x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 66
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/03/2010
    Idade
    46
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0

    Folga na direção da Pajero.




    Amigos Foristas,

    Acabei de comprar uma Pajero Sport 07 e percebi que quando passo em alguns buracos pequenos ou mesmo quando piso no freio, sinto um pequeno tranco no volante.

    É uma sensação muito sutil e parece que tem algum "jogo" ou folga. Quando viro o volante não sinto nada.

    Queria saber se isso é normal ou se é um problema para se preocupar, principalmente quanto à questão financeira, ou apenas um aperto resolve.

    Obrigado.

    Abraços a todos

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    45
    Posts
    5,416
    Agradecimentos: 5
    Isso aí é a famosa folga dos acoplamentos deslizantes estriados da coluna de direção . esse acoplamento fica encoberto por uma coifa de borracha . e fica próximo da saida da caixa de direção para a coluna , vai lá que vc cer , balança a coluna com a mão qiue vc vai sentir no volante .
    Não é nada que venha prejudicar o dirigibilidade do carro .
    Mas as concessionárias resolvem isso preenchendo a folga com uma espécie de cola especial que seca e retira a folga , tem até procedimento da fábrica para fazer issso . Eu vi eles fazendo isso na MIT Sendaí no ES.
    Vai nas autorizadas MIT explica pra eles, que a cachorrada lá já sabe o que é .
    abs
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #3
    Usuário
    Entrada
    13/03/2010
    Idade
    46
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    muito obrigado pela ajuda. Fiquei mais tranquilo e principalmente chegarei na concessionária com mais segurança porque se bobear os caras de esfolam!! Abraço

  • #4
    Usuário
    Entrada
    13/03/2010
    Idade
    46
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Fui na concessionária e eles queriam ver se não era outro problema, como caixa, coluna ou barra da direção. Dá para confiar? Dá para deixar o carro lá? ou melhor levar em um bom mecanico?

    Por sinal, alguém conhece um que cuide disso em SP?

    Obrigado.

  • #5
    Usuário Avatar de Stpam
    Entrada
    16/02/2008
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    30
    Agradecimentos: 0
    Albertot,
    a minha Sport 2008/2009 com 7.400 Km já estava com uma folga na direção, parecida com a sua, facilmente percebida em pisos irregulares ou mesmo parado soltando o freio e pisando novamente. Reclamei na concessionária e eles arrumaram. Queriam cobrar duas horas de serviço alegando ter dado muito trabalho para resolver o problema, etc., etc. Não concordei pois o carro estava na garantia, e o gerente liberou sem cobrar.
    Creio que a correção seja algo simples. Andei em várias Pajero Sport antes de compra a minha e todas apresentavam o mesmo problema desta folga.

  • #6
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    45
    Posts
    5,416
    Agradecimentos: 5
    Deixa eles checarem o carro , mas explica para eles , sobre a folga no acoplamento deslizante da coluna .
    O Mecânico da Sendaí ES tava com manualzinho da fábrica com desenho da coluna e tudo , primeiro eles apertam os coxins da carroceria , já que a caixa de direção fica no chassi e a coluna na carroceria , depois eles retiram uma parte da coluna preenchem as estrias com uma cola especial e coloca para secar em torno de 2 horas depois remontam tudo .
    abs
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #7
    Usuário
    Entrada
    13/03/2010
    Idade
    46
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Farei isso então. Muito obrigado pelas dicas e ajuda.

  • #8

    Uma solução

    Amigos do Forum,

    Foi consultando pelo google que deparei-me com esse questionamento da pequena "folga" na direção da Pajero Sport. Eu comprei uma recentemente e, como quase todos os colegas que tiveram esse problema, troquei o braço auxiliar e o braço pittman, os quais estavam realmente com bastante folga, necessitando de trocar, tendo em vista o ano dela ( 2005), apesar da baixa quilometragem ( 28500 km). Consultando amigos que mexem com mecânica, eles me deram o bizú e um deles resolveu a bronca pra mim, pois as peças que eu tinha trocado não resolveram o problema. O problema realmente era na folga dos acoplamentos deslizantes estriados da coluna de direção... Fiz orçamento em algumas mecânicas e não tive coragem de ir na concessionária, aí que veio esse meu colega e me deu a dica que passo a vocês: não gastem R$ 700, como alguns colegas orçaram... Gastem R$ 10! O que resolveu para mim e já estou a algum tempo rodando, foi uma simples braçadeira no limite superior da peça, na união... Ficou perfeito! Não sou a favor de soluções paleativas, porém como as próprias lojas afirmam que é algo comum a folga e não interfere na dirigibilidade, está aí uma solução testada e aprovada que substituiu, para mim, a cola que a concessionária usa... Em 5 minutos se faz o procedimento! Eu vi e não acreditei! Detalhe: este meu colega diz que as mecânicas cobram R$ 300,00 pelo procedimento, pois os clientes nem desconfiam que a solução é tão trivial... Repasso para vocês e agradeço pela iniciativa daquele que postou incialmente o problema, pois sem ela ficaria perdido e aqui dou minha contribuição! Um grande abraço e estou à disposição!

  • #9
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    45
    Posts
    5,416
    Agradecimentos: 5
    Só tomar cuidado para não apertar demais a abraçadeira , senão danifica os rolamentos da coluna perto do volante .
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #10
    Usuário
    Entrada
    13/03/2010
    Idade
    46
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0

    A história continua

    Amigos.
    Tomei coragem e levei o carro na concessionária. Estava muito atrapalhado e como não era algo que gerava problema no caso fui adiando.

    Enfim..deixei lá para fazer esse procedimento (sim.. eles confirmaram a existéncia do procedimento de cola) e depois de 2 dias me ligaram com a seguinte lista de ítens para reparo:

    1. Troca das buchas da suspensão
    2. Lubrificação
    3. Folga no Cubo da roda
    4. Troca dos pneus
    5. Reaperto da suspensão
    6. Troca das pastilhas
    7. Lixar o disco de freio
    8. Troca do filtro de ar
    9. Alinhamento (que se náo trocasse o pneu náo poderiam nem fazer)

    Fiquei puto e extremamente desconfiado. Fui até a concessionária para ver pessoalmente o que ele tava dizendo e vi que o pneu realmente estava com os sulcos bem rasos, que as buchas estavam rasgadas, que tinha um leve jogo na roda... A bucha da frente marcava um sinal no ferro, como se o ferro tivesse deslizado.

    Bom.. chorei bastante o preço e não autorizei a troca dos pneus (R$ 700,00) cada.

    Assim, vamos ver o que acontecerá.

    Tudo isso soa estranho para vocês ou é natural?

    Alguma dica de onde comprar pneus para Pajero Sport 07 Gas em SP?

    Obrigado.

    Abraços

  • #11
    Usuário
    Entrada
    12/08/2006
    Idade
    61
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Amigos, alguém teria uma fotografia da peça e dessa abraçadeira? Estou com o mesmo problema e simplesmente queriam trocar a coluna de direção inteira... R$ 1400,00 + R$ 400,00 de M.O. !!

    Portanto quero fazer eu mesmo em casa

    Obrigado !!


    Citação Postado originalmente por Jaime Neto Ver Post
    Amigos do Forum,

    Foi consultando pelo google que deparei-me com esse questionamento da pequena "folga" na direção da Pajero Sport. Eu comprei uma recentemente e, como quase todos os colegas que tiveram esse problema, troquei o braço auxiliar e o braço pittman, os quais estavam realmente com bastante folga, necessitando de trocar, tendo em vista o ano dela ( 2005), apesar da baixa quilometragem ( 28500 km). Consultando amigos que mexem com mecânica, eles me deram o bizú e um deles resolveu a bronca pra mim, pois as peças que eu tinha trocado não resolveram o problema. O problema realmente era na folga dos acoplamentos deslizantes estriados da coluna de direção... Fiz orçamento em algumas mecânicas e não tive coragem de ir na concessionária, aí que veio esse meu colega e me deu a dica que passo a vocês: não gastem R$ 700, como alguns colegas orçaram... Gastem R$ 10! O que resolveu para mim e já estou a algum tempo rodando, foi uma simples braçadeira no limite superior da peça, na união... Ficou perfeito! Não sou a favor de soluções paleativas, porém como as próprias lojas afirmam que é algo comum a folga e não interfere na dirigibilidade, está aí uma solução testada e aprovada que substituiu, para mim, a cola que a concessionária usa... Em 5 minutos se faz o procedimento! Eu vi e não acreditei! Detalhe: este meu colega diz que as mecânicas cobram R$ 300,00 pelo procedimento, pois os clientes nem desconfiam que a solução é tão trivial... Repasso para vocês e agradeço pela iniciativa daquele que postou incialmente o problema, pois sem ela ficaria perdido e aqui dou minha contribuição! Um grande abraço e estou à disposição!

  • #12
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    45
    Posts
    5,416
    Agradecimentos: 5
    Amigo dá uma olhada nesse tópico aqui . mas não aperte demais a abraçadeira pois pode danificar a coluna . !!!!

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=49839&page=2
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. DIREção dura e folga na direção
      Por djanio no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 10/03/2015, 17:59
    2. Respostas: 0
      Última resposta: 26/08/2014, 23:06
    3. Folga na direcao - pajero sport
      Por sebtata no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 11/08/2010, 12:30
    4. Folga na direção
      Por toyotafoz no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 11
      Última resposta: 24/04/2005, 22:06

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade