x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
    Usuário Avatar de jmtorres
    Entrada
    24/02/2011
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 0

Saida de ar motor Xterra

Olá pessoal, estou com uma dúvida , na saída de ar no encaixe do escapamento, existe 4 saídas com deficiencia para passagem do ar, gostaria de melhorar essa saída com um dimensionado melhor, mais livre, tubulaçao com maior vazão de ar e menas curvas, alguém já fez na Xterra, teria algum desenho que pudesse ajudar.
    abraços e obrigado
    Xterra 2005 motor 4.07TCA
    Sonho Permitido por Deus -
    Piracicaba-SP

Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Agradecimentos: 2
    Tem um amigo nosso que fez um escape direto, com direito a um vídeo no YouTube, logo mais ele vai se manifestar, também quero fazer isso, só vou aguardar o licenciamento anual hehehe, agora já vi uma adaptação que inclusive forma um Y que é comandado eletrônicamente que deixa o escape totalmente livre ou original com um apertar de botão, vi algo assim na gibaescapes, ok!

Usuário
    Entrada
    28/12/2012
    Local
    jataí/GO
    Herik, pelo que entendi o JMTORRES está falando do coletor de escape, que sai do motor e vai para a turbina, já que ele disse que tem 4 "saídas de ar". Você está falando do escape, depois da turbina.
    Vi que o coletor de escape realmente poderia melhorar, já que o desenho dele não é o melhor para o fluxo de ar. Se olhar, vai ver que os gases do quarto cilindro "batem de frente" com os gases de escape do primeiro cilindro. Isso atrapalha a dinâmica. Se fizer um coletor de escape com tubos independentes, um para cada cilindro, de bom diâmetro e sem curvas muito anguladas, se juntando na entrada da parte quente da turbina, com certeza melhora o fluxo de gases, reduzindo o lag da turbina. Isso, associado a uma turbina bi pulsativa ou TGV e um retrabalho de bicos ou bomba, fica o bicho, ainda mais se fazer o que você disse, um escapamento de maior diâmetro
    Qual o problema que vejo nesse coletor de tubos? Mesmo em motores ciclo Otto, reclamam de certa fragilidade, sendo esse coletor mais sujeito a trincas. O coletor original é de ferro fundido, bem robusto. Se coletor de tubos já trincam em motores ciclo Otto, imagine como vão ficar se instalados no nosso VIBRANTE MWM!!!

Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Citação Postado originalmente por fassis Ver Post
    Herik, pelo que entendi o JMTORRES está falando do coletor de escape, que sai do motor e vai para a turbina, já que ele disse que tem 4 "saídas de ar". Você está falando do escape, depois da turbina.
    Vi que o coletor de escape realmente poderia melhorar, já que o desenho dele não é o melhor para o fluxo de ar. Se olhar, vai ver que os gases do quarto cilindro "batem de frente" com os gases de escape do primeiro cilindro. Isso atrapalha a dinâmica. Se fizer um coletor de escape com tubos independentes, um para cada cilindro, de bom diâmetro e sem curvas muito anguladas, se juntando na entrada da parte quente da turbina, com certeza melhora o fluxo de gases, reduzindo o lag da turbina. Isso, associado a uma turbina bi pulsativa ou TGV e um retrabalho de bicos ou bomba, fica o bicho, ainda mais se fazer o que você disse, um escapamento de maior diâmetro
    Qual o problema que vejo nesse coletor de tubos? Mesmo em motores ciclo Otto, reclamam de certa fragilidade, sendo esse coletor mais sujeito a trincas. O coletor original é de ferro fundido, bem robusto. Se coletor de tubos já trincam em motores ciclo Otto, imagine como vão ficar se instalados no nosso VIBRANTE MWM!!!
    É verdade me empolguei hehehe, quem sabe fazer um coletor de escape em inox, o que você acha? Associado a um escape livre de tubo reto em inox Tb com 3", quando tive um golzinho quadrado turbo, tinha feito um kit com coletor e escape em inox, ficou show de bola!

Usuário
    Entrada
    28/12/2012
    Local
    jataí/GO
    Pois é, como eu disse, acho que esse motor da X ficaria show de bola com um coletor de escape mais eficiente que o de ferro fundido (já melhora o lag e causa menos restrição do que o coletor original), mais uma turbina com TGV (por exemplo a da hilux, que originalmente é feita para lidar com um motor de 163cv e na hilux dá torque máximo em 1400rpm), aumentando um pouco a pressão apra gerar algo próximo aos 200cv, associado a retrabalho em bicos e bomba. Daí a turbina entraria em funcionamento bem mais cedo (pela turbina TGV e coletor dimensionado) e teria bem mais potência. Seria um espetáculo nossa X nessa configuração, acabando com aquele turbo LAG chato quando se roda na cidade. Em inox ou não, o receio que tenho é de trincar como tempo, pela vibração do nosso motor. Teria que usar tubos de boa espessura para evitar esse problema de trincas. Nunca ouvi falar de coletor de tubos em motores diesel. Como disse, em motores a gasolina e álcool, é diferente, vibra muito menos. Talvez eu não coloque coletor em tubos justamente para manter a confiabilidade dos coletores em ferro fundido. Afinal,nos turbos originais, nunca vi coletores em tubo, só em ferro fundido.

Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Pode ser que uma turbina tgv resolva mesmo o problema do "lag", a minha VTR tá com 30cv a mais medidos no dinamômetro, com apenas regulagem na BI, a turbina tá enchendo mais rápido, quando se aumenta o débito da BI a pressão da turbina aumenta também.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    28/12/2012
    Local
    jataí/GO
    Sem dúvidas que melhora. A minha tem a BI mexida, melhorou um pouco o LAG e a potência em médias e altas rotações. Como não faço uso da minha no dia a dia, não me incomoda tanto o LAG. Se um dia precisar trocar a turbina, certamente vou atrás de uma com TGV (de hilux 3.0, frontier 2.5 ou mesmo da ranger 2.8), sendo que não é difícil adaptar com uma flange. Coletor de tubos melhora ainda mais um pouco, mas com prejuízo a confiabilidade, na minha opinião.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 472
      Última resposta: 02/01/2014, 18:15
    2. Volante bi-massa para o motor da Xterra
      Por LARINI no fórum Nissan
      Respostas: 9
      Última resposta: 13/09/2013, 21:43
    3. Nissan - Frontier e Xterra Com Motor Eletrônico
      Por Rodrigo Luvison no fórum Nissan
      Respostas: 9
      Última resposta: 27/11/2005, 20:25

Permissões de Postagem