x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1

    Problemas na turbina da L200.




    Hi. Tava eu voltando para casa, 5a marcha, oitentinha por hora, vidros abertos... enfim, curtindo a paisagem. Daí vem uma subidinha e eu aperto um pouco o acelerador para manter a velocidade. E então vem um chiado do motor, mais para o lado direito. Tirei o pé, o chiado parou. Apertei o acelerador, o chiado voltou... Parei o carro e fui olhar as conexões da turbina (o chiado só ficava perceptível, de dentro do carro, após os 2000 rpm...) Não achei nada, mas tava certo que tinha algum vazamento na turbina. Faltavam uns 50 km para chegar em casa, decidi tocar viagem sempre mantendo o motor abaixo dos 2000 rpm.
    Hoje, com o motor frio, decidi dar uma boa olhada em tudo antes de decidir o que fazer. Abri o capô e dei de cara com o problema (foto 1). Interessante que na estrada, no dia anterior, não tava daquele jeito... Pelo visto mesmo sem forçar o motor a ponto de a turbina entrar prá valer, a coisa piorou muito... Mas isso aí é coisa pouca, no meu ponto de vista. É só trocar a mangueira e tá de boa...
    O que me preocupou foi o que achei na saída da turbina (fotos 2 e 3). Tá óbvio que esse óleo veio da turbina. Não parece ter vazado muito a ponto de comprometer o funcionamento dela, mas é claro que vale a pena dar uma olhada nela com mais cuidado, certo?
    Outra coisa: Dá para levar o carro funcionando para a oficina (uns 15 km)? Ou é melhor guinchar mesmo?
    Foto 1 (saída da turbina, antes do intercooler):

    Foto 2 (Saída da turbina, vista de cima):

    Foto 3 (Saída da turbina, vista pela lateral):

    Opiniões???
    []'s

  • #2
    Usuário Avatar de cantodopirão
    Entrada
    30/04/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    49
    Posts
    418
    Agradecimentos: 0
    Não entendi bem a foto 1, mas se o mangote de admissão à turbina estiver rasgado convém levar o carro no reboque para evitar entrada de resíduos e prejuízo maior!
    L200 2017/18 -Sojeep do Brasil - Fortaleza/Ce - PU7-MCC
    ex - Troller T4 2011

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    714
    Agradecimentos: 2
    Olá Amigo,

    Chiados relacionados ao funcionamento de turbocompressores podem ser causados por perda de pressão em mangueiras e conexões (sopro) ou atrito (interferência metálica) dos rotores do compressor e da turbina com suas respectivas carcaças (quente e fria).

    Pelo que vc relata, o chiado aconteceu de repente. Muito provável ser causado por perda de pressão pela mangueira do compressor. Nesse caso vc deve ter sentido perda de rendimento também. (falta de força do motor).

    A marca de vazamento de óleo junto a mangueira do compressor é muito sintomática. Tente reapertar as abraçadeiras, o sopro de sumir.

    Atenção: A pressão de sobrealimentação só aparece com o motor sob carga. Não adianta acelerar o motor "em vazio" pois não vai gerar pressão dentro do circuito de admissão. Tem que colocar o veículo na pista e acelerar em retomadas/subidas.

    Quanto a andar com o veículo até o mecãnico, sugiro que vc retire a mangueira de entrada do compressor (carcaça fria - alumínio). Verifique se houve ocorrência de contato mecânico (atrito) entre o rotor do compressor e sua carcaça. Se houver sinal de raspado, coloque o carro na plataforma. Se não, pode ir rodando.

    Outras considerações:



    As marcas de óleo "escapando" pelas mangueiras do compressor podem ser sintomas de:
    1. Restrição elevada no filtro de ar (requer troca do elemento de filtrante)
    2. Desgaste dos elementos de vedação do turbocompressor (mancal de encosto/ anel de vedação).
    EM TEMPO: Na sua assinatura está L200 HPE 2008, mas as fotos mostram uma montagem "não original". Se trata do mesmo veículo?

    Bem, espero que as informações sejam úteis para a solução do seu problema.

    Sds,

    Octávio
    4X4 Brasil

  • #4
    Hi. A foto 1 mostra onde ocorreu a falha no duto que sai da turbina e leva o ar para a entrada do intercooler. A foto foi tirada no sentido traseira-dianteira e está girada 90 graus no sentido horário (para entender a perspectiva, note a trava do capô no canto superior direito da foto).
    As fotos 2 e 3 são para visualizar o óleo que está escapando da turbina (acho). Ali tava tudo limpo, mas notei as manchas após o problema no duto. Imagino que estejam relacionados. A foto 2 foi tirada de cima para baixo. Note a mancha espirrada de óleo na proteção de metal. A foto 3 (aliás, deu um trabalhão tirar essa foto - também girada 90 graus no sentido horário) mostra a saída da turbina. Note que a braçadeira que aparece parcialmente na foto 3 é a mesma braçadeira (a mais inferior, perto da mancha) que aparece na foto 2.
    Não posso dizer que o motor perdeu potência pois realmente não deixei o giro subir mais do que 2000 rpm, mas se apertasse o acelerador com mais vontade, mesmo em giros mais baixos, o chiado aparecia sim. Realmente confirma que a turbina tava mandando mais ar para o motor, mas este estava escapando pela falha no duto.
    Vou colocar numa plataforma mesmo e levar para a oficina para dar uma olhada na turbina.
    A minha dúvida é se o vazamento do óleo pode estar relacionado à falha no duto e se, portanto, qualquer eventual dano à turbina foi causado pela falha no duto. Em tempo: não há qualquer barulho estranho na turbina propriamente dita.
    Osarmento, é mesmo carro da assinatura, sim. Pode elaborar melhor o seu comentário de "montagem não original"? Eu realmente achei meio estranho aquela composição de dutos de vários tipos, alguns parafusos mais enferrujado que outros, etc...
    Obrigado pela ajuda.
    []'s

  • #5
    Usuário Avatar de cantodopirão
    Entrada
    30/04/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    49
    Posts
    418
    Agradecimentos: 0
    Ventus, o carro é seu desde novo ou comprou usado?
    L200 2017/18 -Sojeep do Brasil - Fortaleza/Ce - PU7-MCC
    ex - Troller T4 2011

  • #6
    Hi. Comprei usado. Na verdade, tenho ainda uns 80 dias de garantia... Amanhã vou na concessionária dar uma descascada básica nos caras lá. Alguma coisa mais que eu deva saber?
    []'s

  • #7
    Usuário Avatar de Rbastos
    Entrada
    01/10/2009
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    194
    Agradecimentos: 0
    Essa mancha de óleo pode ser oq o Otavio havia falado ou também o óleo do suspiro do cabeçote, pois devido as legislações ambientais o óleo do suspiro do motor não pode ser expelido livremente ele é jogado na admissão e queimado junto ao combustivel, tive uma frontier que alguns mecanicos condenaram a turbina e o Mauricio da Rasch Motors disse que era normal esse babado de óleo e me aconselhou a balançar o eixo da turbina pra ver se havia folgas nele.

    Abrs
    Rodrigo Bastos

  • #8
    Usuário Avatar de Rbastos
    Entrada
    01/10/2009
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    194
    Agradecimentos: 0
    Ah posso tirar uma fotos do sistema da minha e postar aqui, a minha é original com certeza!! rs
    Rodrigo Bastos

  • #9
    Hi. Fui numa concessionária e abri o capô e deu para ver que a coisa ali na minha não tá normal mesmo. Vou colocar os dutos originais. O óleo escapando pode ser somente uma questão de aperto. Mas agora vou querer dar uma boa olhada na turbina. E trocar todos os fluidos. Se o dono anterior economizou num duto daqueles, sabe lá o que fez com os fluidos...
    []´s

  • #10
    Usuário Avatar de Clayton-AC
    Entrada
    20/11/2008
    Idade
    40
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Ventus, a minha apresentou esse mesmo problema na época do carnaval, e detalhe, era o duto que ia da turbina para o intercooler. O mesmo estava com um rasgo bem pertinho da braçadeira. Fiz a troca do duto e resolveu o problema! Essa semana novamente voltei a ouvir o chiado, fui na Mit e o outro duto, o que vai do intercooler para o corpo de borboleta tbm estava com um rasgo proximo a braçadeira, e ele falou que esses respingos de óleo é normal!

    Meu carro tem 50.000km e perguntei se era normal esse desgaste com tao pouco rodado, e falaram que é sim, pois dentro do duto tem uma pressão muito grande de ar, por isso que com o tempo elas rasgam!

    Abraços e boa sorte!!!

  • #11

    Resolvido...

    ... e era somente o duto com vazamento mesmo. A concessionária trocou, sem maiores problemas.
    A partir de hoje mais um item na caixa de ferramentas: silvertape.
    []´s

  • #12
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    45
    Posts
    5,416
    Agradecimentos: 5
    Mande eles passarem o scanner no carro e checar a pressão da turbina que deve estar em 180 kpa a 5000 rpm , se estiver fora eles regulam .
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Usuários Fantasmas
      Por Wallace no fórum Suporte
      Respostas: 104
      Última resposta: 19/12/2006, 21:27

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade