x
Convex Datacenter
  • #2893
    Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Idade
    48
    Posts
    740
    Agradecimentos: 31



    O Ciro está muito sensível
    Obrigado, meu amigo, é bom fazer parte dessa comunidade.

    Pessoal, devo encarar uma viagem longa agora, e confesso que estou assustado com a quantidade de relatos sobre panes nas estradas em razão do entupimento do filtro de partículas. Ando muito desconfiado da qualidade desse nosso diesel.
    De segunda feira até agora já conheci dois casos pessoalmente, fora os relatos que estou vendo na internet, principalmente de modelos novos. E não tem conversa, é guincho e concessionária.

    Será que corro esse risco? Como evitar? O sistema de limpeza da Frontier pelo botão no painel resolve mesmo isso?
    Alguém teve alguma experiência similar? Corro algum risco de ficar pelo caminho e pior, com as concessionárias fechadas?

  • #2894
    Usuário Avatar de Samuel Dias
    Entrada
    10/02/2016
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    376
    Agradecimentos: 12
    Pessoal, se eu não conseguir entrar mais aqui até o Natal, deixo os meus votos de um Feliz Natal a todos com muita alegria.


  • #2895
    Usuário Avatar de Samuel Dias
    Entrada
    10/02/2016
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    376
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    Pessoal, devo encarar uma viagem longa agora, e confesso que estou assustado com a quantidade de relatos sobre panes nas estradas em razão do entupimento do filtro de partículas. Ando muito desconfiado da qualidade desse nosso diesel.
    De segunda feira até agora já conheci dois casos pessoalmente, fora os relatos que estou vendo na internet, principalmente de modelos novos. E não tem conversa, é guincho e concessionária.

    Será que corro esse risco? Como evitar? O sistema de limpeza da Frontier pelo botão no painel resolve mesmo isso?
    Alguém teve alguma experiência similar? Corro algum risco de ficar pelo caminho e pior, com as concessionárias fechadas?
    Sm4rco,

    Relaxa, meu caro, vai tranquilo que não vai acontecer nada.
    Nem a Frontier antiga saturava o filtro em estradas (pelo contrário era na estrada que ele se regenerava), e essa nova nem relatos de filtro saturado possui aqui no grupo.
    Se precisar, o botãozinho está lá no painel para colocar as coisas em ordem novamente, sem estresse, mas tenho certeza que você não vai precisar usá-lo. Tem pessoal que já passou dos 100 mil km com essa caminhonete e nem sabe o que é isso.
    E a Frontier não para do nada como temos visto por aí, ela avisa com muita antecedência e você continua dirigindo sem receios.
    Tenho certeza que nenhuma das caminhonetes que você viu com problemas era a nossa Frontier.
    Viaje tranquilo e aproveite a paisagem sem ficar com essa preocupação na cabeça.

  • #2896
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    2,354
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Samuel Dias Ver Post
    Pessoal, se eu não conseguir entrar mais aqui até o Natal, deixo os meus votos de um Feliz Natal a todos com muita alegria.
    Obrigado, Samuel

    Feliz Natal pra você e para todos demais colegas.

  • #2897
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    2,354
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    O Ciro está muito sensível
    Obrigado, meu amigo, é bom fazer parte dessa comunidade.

    Pessoal, devo encarar uma viagem longa agora, e confesso que estou assustado com a quantidade de relatos sobre panes nas estradas em razão do entupimento do filtro de partículas. Ando muito desconfiado da qualidade desse nosso diesel.
    De segunda feira até agora já conheci dois casos pessoalmente, fora os relatos que estou vendo na internet, principalmente de modelos novos. E não tem conversa, é guincho e concessionária.

    Será que corro esse risco? Como evitar? O sistema de limpeza da Frontier pelo botão no painel resolve mesmo isso?
    Alguém teve alguma experiência similar? Corro algum risco de ficar pelo caminho e pior, com as concessionárias fechadas?
    Marcão, tá doido? Estou te estranhando...


    Vai tranquilo, nem pensa nisso, como disse o colega Samuel, Frontier não tem disso não. A bruta não para.

  • #2898
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    2,354
    Agradecimentos: 74
    Aproveitando para deixar uns vídeos novos para vocês.
    Vejam esse abaixo, pelo menos o começo. Gente, olha só essa frente !!!! Coisa de louco.
    Nova Frontier Mexicana, e nada de feixe de molas, multilink lá também.
    Vejam o começo onde mostra a frente para ter uma ideia do que a Nissan fez nessa frente. Muito show !!!

    Nissan Frontier 2021 La reina del segmento

    Nissan Frontier 2021 A rainha do segmento

    4X4 Brasil

  • #2899
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    2,354
    Agradecimentos: 74
    Apresentação da Pro-4X 2021 no méxico. Também multilink !!!


  • #2900
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    2,354
    Agradecimentos: 74
    Em ação:

    NISSAN FRONTIER NO TESTE DE LIMITES VENCE ÁGUA E O BARRO ENFRENTA O EXTREMO E PICKUPS SAEM DA RETA


  • #2901
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    2,354
    Agradecimentos: 74
    Platinum 2021


  • #2902
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    2,354
    Agradecimentos: 74
    Bom dia a todos os sumidos do grupo
    Muita gente viajando, e eu quietinho aqui me preservando desse loucura de pandemia.

    Olha aí, pessoal, saiu um vídeo explicativo e bem objetivo sobre a recurso exclusivo da Frontier para limpeza do filtro DPF.
    Nada de entrar em pânico com caminhonete parada nas ruas ou batendo na porta de concessionárias fechadas em cima de um guincho como costumamos ver por aí. Aqui é tecnologia


  • #2903
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    2,354
    Agradecimentos: 74
    Novo "caveirão" do Rio de Janeiro montado numa Nova Frontier.


  • #2904
    Usuário
    Entrada
    10/01/2010
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    64
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    O pessoal comentou aqui sobre a questão de consumo da Frontier.
    Já sabemos que a economia de combustível da Frontier é um de seus destaques, mas tem uma dica que quero compartilhar com vocês.
    ...
    Boa noite e feliz 2021 a todos!

    Um mês atrás comentei que minha média de consumo dos últimos meses estava acima de 16km/l e algumas pessoas pediram para explicar como. O Edumar respondeu a alguns dias atrás de forma perfeita. Vou usar a resposta dele e tentar acrescentar alguma coisa aqui ou acolá.

    Do dia que remapeei minha Frontier S (acho que tinha uns 3 ou 4.000km rodados) até os 18.000km a média de consumo dela foi 14,5 km/l.

    Uns três meses atrás eu zerei o marcador de consumo pela primeira (e única) vez e de lá para cá a média é de 16,2 km/l. O que mudou é que antes minha velocidade de cruzeiro em estradas era 120 Km/h, agora é 100... Em ultrapassagens chego frequentemente a 130 – 150 km/h.

    Como diz o Edumar “A Frontier tem um marcador de consumo instantâneo do tipo bargraph, que fica numa das telas selecionáveis através de um botão no volante...”, na versão S ela tem um marcador numérico digital acionado no próprio painel.

    Daqui por diante, tudo que estiver entre aspas serão frases do Edumar:

    - “ A dica é observar como se comporta esse indicador conforme o nosso modo de dirigir. É impressionante a quantidade de informações que podemos conhecer dessa forma.
    Por exemplo, se você quiser ganhar um pouco mais de velocidade numa estrada e pisar fundo no acelerador, vai perceber que a barrinha cai lá pra esquerda, marcando 5km/l, mas, se acelerar suavemente, vai notar que ela não desce de 10km/l.”
    O Edu tá corretíssimo e eu dirijo de olho na estrada e no medidor de consumo todo o tempo. Chego a esperar uma decida suave para acelerar e quase nunca acelero numa subida – Claro que ganhar velocidade na decida consome muito menos que na reta e muuuuuito menos que na subida.
    A grosso modo o que faz o consumo aumentar é o pé pesado e existem duas formas de pé pesado: aquela que busca a maior aceleração (quase totalmente consciente) e aquele que mesmo com o veículo em velocidade constante pressiona o pedal mais que o necessário para manter aquela velocidade. Esse segundo tipo é inconsciente e, acreditem, pisamos assim 90% do tempo! Vejam o que diz o Edu:

    - “Outra coisa que percebi, dependendo da inclinação de uma descida na estrada, se você mantém o pé no acelerador o consumo fica ali em torno de 17km/l ou bem melhor, mas se você tirar o pé, novamente dependendo da inclinação, ela não perde velocidade, e o consumo desce lá para mais de 25km/l.” Isso que ele descreve acontece na reta também, só que é mais sutil... Arrisco dizer que 90% do tempo, mesmo em retas, se vc aliviar o acelerador em um par de milímetros (sim essa é uma fina arte!) a velocidade vai continuar idêntica e o consumo instantâneo vai cair 10 ou 20%... EXPERIMENTEM!!!

    -“Em estradas tranquilas, com curvas, dá para ver as diferenças de consumo em retomadas pós-curvas, com maior ou menor aceleração.
    Você também conhece os velocidades mais econômicas e alguns vícios de dirigir que fazem o gráfico descer para a esquerda.” Tô meio fissurado nessa coisa de economia de combustível (e nem é pelo dinheiro, mas sim pelo fato de constatar como essas viaturas podem ser incrivelmente econômicas) faço essas considerações automaticamente todo o tempo... Sim, dirijo em função do consumo! Enquanto minha Frontier com quase duas toneladas faz 16,2 km/l de média, minha moto (uma BMW GS 800 Adventure) faz 18 km/l pesando pouco menos de 250kg, mas nessa eu não busco economia... No passado já fiz tanques inteiros tentando gastar o mínimo e o melhor consumo que já tive foi 21km/l...
    O Edu fala em vícios de direção... Com essa busca constante de economia eu percebi que todos temos o vício de pisar mais que o necessário, até para manter a velocidade constante! Em algumas ocasiões olho o consumo instantâneo e vejo que ele está acima da minha média... mesmo em retas, alivio o pé até perceber que perdi um tico de velocidade, aí pressiono levemente o pedal e em poucos segundos volto à velocidade anterior mas com o consumo novamente abaixo da média... É assim que dirijo e, acreditem, isso pode ser divertido.

    - “Mas, façam essa experiência de conhecer como vocês dirigem e o como algumas variações de comportamento afetam bastante o consumo.” Reitero o que disse o Edu, experimentem! Só não vão bater o carro olhando para o painel!!!

    - “Claro que ninguém vai sair para uma ultrapassagem acelerando suavemente, nem eu faço isso, mas muitas situações permitem uma ação mais moderada do acelerador. E a Frontier tem a vantagem do turbo para baixa, o que faz com que o motor tenha uma reação muito boa entregando um ótimo torque mesmo em baixas rotações. Muitas vezes ocorre de levar vícios de outros modelos para ela, mas o motor dela tem um comportamento bem diferente, e pelo bar graph é possível entendê-lo melhor e também aproveitar melhor as suas vantagens e qualidades.
    Experimentem e depois me contem”. Esse ponto mencionado pelo Edu é o ponto-chave! Esse motor 2.3 entrega o torque máximo em muito baixas rotações! No meu remap não coloquei a viatura no dinamômetro mas segundo a empresa que fez (empresa de origem alemã presente em quase todas as grandes cidades do Brasil) o torque máximo teria passado de 41 para aproximadamente 45 kgfm a 1500 rpm e a potencia de 160 para aproximadamente 190cv à 3700 rpm (acho que ficou uns 10 cv abaixo disso). Esse números explicam porque fiz o remap e porque a viatura é tão econômica.
    Quando comprei a Nissan eu tinha uma Ranger 3.0 remapeada para 236vc estimados. Na Ranger, dirigindo da mesma forma que dirijo a Frontier eu não passava de 10,5km/l de média... Por outro lado, as ultrapassagens eram rápidas e muito mais seguras... Na Frontier eu levei alguns sustos ultrapassando em estradas no início... Porquê? Porque o torque máximo está a meros 1500 rpm... Isso significa que eu abria a ultrapassagem e a viatura pulava para frente com grande ímpeto, mas aí o giro subia e a viatura não acelerava mais como no início da ultrapassagem... Com o tempo descobri que para acelerar mais eu não devia subir o giro, mas sim trocar de marcha para cima, mas isso era muito contra-intuitívo... Com os vinte, vinte e poucos pôneis a mais os sustos acabaram porque a viatura passou a acelerar como todos os veículos que já tive... E aí tá a chave da economia... explorar o torque máximo em muito baixas rotações... No meu dia a dia nas avenidas de Salvador ando em sexta marcha a sessenta por hora (com velocidade constante, jamais acelerando para não forçar o motor e o próprio câmbio) isso significa que passo a maior parte do tempo entre 1200 e 1500 rpm (isso é mais fácil com o câmbio manual)... Quase nunca passo de 2000 rpm.
    A grosso modo, se eu fizer um mesmo trajeto, nas mesmas condições, uma vez com o motor a uma média de 1250 rpm e outra vez a uma média de 2500 rpm, provavelmente vou consumir apenas a metade do combustível na primeira passagem... Aí está a lógica rasteira de usufruir do torque máximo a 1500 rpm em prol do consumo digno de uma moto...
    Desculpem se me alonguei demais! Abraços fraternos a todos!
    4X4 Brasil Razão: Adequar regras de postagem 2 / 2.18

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Nova TRAILBLAZER 2017
      Por Lopes Fernando no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 519
      Última resposta: 15/04/2024, 17:14
    2. nova hilux flex 4x2 2017
      Por AloxAlox no fórum Toyota
      Respostas: 54
      Última resposta: 19/01/2020, 12:15
    3. Chave nova ranger XLT 2017
      Por GiovanniP no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 16/11/2018, 15:11

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade