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Convex Datacenter
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  • #1
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    Pajerinho 99 Automática (3.5) ou 98 manual (3.0)?




    Olá Pessoal,

    Estou trocando meu carro (vitara) por uma pajerinho para trilhas. Tenho dúvida quanto a qual carro comprar...
    Tenho dois carros muito bons em vista, sendo: uma Pajero 99 Automática 3.5 ; e uma pajero 98 Manual 3.0.
    Minha preferência era por câmbio manual, porém a Pajero 99 está em melhor estado...

    Lá vai minha dúvida... tinha um vitara automático, evidentemente, que a motorização é completamente diferente da pajero... mas percebia que, em alguns momentos, a falta de embreagem (no automático) fazia falta... não terei esse problema se ficar com a Pajerino automática? lá se vão 202 HPs o carro... contra pouco mais de 80 HPs no vitara.

    Desde já agradeço

    Abs
    Rodrigo

  • #2
    Usuário Avatar de n0gs
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    E ae rkowal,

    eu tinha um vitarinha 1.6 8v auto, gostava muito dele pra tudo, tanto na estrada, cidade e fora de estrada, na minha opinião, o câmbio automático proporciona mais conforto inclusive nas trilhas, é mais fácil de levar, não exige experiência e não deixa a desejar quando comparado com um câmbio manual.

    Peguei uma Pajerinho 98 3.0 MT, muito bom, quebra bem menos que os suzukis, tem mais motor, mais conforto e passa em qqr lugar... a única coisa que perdi foi curso de suspensão, isso realmente o vitara tem mais...

    Agora, explica melhor esse lance de "sentir falta de embreagem", em que momento vc sente isso?

    ABS
    Ex Pajerão V6 3000 AT
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  • #3
    Usuário Avatar de Paulo_CW
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    Caro colega...
    Seja bem vindo ao mundo das trilhas com Pajeros.... Particularmente acho q tem muito pouca gente aqui no forum q mete elas nas trilhas.... aqui no PR... ta tendo uma migração muito grande do pessoal de Vitara, Samurai, Band e outros jeeps para as Mits.... questão do custo benifício...
    Bom... eu só uso a minha para trilhas (vc pode ver algumas fotos da minha em ação no meu album).... quanto mais o pessoal ta vendo Pajeros em trilhas mais a desejam, pois taum vendo q é essa viatura de fato...
    Na questão do câmbio... o AT vai muitissimo bem e te da bastante tranquilidade em trilhas, mas eu sou fã do câmbio manual pra trilhas... questão de gosto mesmo.... e outra... tbm sempre tive um pouco de receio.... pois no câmbio AT, poucos querem mexer... e o custo das peças tbm é pesado... basta ver o custo do óleo para o AT.... já para o manual tem muitas opções....
    Bom... o fato é q tanto de manual ou AT, vc estará bem servido...
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #4
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    falta de embreagem...

    Olá pessoal,
    Obrigado pelas informações...
    O problema da "falta de embreagem" acontece quando estou passando um barrinho e o carro começa a querer atolar... Minha queixa é que se tivesse uma embreagem poderia aumentar o giro do motor e concluir a atravessia...
    No automático o carro vai morrento e, as vezes, não completa o obstáculo... Será o motorista??? Hehehe
    Tinha um Wilys manual (motor de opala) e não tinha esse problema, aumentava o giro e acelerava... E Tudo certo!!
    Minha dúvida é que como tenho outros 3 amigos com vitara manual... Em alguns momentos eles conseguem passar por lugares que com o automático, não tem jeito!!!
    Por isso meu pedido de eajuda... Será que não terei o mesmo problema com uma Pajero automática?

  • #5
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    Citação Postado originalmente por rkowal Ver Post
    Olá pessoal,
    Obrigado pelas informações...
    O problema da "falta de embreagem" acontece quando estou passando um barrinho e o carro começa a querer atolar... Minha queixa é que se tivesse uma embreagem poderia aumentar o giro do motor e concluir a atravessia...
    No automático o carro vai morrento e, as vezes, não completa o obstáculo... Será o motorista??? Hehehe
    Tinha um Wilys manual (motor de opala) e não tinha esse problema, aumentava o giro e acelerava... E Tudo certo!!
    Minha dúvida é que como tenho outros 3 amigos com vitara manual... Em alguns momentos eles conseguem passar por lugares que com o automático, não tem jeito!!!
    Por isso meu pedido de eajuda... Será que não terei o mesmo problema com uma Pajero automática?
    cara, se o lance for aumentar o giro vc pode usar o kick down!! o kick down é ativado quando vc pisa no acelerador até no fundo, o câmbio automaticamente volta uma velocidade e sobe o giro!! usava isso bastante no meu vitara...

    E como a motorização da pajerinho é muito superior a do vitara, acho que vc nem vai precisar de usar kick down... rsrsrsrs....

    ABS
    4X4 Brasil
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  • #6
    Usuário Avatar de djalmab
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    cara nesse caso a decisao é mais o Motor do que a embregagem ( ou falta dela ).. O 3.5 é muito mais motor do que o 3.0. Ja tive as duas e é uma senhora diferenca a favor do 3.5

  • #7
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Eu iria de 3.5 auto... motor é um canhão, e casado com automático vai ter dar muito conforto no dia-a-dia e até nas trilhas.

    "O mundo é dos automáticos", podem escrever aí... hehehe
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #8
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    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Eu iria de 3.5 auto... motor é um canhão, e casado com automático vai ter dar muito conforto no dia-a-dia e até nas trilhas.

    "O mundo é dos automáticos", podem escrever aí... hehehe
    olha, não é desconsiderando a opinião dos colegas não, realmente uma 3500 AT seria uma ótima pedida!!

    Mas vc deve colocar na balança também o custo de manutenção, veja o estado do motor e da caixa, se vc tiver que mecher no motor de uma 3500, vai ter que comprar quase o dobro de peças do que vc gastaria para um motor 3000, pois o 3500 é DOHC e se não abriram o cabeçote dela, vc tem muita chance de ser sorteado!! hahahaha... Sério, normalmente se meche no cabeçote entre 100.000 e 150.000.

    Sobre o câmbio, nem se fala, se der pau vai gastar mais uma fortuna... no MT gastaria bem menos.

    lembre-se que vc não está comprando um carro zero e por melhor que seja a aparência do carro, não tem como saber como foram feitas as manutenções anteriores. Lembro de um vitarinha AT que eu comprei, super novo, levei pra várias pessoas olharem, mecânicos e etc... 5 meses depois lá se vai um câmbio automático.

    Mas a 3500 deve ser um "T" de dirigir!!

    ABS!!
    Ex Pajerão V6 3000 AT
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  • #9
    Usuário Avatar de Paulo_CW
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    TRILHA NÃO É MOTOR.....
    Vale considerar o custo benefício.... afinal a manutenção conta muito em VIATURAS DE TRILHA....
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #10
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    Citação Postado originalmente por n0gs Ver Post
    cara, se o lance for aumentar o giro vc pode usar o kick down!! o kick down é ativado quando vc pisa no acelerador até no fundo, o câmbio automaticamente volta uma velocidade e sobe o giro!! usava isso bastante no meu vitara...

    E como a motorização da pajerinho é muito superior a do vitara, acho que vc nem vai precisar de usar kick down... rsrsrsrs....

    ABS

    Tchês,
    Não conheço kick down, mas entendo que possa ser o "segundo" estágio, pois ainda o vitarinha é carburado...
    realmente ele reduz, e fica um pouco mais esperto, mas não a ponto de fazer tanta diferença.
    Tive a oportunidade de dirigir só pajero o 3.0 manual... e ainda era no GNV.
    Ainda esta semana vou fazer o test drive na AT 3.5.
    vamos ver no que dá!!

    Abs

  • #11
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
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    Ano passado, na minha peregrinação procurando uma 6 canecos, fiz o test drive em uma dezena delas. As 3.500 AT são fantásticas; DOHC_24V_202cv não é brincadeira, mas compartilho da opinião do Paulo. Mesmo sendo quase um leigo no assunto, também acho: TRILHA exige um carro com manutenção mais em conta. Nisso, a SOHC_12V_150cv leva "vantagem".

    []s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #12
    Usuário Avatar de n0gs
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    Citação Postado originalmente por rkowal Ver Post
    Tchês,
    Não conheço kick down, mas entendo que possa ser o "segundo" estágio, pois ainda o vitarinha é carburado...
    realmente ele reduz, e fica um pouco mais esperto, mas não a ponto de fazer tanta diferença.
    Tive a oportunidade de dirigir só pajero o 3.0 manual... e ainda era no GNV.
    Ainda esta semana vou fazer o test drive na AT 3.5.
    vamos ver no que dá!!

    Abs
    o cambio do vitarinha carburado tb tem kickdow, o seu câmbio é um "GM TH180C", todo mecânico, muito bacana o funcionamento dele, o kickdown desse câmbio é acionado por um cabo específico que abre uma valvula dentro do cambio liberando a pressão do óleo pra voltar uma velocidade, faça um teste, coloque no D espere até chegar na terceira velocidade, já que este cambio só tem tres mesmo, quando chegar aperte o pé até o fundo, se ele reduzir uma velocidade o kickdown está funcionando, se não, pode estar com algum problema ou até mesmo sem o cabo do kickdown...

    ABS
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