x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário
    Entrada
    14/09/2012
    Local
    Campos/RJ
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0

    XTerra: sonho ou pesadelo???




    Boa noite!

    Estou com um barulho na Xterra.
    Comprei o carro de meus sonhos... e já tá virando pesadelo e isso tem menos de um mês.
    Fiz diagnostico antes de comprar e foi-me dito que o carro estava "muito bom"... imagina se não tivesse, rsrsrs...

    Primeiro, foi o atuador.
    O reservatorio baixou e a embreagem ficou com o pedal "meio" baixo, e ainda tinha aquele gotejamento de oleo de cor clara no piso da garagem.

    Levei no meu mecanico, escolhido entre 3 outros, Ele só mexe com diesel há mais de 20 anos e o diagnostico foi: tem que trocar o atuador, embreagem e cilindro mestre, o conjunto, e que que ser tudo original para ficar bom.

    Obs. ele já havia trocado TODOS os oleos, filtros e fluidos, e não ficou barato, não.
    Mas, com o carro ficou "zerado" para viajar tranquilo com a familia nas festas de fim de ano.

    Na oficina, quando a caixa de marchas foi baixada, tive que trocar dois retentores, pois estavam com pequeno vazamento.

    ao abrir a caixa de marchas verificou-se que a embreagem estava com meia vida ou mais... todavia, o mecanico disse-me que era melhor troca-la junto com o atuador e que esse realmente tava 'pifado'.

    Esse conselho de trocar o cojunto era para não ter que mexer nisso tão cedo... pensei, pensei... e pensei de novo... comprei a embreagem MWM na "condicional" numa Loja Comercial (não comprei do mecanico) e o mecanico me mostrou a embreagem "velha" que já apresentava sinais de desgaste, mas tava com meia vida, tranquilamente.

    Para ficar traquilo nas viagens de fim de ano, troquei. E guardei a velha embreagem MWM no meu "deposito de coisas velhas" aqui em casa, quem quiser comprar a embreagem MWM, com a marca escrita na peça, tô vendendo, rsrsrs...

    Tirei o carro da oficina na sexta feira passada, e durante o fim de semana deixei o carro de "molho" na garagem.

    Hoje de manha,segunda feira, liguei meu "sonho", feliz da vida... e para minha surpresa, depois de alguns kilometros... surgiu um barulho "estridente" como se fosse ferro com ferro logo após acionar o ar refrigerado.

    Ao desligar o ar refrigerado, o barulho diminuiu, e consegui ouvi-lo quando subi na rampa (leve) de minha garagem na marcha primeira.

    É um barulho parecido com um "grilo", som de metal... vem da frente do motor, perto do esticador.

    Durante o dia, o som estava bem alto, dava pra ouvir bem... do lado de fora do carro, era de chamar a atenção... qualquer um poderia identificar aquele som com um defeito "grave". Mas agora a noite ao abrir o capô do carro para ouvir o som, estava bem baixo, quase não dava para ouvir... é um som que fica proximo ao esticador das polias.

    Liguei para o meu mecanico, agora de noite... e ele me disse por telefone, mas teria que ver pessoalmente... que ele acha que seja a polia do ar refrigerado e que ele já tinha feito esse diagnostico quando da compra do carro, que teria que trocar o conjunto de polias, pois, há uma folga nelas, e essa folga ficaria na mola interna... num lugar que seria o "centro" das polias.

    No dia do diagnostico, com o motor desligado, o mecanico colocou uma chave de fenda num lado da polia que fica no centro e ela não entrou, depois, fez a mesma coisa, cerca de um "palmo" para o outro lado e a chave entrou facil.

    Essa seria a tal folga e a origem do barulho metalico quando se aciona o ar refrigerado de acordo com o diagnostico dele, mas pediu-me para ir levar o carro amanhã de manhã para ver pessoalmente.

    Agora pergunto aos colegas: SERÁ QUE É ISSO MESMO?

    Não seria possivel trocar somente a MOLA INTERNA da polia?
    Por que teria que trocar o conjunto inteiro, isso é comum na Xterra? Alguem pode comentar, por favor!!!!!

    Quero parar de gastar com oficina, pois, comprei esse carro a menos de um mês e já estou no vermelho por conta desses consertos "caríssimos"... que saudade do meu velho e bom gol 96.

    Já decidi que vou cotar o serviço com outro mecanico, o dificil é achar mecanico honesto!!!
    Sei que meu mecanico é honesto e conhece bem o assunto, são mais de 20 anos de pratica e cursos, e ele foi indicado pelo meu mecanico a gasolina, acontece que tá ficando caro demais consertar a Xterra.

    O mecanico até facilita o pagamento, dá desconto, tenta ajudar. E outros mecanicos que busquei não tem a qualidade do conhecimento dele, já comprovei isso, mais de uma vez.

    Bom, eis a novela:
    Primeiro troquei todos os filtros, oleos e fluidos.
    Depois, troquei o atuador e a embreagem, só consegui salvar o cilindro mestre porque segui um conselho do ZYKAO.

    Mas, pelo que sondei tem um bom mecanico no bairro vizinho, vou checar a informação com ele, sem adiantar nada. Vamos ver o que ela vai dizer-me...

    O que vcs acham, terei que trocar o conjunto de polias ou não?
    Não daria para trocar só a polia que está com folga, por que tem que trocar o conjunto?
    O mecanico disse que teria que trocar o conjunto e que peças e mão de obra ficariam em torno de R$980,00, excluindo-se a hélice, pois, está em bom estado.

    Vou comprar as peças, eu mesmo, fica mais barato, pois, o mecanico revende as peças com uma porcentagem pequena, nada exagerado, ele só trabalha com peças originais, com nota fiscal, garantia da peça por escrito, caixa com lacre da MWM, etc...

    O que vcs acham dessa história do barulho... será que é isso mesmo? Alguem tem experiencia nisso?

    Alguem dá uma "força" para que meu sonho não se torne um pesadelo.

    Obs. é o meu primeiro carro a diesel.

    Grato.

    Aguardo retorno,

    Andarilho 4x4

  • #2
    Usuário Avatar de dudarj
    Entrada
    10/01/2008
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Idade
    45
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 3
    Tive 2 Xterras que comprei usadas e ambas tiveram suas peculiaridades.

    Os problemas que relatou aqui não parecem ser coisas anormais. Você fez uma revisão, que é mais do que necessária quando se compra um veiculo usado.

    Não sei qqtos km a sua viatura possui, mas a embreagem desgasta mesmo, como em qualquer outro carro. Bem como polias, freios, retentores, etc.

    Nenhum veículo a diesel tem a manutençao barata, muito menos comparada a um gol 96.

    Pode ter certeza que você está com um excelente carro e que vale a pena mantê-lo, principalmente se gosta de viajar e de se aventurar.

    Eu tive problemas de ar condicionado (troquei uma placa que fica atras do porta luvas pq só funcionava a ventilaçao no 3 e 4), motor de arranque (parou de pegar) e sensor do abs da roda dianteira. De resto foi só alegria!
    Jeep Wrangler Rubicon

  • #3
    Usuário Avatar de Guto Machado
    Entrada
    05/10/2008
    Local
    Cachoeiro de Itapemirim/ES
    Idade
    41
    Posts
    345
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Andarilho 4x4 Ver Post
    Boa noite!

    Estou com um barulho na Xterra.
    Comprei o carro de meus sonhos... e já tá virando pesadelo e isso tem menos de um mês.
    Fiz diagnostico antes de comprar e foi-me dito que o carro estava "muito bom"... imagina se não tivesse, rsrsrs...
    ...

    Boa noite, amigo, primeiro muita calma e parabéns pela aquisição gosto muito do xterra, só não tenho pq preciso da caçamba acho que vc fez uma ótima escolha de carro, pelo pouco que conheço um dos melhores motores, mas enfim tem muito forista aqui com Xterra que vai t falar melhor sobre seu carro, agora não considero esses seus gastos como “pesadelo”realmente peças de carros desse porte são caras e com o tempo vc vai achando melhores lugares para comprar e não ficar na mão de mecânicos, é meio longe, mas meu mecânico é ótimo e é barato, só que vc tem quetrazer as peças e ele só trabalha com original,como viajo muito ao RJ capital,compro as peças lá no representante MWM,entra no site .

    Meu carro quando comprei uma ranger 4x4 2.8 04/05 estava com184.00km, Hoje passado dois anos, ele está com 279.000km, quando comprei troquei de cara o atuador e cilindro da embreagem no qual tinha o mesmo sintoma que o seu, veio a dúvida da embreagem a qual o MEC, disse que daria p levar adiante,mas eu poderia ter que abrir, conclusão estou com ela até hoje e continua boa,parece imortal rsrsrs,mas é claro fiz essa opção e dei sorte poderia ser diferente,logo quando comprei o carro fui dar uma olhada no manual e vi que tinha várias peças que eram recomendadas trocar após 90.000/180.000, como não conhecia o dono anterior foram trocados todas as correias e polias, de lá p cá troquei apenas uma polia novamente por ter ficado com o carro por mais de10minutos com água salgada no motor, e daí tive que trocar umas coisinhas,eu acabei de retornar de uma viagem de 9.100km e logo quando cheguei o carro apresentou o mesmo sintoma que o seudo grilo quando ligava o ar, levei no MEC e foi constatado que o esticador da correia que gira o alternador/ar/dh estava sem pressão, conclusão troquei eestá tudo ok, minha mão de obra foi de 80,00, isso pq troquei óleo da Tcase,uma bieleta,, a bieleta 50,00 ford na css, e o esticador 240,00 original mwm comprado no Antonio auto peças (tem ai em campos Tb)inclusive tive que aguardar um dia peça vir daí pois aqui não tinha.

    Meu ponto de vista é o seguinte, os carros gastam mas o retorno que ele me trás é muito grande,utilizo para viagens longas, viajo 1 vez por mês ao RJ, abuso dela na trilha, e está ai firme e forte,trocar essas peças que vc está trocando vai acontecer pois seu carro está chegando a uma KM que pelo manual já é recomendado trocar, isso se o ex dono trocou e se seu carro não voltaram a km, então t digo que é normal o que vc ta passando, fica o conselho de procurar um bom mecânico e tenta pesquisar bons preços nas autopeças,e saiba que trocando por peças originais e bem colocadas vc não vai precisar trocar ela novamente,então é muito melhor prevenir do que pagar a consequência depois, outra dica muito importante tenho bem grande um adesivo aqui do fórum no vidro traseiro da ranger pq acho que todos os donos de 4x4 deveriam saber dele, aqui é um excelente lugar para vc pesquisar,tirar dúvidas e resolver probs antes de ir p MEC,então sempre que tiver um prob no Xterra procure por aqui antes com certeza alguém já passou por isso,seja bemvindo e sorte p Xterra, se marcar ai algum passeio é só gritar que marco presença.

    Ah,sobre seu gol 96 quero vê ele te proporcionar um prazer assim:

    Album Archive


    ABRAÇOS.
    4X4 Brasil
    Atual Jimny 4All
    Ex e muito valente >>>RANGER 4X4
    2.8PS

  • #4
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Andarilho, você não falou o ano, nem a quilometragem da viatura, mas, pelos pequenos problemas dá para imaginar que seja uma 2004, 2005, e que já está com mais de 100.000 km's, certo?
    Bom, todo carro usado e recém comprado sempre tem alguns grilos a serem localizados e consertados.
    Faz parte. Os seus parecem simples de resolver.
    Sugiro comprar e trocar as peças com o mesmo mecânico, pois se der algum problema, você poderá cobrar a garantia da mesma pessoa.
    Quando se compra peças de uma loja e troca em outro local, se der problema, um colocará culpa na peça defeituosa e, outro, em quem instalou.
    Ou seja, briga sem fim e, você, com o prejuízo.
    Outra coisa importante: Apesar de trocar óleo e fluídos "para deixar o carro zerado", vejo que você não trocou a correia dentada.
    Esta sim, a peça mais importante, e que tem a vida útil média de 100.000 Km's.
    Se ao invés de correia, ela for corrente (não tenho certeza), aí pode ficar mais tranqüilo.
    E parabéns pela viatura.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    15/06/2011
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    784
    Agradecimentos: 0
    O motor MWM 2.8 não tem correia dentada, a correia é a de acessórios que na minha troquei junto com o tensor e depois s'o alegria.
    Pajero Sport 4X4 manual 2010

  • #6

    Lightbulb Xterra é um Sonho sim!

    Calma calma Andarilho!

    Caramba, tenho certeza que não estás muito contente pelas surpresas, mas ou você teve muito azar na compra da tua ou eu tive muita sorte na compra da minha. Tenho uma 2005 com pouco + de 100.000kms comprada a 8 meses, pra ser sincero, nem revisão eu fiz, só troco os óleos e filtros regularmente. Minha viatura está 200%, embreagem original, sem trepidações, vazamentos ou sinais de desgaste. Nunca viu oficina, isso q eu viajo bastante, nunca me deixou na mão.

    Certo dia vi umas gotas de óleo na garagem, fui verificar e era só uma leve folga no bujão do carter que não foi bem apertado na troca de óleo.

    Eu já vou me preparando para este problema da embreagem, estou ciente que ele pode aparecer a qualquer hora, mas ainda assim, o custo x benefício da viatura é o melhor de todos. Hoje um amigo veio todo triste.. " cara, gastei R$800 na revisão de 25 mil km no meu gol 2011" eu olhei pra ele e disse: " cara, pelo jeito eu vou levar uns 3 anos pra gastar tudo isso aí em manutenção na minha Xterra"...

    Quanto ao barulho do grilo, deve ser os rolamentos e esticador da poly v (correia do a/c). Geralmente troca-se tudo, correia, esticador e rolamentos das polias do alternador. Este serviço todo não deve ficar mais de R$250,00.

    Não desanima, a viatura é MONSTRO. Faz o que tem que fazer que vai ter carro pra mais 200.000KM, e não esquece de colocar um volante mono massa na embreagem.

    Garanto que vais gastar bem menos que meu amigo em seu Golzinho 2011. Na prática, está funcionando para mim.

    Abraços.
    ´05 XTERRA
    Jesus loves you!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    14/09/2012
    Local
    Campos/RJ
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0

    Grato... pela força!

    Colegas 4x4!

    Deixo aqui registrado meu agradecimento, pela "força" que me foi dada para atravessar essa "iniciação" no mundo dos 4x4. Pensei com mais calma... e percebi que os gastos que estou tendo são normais, minha Xterra é 2006, está com 125.000 km e está mesmo na hora de surgirem esses defeitos por desgaste do tempo de uso das peças.

    Vou seguir os conselhos aqui postados e antes de fazer qualquer coisa no MEC ou comprar peças vou consultar os "colegas 4x4".

    Vejo que esse site é uma ferramenta poderosa para informar, esclarecer e orientar os donos de veiculos 4x4.

    Parabens aos Administradores!!!

    Decidi que vou apostar no meu sonho e vou consertar minha Xterra. E quando não for possivel consertar tudo de uma vez... vou consertando por etapas.

    Já estou conseguindo melhores preços de peças e mão de obra (de qualidade).

    No começo tomei um susto... a gente compra um carro usado e caro, paguei 54 mil na Xterra 2006.
    E dentro de 15 dias dá oficina... a pessoa fica na dúvida, fiz ou não fiz um bom investimento.

    Mas, agora, mais esclarecido... sei que meu investimento foi bom... sair de um gol 96 e entrar num XTERRA 2006 é mais que um "salto"... é mudar de "universo", rsrsrs.... é um sonho dirgir esse carro... vou fazer a primeira viagem, estou agendando para o fim do ano. Antes vou trocar esticador, correia e polias.

    E aproveito para perguntar aos colegas: QUAL TIPO DE DIESEL devo usar na XTERRA 2006?

    Estou bem satisfeito com o APOIO e INCENTIVO dos colegas... vcs me ajudaram a compreender que o que aconteceu é coisa normal, corriqueira dentro do contexto do mundo 4x4.

    Muito grato a todos!

    Gostaria de pedir o e-mail do GUTO MACHADO para convesar sobre o mecanico dele, pois, as vezes, viajo para ES.
    Meu e-mail: aiao@viacabo.com.br

    Abraço e bom passeio a todos!

    Andarilho 4x4

  • #8
    Usuário
    Entrada
    15/06/2011
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    784
    Agradecimentos: 0
    Questão do uso do diesel é pessoal, aqui na minha cidade Bsb, o S50 e o comum são quase o mesmo preço, R$0,13 de diferença, por isso só uso S50, na minha Frontier
    Pajero Sport 4X4 manual 2010

  • #9
    Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Idade
    50
    Posts
    3,833
    Agradecimentos: 2
    Tb comprei à pouco mais de um mês um XT, é isso mesmo q os amigos disseram anteriormente, qualquer veículo usado tem q ser feito uma manutenção criteriosa, ainda mais se tratando de veículo 4x4 e é exatamente o q estou fazendo na minha , vai c calma q vai dar tudo certo, forte abraço.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    27/11/2011
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    47
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0
    Tentando reativar o tópico

    Coloquei um post num outro tópico

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ni...t=#post2260375 (Comprei um Xterra e... GOSTEI!!!)

    Comprei uma XTerra neste semana, antes da compra testei tudo o que podia e aparentemente estava tudo ok (não sou mecânico, nem entendo muito de mecânica, leio muito, muito mesmo, muuuitas páginas do fórum e de outros lugares). Ela não está 100%, parece que o dono anterior não cuidava nada da estética, mais a mecânica parecia boa. O Volante Bimassa foi trocado por um VBM original, a suspensão dianteira refeita a pouco tempo, trocou alternador, bateira nova, etc. Está com 160.000 km era o 2° dono. Até os 80.000 km foram revisados na CSS.

    Ainda não fiz a revisão, mais pretendo fazer uma revisão geral ... trocar fluidos (todos), correias, etc.

    Problemas:

    1 - O que mais me preocupa é o seguinte: hoje percebi que quando o carro esta numa descida, engatado (1 ou 2 marcha), utilizando freio motor, e aperto a embraguem (sem reduzir) faz um barulho MUITO alto, ferro com ferro, tipo crack crak crak.
    Se vou com o pe no freio não da para ouvir
    Se reduzo a marcha não da para notar muito.
    Se o carro está numa reta e aperto a embreagem o barulho é mínimo.
    Também notei que faz um pouco de barulho se demora para passar a marcha (barulho muito menor).
    O que pode ser? Não entendo de mecânica, mais não quero ir num mecânico e que comessem a trocar tudo sem ter um foco.

    2 - Quando as RPM diminuem, chegando a 1000, ou menos, o carro vira uma mula. Mesmo estando numa reta, não anda, se apertar o acelerador até o fundo começa a dar trancos ..... me senti numa mula empacada .... se apertar o acelerador lentamente vai indo até que passa as 1000 RPM e fica tudo normal.
    Isso é normal? (nunca tive carro a diesel antes da XTerra)

    3 - O sensor do 4x4 não está funcionando, eu li que pode ser: Fiação com defeito (provavelmente na parde debaixo do veículo), lampada queimada, interruptor na caixa transferência. Alguma dica por onde começo? qual é o problema mais comum? alguém tem uma guia com fotos?

    4 – Ontem tive que abastecer: caramba, nunca tive tanto conflito cerebral, até tomei 3 dipironas 1gr ..... a dúvida me consumiu ... qual diesel botar S10 ou S500????????????????? ... coloquei S10 ..... eu sei que tem muito tópico falando, não quero reabrir um tópico. Aqui vai minha dúvida: aproveito na revisão geral e limpo tanque, dutos, etc, e continuo no S10, vale a pena o investimento?
    Opções (gostaria de analisar a melhor custo/beneficio):
    1 - Limpar o tanque + limpeza dos bicos + troca de todos os filtros. A cada quanto tempo teria que fazer isso?
    2 - Uso de aditivo (não sou muito favorável, pois não acredito em aditivo milagroso, que gastando R$ 20 por abastecimento me faz poupar R$ 5.000 em revisão), mais estou ansioso para saber resultados reais.
    3 - Trocar o tanque original por um de plástico (acredito que será a melhor opção, é a mais cara .... será que é o melhor custo/beneficio). Quanto seria o custo total? (tanque R$ 1300 + MO?) Além de trocar o tanque, o que teria que fazer? revisar os dutos? trocar eles?

    5 - Nunca tive carro a diesel, por isso a seguinte dúvida: preciso de um mecânico + um bombista, ou o mecânico pode ser o mesmo que o bombista?


    Aproveito a oportunidade para perguntar sobre oficinas em Niterói e São Gonçalo. Achei na internet: Topp Diesel (no Fonseca), Toyomundi (São Gonçalo), J Júnior Mecânica Diesel (Maceio), alguma outra? recomendam?

    Bombistas em Niterói: ?????????

    Por favor, preciso de ajuda

    Desde já agradeço a todos

    Abraços

    Du.ar
    XTerra 03/04
    Ex TR4 2007 (deixou saudades)

  • #11
    Usuário Avatar de Rubão63
    Entrada
    29/06/2015
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    60
    Posts
    67
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dudarj Ver Post
    Tive 2 Xterras que comprei usadas e ambas tiveram suas peculiaridades.

    Os problemas que relatou aqui não parecem ser coisas anormais. Você fez uma revisão, que é mais do que necessária quando se compra um veiculo usado.

    Não sei qqtos km a sua viatura possui, mas a embreagem desgasta mesmo, como em qualquer outro carro. Bem como polias, freios, retentores, etc.

    Nenhum veículo a diesel tem a manutençao barata, muito menos comparada a um gol 96.

    Pode ter certeza que você está com um excelente carro e que vale a pena mantê-lo, principalmente se gosta de viajar e de se aventurar.

    Eu tive problemas de ar condicionado (troquei uma placa que fica atras do porta luvas pq só funcionava a ventilaçao no 3 e 4), motor de arranque (parou de pegar) e sensor do abs da roda dianteira. De resto foi só alegria!
    Boa noite DUDA, por gentileza voce se lembra quanto pagou o sensor do ABS dianteiro na época? ainda tem a sua XTERRA? GRATO. ABS

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 472
      Última resposta: 02/01/2014, 18:15
    2. XJ 98 Frank Black - Sonho meu, Sonho meu!
      Por BATTAGLIA no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 18/07/2012, 13:50
    3. Pesadelo de landeiro.(Video de defender capotando)
      Por ocarioca no fórum Land Rover
      Respostas: 132
      Última resposta: 11/12/2009, 06:46
    4. Um Pesadelo Terrível
      Por J. Alberto Berwanger no fórum Humor
      Respostas: 1
      Última resposta: 15/05/2006, 10:52
    5. Sonho e pesadelo
      Por Mauro Darezzo no fórum Humor
      Respostas: 2
      Última resposta: 30/03/2005, 12:48

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade