Senhores, o padrinho do meu caçula está disposto a trocar a RAV-4 2006 dele por um Dakar por conta da motorização a diesel e o conforto extra dos equipamentos de série da Dakar.
Considerando que o uso dele é basicamente de estrada (o único barro que ele vê é o acesso à casa de praia em São Pedro da Aldeia - RJ) e que o carro é usado apenas por ele, a esposa e dois cachorros (o filho único já é adulto e não é casado), recomendei a Full 3D a gasolina (mesmo patamar de preço, praticamente o mesmo pacote de equipamentos e pacote mecânico superior), mas ele prefere o motor diesel ao motor a gasolina.
Como não tenho experiência com esses carros e muito menos com o carro a diesel, não tenho grandes argumentos contra a durabilidade e economia de um motor a diesel contra o motor a gasolina da Full 3D.
Acho que o motor a gasolina ainda é uma opção muito boa para um uso basicamente de estrada/urbano, principalmente porque a diferença no custo da viagem acaba sendo apenas pelo custo do combustível, já que ambos devem ter um consumo semelhante na estrada (ou não?)
Afinal, vale a pena optar pela Full 3D ao invés da Dakar?
Ha pouco tempo, tive uma duvida semelhante a essa. Optei por uma Dakar 10/11, 3.2, diesel. O carro esta para chegar amanha. Ate semana passada tinha uma sport 09. Rodo em media 550km por semana, entre cidade e beira-mar. Era um tanque a cada sete dias, totalizando 128 reais. Nhoje nao troco mais nenhum carro a diesel por um a gasolina. Que venha a Dakar!
Eu acredito que muito provavelmente ele não vá ficar com o carro além dos 200 mil km, tendo em vista que está trocando uma 2006 por uma 2010/2011. Portanto não vai fazer diferença alguma ser diesel ou gasolina. Um motor diesel pode durar mais pois trabalha com um giro mais baixo que o a gasolina. O diesel pode durar 300-400-500 mil sem problema e o a gasolina 200 mil.
Eu iria de Full, pois eu acho mais bonita, maior e mais robusta que a Dakar.
Eu acho que, como ele quer para pegar estrada, a retomada do motor a gasolina em uma Full 3D é melhor que a retomada de uma dakar a diesel.
Afinal, vale a pena optar pela Full 3D ao invés da Dakar?
Wolfmann, a Full 3D é tudo de bom, ainda mais falando em segurança, por possuir controles de tração e estabilidade, mas como proprietário tenho experiencia p/ te dizer que o consumo dela é bastante alto, e se for usá-la como o carro principal da casa, isso deve ser levado em consideração!! Nesse caso eu optaria por um motor diesel. Aliar a Full 3D + um motor DI-D de 165cv seria um casamento perfeito! . A diferença de preço que não é assim tão grande, é um investimento que se recupera tbm na venda.
Eis a questão, sem dúvida o motor a diesel lhe trará uma economia relevante de combustível. Entretanto deve lhe ressaltar que a Pajero Full possui sistema eletronico de estabilidade e tração e que a Dakar não possui esse requisito.
Gosto muito do motor a diesel, principalmente do Dakar 3.2L 165cv que é um ótimo motor, mas já fui salvo 2 vezes quando entrei muito rápido numa curva em dias de chuvas pelo sistema eletronico de estabilidade.
Além disso, o Dakar possui "apenas" Air Bag duplo enquanto que na Full possui Air Bag duplo e laterais. Nessa faixa de preço, acho um absurdo só vir com Air Bag duplo.
Senhores, o padrinho do meu caçula está disposto a trocar a RAV-4 2006 dele por um Dakar por conta da motorização a diesel e o conforto extra dos equipamentos de série da Dakar.
Considerando que o uso dele é basicamente de estrada (o único barro que ele vê é o acesso à casa de praia em São Pedro da Aldeia - RJ) e que o carro é usado apenas por ele, a esposa e dois cachorros (o filho único já é adulto e não é casado), recomendei a Full 3D a gasolina (mesmo patamar de preço, praticamente o mesmo pacote de equipamentos e pacote mecânico superior), mas ele prefere o motor diesel ao motor a gasolina.
Como não tenho experiência com esses carros e muito menos com o carro a diesel, não tenho grandes argumentos contra a durabilidade e economia de um motor a diesel contra o motor a gasolina da Full 3D.
Acho que o motor a gasolina ainda é uma opção muito boa para um uso basicamente de estrada/urbano, principalmente porque a diferença no custo da viagem acaba sendo apenas pelo custo do combustível, já que ambos devem ter um consumo semelhante na estrada (ou não?)
Afinal, vale a pena optar pela Full 3D ao invés da Dakar?
um 4x4 diesel e outro a gasolina , valor de revenda , torque no motor , pesquise sobre repotencializacao Reiko , 3 fileiras de banco e ainda com menos parafernalha eletronica para quebrar , sem duvida Dakar !!!!
Ha pouco tempo, tive uma duvida semelhante a essa. Optei por uma Dakar 10/11, 3.2, diesel. O carro esta para chegar amanha. Ate semana passada tinha uma sport 09. Rodo em media 550km por semana, entre cidade e beira-mar. Era um tanque a cada sete dias, totalizando 128 reais. Nhoje nao troco mais nenhum carro a diesel por um a gasolina. Que venha a Dakar!
o consumo realmente é um ponto importante (e é o principal argumento do meu compadre), mas na minha opinião não é o principal ponto a ser levado em consideração.
Ele usa o carro basicamente na estrada (na cidade tem um trajeto diário de 6 kms - ida/volta - que muita vezes usa taxi/metro).
Wolfmann, a Full 3D é tudo de bom, ainda mais falando em segurança, por possuir controles de tração e estabilidade, mas como proprietário tenho experiencia p/ te dizer que o consumo dela é bastante alto, e se for usá-la como o carro principal da casa, isso deve ser levado em consideração!! Nesse caso eu optaria por um motor diesel. Aliar a Full 3D + um motor DI-D de 165cv seria um casamento perfeito! . A diferença de preço que não é assim tão grande, é um investimento que se recupera tbm na venda.
Ale, consumo alto quanto? Compensa na potência? E o tamanho do tanque?
Muito se discute o consumo dos V6/V8, mas em proporção, os de 4 cilindros consomem mais, pois andam bem menos. Faz um Civic andar junto com uma SUV V8 na estrada e vai perceber.
Maior preocupação de quem compra um carro desse, deve ser a autonomia.
Wolfmann, a Full 3D é tudo de bom, ainda mais falando em segurança, por possuir controles de tração e estabilidade, mas como proprietário tenho experiencia p/ te dizer que o consumo dela é bastante alto, e se for usá-la como o carro principal da casa, isso deve ser levado em consideração!! Nesse caso eu optaria por um motor diesel. Aliar a Full 3D + um motor DI-D de 165cv seria um casamento perfeito! . A diferença de preço que não é assim tão grande, é um investimento que se recupera tbm na venda.
falamos em carros zero e Full 3D zero já usa o motor de 200 cv, certo? Se for para comprar um usado ele diz que permanece com a RAV-4 dele. A versão a diesel da Full 3D já impõe um investimento de pelo menos R$ 15K a mais que a Dakar e ele não quer ultrapassar o teto do valor da Dakar.
Quanto é esse consumo alto? Não consegue chegar aos 10 km/l na estrada? Te pergunto isso porque o uso desse carro é praticamente na estrada. Na cidade, meu compadre normalmente usa taxi/metro por trabalhar perto de onde mora.
A versão da Full 3D movida a gasolina me parece uma opção melhor dentro do limite de 150k pela modernidade do projeto, segurança e resposta do motor a gasolina. O maior consumo é o preço que se paga por isso.
Os motores diesel de hoje são tão potentes quanto os movidos a gasolina. Em um SUV, como o Pajero Full, é mais prazeroso ter um bom torque em baixas rotações gerados pelo motor a diesel, do que potência
em rotações esguelando o motor, como na gasolina. Resumindo... me dá mais prazer andar com o DI-D do que o MIVEC. "isso não é uma regra... somente meu relato"
O DI-D, faz médias de 9,5km na estrada e 7,0km na cidade.
O Mivec faz médias de 6,5km na estrada e 4,0km na cidade.
Maior preocupação de quem compra um carro desse, deve ser a autonomia.
Será que o consumo faz tanta diferença assim? Lembrando que fora do Brasil a gasolina, assim como o diesel, são via de regra bem melhores. Minha opinião: é mais uma questão de gosto pessoal. Eu ficaria com o Full 3d. Entrar no carro e abrir o teto solar panorâmico conquista qualquer um, em viagens então, é hipnótico. O silêncio parado e rodando, a ergonomia - é um veículo mais refinado sem dúvida.
O Dakar é para quem tem diesel no sangue: a força e o ruído característico do diesel em baixas rotações, rodar em estradas ruins sem dó, terceiro banco, etc. O Dakar ainda pode aceitar receber pneus maiores e snorkel se for o caso. Em minha opinião são dois excelentes veículos, a escolha é questão de tipo de uso, mas mais ainda de realização pessoal.