Prezado Waldir, com sua anuência, vou tentar engrandecer o tópico criado por ti.
Em Dezembro de 2010, adquirimos uma Pajero Full 3 portas HPE Diesel 2010/2011 zero quilômetro e após viajarmos pelo nordeste agora em janeiro, viagem esta que andamos pouco mais de 8000 quilômetros, teço os seguintes comentários:
1 – Motorização – Nota 8
Como foi bem dito pelo Waldir e pelo Uxio, ou é devido ao peso do veículo (o que eu não acredito) ou há alguma janela de resposta do motor de quando se sai da inércia a mobilidade. Este é o único porém que vi no veículo e faço a comparação com outros SUV Diesel que tivemos que é a SW4 e Pajero Full HPE 4 portas 2008.
Engraçado até que a mesma sensação que tínhamos na Full 4 portas que comentei acima, tivemos nessa 4 portas.
Agora, passado o estado inicial de mobilizar ao veículo vem uma força imensa que como o próprio Waldir comenta, você é jogado contra o banco do motorista e ai sim você vê a diferença da motorização. Não existe diferença entre subidas e descidas. O Veículo anda com muita força o tempo inteiro.
O Consumo nesta viagem ficou na estrada 9,5 a 10,5 e cidade 8,5 a 9,5. Claro que quando fez os consumos melhores foi devido a termos andando com velocidades as vezes menores do que a via, pois queríamos fotografar, ver os locais e alguns momentos parar.
Como os outros já disseram, o nível de ruídos do motor mesmo em velocidades com o giro mais alto é muito satisfatório. Melhor que a SW4 sem dúvida alguma.
2 – Suspensão e Estabilidade – Nota 9
No início, por ela ser mais curta, achava que em curvas em que você faz com velocidade maior, haveria certa instabilidade do veículo. Grande engano meu. A sensação de estabilidade começa desde o veículo começar a andar, mesmo em terrenos irregulares ou com paralelepípedos, você dentro dele não sente nada.
Andando com os guias nas dunas, fizemos muitas brincadeiras com o veículo e em nenhum momento sentimos aquela sensação do veículo querer sair de lado e etc. O Guia nos levou a vários locais que pudemos fazer brincadeiras com total segurança. Como haviam outros carros no grupo dava para ver nitidamente a diferença de comportamento de cada um no mesmo terreno e fazendo as mesmas coisas.
3 – Conforto e Desing – Nota 8 para conforto, nota 7 para desing e nota 5 pela falta de algumas coisas.
Como já foi dito, bancos e posição de dirigir são perfeitos. Agora, como o Uxio comentou, certas coisas não dá para entender num veículo deste e não ter alguns destes itens que o Uxion comentou. Além disso, a questão alarme você tem que instalar por fora, pois não faz parte do pacote do veículo.
4 – Espaço interno – Nota 8
Faço das palavras do Waldir as minhas palavras, sendo que tenho 1,85 de altura e mesmo assim tudo estava a minha mão, na minha vista e poderia, se fosse o caso, levar mais duas pessoas no banco de trás com total conforto.
5 – Freios – Nota 8
No meu caso, passei dois sustos na estrada agora na volta para casa. Como nestes dois momentos tive que utilizar firmemente o freio para não ocorrer um acidente, notei uma ligeira vibração. Até imaginei se não é o disco de freio empenado, mas relatarei na revisão de 10.000 sobre este fato.
6 – Câmbio – Nota 10
Acho que essa foi a principal razão da troca da TR-4 2010 para essa Pajero. Espetacular os diversos modos que você pode andar e principalmente a questão da relação estar sempre no ponto certo de você usar.
7 – Rodas e pneus – Nota 8
Não tenho muito a opinar neste quesito. Como a utilização dela foi em dunas e apenas alguns momentos que andamos em locais com lama, ela se saiu bem. Nas dunas então disseram que esse pneu mais on Road é mais apropriado do que os pneus cheios de cravos. Nos lamaçais que passamos onde ela por pouco não ficou o restante do conjunto ajudou-a a sair do problema.
Sobre o seguro, realmente pelo que tinham nos dito antes que seria acima dos R$ 6000,00, foi totalmente diferente disso e ficou pouco mais que a metade deste valor.
A Pajero está neste momento com 9200 quilômetros. Como de agora em diante é com a minha esposa, acho que até a revisão deve demorar um pouco até chegar aos 10.000.