Boa noite!

Estou com um barulho na Xterra.
Comprei o carro de meus sonhos... e já tá virando pesadelo e isso tem menos de um mês.
Fiz diagnostico antes de comprar e foi-me dito que o carro estava "muito bom"... imagina se não tivesse, rsrsrs...

Primeiro, foi o atuador.
O reservatorio baixou e a embreagem ficou com o pedal "meio" baixo, e ainda tinha aquele gotejamento de oleo de cor clara no piso da garagem.

Levei no meu mecanico, escolhido entre 3 outros, Ele só mexe com diesel há mais de 20 anos e o diagnostico foi: tem que trocar o atuador, embreagem e cilindro mestre, o conjunto, e que que ser tudo original para ficar bom.

Obs. ele já havia trocado TODOS os oleos, filtros e fluidos, e não ficou barato, não.
Mas, com o carro ficou "zerado" para viajar tranquilo com a familia nas festas de fim de ano.

Na oficina, quando a caixa de marchas foi baixada, tive que trocar dois retentores, pois estavam com pequeno vazamento.

ao abrir a caixa de marchas verificou-se que a embreagem estava com meia vida ou mais... todavia, o mecanico disse-me que era melhor troca-la junto com o atuador e que esse realmente tava 'pifado'.

Esse conselho de trocar o cojunto era para não ter que mexer nisso tão cedo... pensei, pensei... e pensei de novo... comprei a embreagem MWM na "condicional" numa Loja Comercial (não comprei do mecanico) e o mecanico me mostrou a embreagem "velha" que já apresentava sinais de desgaste, mas tava com meia vida, tranquilamente.

Para ficar traquilo nas viagens de fim de ano, troquei. E guardei a velha embreagem MWM no meu "deposito de coisas velhas" aqui em casa, quem quiser comprar a embreagem MWM, com a marca escrita na peça, tô vendendo, rsrsrs...

Tirei o carro da oficina na sexta feira passada, e durante o fim de semana deixei o carro de "molho" na garagem.

Hoje de manha,segunda feira, liguei meu "sonho", feliz da vida... e para minha surpresa, depois de alguns kilometros... surgiu um barulho "estridente" como se fosse ferro com ferro logo após acionar o ar refrigerado.

Ao desligar o ar refrigerado, o barulho diminuiu, e consegui ouvi-lo quando subi na rampa (leve) de minha garagem na marcha primeira.

É um barulho parecido com um "grilo", som de metal... vem da frente do motor, perto do esticador.

Durante o dia, o som estava bem alto, dava pra ouvir bem... do lado de fora do carro, era de chamar a atenção... qualquer um poderia identificar aquele som com um defeito "grave". Mas agora a noite ao abrir o capô do carro para ouvir o som, estava bem baixo, quase não dava para ouvir... é um som que fica proximo ao esticador das polias.

Liguei para o meu mecanico, agora de noite... e ele me disse por telefone, mas teria que ver pessoalmente... que ele acha que seja a polia do ar refrigerado e que ele já tinha feito esse diagnostico quando da compra do carro, que teria que trocar o conjunto de polias, pois, há uma folga nelas, e essa folga ficaria na mola interna... num lugar que seria o "centro" das polias.

No dia do diagnostico, com o motor desligado, o mecanico colocou uma chave de fenda num lado da polia que fica no centro e ela não entrou, depois, fez a mesma coisa, cerca de um "palmo" para o outro lado e a chave entrou facil.

Essa seria a tal folga e a origem do barulho metalico quando se aciona o ar refrigerado de acordo com o diagnostico dele, mas pediu-me para ir levar o carro amanhã de manhã para ver pessoalmente.

Agora pergunto aos colegas: SERÁ QUE É ISSO MESMO?

Não seria possivel trocar somente a MOLA INTERNA da polia?
Por que teria que trocar o conjunto inteiro, isso é comum na Xterra? Alguem pode comentar, por favor!!!!!

Quero parar de gastar com oficina, pois, comprei esse carro a menos de um mês e já estou no vermelho por conta desses consertos "caríssimos"... que saudade do meu velho e bom gol 96.

Já decidi que vou cotar o serviço com outro mecanico, o dificil é achar mecanico honesto!!!
Sei que meu mecanico é honesto e conhece bem o assunto, são mais de 20 anos de pratica e cursos, e ele foi indicado pelo meu mecanico a gasolina, acontece que tá ficando caro demais consertar a Xterra.

O mecanico até facilita o pagamento, dá desconto, tenta ajudar. E outros mecanicos que busquei não tem a qualidade do conhecimento dele, já comprovei isso, mais de uma vez.

Bom, eis a novela:
Primeiro troquei todos os filtros, oleos e fluidos.
Depois, troquei o atuador e a embreagem, só consegui salvar o cilindro mestre porque segui um conselho do ZYKAO.

Mas, pelo que sondei tem um bom mecanico no bairro vizinho, vou checar a informação com ele, sem adiantar nada. Vamos ver o que ela vai dizer-me...

O que vcs acham, terei que trocar o conjunto de polias ou não?
Não daria para trocar só a polia que está com folga, por que tem que trocar o conjunto?
O mecanico disse que teria que trocar o conjunto e que peças e mão de obra ficariam em torno de R$980,00, excluindo-se a hélice, pois, está em bom estado.

Vou comprar as peças, eu mesmo, fica mais barato, pois, o mecanico revende as peças com uma porcentagem pequena, nada exagerado, ele só trabalha com peças originais, com nota fiscal, garantia da peça por escrito, caixa com lacre da MWM, etc...

O que vcs acham dessa história do barulho... será que é isso mesmo? Alguem tem experiencia nisso?

Alguem dá uma "força" para que meu sonho não se torne um pesadelo.

Obs. é o meu primeiro carro a diesel.

Grato.

Aguardo retorno,

Andarilho 4x4