Depois de ser cobrado centenas de vezes, finalmente consegui um tempo para poder me juntar aos amigos aqui.
E venho com novidades...
Como eu já disse antes, trabalho numa ilha cercada de concessionárias, e conheço todo o pessoal aqui (não tive ou tenho só Nissan

Por iniciativa minha eu resolvi testar o "lançamento" do mercado (tem que evitar falar nomes aqui senão o pessoal fica melindrado

Bem, eu não sou fanático por Frontier apesar de participar desse tópico, ter uma e assim pertencer ao "marketing da Nissan"

Mas, gente, eu não gostei. Podem falar o que falar, mas a suspensão da Frontier é muito diferenciada, nada a ver. Senti que pulou demais, não tem a mesma estabilidade da Frontier e apresenta a mesma traseira boba que me incomodou muito na S10 e Hilux.
Não adianta, multilink é multilink, podem falar o que quiserem, não existe milagre.
É o mesmo que comparar um celular de entrada com um top de linha, você pode otimizar a memória, ajustar isso ou aquilo, mas ele nunca vai ter o desempenho de um celular com melhor processador. É assim que vejo a suspensão multilink. Enfim, a Frontier ainda está a anos-luz na frente no que se refere a estabilidade, conforto e segurança.
Enfim, não me agradou neste quesito.
Óbvio que um motor daquele tamanho vai desenvolver mais que um 4 cilindros convencional, mas eu esperava mais. Há algum tempo andei numa Amarok e achei ela mais consistente e mais silenciosa, esta eu achei muito ruidosa, transmite todos os ruídos do conjunto mecânico e os externos também. Mais um ponto para a Frontier que é super silenciosa.
Eu termos de tecnologia e assistentes de segurança, nada que a Frontier já tivesse melhor e mais completo. Nesse ponto a Frontier continua superando identificando até movimentos ao redor dela.
O estilo também não me agradou, achei muito estranho, feia pra ser mais preciso.
O vendedor me comentou que está vendendo bem, mas que esperavam muito mais, porém a marca está com uma rejeição muito alta no Brasil por conta do fechamento das fábricas e dos danos que isso causou. Ele mesmo disse que achou que eles erraram a estratégia, que o motor ideal seria outro, que este vem dando muitos problemas e sofre de maior consistência com o câmbio que não casa bem, e além disso ela bebe exageradamente pelo que fornece de potência adicional, que se no futuro vier com um motor mais coerente é possível que essa vire encalhe pelo elevado consumo e pelo preço dos combustíveis que devem sofrer uma grande disparada no próximo ano.
Ele disse que sendo honesto comigo, não é hora de comprar porque está cheia de problemas (eu tenho visto isso), alguns pequenos e outros graves e que vai ter que ver como vão tratar isso porque simplesmente não tem peças de reposição.
Comentou que a esperança é que ela consiga passar esse período da novidade e se firmar no mercado, porque o restante dos produtos que ela oferece hoje está vendendo muito pouco. A marca está muito queimada aqui.
Resumindo, a Frontier continua nadando de braçada pelo menos em termos de produto, de qualidade, segurança, conforto e tecnologia, não foi desta vez que conseguiram superá-la. Continuo fiel ao modelo por enquanto, vamos ver se a L200 vai ser algo melhor.
Por milagre, parece que finalmente trouxeram um outro modelo mais atualizado, com suspensão multilink e motor biturbo, mas pela bagatela de 450 pilas, o preço de uma RAM que é bem melhor.
Eu quero ver os críticos que tanto falaram da suspensão multink e do motor biturbo da Frontier, que isso era "porcaria" o que vão dizer agora, no mínimo que agora eles tem a melhor picape do mundo

Pelo menos evoluiu um pouco e finalmente essa versão conseguiu sair do atraso, inclusive trazendo recursos que já tem a muito tempo na Frontier até nos modelos de 220 contos como biturbo, multilink, freio a disco nas quatro rodas, sistemas mais modernos de assistentes de segurança, etc. Sou mais a PRO-4X no custo benefício.
Estou na expectativa da chegada da nova L200, que vai compartilhar muitas coisas da Frontier. Mas, alguns detalhes que já vi não me agradaram, mas ainda podem fazer como a Nissan que lança um modelo bastante específico para cada região.
A Frontier é bastante valente, e vale cada centavo hoje. O vídeo que publicaram aí mostra bem isso.
Vamos aguardar também as novidades que a Frontier deve apresentar em breve, já tem muitas especulações, e se forem verdadeiras, ela vai novamente disparar na frente da concorrência em termos de produto.
Com relação às vendas, concordo com o que disseram aqui que vai manter as 600 unidades em média por mês, até quando quem sabe um dia o mercado reagir e evoluir.