x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    28/08/2012
    Local
    Ibirama/SC
    Idade
    38
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Tração 4x4 Acima de 100km/h




    Caros

    Estou a algumas semanas com uma Frontier XE 2.5 4x4 MEC 190cv (meu primeiro 4x4 e diesel).

    Estou com uma dúvida.

    Lendo o manual recomenda-se não utilizar a tração 4x4 em velocidades acima de 100km/h

    Como utilizo muito o carro na estrada em dias de chuva ligo a tração por questão de segurança.

    Isso pode ocasionar algum problema? Conheço pessoas que me falaram que também fazem isso em L200, Hilux com muita quilometragem e não tiveram problemas.

    E está difícil achar esse Diesel S-50!!!

    Abraço!

  • #2
    toy, mit, nissan....cada um tem suas particularidades.

    nas nissan não deve usar como vc descreveu, principalmente no asfalto, mesmo molhado.
    F75 V6 "VERDEC".
    \\XTERRA TDIe 2006 192CV//

  • #3
    Muita calma nesta hora!!

    Sao duas questoes diferentes: usar o 4x4 acima de 100 km e usar o 4x4 em pisos com muita aderência.

    A segunda questao realmente vejo com contra indicado usar o 4x4 nesta hora, mas se a parada for uma linha reta e com muita chuva, nao vejo problemas, pois vai ocorrer o escorregamento necessário para compensar as pequenas diferenças de giro dos eixos, provocadas pelas leves curvas e diferenças nos diâmetros dos pneus. Claro que se for parar em um posto ou outro local que vá exigir manobras, recomenda-se desengatar o 4x4. Digo isto por que o que mais forca o sistema de tração é o uso do 4x4 em manobras de baixa velocidade, mesmo em pisos escorregadios. Eu tinha um GV que mesmo no barro, quando eu esternava bem a direção tracionado, eu escutava estalos da tcase se ajustando à diferença de giros e ficava assustado... No meu atual Xterra, quando isto acontece, ou seja, manobras em baixa velocidade tracionado, fica tudo vem pesado, sinto que se forcar mais vai quebrar. Rodando em 4x4 em linha reta,mesmo no asfalto, nada sinto de anormal, claro que faço isto por poucas dezenas de metros em asfalto seco.

    Quanto à primeira questao, seria bom vc ler de novo o manual, pois nos 4x4 modernos, como é o caso das novas frontiers, a recomendação é para nao acionar, repito, acionar, o 4x4 acima de tal velocidade, digamos X km/h. Ou seja, o caboclo vai dirigindo em uma estrada asfaltada que de repente vira estrada de terra, se ele estiver a menos de X km/h, pode engatar a 4x4 high ( a low tem que parar a viatura) sem diminuir a velocidade. Se estiver a mais de X km/h, dai vai ter que dar uma diminuída.

    Acredito, pelo pouco que eu lembro, que no caso das novas frontier, X=100km/h. Claro que dirigir em uma estrada de terra a mais de 100 km/ nao é para fracos, inclusive nao me incluo no grupo dos fortes que fazem isto.



    Citação Postado originalmente por lsomma Ver Post
    Caros

    Estou a algumas semanas com uma Frontier XE 2.5 4x4 MEC 190cv (meu primeiro 4x4 e diesel).

    Estou com uma dúvida.

    Lendo o manual recomenda-se não utilizar a tração 4x4 em velocidades acima de 100km/h

    Como utilizo muito o carro na estrada em dias de chuva ligo a tração por questão de segurança.

    Isso pode ocasionar algum problema? Conheço pessoas que me falaram que também fazem isso em L200, Hilux com muita quilometragem e não tiveram problemas.

    E está difícil achar esse Diesel S-50!!!

    Abraço!
    Xterra 2005/2005

  • #4
    Usuário
    Entrada
    28/08/2012
    Local
    Ibirama/SC
    Idade
    38
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelas resposta.

    Caro marcio_bispo

    Quanto aos comentários do manual é sim não fazer a troca dos modos 2WD e 4H acima de 100km/h.

    Porém há um comentário no manual que diz o seguinte:
    "A posição 4H oferece maior potência e tração. Evite velocidade excessiva, pois aumentará o consumo de combustível bem como aumentar a temperatura do óleo; isto poderá danificar os componentes do sistema de transmissão. Não se recomenda dirigir a velocidades superiores a 100km/h no modo 4H".

    O fato é que em dias de chuva no caso como aconteceu comigo ontem usei o modo 4H e o carro se torna muito mais seguro.

    Quando ao consumo de combustível, ruídos, consumo de pneus no caso do manual comenta que pode aumentar usando o 4x4 tudo bem, mas será que realmente posso danificar peças da transmissão viajando na chuva no asfalto em velocidades em torno de 110 a 140 km/h?

    Agora quando a manobrar com ela no modo 4WD realmente ela fica muito amarrada quase impossível, mas sempre passo para 2WD quando vou algum posto ou alguma parada.

    Mas o caso que perguntei os amigos aqui no fórum que possuem carros do mesmo tipo a mais tempo, porque já conversei com outras picapes que fazem o mesmo.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    11/11/2008
    Local
    jataí/GO
    Idade
    51
    Posts
    304
    Agradecimentos: 0
    "O fato é que em dias de chuva no caso como aconteceu comigo ontem usei o modo 4H e o carro se torna muito mais seguro.

    Quando ao consumo de combustível, ruídos, consumo de pneus no caso do manual comenta que pode aumentar usando o 4x4 tudo bem, mas será que realmente posso danificar peças da transmissão viajando na chuva no asfalto em velocidades em torno de 110 a 140 km/h?"

    Se for em linha reta, realmente pode ajudar e se tornar mais seguro na chuva, mas se for fazer curva com o 4x4 acionado, vai ser muito pior do que em 4x2, pois em 4x4 em uma curva, ou um pneo do eixo traseiro ou um do eixo dianteiro vai fazer a curva derrapando (escorregando) o que pode propiciar um escapada. Se tivesse diferencial central, a conversa seria outra. Outra coisa, preocupar com segurança e rodar em torno de 110 a 140km/h em chuva são situações meio contraditórias né, ainda mais com esse tipo de veículo!

  • #6
    Dirigir na chuva a mais de 100 km/ nao é para fracos!!!


    Mas também acho exagero esta história de que 4x4 a mais de 100Km/h pode detonar tudo. Nesta velocidade as curvas são suaves. O que funciona a mais quando se usa o 4x4 high? No 4x2 está rodando o diff trazeiro, a cx de marcha e a tcase. Na 4x4 entra o diff dianteiro e as rodas livres. O percentual de Kms que isto ocorrerá será infimo se compadado ao total de uso. No mais não creio que nossas viaturas sejam tão sensíveis e frágeis assim. Que nem um amigo que tem uma blazer e não gosta de subir uma roda apenas no meio fio com medo de empenar o chassi...

    Citação Postado originalmente por Fernando Assis Ver Post
    "O fato é que em dias de chuva no caso como aconteceu comigo ontem usei o modo 4H e o carro se torna muito mais seguro.

    Quando ao consumo de combustível, ruídos, consumo de pneus no caso do manual comenta que pode aumentar usando o 4x4 tudo bem, mas será que realmente posso danificar peças da transmissão viajando na chuva no asfalto em velocidades em torno de 110 a 140 km/h?"

    Se for em linha reta, realmente pode ajudar e se tornar mais seguro na chuva, mas se for fazer curva com o 4x4 acionado, vai ser muito pior do que em 4x2, pois em 4x4 em uma curva, ou um pneo do eixo traseiro ou um do eixo dianteiro vai fazer a curva derrapando (escorregando) o que pode propiciar um escapada. Se tivesse diferencial central, a conversa seria outra. Outra coisa, preocupar com segurança e rodar em torno de 110 a 140km/h em chuva são situações meio contraditórias né, ainda mais com esse tipo de veículo!
    Xterra 2005/2005

  • #7
    Usuário
    Entrada
    28/08/2012
    Local
    Ibirama/SC
    Idade
    38
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Caro Fernando

    Lógico dirigir a 140km/h na chuva é contraditório para quem quer segurança. Eu usei essas velocidades como exemplo, já que em rodovias duplicadas... triplicadas o limite de velocidade não costuma ser inferior a 110... 120 km/h.

    Concordo com o marcio_bispo quanto a fragilidade do sistema... por isso trouxe esta questão pro fórum.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    11/11/2008
    Local
    jataí/GO
    Idade
    51
    Posts
    304
    Agradecimentos: 0
    No meu post chamei a atenção principalmente para segurança, que foi um dos aspectos que o colega abordou no post inicial, nem tanto quanto a fragilidade, porque concordo que em velocidade mais alta, curva mais discreta e pista molhada, não vai forçar tanto o sistema. Chamei atenção para o fato de piorar a segurança em curvas, quando se aciona o 4x4, gerando um efeito exatamente o oposto do que o colega que iniciou o post quer.
    Aproveitando o gancho da segurança, há menos de 6 meses, um colega estava viajando em seu focus 2.0, com uma frontier nova na frente. Segundo ele, o cara pisou muito fundo para ultrapassa um caminhão, perdeu a traseira, não conseguiu controlar e saiu da pista. Esse colega, que também é médico, prestou auxílio. O motorista teve morte imediata, a mulher teve traumas menores e tinha uma criança que teve trauma abdominal e este colega a levou para uma cidade próxima, onde foi operada.
    Cito este exemplo justamente pela questão levantada neste tópico: segurança
    - Muito cuidado com 4x4 HI se tiver uma curva, o efeito pode ser o oposto do desejado
    - Um absurdo veículos como essa nova frontier não ter sistemas como um simples controle de tração (coisa simples e barata de ser implementada, já que vai usar o sensor das rodas do próprio ABS para detectar uma roda destracionando e faz a central reduzir potência, já que tem acelerador eletrônico). Ainda mais uma picape que gera 190cv de potência e muito torque, despejadas nas rodas traseiras, que na maioria dos casos está leve, não sendo usada para carga. Uma falha grave da nissan, especialmente ao adotar essa potência mais alta
    - Também não sairia caro implementar controle de estabilidade, pois trata-se de veículo com boa potência, mas que tem centro de gravidade alto e massa grande. Pelo preço que custa e pelos sensores que já possui, seria muito barato e de impacto mínimo no preço final a implementação destas medidas, como vem acontecendo em novas picapes (infelizmente, em algumas só para modelos TOP)
    Talvez se a frontier tivesse esses dois sistemas, este acidente que citei, causado pela saida de traseira da picape, tivesse sido evitado e uma vida não teria sido perdida.
    Tenham sempre muito cuidado com essas picapes potentes e que não possuem as "babás eletrônicas"

    Citação Postado originalmente por marcio_bispo Ver Post
    Dirigir na chuva a mais de 100 km/ nao é para fracos!!!


    Mas também acho exagero esta história de que 4x4 a mais de 100Km/h pode detonar tudo. Nesta velocidade as curvas são suaves. O que funciona a mais quando se usa o 4x4 high? No 4x2 está rodando o diff trazeiro, a cx de marcha e a tcase. Na 4x4 entra o diff dianteiro e as rodas livres. O percentual de Kms que isto ocorrerá será infimo se compadado ao total de uso. No mais não creio que nossas viaturas sejam tão sensíveis e frágeis assim. Que nem um amigo que tem uma blazer e não gosta de subir uma roda apenas no meio fio com medo de empenar o chassi...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. RPM a 100km/h na sua pickup!
      Por edmir no fórum Picapes
      Respostas: 44
      Última resposta: 13/02/2017, 13:21
    2. Ranger vibrando acima de 100km.h
      Por Moisés S.M no fórum Ford
      Respostas: 1
      Última resposta: 23/01/2011, 23:03
    3. Soltou a roda... a 100km/h
      Por Marcos Sete Lagoas no fórum Ford
      Respostas: 29
      Última resposta: 18/01/2011, 11:10
    4. Vibração no volante - 100km/h
      Por Daniel Gomes no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 3
      Última resposta: 19/10/2009, 08:21
    5. Pneu 255/70-15 Goodyear AT 100km
      Por leoutg no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 7
      Última resposta: 19/12/2008, 15:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade