x
Convex Datacenter
Página 46 de 48 PrimeiroPrimeiro ... 36373839404142434445464748 ÚltimoÚltimo
Resultados 541 a 552 de 574
  • #541
    Usuário
    Entrada
    13/02/2020
    Local
    Passo Fundo/RS
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0



    Minha válvula não estava isolada, minha frontier é 2011 172cv, peguei zero, está com 80.000 km, nunca havia me dado problema o carro. Eu mesmo fiz a limpeza da válvula uns meses atrás, e, estava bem suja, porém não acusava nenhum problema, nem mesmo perda de potência ou luz do painél, só percebei que havia aumentado a fumaça, limpei a válvula, diminuiu a fumaça, mas, rodei uns 1.000km e aconteceu essa M... ou foi coincidência ou azar mesmo.

  • #542
    Usuário
    Entrada
    13/02/2020
    Local
    Passo Fundo/RS
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Pois é, o mecânico disse que já está pronta a camionete, que ficou 100%. Também me aconselhou a não isolar a válvula. Já li as quarenta e cinco páginas deste fórum , mas, acho que como muitos, a dúvida continua com relação a isolar ou não a EGR.
    Isso ainda vai render muita troca de ideia...

  • #543
    Usuário
    Entrada
    13/02/2020
    Local
    Passo Fundo/RS
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por enricof18 Ver Post
    Com relação a válvula EGR paralela, recentemente eu fiz um motor de uma Frontier e nela estava uma válvula paralela, que tinha estragado uma das engrenagens do mecanismo. Quando essas engrenagens estragam, tem que trocar a válvula, pois até onde eu sei não tem dessas engrenagens pra vender separado. E mesmo que você isole a EGR, a válvula, o mecanismo dela continua funcionando e tem que funcionar, senão da luz de injeção e perda de potência por códigos de falha referentes a EGR. Aí falei com o cliente que tinha que trocar a válvula e ele disse que tinha a antiga em casa, a original que disseram que tinha que ser substituída. A válvula original estava perfeita! Apenas muito suja de carvão, o mecanismo estava travado. Abri a válvula, limpei ela todinha, lubrifiquei o mecanismo e pronto, ela voltou a funcionar 100%.

    A válvula da EGR é extremamente simples, muito fácil de abrir, de verificar o mecanismo, de dar manutenção. Não fiquem trocando EGR atoa só porque tem código da EGR, ou porque ela esta travada aberta.
    Então, percebi que o senhor sabe bem o que fala. Pra bem claro, se a válvula, mesmo isolada, precisa continuar trabalhando, "E mesmo que você isole a EGR, a válvula, o mecanismo dela continua funcionando e tem que funcionar, senão da luz de injeção e perda de potência por códigos de falha referentes a EGR" , significa que ela continua suscetível a problemas. Minha pergunta (desculpa a ignorância e também se já foi respondido), mas nesse caso, qual a vantagem real de isolar a EGR, economia de diesel, mais potência, aumento vida útil do motor...?

  • #544
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    728
    Agradecimentos: 53
    Citação Postado originalmente por Josimar Passamani Ver Post
    Então, percebi que o senhor sabe bem o que fala. Pra bem claro, se a válvula, mesmo isolada, precisa continuar trabalhando, "E mesmo que você isole a EGR, a válvula, o mecanismo dela continua funcionando e tem que funcionar, senão da luz de injeção e perda de potência por códigos de falha referentes a EGR" , significa que ela continua suscetível a problemas. Minha pergunta (desculpa a ignorância e também se já foi respondido), mas nesse caso, qual a vantagem real de isolar a EGR, economia de diesel, mais potência, aumento vida útil do motor...?
    Antes você de te responder essa pergunta, tenho que te explicar como funciona e para quê funciona o sistema EGR na Frontier.

    EGR é uma sigla que traduzida do inglês significa RECIRCULAÇÃO DOS GASES DE ESCAPE. É um sistema onde existe uma ligação do coletor de escape para o coletor de admissão, entre os dois há uma válvula que controla essa vazão de gases de escape para a admissão. No caso da Frontier, antes da válvula tem o trocador de calor, que baixa a temperatura desses gases de escape antes que eles adentrem na admissão do motor.

    Qual é a finalidade do sistema? Baixar a emissão de poluentes do tipo NOx. Quanto mais quente a câmara de combustão do motor diesel, mais NOx ela gera, e a EGR entra nisso pois a adição de gases de escape na admissão tem como finalidade principal baixar a temperatura da câmara de combustão, diminuindo a quantidade de moléculas de oxigênio admitidas pelo motor para gerar a queima. O NOx restante é tratado pelo catalizador.

    Então a EGR está em todos os motores diesel modernos apenas para isso: Baixar a temperatura da câmara de combustão para diminuir a emissão de NOx.

    Qual é o problema da EGR? Quanto mais quente a temperatura da câmara de combustão do motor diesel, maior a produção de NOx, mas menor é a produção de fuligem, a fumaça preta. Quanto menor a temperatura de combustão do motor diesel, menor é a produção de NOx, mas maior é a produção de fuligem. Essa fuligem vai circular na admissão e como na admissão está também circulando os vapores de óleo da ventilação do cárter do motor, a fuligem vai se juntar com esse vapor de óleo e vai criar uma crosta pegajosa em todo o coletor de admissão, nos dutos de admissão do cabeçote e adentrar aos cilindros. Isso com o tempo vai chegando a um ponto onde vai restringir o fluxo de ar para dentro dos cilindros, vai prejudicar o assentamento das válvulas de admissão, vai criar uma condição onde o desgaste dos cilindros aumenta, pois estamos falando de material particulado sólido! Além disso há uma contaminação extra ao óleo lubrificante, pois sempre parte da compressão gerada pelos cilindros desce ao cárter (por isso temos o sistema de ventilação do cárter, jogando na admissão esses vapores). Em casos extremos, e eu já peguei casos assim, temos até o fechamento quase que completo dos dutos de admissão, principalmente no primeiro e no segundo cilindros, dada a proximidade da entrada da EGR no coletor de admissão com esses cilindros. Então estamos falando de um sistema que a médio e longo prazo prejudica o desempenho do motor, aumenta o consumo de combustível, aumenta a emissão de fuligem pelo escapamento (a fumaça preta) e aumenta o desgaste do motor.

    Você pode manter o sistema de EGR ativo e contornar essa situação? Sim! A principal medida é usar sempre óleos lubrificantes 100% sintéticos no motor. Eu gosto sempre de dar o exemplo da Frontier 163/190 cv, as 2012/13 até 2016. Elas o sistema EGR é diferente, muito mais otimizado por conta da existência do DPF, e também por conta do DPF, a recomendação é a utilização de óleos lubrificantes 100% sintéticos no motor, com a especificação mínima ACEA C3, essa especificação, dentre outras capacidades, tem uma baixa emissão de vapores de lubrificante, isso permite que a ventilação do cárter seja muito mais limpa, sendo assim quando na admissão esses vapores se encontram com os gases provenientes na EGR, geram uma quantidade muito menor de "borra". Então se compararmos a admissão das 163/190 cv com as anteriores, veremos sempre uma admissão muito mais limpa!

    Mas mesmo assim a EGR traz um risco grande! A fissura do trocador de calor, e quando isso acontece o fluido de arrefecimento ou vai para o escape, ou entra na admissão, e aí o veículo vai perder o fluido de arrefecimento, vai superaquecer e vai danificar o motor. Há casos onde quando você desliga o motor, esse fluido de arrefecimento vaza do trocador de calor da EGR e inunda o coletor de admissão. Ao dar a partida no veículo corre o risco de dar calço hidráulico no motor, entortar ou quebrar bielas, quebrar pistões, etc.

    Então qual a vantagem de isolar a EGR? Fazendo isso você impede que os gases de escapamento circulem na admissão, e aí a admissão não mais vai ficar suja e nem ter os problemas de contaminação do lubrificante e desgaste prematuro. Também vai fazer com que a economia de combustível melhores, pois não terá mais a contaminação do ar da admissão com os gases de escape. Também com ela isolada devidamente, não mais vai ter o risco de, em caso do trocador de calor ter uma fissura, não vai perder fluido de arrefecimento para a admissão ou escape. Essas são as vantagens!

    Existe contra indicação? Sinceramente, nenhuma. Podem até argumentar que com a EGR isolada, o catalizador vai perder sua eficiência mais rapidamente, porém, nunca comprovamos isso de fato na oficina. Tem veículos que acompanho a mais de 4 anos, clientes que sempre fazem manutenção comigo, motores com mais de 300 mil, 400 mil km que nunca foram abertos, que tem a EGR isolada a mais de 200 mil km sem nenhum tipo de problema.

    Como eu disse, há maneiras de se deixar a EGR ativa e evitar boa parte desses problemas, mas isso vai de uma manutenção mais constante e uso de lubrificantes 100% sintéticos, de qualidade! Ou seja, vai ser uma manutenção mais onerosa. Quem tem a EGR isolada devidamente, nunca mais opta por voltar o sistema para o original, isso eu garanto!

    Com relação a válvula, mesmo que você tenha isolado a EGR, a válvula fica funcionando normalmente pois ela não sabe que está isolada! E você tem que garantir que o funcionamento dela esteja 100% correto, com seu mecanismo limpo e bem lubrificado. O problema que a válvula dá é justamente pelo acúmulo de carbonização na própria válvula, essa carbonização ou trava a válvula completamente ou deixa seu movimento mais pesado. Quando ela trava completamente ela vai acender a luz de injeção, perder potência e dependendo de como ela trava, vai deixar o funcionamento do motor completamente irregular. Se ela ficar com o movimento pesado, o motor elétrico da válvula vai fazer mais força e vai estragar as engrenagens do mecanismo, que são engrenagens plásticas, isso somado com o calor dos gases de escape passando por um mecanismos que tem partes elétricas sensíveis. Quando você isola a EGR a válvula pode vir a dar problema? Até pode, mas só se apenas ela já estiver na eminência de ter um problema, a probabilidade é quase nula!
    4X4 Brasil

  • #545
    Usuário
    Entrada
    14/02/2020
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    45
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde meus amigos, tenho uma frontier 2007 LE 2.5 (importada), tá andando bem e econômica, porém, muita fumaça preta, pretendo isolar a egr visando diminuir essa fumaça, sabem se neste modelo tem alguma peculiaridade diferente?

  • #546
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    728
    Agradecimentos: 53
    Citação Postado originalmente por Sgtmarcos22 Ver Post
    Boa tarde meus amigos, tenho uma frontier 2007 LE 2.5 (importada), tá andando bem e econômica, porém, muita fumaça preta, pretendo isolar a egr visando diminuir essa fumaça, sabem se neste modelo tem alguma peculiaridade diferente?
    Volto a repetir: Fumaça preta na Frontier não é culpa apenas da EGR. Pode ser EGR, pode ser o funcionamento inadequado da geometria do turbo, pode ser filtros, pode ser compressão baixa no motor, pode ser problema de vedação nas válvulas, pode ser regulagem de válvulas, pode ser monitoramento do sistema de injeção de combustível, pode ser monitoramento do fluxo e pressão de ar de admissão, pode ser bicos, pode ser bomba...

    Pode ser um monte de coisa!

  • #547
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    728
    Agradecimentos: 53
    Continuando sobre a EGR, porque eu digo que fazer o "EGR DELETE" com a reprogramação via módulo é dinheiro jogado fora, pois geralmente é um serviço que ronda os 1000 reais! Digo isso pois nesse tipo de procedimento, a válvula vai ficar 100% o tempo todo! Mas com isso criamos um problema adicional, a válvula da EGR sempre fica DEPOIS DO TROCADOR DE CALOR, e isso vai concentrar o calor dos gases de escape justamente em cima do trocador de calor, podendo fazer com que o veículo superaqueça e aumentando E MUITO a chance de ter o problema da fissura do trocador de calor da EGR, com a consequente perda do fluido de arrefecimento.

    O processo de isolar fisicamente a circulação dos gases de escape pelo sistema é muito mais barata e muito mais eficaz!

  • #548
    Usuário
    Entrada
    14/02/2020
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    45
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Então amigo, acredito que podem ser várias coisas, como citou, porém fiz revisão agora em janeiro, troquei os filtros, óleo... em relação aos bicos acredito que estejam 100%, pois ela está andando bem e econômica, to fazendo 8,9 na cidade e
    11.7 na estrada. Lendo as mensagens dos amigos, presumo que, ainda que não houvesse nenhum problema acontecendo (mas há... a fumaça..) o processo de isolamento (nas duas extremidades) ainda seria benéfico para o motor. correto? Pelo menos foi isso que entendi, inclusive lendo suas msg anteriores.

  • #549
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    728
    Agradecimentos: 53
    Citação Postado originalmente por Sgtmarcos22 Ver Post
    Então amigo, acredito que podem ser várias coisas, como citou, porém fiz revisão agora em janeiro, troquei os filtros, óleo... em relação aos bicos acredito que estejam 100%, pois ela está andando bem e econômica, to fazendo 8,9 na cidade e
    11.7 na estrada. Lendo as mensagens dos amigos, presumo que, ainda que não houvesse nenhum problema acontecendo (mas há... a fumaça..) o processo de isolamento (nas duas extremidades) ainda seria benéfico para o motor. correto? Pelo menos foi isso que entendi, inclusive lendo suas msg anteriores.
    Se você leu e entendeu como funciona o sistema, as explicações que dei, então sim, você tem vantagens em isolar a EGR. Porém isso não quer dizer que o problema da fumaça irá resolver isolando a EGR.

    Ela está sim econômica, mas como está a força dela? Provavelmente você vai dizer que está boa de força, mas já peguei muitos dizendo o mesmo de suas Frontiers e quando eu ando, sei que não está 100%. Temos que lembrar que a injeção faz DE TUDO para ter o melhor desempenho possível.

    Estou dizendo isso para não esperar que a fumaça irá se resolver isolando a EGR, pode até ser que seja o caso, mas não é 100% certo que irá resolver, ok?

  • #550
    Usuário
    Entrada
    13/02/2020
    Local
    Passo Fundo/RS
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    enricof18. Valeu mesmo pela explicação, peguei o carro ontem e o mecânico me mostrou a egr quebrada, quebrou aquela borboleta, que é fixada apenas com dois pingos de solda(segundo o mecânico), ele disse que o próprio calor gerado pelos gases e sei lá o que mais passa pela egr, fazem com que a solda desgaste com o tempo (baita falha do projeto), fazendo com que a peça se solte e, também segundo o mecânico, não tem como consertar. Foi colocada uma egr de marca paralela (não lembro a marca) e, até o momento tudo normal, andando normal e sem luz acesa no painel. Pra minha surpresa, ele falou que é meio que normal a egr da frontier desse modelo apresentar esse problema, que já pegou vários casos iguais. Isso significa que, daqui alguns mil km, vai dar problema de novo. Questionei novamente sobre isolar a peça, ele disse que nada adianta, pois ela continua funcionado, a menos que reprograme e, faça com que ela seja desativada nessa reprogramação, mas daí sairia caro para fazer tal reprogramação.
    Enrico, se não for abusar, peço que poste o esquema para fazer o isolamento da EGR da FRONTIER 2011, 192 cv. Vou levar em outra oficina, também de confiança, para fazer o serviço. Sei que já têm em páginas anteriores, mas como têm de mais de um modelo e ano e sou leigo no assunto...

  • #551
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    728
    Agradecimentos: 53
    Citação Postado originalmente por Josimar Passamani Ver Post
    enricof18. Valeu mesmo pela explicação, peguei o carro ontem e o mecânico me mostrou a egr quebrada, quebrou aquela borboleta, que é fixada apenas com dois pingos de solda(segundo o mecânico), ele disse que o próprio calor gerado pelos gases e sei lá o que mais passa pela egr, fazem com que a solda desgaste com o tempo (baita falha do projeto), fazendo com que a peça se solte e, também segundo o mecânico, não tem como consertar. Foi colocada uma egr de marca paralela (não lembro a marca) e, até o momento tudo normal, andando normal e sem luz acesa no painel. Pra minha surpresa, ele falou que é meio que normal a egr da frontier desse modelo apresentar esse problema, que já pegou vários casos iguais. Isso significa que, daqui alguns mil km, vai dar problema de novo. Questionei novamente sobre isolar a peça, ele disse que nada adianta, pois ela continua funcionado, a menos que reprograme e, faça com que ela seja desativada nessa reprogramação, mas daí sairia caro para fazer tal reprogramação.
    Enrico, se não for abusar, peço que poste o esquema para fazer o isolamento da EGR da FRONTIER 2011, 192 cv. Vou levar em outra oficina, também de confiança, para fazer o serviço. Sei que já têm em páginas anteriores, mas como têm de mais de um modelo e ano e sou leigo no assunto...
    Se quebrou apenas a borboleta da válvula antiga, bastava ter isolado a EGR, ela iria funcionar normalmente. Mesmo sem a borboleta, o eixo da válvula iria ficar movimentando, porém sem a borboleta. Iria funcionar normalmente. Essas válvulas paralelas dão muito problema no sensor de posição da borboleta, aí acende a luz de injeção, corta a potência com códigos de falha referentes a EGR.

    Quando eu tiver um prazo vou tentar fazer um passo a passo bem detalhado de como isolar corretamente a EGR nas Frontier...

  • #552
    Usuário
    Entrada
    13/02/2020
    Local
    Passo Fundo/RS
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    "Se quebrou apenas a borboleta da válvula antiga, bastava ter isolado a EGR, ela iria funcionar normalmente. Mesmo sem a borboleta, o eixo da válvula iria ficar movimentando, porém sem a borboleta. Iria funcionar normalmente." Guardei a válvula original. Assim que você conseguir postar o esquema, vou recolocar a original e isolar a EGR. Vlu.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Frontier LE X Frontier SE/XE - Potencia
      Por A_Benito no fórum Nissan
      Respostas: 12
      Última resposta: 10/07/2017, 19:53
    2. Frontier, Frontier Serrana? Frontier Attack?
      Por Giovaniblu no fórum Nissan
      Respostas: 3
      Última resposta: 09/12/2014, 05:20
    3. tenho KIT para usar caixa EATON no troller RF eliminando a TREMEC.
      Por luis nunes junior no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 26/09/2011, 19:32
    4. Eliminando o limitador de velocidade S10 4.3V6
      Por 6caneco no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 10
      Última resposta: 26/01/2009, 15:26
    5. Frontier Sel
      Por Nicodemus no fórum Nissan
      Respostas: 7
      Última resposta: 25/02/2008, 22:33

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade