x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 30
  • #1

    Question Relação de Marchas - L200




    Amigos,
    Estou fazendo um trabalho de motor na miha L200 GLS 2002 e vou ganhar alguns cavalos e bastante torque a mais.
    Assim sendo, estava pensando em trocar a relação da quinta marcha, pra poder andar um pouco mais folgado em velocidades mais altas e viagens + longas (que é o que me irrita hoje).

    Como estou ganhando em torque, não preciso mais me preocupar com as subidas longas (coisa que com a relação original não é problema).

    Alguém já fez isso?

    Abraço,

    Rogerio

  • #2
    Usuário
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Cuiabá/Pontes e Lacerda/MT
    Idade
    37
    Posts
    1,598
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por rogeriogest Ver Post
    Amigos,
    Estou fazendo um trabalho de motor na miha L200 GLS 2002 e vou ganhar alguns cavalos e bastante torque a mais.
    Assim sendo, estava pensando em trocar a relação da quinta marcha, pra poder andar um pouco mais folgado em velocidades mais altas e viagens + longas (que é o que me irrita hoje).

    Como estou ganhando em torque, não preciso mais me preocupar com as subidas longas (coisa que com a relação original não é problema).

    Alguém já fez isso?

    Abraço,

    Rogerio
    Amigo, tbm tenho procurado isso há algum tempo viu!!!
    Se conseguir me avisa por favor!!!

    Falando nisso alguem saberia me dizer se a relação das Pajero 2.8 manual é a mesma das L200 2.5(todas), ou é mais longa?

  • #3
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Não dá pra trocar relação das marchas do câmbio da L200, pois o eixo-piloto é inteiriço ( engrenagens fixas ).

    O que vc pode fazer é se informar qual modelo de câmbio sua L200 usa ( V5MT1 ou V5M21 )

    O V5MT1 tem a 4ª e 5ª marchas um pouco mais longas que as do V5M21, dá uns 300RPM de diferença na mesma velocidade.

    Tipo, a 100km/h, o V5M21 marcha 3200RPM

    O V5MT1 marcaria na mesma velocidade algo em torno de 2800RPM~2900RPM

    Mas o ideal seria vc buscar a troca dos diferenciais pelos diferenciais mais longos.

    Os da L200 creio que sejam 4,875:1

    Existem diferenciais da Mitsubishi ( L200 e Pajero ) com relação 4,625:1

    Aí sim, vc teria relações mais alongadas, mas lembrando que só vale a pena se vc realmente extrair uma potência significativa do motor.

    As L200 GLS 2002 tem 87cv, logo só seria interessante vc mexer nos diferenciais se vc tiver algo acima de 120cv, senão vai dar no mesmo que uma L200 Outdoor de 121cv que já usa os diferenciais 4,875:1
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #4
    Usuário Avatar de PauloLimited
    Entrada
    08/01/2009
    Local
    Palmas/TO
    Idade
    36
    Posts
    2,149
    Agradecimentos: 9
    Na relação das marchas não tem como mexer, igual vc quer alongar so a quinta.

    O geito vai ser trocar a relação do diferencial, mas ai vai ficar mais longa em todas as marchas.
    Ranger Limited 2.8
    Ranger Limited 3.2
    Sportage

  • #5
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Não dá pra trocar relação das marchas do câmbio da L200, pois o eixo-piloto é inteiriço ( engrenagens fixas ).

    O que vc pode fazer é se informar qual modelo de câmbio sua L200 usa ( V5MT1 ou V5M21 )

    O V5MT1 tem a 4ª e 5ª marchas um pouco mais longas que as do V5M21, dá uns 300RPM de diferença na mesma velocidade.

    Tipo, a 100km/h, o V5M21 marcha 3200RPM

    O V5MT1 marcaria na mesma velocidade algo em torno de 2800RPM~2900RPM

    Mas o ideal seria vc buscar a troca dos diferenciais pelos diferenciais mais longos.

    Os da L200 creio que sejam 4,875:1

    Existem diferenciais da Mitsubishi ( L200 e Pajero ) com relação 4,625:1

    Aí sim, vc teria relações mais alongadas, mas lembrando que só vale a pena se vc realmente extrair uma potência significativa do motor.

    As L200 GLS 2002 tem 87cv, logo só seria interessante vc mexer nos diferenciais se vc tiver algo acima de 120cv, senão vai dar no mesmo que uma L200 Outdoor de 121cv que já usa os diferenciais 4,875:1
    Sapo, não daria só pra trocar a coroa e pinhão do diferencial?
    Ou é preciso trocar o diferencial inteiro?

    Se for preciso, o que ficaria melhor não seria o da Ranger 2.5 com suas relações?
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #6
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Rapaiz, isso já foi bem comentado aqui, a caixa de marcha da L200 possui todas as engrenagens cravadas no eixo intermediario fazendo com que se torne impossivel uma alteração nessa escala, a não ser que troque o eixo.. Uma coisa que poderia ajudar seria diminuir a relação final do diferencial, o carro pode ficar ruim de arrancar, mas na estrada pode ficar mais economico...
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #7

    Unhappy obrigado...

    Hmmmm... pessoal obrigado pelas INFOs...

    É que eu havia comentado com o meu mecânico, que da 1a à 4a marcha as engrenagens realmente são forjadas no eixo e que a 5a teriam 3 opções diferentes...
    Ele conhece bastante de MIT e ficou de verificar pra mim, mas já queria ver se alguém tinha a receita pronta...

    Potência provavelmente vai ter de sobra, pois estou instalando um intercooler, trocando o coletor e escapamento, mexendo umas coisinhas no turbo e bomba e refazendo todo o sistema de refrigeração...

    Na Pajerinho 2.5 conseguimos 160Cv, mas lá a coisa foi muito mexida...

    De qq maneira, acho que em 100 km/h a minha L200 não chega a 3.000 RPM.
    Se eu já estiver com a relação "econômica" não vai ter muito pra onde correr...

    Abraço!
    R.

  • #8
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por rogeriogest Ver Post
    Hmmmm... pessoal obrigado pelas INFOs...

    É que eu havia comentado com o meu mecânico, que da 1a à 4a marcha as engrenagens realmente são forjadas no eixo e que a 5a teriam 3 opções diferentes...
    Ele conhece bastante de MIT e ficou de verificar pra mim, mas já queria ver se alguém tinha a receita pronta...

    Potência provavelmente vai ter de sobra, pois estou instalando um intercooler, trocando o coletor e escapamento, mexendo umas coisinhas no turbo e bomba e refazendo todo o sistema de refrigeração...

    Na Pajerinho 2.5 conseguimos 160Cv, mas lá a coisa foi muito mexida...

    De qq maneira, acho que em 100 km/h a minha L200 não chega a 3.000 RPM.
    Se eu já estiver com a relação "econômica" não vai ter muito pra onde correr...

    Abraço!
    R.
    Aumentando só os pneus traseiros não conseguiria alguma mudança?
    Já tens ideia de quanto ela vai ficar de potencia??
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #9
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Sapo, não daria só pra trocar a coroa e pinhão do diferencial?
    Ou é preciso trocar o diferencial inteiro?

    Se for preciso, o que ficaria melhor não seria o da Ranger 2.5 com suas relações?

    Mas é isso mesmo, quando eu falo "diferencial" eu me refiro à C&P...

    Quando falo pra trocar "tudo", aí sim me refiro ao eixo completo...

    No caso tem que ver quais C&P são compatíveis com o eixo da L200, creio que TALVEZ os da Pajero/Pajerinho antigas até 2000 sirvam...

    As Pajerinho V6 3500 se não me engano usam relação 4,625:1
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #10

    Thumbs up Potência

    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Aumentando só os pneus traseiros não conseguiria alguma mudança?
    Já tens ideia de quanto ela vai ficar de potencia??
    Carlos, essa será a opção menos trabalhosa, trocar os 4 pneus...
    Hoje uso o 31 talvez com o 33 sinta alguma diferença...
    Não dá pra passar muito do 33 sem começar a mexer na altura dela...

    O Mínimo que espero é passar dos 100 CV (a minha é 87CV).
    Na realidade, a idéia sempre foi manter ela original, mas apareceu uma trinca no cabeçote. Como tive que largar na oficina pra fazer a troca, mandei logo dar um trato, pois a diferença não foi tão grande (E ainda vai sair metade do que seria na Mitsu-roubo).

    O lance é que depois que a Pajero ficou pronta, comecei a pegar raiva de andar com a L200 que é o meu carro do dia-a-dia.
    Pra ir pro trabalho por exemplo pego muita serra e com a L200 fico trocando de marchas em 4a-3a o tempo todo. Vc esgaça a 3a, troca de marcha e a 4a fica xôxa. Reduz de novo, e assim vai...

    Com a Pajerinho hoje, coloco a 5a e vou embora.
    O Problema é a barulhera que faz, por causa do escapamento.
    Era o carro que preparei só pra trilha mas que to usando todo dia agora, hehehehe só de raiva da L200...
    Assim que ficar pronta, coloco aqui os resultados...

    Abraço.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Cuiabá/Pontes e Lacerda/MT
    Idade
    37
    Posts
    1,598
    Agradecimento: 1
    Agora pouco voltando da fazenda tava reparando no velocimentro!!
    A minha acho que já tem a relação mais longa tbm pq em 100km/h a minha ta em 2800Rpm..e a 110km/h a exatos 3000rpm...!!
    A 120Km/h está a exatos 3250pm...

    PS: Outro dia medi no GPS e o ponteiro está marcando em cima...certinho sem erro!! Estou usando BF Goodrich 31x10.5 R15 Medido no GPS Garmin!!
    4X4 Brasil

  • #12

    Wink Pajero 2.5

    Citação Postado originalmente por Junior-L200Power Ver Post
    Agora pouco voltando da fazenda tava reparando no velocimentro!!
    A minha acho que já tem a relação mais longa tbm pq em 100km/h a minha ta em 2800Rpm..e a 110km/h a exatos 3000rpm...!!
    A 120Km/h está a exatos 3250pm...

    PS: Outro dia medi no GPS e o ponteiro está marcando em cima...certinho sem erro!! Estou usando BF Goodrich 31x10.5 R15 Medido no GPS Garmin!!
    Hoje peguei uma retinha e durante 5 min medi:
    2.800 RPM à 100km/h
    Pneus Hankok 31"
    Carro: Pajero 2P - 2.5TDi 1991

    No decorrer dessa semana vou medir com a L200...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade