All, boa tarde.
Ontem a noite voltando de uma festinha de aniver da filha de um amigo, observei um barulho que acompanhava o giro do motor, parecia alguma coisa solta que ficava batendo ao girar. Logo pensei que fosse correia, e como já estava chegando em casa não parei, vim devagar sem forçar o carro e sempre de olho no painel. Ao chegar em casa, fui manobrar e acendeu a luz do alternador, ao mesmo tempo a direção ficou um pouco dura. Parei o carro na garagem e, cansado, fui dormir.
Hoje (domingo 07/03/2010) acordei, tomei café, e fui para a garagem. Constatei que a correia do alternador estava quase quebrada, e bem danificada. O problema é que para chegar até ela foi necessário tirar o radiador fora, tirar a hélice, tirar a correia da direção hidráulica e também a do ar condicionado (2 horas de trabalho...). Liguei na Mercadocar (www.mercadocar.com.br), que é um autopeças 24hs, e eles tem a correia lá. Custa R$20, e estou indo buscar.
Minha única dúvida, a qual peço a ajuda dos colegas do forum, é:
A polia grande de baixo é a única que não se mexe, e é a que tem marcação de ponto. A polia de cima, que é da bomba d'agua, gira. Posso trocar a correia, fazer a montagem e dar partida? Ou é necessário fazer algum ajuste antes de dar partida no motor?
Fico no aguardo das opiniões de quem já teve experiência com este tipo de problema.
Um abraço,
Otavio Borges
(11)62650767