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  • #1

    E VIAVEL RECUPERAR A TURBINA DA L200 ???




    Boa noite a todos!!

    Tenho uma l200 1997/8 que ja esta com a turbina "babando". Tive informaçoes de que a recuperaçao pode nao durar muito e ainda danificar o motor em caso de quebra da turbina. Porem, o preço da recuperaçao e de R$400,00 e da turbina nova R 1.800,00. Alguem pode me orientar??

    Abraços,

    Luiz Alberto

  • #2
    Usuário Avatar de _portela
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    Tá babando mesmo????

    Óleo na turbina pode ser normal, pois ela recebe o respiro do carter...

    Tá com barulho estranho?
    Perdeu rendimento?
    Tá consumindo muito óleo?
    Tá com folga no eixo?

    Responda tudo isto primeiro antes de fazer qualquer coisa

    Abraço,
    Jimny 4All

  • #3
    Bom dia Portela!!!

    Realmente, ela ainda esta em condiçoes de uso..levei a outra empresa e o pessoal me disse que ainda tera um boa kilometragem, e so um desgaste normal...sempre sujara um pouco a turbina.. a pressao esta normal em 0, 7 kgf/cm2 e as folgas radiais e axiais do eixo estao toleraveis..

    Muito Obrigado..


    Luiz Alberto

  • #4
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    Luiz,

    Após recondicionamento e para ter sempre uma turbina durável é importante ligar o carro sem acelerar (10 segundos sao suficientes para a correta lubrificação do eixo/mancais) desligar o motor somente após alguns segundos (15) de ponto morto (para baixar o giro do eixo rotor q chega a 150.000 rmp e "resfriamento" dos mancais (principal ponto de cozimento do óleo)).

    Se vc for tb criterioso (preciosismo) tem inúmeras dicas: instalar radiador de óleo antes da turbina (abaixar a temperatura do óleo/eixo/mancais), instalar filtro de óleo externo ( se nao me engano a SPA Turbo tem modelos q se adaptam na mangueira) (evita o acúmulo de borras por cozimento do óleo no eixo/mancal).

    Se for mais criterioso ainda (e com bom orçamento) pode trocar a turbina por uma refrigerada a água (como no gol turbo), ou roletada (nota preta); em ambos os casos vc vai ter turbina pra muito tempo.

    Mas usando a sua turbina e seguindo os critérios acima já se tem um ótimo custo/benefício.


    valeu

  • #5
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    as folgas radiais e axiais do eixo estao toleraveis..
    Folgas radiais não são toleráveis pois fazem o rotor raspar na carcaça. As axiais podem existir pois é normal aparecer quando bem usadas.

    Velho, tem muita gente que recondiciona turbinas pequenas, porém nunca fica 100%. Ainda assim, os melhores serviços de recondicionamento envolvem testes de ultra som nos componentes. Se não fizerem testes de ultra som procura outro prestador desse serviço por se tratar de um componente caro e de muita pressão de trabalho.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
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    É Luiz,

    Siga sa minhas dicas e a dos amigos aqui, pois turbina é uma M...de uma pecinha que adoram tentar dizer para a gente que está estragada...E êta pecinha cara

    Abraço e boa sorte
    Jimny 4All

  • #7
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    Explica esse "babando".
    É óleo apenas ou perdeu o rendimento?
    A perda de rendimento pode ser muitas coisas diferentes fora a turbina, a minha Ranger está com hora marcada no bombista para dar uma boa regulada e revisada nela e nos bicos por justamente perda de rendimento em alta.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #8
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    Turbina l200

    Edin,
    Como ja havia postado anteriromente fiz tdo o motor de minha L200/94,
    e o que faltava agora aconteceu a minha Tuirbina foi pro sco.,
    e pior como os colegas falaram a mesmo é muito caro em torno de 2.3 a 3.9,
    sendo que estou arrumando uma da l200 2004. q vc acha?

  • #9
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    Citação Postado originalmente por zenil Ver Post
    Edin,
    Como ja havia postado anteriromente fiz tdo o motor de minha L200/94,
    e o que faltava agora aconteceu a minha Tuirbina foi pro sco.,
    e pior como os colegas falaram a mesmo é muito caro em torno de 2.3 a 3.9,
    sendo que estou arrumando uma da l200 2004. q vc acha?
    Ola, me desculpe se falo besteira.. em 1o lugar pq nao li o topico todo... pois nao simpatizo com esse carro (pra mim, na minha opniao eh um lance mal feito e caro pra kct... mas gosto eh gosto nao eh?).... porem nao posso deixar de dar meus 20 centavos.

    Caso a turbina nao tenha um compreessor/roda da turbina danificados ou eixo empenado... existem kits de reparo p/ esses turbos... entre... 50 ~ 70 U$, existem tambem pecas como o rotor e partes da montagem... por exemplo...

    o rebuild kit da vr4 l400 pajero ou l200 ou outros carros... custa 70 U$.

    O eixo + a roda da turbina pro mesmo carro... custa 120 U$


    Se levar um papo com o vendedor, chega pra voce sem impostos.. direto na sua porta.

    me desculpem qualquer coisa, e boa sorte.

    cheers

  • #10
    Pessoal como saber que uma turbina está com problemas?

  • #11
    Usuário Avatar de _portela
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    Tá com barulho estranho?
    Perdeu rendimento?
    Tá consumindo muito óleo?
    Tá com folga no eixo?
    Estes são os principais indícios...

    Abraço,
    Jimny 4All

  • #12
    Pessoal,

    Quando existe problema no eixo da turbina o nivel do óleo abaixa nitidamente.
    Rodei 100.000 km com uma Garret recondicionada pela MasterPowers e ainda continua girando bem sem problemas.
    Sujeira de oleo sempre fica nas mangueiras.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos E VIAVEL RECUPERAR A TURBINA DA L200 ???-dsc00373_123.jpg  

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