Concordo vamos fazer isso . Estou escrevendo agora mesmo.
abços Carlos
Versão Imprimível
A única coisa pior do que esse tipo de problema num carro desse preço, é a solução oferecida pela fábrica. Daqui ha alguns anos vão jurar que jamais ofereceram esse tipo de solução.
Impressões depois de 1 semana com meu novo brinquedo:
1) MOTOR E CAMBIO. Responde bem, encara ladeiras sem titubear. Ruído alto acima de 100km/h. Cambio CVT macio, nao se percebem as mudanças, trocas em paddle shift muito boas.
2) CATALISADOR. Cheiro ruim e forte. Percebi na garagem e nao mais deixo o carro ligado muito tempo parado lá.
3) POSIÇÃO DO BANCO E VOLANTE. Ótima regulagem de ambos. Uso mais alto para ver a frente do carro melhor. Banco confortável.
4)SOM ORIGINAL. Abaixo do esperado, ajustei melhor a equalização e melhorou. Comando do volante nao altera memórias e sim passa para a proxima estação. 6 canais de FM apenas.
5)DESIGN. Lindo, destaca, chama atenção. Se é isso que buscam, o branco atende os requisitos sem causar stress para cuidar da limpeza. Se preferem algo mais discreto o cinza é bonito tambem.
6) PORTA OBJETOS. Varios espaços para guardar coisas no console, no descança-braço, portas, próximo a alavanca, etc. Não é só mulher que adora isso.
7)VISÃO TRASEIRA. Um pouco prejudicada pela alça do cinto traseiro que fica no encosto do banco. Sensor de ré essencial.
8)BARULHO NA SUSPENSÃO. Percebi quase nada e nao soube julgar se é algo do porta-malas que carreguei ou o que é. Vou rodar mais para avaliar. Calibrei com 29 e carrego caixas com uns 30kg no porta-malas. Bem mais macio do que alguns sedãs.
9) PORTA-MALAS. Para mim é suficente, talvez maiores familias sintam falta de espaço. Podia ter abertura automática da tampa traseira que facilitaria o manejo quando as maos estao ocupadas.
10) ACABAMENTO INTERNO. O banco de couro alivia o excesso de plástico e a pobreza do som. As costuras do banco poderiam ser pretas em vez de brancas. As luzes alaranjadas nao combinam com o painel. Um kit multimidia instalado deve deixa-lo perfeito, preço do Caska em SP R$ 3100.
11) CONSUMO. Saiu da CCS com mais de 10l no tanque. Enchi com gasolina aditivada e por enquanto fazendo 8,8km/l na cidade (caos de SP).
Conforme rodar mais, vou inserindo aqui.
Abraços.
Meus amigos,
Segue abaixo a reclamação enviada por mim para a revista Quatro Rodas.
" Prezados Senhores,
Barulho na suspensão traseira do Mitsubishi ASX
Sou proprietário de um Mitsubishi ASX 12/12 com apenas 1300 km, comprado em junho deste ano.
Estava em dúvida qual SUV adquirir, mas após ler a reportagem de QUATRO RODAS de maio e pesar os prós e contras, me decidi pelo carro cotado em 5º lugar dos oito carros testados.
Logo na primeira semana constatei um barulho irritante na traseira do carro. Inicialmente pensei ser alguma coisa batendo no porta malas. Forrei o step com espuma e coloquei vários adesivos de borracha nas batentes do porta malas e fiz um teste com a porta traseira que poderia estar com folga.
Não conseguindo resolver o problema entrei para o clube 4x4 Brasil para ver a opinião dos proprietários do ASX. Minha surpresa foi grande, pois não sou o único infeliz proprietário desse carro que tem reclamado do tal barulho.
Levei o carro a concessionária YEN no Rio de Janeiro, onde adquiri o carro e reclamei do barulho. Fui muito bem atendido pelo pessoal da empresa e fizeram uma inspeção no sistema de escapamento para e reaperto da suspensão. O carro foi testado por eles e o barulho continuou. O atendente disse que deveria ser colocado um calço nas molas traseiras que o barulho cessaria. Como não tinham a peça em estoque foi agendado e uma semana depois levei o carro para efetuar o serviço.
Disseram-me que foram colocados os tais calços nas molas e saí com o carro.
Ao andar em asfaltos lisos não apresenta barulho, mas basta pegar uma via com asfalto irregular ou de paralelepípedo, que é comum nas cidades brasileiras, que se nota o barulho irritante.
Os calços colocados não resolveram o problema. É a tentativa mais barata para tentar resolver o problema do barulho, pois no mesmo dia testei e constatei que continuava da mesma forma. Também não sei se é essa a solução, mas tenho certeza que é um problema sério, pois afeta todos os ASXs.
Como as vendas desse modelo estão crescendo no mercado brasileiro e existem muitos proprietários queixosos com o barulho, resolvi fazer um apelo a essa conceituada revista para que fique pública a insatisfação dos donos do modelo da Mitsubishi.
A Fábrica não coloca os calços antes da entrega do veículo. Ela espera que os proprietários reclamem e não se manifesta para um recall para solucionar o problema crônico de todos os ASXs vendidos no país. A final o carro, tanto pelo preço, como pela origem (um japonês legítimo) merece ser mais bem tratado pelo fabricante.
Será que o fabricante ignora propositalmente o assunto ou é falta de competência para resolvê-lo?
Atenciosamente,
Antonio Agostinho de Morais"
Meus amigos
Agora é esperar que outros membros do fórum também reforcem a reclamação junto a mídia. Vamos torcer para que eles publiquem, quem sabe a MIT não se manifesta e resolve o problema?
Juntos seremos mais fortes.
Não podemos nos envergonhar de levar um amigo no carro e ouvir o comentário..................." tem um barulho na traseira do carro, já notou? "
Me sinto constrangido, enganado e envergonhado.
Abraços/Antonio Agostinho
Ótimo Antonio... tomara que respondam ou se precisar fazer algo, avise!
Hoje vou passar na css para ver se as borrachas dos vidros chegaram para encostar o carro pois não aguento mais o barulho...
Já estou com o carro 2 meses e parece que cada dia que passa o barulho aumenta...
Qualquer coisa postarei aqui também.
Abraços
Olá Bruno,
Uma vez que seu carro também apresenta o barulho na suspensão traseira, aproveita e manda um e-mail para a Revista Quatro Rodas.
Quanto mais e-mails eles receberem melhor.
Além de a fábrica tomar conhecimento pela mídia, o que será um grande transtorno, podendo causar até a diminuição das vendas do modelo, pode ser até que a própria revista resolva testar o carro e apresentar seu veredito.
Olá Antônio,
Vc recebeu algum retorno da 4R? Pelo menos algo do tipo:s "seu email foi recebido com sucesso"
Passa o contato para onde vc mandou o email que a gente reforça a reclamação.
Eu escuto esse barulho chato na suspensão traseira, mas infelizmente nao tive tempo para deixar o carro na CSSpara resolver isso.
Abs,
Edu
Antônio,
Ontem fui na css saber das borrachas e descobri que nem tinham sido pedidas, fiquei 1 mês e meio esperando e nada, ontem fizeram na minha frente...
Perguntei para o consultor se ele conhecia o problema na traseira do lado direito e o mesmo disse que sim e que são poucos que reclamam porém a fábrica já está ciente e ela envia "alguma coisa" para eles fazerem o reparo, ele não soube dizer muito bem o que é ou não quis falar...
Sobre o cheiro de peido podre, disse que com o tempo melhora e que não é problema só da ASX e que a tr4 também faz...
E pra variar, fui levar o consultor para dar uma volta e mostrar o barulho, e cade o barulho??? CADEEEE????? fiquei meia hora rodando em rua esburacada e nada! haahhahhahahahaha....
Segundo eles, as borrachas chegam na sexta ... e deixarei para fazer tudo numa parada só.
Trocar as 2 borrachas do lado esquerdo cortadas por estilete (borracha onde vai o filete cromado no modelo 4x4), 1 tampa raspada dentro do porta malas, mau cheiro, barulho na suspensão e reaperto do freio de mão (que não segura nada...)..
Abraços
Oi Edu,
Não recebi nenhum retorno da Revista.
Para enviar um e-mail basta acessar o link abaixo;
4rodas.abril@abril.com.br
Seria interessante que todos os interessados reclamassem. Como disse anteriormente e união faz a força.
Prezado Bruno,
É claro que a fábrica já sabe do problema porque é geral. Imagina a quantidade de pedidos para essa peça que chegam na fábrica.
As borrachas (calços) devem estar sendo colocadas aos montões na tentativa de sanar o problema. Os pedidos devem ser tantos que não atende a demanda.
O barulho sumiu? Putz....Intrigante.
O meu, mesmo depois de colocado os tais calços continua o mesmo e, como você disse, é maior do lado direito da traseira.
Desculpe, mas é uma grande m.... de barulho. Pequeno mas irritante. Contrastas com o silencio do veículo. Rodando com as janelas fechadas e o som desligado é de dar raiva.
Espero que consiga resolver todos os problemas,
Pessoal,
não sei se é novidade para vocês, mas para mim é.
Encontrei na "App Store" um aplicativo da MIT Brasil com o manual em português dos carros vendidos atualmente e outras recomendações.
Achei uma boa iniciativa para facilitar eventuais consultas rápidas.
No mais, ainda estou afastado da minha VTR, mas acompanhando de perto o assunto "Barulho na suspensão".
abçs