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L200 luz do 4x4 piscando, e velocimetro piando!

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  • 27/08/2015, 16:06
    jacquesfreitas
    Citação:

    Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Se estiver ruim, gasto $20,00 num botão tic tac e tá tudo resolvido. Obrigado pelo empenho em ajudar. E a briga continua. FDS vou pra fazenda e vou ver se refaço os teste seguindo um roteiro cmo sugerido por você.

    Beleza, bom serviço! E depois poste aí o que aconteceu quando achar o que está causando o mistério!
    Me ocorreu uma coisa - não sei se já te perguntei. Como as roscas são iguais e como eles têm o mesmo tamanho: Será que corre o risco de você ter trocado a posição do interruptor ponta-pino e ponta-bola?
    Na minha o ponta-bola (o fio é menor) está mais pra frente.
    Lembro que se eu fosse ter que tirar ele, tinha que tirar o ponta-pino antes, pois o ponta-pino atrapalhava a folgar o ponta-bola com uma chave de boca (19mm, acho), não dava pra trabalhar com a chave quando o ponta-pino estava na posição dele (mais atrás)...
    Isso eu lembro bem, pois o meu ponta-pino não está muito bom... e lembro justamente que não teria muito trabalho pra trocá-lo... o ponta-bola (com um acesso mais complicado) eu coloquei um novo!
  • 27/08/2015, 17:04
    vavarusso
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por jacquesfreitas Ver Post
    Beleza, bom serviço! E depois poste aí o que aconteceu quando achar o que está causando o mistério!
    Me ocorreu uma coisa - não sei se já te perguntei. Como as roscas são iguais e como eles têm o mesmo tamanho: Será que corre o risco de você ter trocado a posição do interruptor ponta-pino e ponta-bola?
    Na minha o ponta-bola (o fio é menor) está mais pra frente.
    Lembro que se eu fosse ter que tirar ele, tinha que tirar o ponta-pino antes, pois o ponta-pino atrapalhava a folgar o ponta-bola com uma chave de boca (19mm, acho), não dava pra trabalhar com a chave quando o ponta-pino estava na posição dele (mais atrás)...
    Isso eu lembro bem, pois o meu ponta-pino não está muito bom... e lembro justamente que não teria muito trabalho pra trocá-lo... o ponta-bola (com um acesso mais complicado) eu coloquei um novo!

    É pertinente, mas nao inverti. E acho que nao funcionaria a cx pois o pino impederia o movimento do "garfo", do "carro". E tb quando montei e funcionou perfeito. Ele me deu tanto trabalho pra colocar que ficou por último pois perdi a paciencia, e olha aí o resultado. Takamacaca mesmo. Postei mais dois vídeos sobre esses interruptores, estava guardando para editá-los, mas nao tive paciência.
  • 27/08/2015, 18:10
    vavarusso
    https://www.youtube.com/watch?v=wd6L8J9kDOY
    Olha aí mais um protudo das organizaçoes Vavarusso sobre tração da L200 Outdoor
  • 27/08/2015, 23:45
    jacquesfreitas
    Citação:

    Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Olha aí mais um protudo das organizaçoes Vavarusso sobre tração da L200 Outdoor

    "Finalidade: NENHUMA!!!"

    É isso mesmo, e custa R$ 350,00 na concessionária!!! kkkkkkk

    Não sei como é a descrição dele no catálogo oficial da Mitsubushi... Mas nos sites que achei pra vender ele é descrito como interruptor da reduzida...
    Quando eu fui testar os meus (ponta-bola e ponta-pino) eu ficava embaixo do carro com uma bateria, fios (curtos) e uma lâmpada...
    Já sabia que o ponta-bola pressionado fechava o interruptor... e o ponta-pino era o contrário, ficava fechado o tempo todo e abria quando era pressionado...
    Eu não lembrava como funcionava o R/D LOCK... Como estava sem tração há muito tempo, achei que o R/D LOCK só funcionasse em 4L, então estava tudo certo! Esse interruptor (ponta-pino) era justamente pra liberar o funcionamento do R/D LOCK!

    Então Lá vou eu testar:
    Selecionei 2H e verifiquei ponta-bola com lâmpada apagada e ponta-pino com lâmpada acesa
    Selecionei 4H e verifiquei ponta-bola com lâmpada acesa e ponta-pino com lâmpada acesa
    Quando selecionei 4L... deu ponta-bola com lâmpada acesa (ok!) e ponta-pino com lâmpada acesa também!!!
    E eu achando que o ponta-pino (descrito como interruptor da reduzida) fosse pressionado em 4L...
    Tive que chamar alguém, pra ficar passando a alavanca da tração nas posições pra descobrir que o peste era pressionado na passagem de 4H pra 4L...

    Fiquei matutando... Como será que funciona isso? Acreditando no nome, achei que a função dele fosse mesmo indicar a seleção da reduzida... Mas não tinha como, só se o módulo de controle tivesse memória interna para guardar a situação atual (reduzida ou não), e a cada pressionamento do ponta-pino ele invertesse a situação da memória...

    O problema é que com a ignição desligada não há alimentação pros interruptores, então você pode desligar o carro em 4L, mudar pra 4H, e quando ligar de novo você terá enganado o módulo de controle... E se com o carro ligado você em 4L, começasse a deslocar a alavanca pra 4H e na hora que a luz piscasse você voltasse pro 4L... Teria enganado de novo... kkkkkkk

    Não podia ser nada disso!!!

    Aí você disse a verdadeira finalidade dele "NENHUMA!!!"

    Eu gosto da parte dianteira do sistema (solenóides) porque sem energia ele está configurado para colocar 4x4, além do mais o atuador tem uma mola que força 4x4 (essa você quem descobriu), mas o projeto dos interruptores da caixa de marchas é talvez o mais ridículo da história automobilística... quem projetou não conversou com quem estava projetando parte da dianteira (solenóides, atuador, interuptor do diferencial)... e por sua vez esses dois não devem ter conversado como o projetista do módulo de controle... Que como todo bom desenvolvedor de software (ou software embarcado em hardware, nesse caso) teve que juntar as cagadas e criar algo consistente!

    PS: Logo que consertei tudo redescobri o R/D LOCK, funciona em 4H ou 4L!
  • 28/08/2015, 00:01
    Edilson_ce
    5 Anexo(s)
    Estava com esse mesmo problema a um mês, e vinha usando um chave tic tac para liga e desliga as solenoides. Hoje com tempo para entra embaixo do carro, descobrir que o problema era no módulo.Anexo 510526Anexo 510527Anexo 510528Anexo 510529Anexo 510530
    Conserto efetuado com um bc558 e um relé para eletrônica. O bc558 energiza o relé, que alimenta as solenoides direto com positivo, assim ficando mais seguro, e evitando a queima, se usar uma solenoide que consuma mais corrente.
  • 28/08/2015, 00:18
    Edilson_ce
    Testes efetuado antes de chega a esse resultado:
    1-Energizei as solenoides direto, quando fiz isso, a luz no painel apagou em 4x2; (Utilizo as solenoides do gol)
    2-Desliguei o ponta bola, sem ele, o 4x4H e L engatam, mas a luz do painel continua piscando;
    3-Teste de continuidade no fio, que leva positivo do modulo ate as solenoides;
    4-Abri o modulo para ver se não tinha algo queimado dentro, e lá estava o NEC b1217, com um curto, entre base e emissor.
  • 28/08/2015, 08:45
    vavarusso
    Citação:

    Postado originalmente por Edilson_ce Ver Post
    Testes efetuado antes de chega a esse resultado:
    1-Energizei as solenoides direto, quando fiz isso, a luz no painel apagou em 4x2; (Utilizo as solenoides do gol)
    2-Desliguei o ponta bola, sem ele, o 4x4H e L engatam, mas a luz do painel continua piscando;
    3-Teste de continuidade no fio, que leva positivo do modulo ate as solenoides;
    4-Abri o modulo para ver se não tinha algo queimado dentro, e lá estava o NEC b1217, com um curto, entre base e emissor.

    Bom dia meu caro! Acho que vc vai matar a charada. Pois bem, coloquei as solenoides do gol (ainda apenas uma, "amarela") e ao colocar funcionou beleza. Entao pode ter havido um consumo maior e queimado algo.
    Onde fica este módulo? Kkkk
  • 28/08/2015, 09:50
    Edilson_ce
    Citação:

    Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Bom dia meu caro! Acho que vc vai matar a charada. Pois bem, coloquei as solenoides do gol (ainda apenas uma, "amarela") e ao colocar funcionou beleza. Entao pode ter havido um consumo maior e queimado algo.
    Onde fica este módulo? Kkkk

    Fica dentro do carro do lado direito, na coluna do passageiro dianteiro; tem o modulo de bloqueio do diferencial e logo abaixo fica o do indicador de 4x4.
    Para a tração funcionar direito, tem que ter as duas solenoides, você consegue parafusar as duas no local original, sem precisar fazer nenhum tipo de adaptação, só modificando e virando a chapa de uma das solenoides, que vai os parafuso.
  • 28/08/2015, 12:07
    vavarusso
    Edilson gostaria que se possível dessa mais detalhes desse relé e das ligações dele na central. Vc trocou o transistor com defeito pelo bc558 e ligou-o como ao relé? Cara vou ver se consigo fazer esse testes descrito por vc. Eu tenho luz piscando em 4x2 e 4x4 o tempo, mas se eu desconectar o ponta bola e religa-lo fica ok até a próxima parada com desligamento do motor.
  • 28/08/2015, 14:29
    Edilson_ce
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Edilson gostaria que se possível dessa mais detalhes desse relé e das ligações dele na central. Vc trocou o transistor com defeito pelo bc558 e ligou-o como ao relé? Cara vou ver se consigo fazer esse testes descrito por vc. Eu tenho luz piscando em 4x2 e 4x4 o tempo, mas se eu desconectar o ponta bola e religa-lo fica ok até a próxima parada com desligamento do motor.

    Faça o primeiro teste que fiz, colocando positivo e negativo nas duas solenoides direto, ligue o carro e deixe em 4x2, veja se apaga a luz do painel. Se não apaga, verifique o ponta bola do diferencial.

    Se no 4x4H ou L, o ponta bola do câmbio não tiver acionado, e o do diferencial tiver acionado, a luz não acende, continua piscando.

    O bc558 energiza o relê ao comando do modulo, e o relé manda energia para solenoides.
    Base e emissor do bc558 vão ligados a placa, o coletor vai ligado a bobina do relé. O resto da ligação, se você de uma aumentada nessas duas fotos, você consegue desenrola.Anexo 510558Anexo 510559
  • 28/08/2015, 16:33
    vavarusso
    Citação:

    Postado originalmente por Edilson_ce Ver Post
    Faça o primeiro teste que fiz, colocando positivo e negativo nas duas solenoides direto, ligue o carro e deixe em 4x2, veja se apaga a luz do painel. Se não apaga, verifique o ponta bola do diferencial.

    Se no 4x4H ou L, o ponta bola do câmbio não tiver acionado, e o do diferencial tiver acionado, a luz não acende, continua piscando.

    O bc558 energiza o relê ao comando do modulo, e o relé manda energia para solenoides.
    Base e emissor do bc558 vão ligados a placa, o coletor vai ligado a bobina do relé. O resto da ligação, se você de uma aumentada nessas duas fotos, você consegue desenrola.

    Obrigado acredito nao ter problemas nos dois ponta bola. Vou fazer os testes. Obrigado.
  • 28/08/2015, 16:39
    vavarusso
    https://www.youtube.com/watch?v=5Oo-Z-CavVQ
    Mais um das Organizaçoes Vavarusso sobre interruptor ponta bola da tração da L200
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
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