Por falar em imprensa incompetente...
Podemos falar em vendas, ou em emplacamentos, mas, quando citamos números, temos que falar o certo, porque é matemática, não tem como inventar. Como eu sempre digo, fatos são fatos, e digo isso como engenheiro e advogado :mrgreen:
Então quando eu me deparo com um artigo como esse, eu fico desanimado: Carros mais vendidos no Brasil em novembro - ate o dia 3
O título do artigo: "Carros mais vendidos no Brasil em novembro - até o dia 3"
Vamos ver a fonte agora? "Fenabrave"
O problema é que os relatórios da Fenabrave são de emplacamentos, não de vendas. Então ela própria informa errado, tanto que na transposição para o relatório mensal ela corrige para "número de emplacamentos". Agora eu pergunto: será que o repórter não consegue interpretar isso direito, apenas repete como um papagaio? Por isso nada é confiável aqui no Brasil, porque as pessoas não refletem, não pensam, não questionam, e aceitam tudo. As pessoas acostumam com o errado que passa a ser o certo.
Quem lê essa reportagem, é enganado no sentido de que as concessionárias venderam aquele número de veículos que está ali descrito nas tabelas, o que não é verdade. Ali estão as vendas feitas semanas antes, ou até meses antes.
Ontem eu estava na concessionária Nissan instalando a trava de estepe, e uma moça escolheu um Kicks e pediu uma determinada cor, e o vendedor disse que aquela cor estava com 40 dias de espera. Ela comprou o carro, foi uma venda, mas essa venda só vai aparecer depois que o carro chegar, for liberado, a documentação sair e emplacar. Percebem a incoerência?
Por essa reportagem, a Frontier sai vendendo mais do que a Amarok, praticamente empatada com a L200, e com um crescimento de 92% contra uma queda de 49% da Amarok e uma queda de 13% da L200. Alguém aí quer apostar contra a minha bola de cristal que o resultado não é isso? 1 milhão de reais esta bom? Eu topo. Tem muita gente que confia que eu erro, então olha a chance aí de ganhar 1 milhão :lol:.
Indo mais além disso, o que é vendas? É o que a fábrica vendeu de fato, e isso pode não ser o que emplacou. Como assim? Vejam só que curioso...
No relatório de emplacamentos de Outubro da Fenabrave, o Kicks aparece com 6.610 unidades emplacadas, porém mais de 1.100 unidades foram vendidas de fato para o mercado externo, ou seja, esse resultado em vendas o colocaria a frente do Tracker e do Creta se estes não fossem exportados ou importados.
Então... emplacamentos é uma coisa, vendas é outra. E vendas pode ainda ser catalogada como vendas internas e externas.
Vejam como isso é mais complexo do que parece, e aí eu pergunto, estes sites "especializados" não deveriam fazer uma análise mais correta? Copiar números e tirar conclusões fantasiosas é muito fácil, fazer algo sério exige competência e dá mais trabalho.
Péssima reportagem. Inútil em todos os sentidos.