x
Convex Datacenter
Página 42 de 48 PrimeiroPrimeiro ... 3233343536373839404142434445464748 ÚltimoÚltimo
Resultados 493 a 504 de 574
  • #493
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    739
    Agradecimentos: 56



    Citação Postado originalmente por GUSTAVO F. AVELLAR DINIZ Ver Post
    Caro Enrico, mais uma vez agradeço pelas suas valiosas lições!!!

    Aproveito o ensejo e pergunto se o isolamento da EGR, vai aliviar o DPF ou são sistemas independentes? Quanto ao DPF (críticos em várias Frontiers), indago se com o rigor que mantenho nas revisões (mesmo rodando muito mais dias na cidade que em Rodovias), qual a melhor atitude preventiva que devemos tomar? Vejo muita propaganda de chips de aumento de potência e isolamento eletrônico da EGR e DPF, qual sua opinião sobre a adequação de tais procedimentos? Reitero agradecimentos anteriores pois todos os seus apontamentos feitos sobre minhas dúvidas foram 100% corretos, és o"Papa" quando o assunto é Frontier, pena o MT ser tão longe de Pernambuco, senão ia fazer as revisões em sua oficina!!!
    Alivia sim o DPF, mas no caso das 2013 em diante, se usar óleo lubrificante correto, a EGR é bem limpa. Mas, como disse, isolar a EGR ajuda a manter o DPF em funcionamento correto.

    Sobre o DPF, eu julgo absolutamente desnecessário fazer esse "isolamento eletrônico" no DPF e principalmente na EGR. Na EGR, com respeito a quem já fez o procedimento ou quem vende esse serviço, é dinheiro jogado fora, o isolamento físico é muito mais efetivo, simples e seguro.

    Quanto a manutenção do DPF, o mais importante é o óleo lubrificante, sempre usar óleos com ACEA C3 ou C4, ou especificações superiores, como a VW 507.00 que é exigida para a Amarok. Em seguida, verificar a cada 10 mil km se as velas aquecedoras estão funcionando, pois elas são extremamente importantes a médio e longo prazo para a manutenção do DPF. É muito fácil verificar as velas aquecedoras com um multímetro, ou passando scanner e verificando se há o código P0380. Depois, filtro de ar de qualidade e que não seja usado até virar uma pedra, como muitos proprietários fazem, principalmente quem trafega muito em estradas de terra ou em regiões com muita poeira, onde acham que a obrigação do filtro de ar é chegar nos 10 mil km, mas muito antes disso o filtro está totalmente saturado. Está lá no manual quem em determinadas condições o filtro deve ser trocado com 5 mil km ou em até 3 mil km. Por último o combustível de qualidade, e aqui vai uma observação: S10 sempre, mas diesel comum não vai obstruir o DPF instantaneamente. Conheço proprietários que só rodam com diesel comum e nunca tiveram problemas com o DPF, mas rodam muito em estrada. Então não se preocupem em rodar com diesel comum caso seja o único disponível. O que importa mesmo é a QUALIDADE do combustível.

    Rodar só na cidade, trajetos curtos, vai fazer o DPF entupir? Só se as velas aquecedoras estiverem ruins e o óleo usado no motor não for o adequado, ou filtro de ar e combustível estiverem ruins. Precisa ter pelo menos um desses itens fora do padrão para obstruir o DPF nessa condição, caso contrário, não vai entupir.

    Por fim, minha oficina é em Rio Verde - GO, não em Pernambuco.

    Um abraço.

  • #494
    Usuário
    Entrada
    18/01/2011
    Local
    RECIFE/PE
    Idade
    51
    Posts
    65
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por enricof18 Ver Post
    Alivia sim o DPF, mas no caso das 2013 em diante, se usar óleo lubrificante correto, a EGR é bem limpa. Mas, como disse, isolar a EGR ajuda a manter o DPF em funcionamento correto.

    Sobre o DPF, eu julgo absolutamente desnecessário fazer esse "isolamento eletrônico" no DPF e principalmente na EGR. Na EGR, com respeito a quem já fez o procedimento ou quem vende esse serviço, é dinheiro jogado fora, o isolamento físico é muito mais efetivo, simples e seguro.

    Quanto a manutenção do DPF, o mais importante é o óleo lubrificante, sempre usar óleos com ACEA C3 ou C4, ou especificações superiores, como a VW 507.00 que é exigida para a Amarok. Em seguida, verificar a cada 10 mil km se as velas aquecedoras estão funcionando, pois elas são extremamente importantes a médio e longo prazo para a manutenção do DPF. É muito fácil verificar as velas aquecedoras com um multímetro, ou passando scanner e verificando se há o código P0380. Depois, filtro de ar de qualidade e que não seja usado até virar uma pedra, como muitos proprietários fazem, principalmente quem trafega muito em estradas de terra ou em regiões com muita poeira, onde acham que a obrigação do filtro de ar é chegar nos 10 mil km, mas muito antes disso o filtro está totalmente saturado. Está lá no manual quem em determinadas condições o filtro deve ser trocado com 5 mil km ou em até 3 mil km. Por último o combustível de qualidade, e aqui vai uma observação: S10 sempre, mas diesel comum não vai obstruir o DPF instantaneamente. Conheço proprietários que só rodam com diesel comum e nunca tiveram problemas com o DPF, mas rodam muito em estrada. Então não se preocupem em rodar com diesel comum caso seja o único disponível. O que importa mesmo é a QUALIDADE do combustível.

    Rodar só na cidade, trajetos curtos, vai fazer o DPF entupir? Só se as velas aquecedoras estiverem ruins e o óleo usado no motor não for o adequado, ou filtro de ar e combustível estiverem ruins. Precisa ter pelo menos um desses itens fora do padrão para obstruir o DPF nessa condição, caso contrário, não vai entupir.

    Por fim, minha oficina é em Rio Verde - GO, não em Pernambuco.

    Um abraço.
    Beleza, Achava que era em Lucas do Rio Verde MT!!! Eu é que sou de Pernambuco! Mais uma vez muito obrigado!!! Suas ponderações enobrecem este fórum!!!
    Gustavo Avellar
    Ex-Freelander 2 - Incrível Hulk
    Frontier XE 4x4 2013 - Craúna

  • #495
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por GUSTAVO F. AVELLAR DINIZ Ver Post
    Caro Enrico, mais uma vez agradeço pelas suas valiosas lições!!!

    Aproveito o ensejo e pergunto se o isolamento da EGR, vai aliviar o DPF ou são sistemas independentes? Quanto ao DPF (críticos em várias Frontiers), indago se com o rigor que mantenho nas revisões (mesmo rodando muito mais dias na cidade que em Rodovias), qual a melhor atitude preventiva que devemos tomar? Vejo muita propaganda de chips de aumento de potência e isolamento eletrônico da EGR e DPF, qual sua opinião sobre a adequação de tais procedimentos? Reitero agradecimentos anteriores pois todos os seus apontamentos feitos sobre minhas dúvidas foram 100% corretos, és o"Papa" quando o assunto é Frontier, pena o MT ser tão longe de Pernambuco, senão ia fazer as revisões em sua oficina!!!
    Eu vi a resposta do Enrico sobre o DPF mas não concordo muito não... EGR e DPF são sistemas independentes. Tanto que o EGR foi criado antes do DPF, e tem vários carros que tem apenas o EGR. Referente a sobrecarga, o isolamento da EGR irá ocasionar uma sobrecarga no DPF sim.

    O fato de isolar a EGR faz com que os gazes de escapamento deixem de recircular pelo motor. Como esse ar que recircula é pobre em oxigênio, ao deixar de recircular, ocasiona um aumento na pureza do ar da queima, consequentemente uma queima mais limpa ocasiona uma temperatura maior de queima, e uma temperatura maior na queima faz com que seja gerado mais particulas de NOx, que é justamente a porcaria que entope o DPF... Esse NOx vai parar direto no DPF, então o fato de isolar a EGR gera sim uma sobercarga no DPF. Isso é fato.

    Existem vantagens ao se bloquear a EGR, mas tudo tem seu custo. Vc terá um motor mais limpo por dentro, uma possível economia de combustivel, porém o DPF vai pagar a conta.

    []s

  • #496
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    739
    Agradecimentos: 56
    Citação Postado originalmente por paulorl Ver Post
    Eu vi a resposta do Enrico sobre o DPF mas não concordo muito não... EGR e DPF são sistemas independentes. Tanto que o EGR foi criado antes do DPF, e tem vários carros que tem apenas o EGR. Referente a sobrecarga, o isolamento da EGR irá ocasionar uma sobrecarga no DPF sim.

    O fato de isolar a EGR faz com que os gazes de escapamento deixem de recircular pelo motor. Como esse ar que recircula é pobre em oxigênio, ao deixar de recircular, ocasiona um aumento na pureza do ar da queima, consequentemente uma queima mais limpa ocasiona uma temperatura maior de queima, e uma temperatura maior na queima faz com que seja gerado mais particulas de NOx, que é justamente a porcaria que entope o DPF... Esse NOx vai parar direto no DPF, então o fato de isolar a EGR gera sim uma sobercarga no DPF. Isso é fato.

    Existem vantagens ao se bloquear a EGR, mas tudo tem seu custo. Vc terá um motor mais limpo por dentro, uma possível economia de combustivel, porém o DPF vai pagar a conta.

    []s
    DPF = DIESEL PARTICULATE FILTER

    Ele filtra material PARTICULADO, vulgo FULIGEM. Não tem nada a ver com o NOX que você falou.

  • #497
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    739
    Agradecimentos: 56
    Quem trata o NOX é o catalisador, catalisador e DPF são duas peças distintas. De 2008 a 2012 as Frontier não tinham DPF, 2013 em diante tinham, qual a principal diferença entre elas? Ao acelerar, as 2008 a 2012 soltam aquela fumaça preta, 2013 em diante não soltam fumaça nenhuma praticamente. É essa a função do DPF, única e exclusivamente.

    Voltando ao catalizador e ao NOX, já que as 2008 a 2012 tem catalizador, e pensando que elas são as que tiveram a maior quantidade de EGR isolada, pergunte quantos foram obrigados a trocar o catalizador por conta do isolamento da EGR? Isolar a EGR não traz ABSOLUTAMENTE NENHUM PREJUÍZO PRO MOTOR, se não fosse verdade, não existiria a válvula que controlasse o volume de escape que recircula na admissão, e que em boa parte do tempo se encontra totalmente fechada, seja com o motor na fase de aquecimento, seja em situações onde se demanda maior potência. A válvula só começa a abrir quando o motor está trabalhando com pouca carga, basicamente ela só fica um tempo considerável aberta quando se está rodando na rodovia, velocidade constante, na cidade ela fica abrindo e fechando o tempo todo.

    Eu já disse aqui várias vezes, e torno a repetir, isolar a EGR não traz nenhum prejuízo ao motor, em 5 anos praticamente que trabalho com Frontier, nunca tive necessidade de trocar nenhum DPF, e meus clientes, depois que tiveram problemas no DPF onde eu fiz reparo, ou aqueles que fazem manutenção periódica comigo, simplesmente não tem problemas com o DPF. 80% dos meus clientes quase tem a EGR isolada, nunca tive problemas nem com catalizador, nem com DPF.

  • #498
    Usuário
    Entrada
    29/08/2018
    Local
    Nova Odessa/SP
    Idade
    53
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Enrico, adquiri uma Frontier 2011/2011 LE a um ano, troquei a válvula EGR nova (não original), mas ela está apresentando o erro P0409, lendo aqui várias sugestões e sucesso no isolamente, então resolvi fazer o isolamento na minha, é possivel enviar me o passo a passo ? Sou de Nova Odessa/SP.

  • #499
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    739
    Agradecimentos: 56
    Citação Postado originalmente por NILTON CAMARGO Ver Post
    Enrico, adquiri uma Frontier 2011/2011 LE a um ano, troquei a válvula EGR nova (não original), mas ela está apresentando o erro P0409, lendo aqui várias sugestões e sucesso no isolamente, então resolvi fazer o isolamento na minha, é possivel enviar me o passo a passo ? Sou de Nova Odessa/SP.
    Esse erro P0409 não vai resolver isolando a EGR. Houve um caso de um colega que fez o mesmo que você, trocou a válvula original por uma nova paralela e sempre ficava aparecendo esse código P0409. Conversando com ele aqui no fórum só foi solucionar o problema ele voltando a válvula original pro lugar, mas executando uma limpeza na mesma, em sua parte eletrônica, e aí o problema foi resolvido.

    Sobre isolar a EGR, não tem segredo, no caso da sua aquele tubo que passa na frente do motor, um lado vai parafusado no coletor de escape, do outro lado vai parafusado na válvula. No meio dele vai duas mangueiras do sistema de arrefecimento. Esse tubo é o trocador de calor da EGR, você tem que retirar ele e isolar as extremidades aonde vai no coletor de escape e na válvula da EGR. Isola com tampões no mesmo formato das juntas, em chapa de aço com 2mm de espessura mais ou menos já é o suficiente.

  • #500
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por enricof18 Ver Post
    ... Sobre isolar a EGR, não tem segredo ...
    Olá, meu prezado Enrico ... Tudo bem?
    Boa tarde.

    Por acaso, o amigo já efetuou esse isolamento da válvula da EGR em um Pajero Full? ... Pergunto-lhe porque no final do ano pretendo visitar parentes aí em Goiás ... na ida e na volta, sempre passo aí por Rio Verde, e estou pensando em, na ida, passar aí na sua oficina para você dar uma apreciada no meu veículo (esse aí da minha assinatura) ... em princípio, na ida, estou até pensando em isolar a EGR aí na sua oficina, pelo menos a título de experiência ... depois, seguir em viagem e rodar bastante aí por Goiás, para experimentar e, principalmente, ver se a tal da luzinha da injeção acende ... se isso acontecer, na minha volta a gente desfaz o serviço ...

    Forte abraço.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #501
    Usuário
    Entrada
    08/04/2012
    Local
    Rio Verde/GO
    Idade
    34
    Posts
    739
    Agradecimentos: 56
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Olá, meu prezado Enrico ... Tudo bem?
    Boa tarde.

    Por acaso, o amigo já efetuou esse isolamento da válvula da EGR em um Pajero Full? ... Pergunto-lhe porque no final do ano pretendo visitar parentes aí em Goiás ... na ida e na volta, sempre passo aí por Rio Verde, e estou pensando em, na ida, passar aí na sua oficina para você dar uma apreciada no meu veículo (esse aí da minha assinatura) ... em princípio, na ida, estou até pensando em isolar a EGR aí na sua oficina, pelo menos a título de experiência ... depois, seguir em viagem e rodar bastante aí por Goiás, para experimentar e, principalmente, ver se a tal da luzinha da injeção acende ... se isso acontecer, na minha volta a gente desfaz o serviço ...

    Forte abraço.
    Já fiz na Full sim, procedimento bem simples.

  • #502
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por enricof18 Ver Post
    Já fiz na Full sim, procedimento bem simples.
    Boa noite, meu caro Enrico
    Estou lhe enviando uma MP, para você me passar seus dados de endereço.
    Abs.
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #503
    Usuário
    Entrada
    29/08/2018
    Local
    Nova Odessa/SP
    Idade
    53
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelas dicas Enrico, vou fazer isso e te falo, Abraços.

  • #504
    Usuário
    Entrada
    29/06/2018
    Local
    Passo Fundo/RS
    Idade
    55
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Opa. Peguei juntas originais e cortei na hora duas chapas de zinco com tesoura cortar lata. Muito simples. Fiz conforme Eurico recomendou. Já estou cerca 2000 km rodado. Cidade fazia 5,35. Agora 7,5. Na estrada fazia 8,5 agora 10,9. Resto tudo normal.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Frontier LE X Frontier SE/XE - Potencia
      Por A_Benito no fórum Nissan
      Respostas: 12
      Última resposta: 10/07/2017, 19:53
    2. Frontier, Frontier Serrana? Frontier Attack?
      Por Giovaniblu no fórum Nissan
      Respostas: 3
      Última resposta: 09/12/2014, 05:20
    3. tenho KIT para usar caixa EATON no troller RF eliminando a TREMEC.
      Por luis nunes junior no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 26/09/2011, 19:32
    4. Eliminando o limitador de velocidade S10 4.3V6
      Por 6caneco no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 10
      Última resposta: 26/01/2009, 15:26
    5. Frontier Sel
      Por Nicodemus no fórum Nissan
      Respostas: 7
      Última resposta: 25/02/2008, 22:33

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade