x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário Avatar de alexbb2008
    Entrada
    29/06/2012
    Local
    Imbituba/SC
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0

    Troca de marcha com tração acionada pode?




    Ola pessoal boa tarde..

    Tentei pesquisar aqui no forum e ate achei um tópico a respeito mas não sanou plenamente minha duvida...

    Eu acabei de comprar uma Xterra 2007 linda mas tenho uma duvida...

    Nunca tive um veiculo 4x4 queria saber se quando eu parar engatar a tração 4x4 ou a 4x4 reduzida eu arranco o carro de primeira marcha e posso em movimento trocar de marcha normalmente? Tanto na tração 4x4 quanto na reduzida?

    Ou necessito arrancar já de segunda ou terceira marcha?

    Fico no aguardo...

    Obrigado..
    Alex

  • #2
    Usuário
    Entrada
    12/08/2013
    Local
    Campinápolis/MT
    Idade
    40
    Posts
    685
    Agradecimentos: 3
    Troca normalmente.......NÃO PODE É ESTERÇAR (VIRAR) NORMALMENTE,,,,,
    Evite virar muito o volante e trasse um trajeto em linha reta preferencialmente.
    Ranger XLT 2.8 2004/5

  • #3
    Alex, o uso de tração segue algumas regras básicas que servem para a maioria dos veículos 4x4.

    Algumas diferenças ocorrem em função do tipo de câmbio/ caixa de redução, se há ou não bloqueio central, mas no geral é o seguinte:

    O engate do 4x4 longo pode ser feito com o veículo em movimento e a velocidade máxima com a qual se pode engatar varia de veículo para veículo, normalmente abaixo dos 80 ou 90 Km/h. Importante verificar a velocidade máxima que o veículo pode trafegar com o 4x4 engatado.

    A 4x4 reduzida normalmente é feita com o veículo parado e com as rodas alinhadas (retas). Deve-se tb verificar a velocidade máxima para trafegar quando engatada. Normalmente até os 50 / 60 Km/h.

    Para veículos "mais simples" e sem bloqueio central, o 4x4 só pode ser utilizado em superfícies com pouca ou baixíssima aderência (terra, lama, areia etc...).


    Uma vez observadas as condições e características do terreno, o seu uso é "liberado", podendo ir pra frente, pra trás, curvas e etc...

    Uma vez engatada a tração, seja ela longa ou reduzida, o mormal é sempre partir da 1a marcha, progredindo para 2a, 3a, 4a, ect...

    Eventualmente, quando a reduzida estiver engatada, parte-se de 2a marcha quando estiver em situações de muita lama ou areia, mas isso só é sabido qdo conhecer bem o veículo e seu comportamento nestas situações, não há uma receita pronta a ser seguida, só o tempo e a experiência pra determinar essa condição de uso.

    abs.
    4X4 Brasil
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #4
    Usuário Avatar de alexbb2008
    Entrada
    29/06/2012
    Local
    Imbituba/SC
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Pessoal agradeço muito a atenção de vocês e agora sanaram minhas duvidas.

    Só mais uma duvida.

    Para mudar a marcha e engatar a 4x4 e a reduzida é obrigatorio precisa ou não pisar na embreagem?

    Eu costumo parar o carro e pisar na embreagem.

    Mas gostaria de saber é preciso ou não pisar na embreagem?

  • #5
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,383
    Agradecimentos: 144
    Alex, a maioria dos 4x4 que não tem diferencial central, exceto "caso dos Niva-Amarok, vários Audis com tração 4x4 permanente" em que este diferencial central compensa o esterçamento das para os lados, os 4x4 normais tem que se ter muito cuidado em não acionar a tração em pisos de pouca aderência, pois qualquer curva força demais a tração, "tendo-se em conta que em curvas tem rodas que giram mais que as outras" e forçam o conjunto, podendo ocasionar o travamento do veículo até a quebra de componentes mecânicos.
    Em veículos em que o acionamento da tração 4x4 se dá por engrenagens diretas, tem-se que parar para engatar a tração, sendo que em veículos em que a tração é acionada na caixa por corrente metálica, a tração pode se acionada até a velocidades máximas de 90 km/h, desde que se esteja com o veículo em linha reta e sem que o eixo traseiro esteja patinando.
    A reduzida, em hipótese alguma deve ser acionada com o veículo em movimento, "nem engata" se tentar, pois, a relação das marchas normais é muito mais alta que reduzida, o que ocasionaria um "tranco" no veículo. Tive uma frontier 2007 e era o mesmo sistema desse da x terra, sendo que o engate é por corrente.
    Atualmente tenho uma Frontier ATTACK 2012, 4x4.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #6
    Usuário Avatar de GMC
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    CURVELO/MG
    Idade
    45
    Posts
    412
    Agradecimentos: 0
    Que saiba, não há problemas em virar as rodas com a 4x4 e reduzidas engatadas, acho que não se pode é liga-las com as rodas viradas. Ate porque se não poder virar as rodas com a 4x4 e reduzidas ligadas como se manobra um carro em um enrosco ?
    GUSTAVO MATOSO.'.
    "É CERTO QUE NÃO PASSO DE UM VIAJANTE,UM APRENDIZ,UM PEREGRINO NESTA TERRA! MAS E VÓS SOIS MAIS?"

  • #7
    Usuário Avatar de Dog Master
    Entrada
    26/05/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    158
    Agradecimentos: 0
    Exatamente no caso da Xterra,... como seria os procedimentos corretos para se iniciar o deslocamento da viatura,.. tanto no 4X4 longo quanto acrescentando também a reduzida? Qual seria o passo a passo? Valeu!!!
    Frontier CS - 2004 - 2.8 TDi
    Duster 4x4 - 2.0 - 2013

  • #8
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,383
    Agradecimentos: 144
    Citação Postado originalmente por GMC Ver Post
    Que saiba, não há problemas em virar as rodas com a 4x4 e reduzidas engatadas, acho que não se pode é liga-las com as rodas viradas. Ate porque se não poder virar as rodas com a 4x4 e reduzidas ligadas como se manobra um carro em um enrosco ?
    A reduzida só reduz a rotação que vai para os diferenciais, não influência em nada na tração 4x4.
    Fazer curvas com a tração 4x4 acionada, com veículos que não tem diferencial central (a maioria dos 4x4, camionetes são assim), em pisos de pouco aderência não tem problema, pois os pneus "escorregam e patinam", compensando o fato de as rodas de um eixo girarem mais que as de outro.
    Façam o teste, em veículos que não tem o diferencial central(frontier, hilux, s10, ranger) ligue a tração 4x4 no asfalto e tente fazer uma curva leve, parece que está com o pedal do freio acionado bem forte. Depois que o veículo ficar "travado", nem a tração se desengata, tem de dar marchá ré até alinhar as rodas novamente para depois desengatar.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #9
    Citação Postado originalmente por alexbb2008 Ver Post
    Pessoal agradeço muito a atenção de vocês e agora sanaram minhas duvidas.

    Só mais uma duvida.

    Para mudar a marcha e engatar a 4x4 e a reduzida é obrigatorio precisa ou não pisar na embreagem?

    Eu costumo parar o carro e pisar na embreagem.

    Mas gostaria de saber é preciso ou não pisar na embreagem?
    Não precisa.
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. pajero gls-b 3.0 tração esta estralando quando acionada
      Por renatofracaroli no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 28/08/2014, 15:59
    2. Marcha lenta oscilando ....O que pode ser ?
      Por Angelo RJ no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 13/06/2014, 11:16
    3. Marcha não engata, o que pode ser?
      Por fabio.boni no fórum Land Rover
      Respostas: 10
      Última resposta: 11/03/2014, 12:46
    4. Hilux 98 srv Tração Acionada não Funciona
      Por timmaia no fórum Toyota
      Respostas: 12
      Última resposta: 25/02/2011, 15:34
    5. Escapou a marcha em 4 por 4 oque pode ser..
      Por Edson Zanelli no fórum Ford
      Respostas: 3
      Última resposta: 14/01/2011, 08:25

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade