A do Eduardo eu sei que todas as revisões foram feitas em concessionárias e no prazo certo, mas conheço muita gente que faz a primeira revisão ou a segunda e a partir daí relaxa. Hoje muitas vezes nem isso, porque não tem mais aquela coisa de primeira revisão grátis.
Aí leva no mecânico "de confiança" que não tem ferramental apropriado, instrumentos certificados para a marca, não tem especificações, desenhos, instruções técnicas, programa de inspeção e boletins técnicos do modelo, que usa peças mais baratas que "é a mesma coisa", óleo que "é diferente mas é igual" e por aí vai. Aí não tem jeito, o barato vai sair caro.
A ideia do pessoal é que autorizada "rouba". Coisa de gente mal informada que não tem a menor ideia do que está falando, e como diz o Ciro, toma "suco de milho" porque cerveja puro malte é só enganação
E outra, eu vi recentemente uma tabela de custos de manutenção onde a Frontier ficou em segundo, e a primeira que supostamente (não acreditei muito) tinha peças e mão de obra mais em conta é uma famosa por viver em oficinas cheia de problemas. Aí qual a vantagem?
A nossa, por exemplo, se o filtro de partículas saturar é só apertar um botão e vida que segue. Algumas precisa ir necessariamente para uma concessionária, e o pior é que param do nada. Estamos vendo muito isso hoje. Aí, se você não tiver um seguro, lá vai o custo com guincho, taxi para levar a família para casa, custo da limpeza, taxi para ir no outro dia buscar a caminhonete na concessionária, e se ainda não tiver que pagar estacionamento para ela porque é fim de semana e concessionárias estão fechadas.
Vimos isso acontecer no grupo, com colega com caminhonete nova que não aguentou mais essa rotina, porque viajava muito e dependia de diesel pouco confiável de alguns postos de estradas. Disse que foi uma tortura. Aí aparece o cara que diz que caminhonete de estrada não dá problema de DPF. A Frontier não, com certeza absoluta, mas tem modelos que dá em estrada, cidade, etc... até guardada na garagem se bobear
Depois leva no "mecânico de confiança" que quer eliminar DPF, EGR, isso e aquilo... e lá se vai toda a engenharia da caminhonete jogada no lixo porque alguém quis ser esperto.
Tem que escolher um veículo confiável e cuidar bem. Bem cuidado o preço de manutenção será menor do que não cuidar bem.
Já teve colega nosso, e não foi só um, que levou a nova Frontier para instalar módulo de travamento das portas sem saber que ela já tem esta opção, e o pior é que instalaram o módulo. Como não está no manual, e ele é programado até pelo próprio dono, ele não sabia que ela tinha esse recurso, e a loja da esquina também não, óbvio, porque não tem as informações técnicas nenhuma do modelo.
Tudo está amarrado. Quer gastar menos, gaste com inteligência e responsabilidade. Senão o barato vai sair bem mais caro depois.