
Postado originalmente por
fassis
Herik, pelo que entendi o JMTORRES está falando do coletor de escape, que sai do motor e vai para a turbina, já que ele disse que tem 4 "saídas de ar". Você está falando do escape, depois da turbina.
Vi que o coletor de escape realmente poderia melhorar, já que o desenho dele não é o melhor para o fluxo de ar. Se olhar, vai ver que os gases do quarto cilindro "batem de frente" com os gases de escape do primeiro cilindro. Isso atrapalha a dinâmica. Se fizer um coletor de escape com tubos independentes, um para cada cilindro, de bom diâmetro e sem curvas muito anguladas, se juntando na entrada da parte quente da turbina, com certeza melhora o fluxo de gases, reduzindo o lag da turbina. Isso, associado a uma turbina bi pulsativa ou TGV e um retrabalho de bicos ou bomba, fica o bicho, ainda mais se fazer o que você disse, um escapamento de maior diâmetro
Qual o problema que vejo nesse coletor de tubos? Mesmo em motores ciclo Otto, reclamam de certa fragilidade, sendo esse coletor mais sujeito a trincas. O coletor original é de ferro fundido, bem robusto. Se coletor de tubos já trincam em motores ciclo Otto, imagine como vão ficar se instalados no nosso VIBRANTE MWM!!!