durabilidade e confiabilidade. O problema é que brasileiro não é muito exigente para carros na sua maioria, e se prende muito a parte financeira do negócio, então as concorrentes não se atualizam muito. Para que? Estão vendendo? A suspensão de feixe de molas é do tempo das carroças, mas ainda tem mercados que aceitam, e o desconforto e os riscos de acidentes aumentam muito.

    O próprio consumidor demora para reagir Ã* tecnologia. Quando a Nissan introduziu a Frontier 4x4 em 2006 aqui no Brasil, usando o sistema de seleção do 4x4 e reduzida bor botão e acionamento elétrico, eu lembro que muita gente criticou o sistema, dizendo que era ruim, que o da S10 dava muitos problemas, que a Nissan estragou a caminhonete, mas no final viram a confiabilidade de um produto japonês. Eles só colocam algo no carro quando confiam, e mesmo assim até inovam algumas vezes. Porque os japoneses não colocaram a direção elétrica nas picapes aqui? Coincidência?

    Pode ter confiança no carro, não é para dar problemas.

    Eu pediria para inspecionar tudo na concessionária. Fazer uma boa verificação de todos os itens.
    Qualidade de combustÃ*vel cria depósitos no interior do motor, e isso é bom verificar. Um problema cada vez mais comum em todos os veÃ*culos hoje.

    Que bom que o ruÃ*do do motor está OK. Diesel é assim mesmo, tem esse ruÃ*do caracterÃ*stico. Esse motor só dá problemas se for mal cuidado, fora isso já tem relatos de motores dessa Frontier passando dos 500.000 sem nenhum problema. Outro dia postaram um vÃ*deo aqui de uma turbina de uma com 200.000km, estava perfeita, sem desgastes. Considerando que algumas concorrentes estão fazendo turbinas até com menos de 20.000km... você imagina a qualidade desse motor. Câmbio dela já tinha fama de durar a vida toda, e parece que esse segue o mesmo caminho.

    Fique tranquilo. Aproveite a caminhonete.
    Edumar, boa noite!

    Até o presente momento ela vem me surpreendendo. Confesso que não esperava ser tão bem surpreendido. Achava que ia sentir falta do meu Corolla, mas toda vez que cruzo com um pela rua não sinto um pingo de saudade. O conforto da Frontier é muito bom, quiça melhor que do Corolla. A saída da Frontier lembra o meu sedan médio. O consumo da Frontier é menor. A sensação de segurança é ainda maior do que eu já sentia no Corolla.

    No mais, comparando com as outras caminhonetes (Amarok, Ranger e S10) não acho que ela perde em nada.

    Sinto falta de coisa "bobas" na Frontier como por exemplo a falta de iluminação nos botões dos vidros elétrico. Mas por outro lado estou muito satisfeito com o Android Auto. Estou usando o comando de voz acionado pelo botão do volante (mantendo pressionado) para dar o comando para o Google Assistente abrir e fechar o portão da minha garagem (até minha filha de 4 anos ficou surpresa com a novidade).
    4X4 Brasil Razão: Letras misturadas com símbolos.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Nova TRAILBLAZER 2017
      Por Lopes Fernando no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 519
      Última resposta: 15/04/2024, 17:14
    2. nova hilux flex 4x2 2017
      Por AloxAlox no fórum Toyota
      Respostas: 54
      Última resposta: 19/01/2020, 12:15
    3. Chave nova ranger XLT 2017
      Por GiovanniP no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 16/11/2018, 15:11

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade