Caros colegas TR4

O meu irmão tem uma TR4 2004 e foi reprovado na inspeção veicular de São Paulo (excesso de CO2). Após a reprovação, ele fez:

1) Troca das Velas;
2) Limpeza dos bicos injetores;
3) Troca de óleo + filtro de óleo + filtro de ar;
4) Troca do sistema de escape (exceto o catalizador, que aparentemente está em bom estado);
5) Troca da bomba de gasolina;

Mesmo assim, o carro continua reprovado. O mecânico suspeita que seja o sensor "Sonda Lambda", que fica localizado na saída do coletor e tem como função indicar o nível de O2 nos gases de escape (hehehe, li no wikipedia ).

Enfim, este sensor custa 1800 latinhas E o pior: ele tem receio de trocar este maldito sensor e não ser ele...

Alguém já teve alguma problema similar? Existe algum sonda lambda genérico? Tem como recondicionar? Existe alguma outra possibilidade de ser outra coisa? O quê? O Catalizador, como dito, aparentemente está em bom estado...

Um útimo detalhe, o carro tem apenas 30 mil Km (é 2004), e ficou parado por muito tempo antes de ser comprado. Assim, suspeito que possa existir algum componente oxidado ou ressecado... talvez o dito cujo (sonda lambda).

Agradeço antecipadamente qualquer contribuição...