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Convex Datacenter
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  • #1

    Pajero Sport Na trilha?




    Olá pessoal, sou novo por aqui e estou entrando no mundo 4x4. Depois de muito pesquisar, saí de outro mundo (Hondas Civic, tive 5. Só felicidade) e agora resolvi pegar uma Pajero Sport SE 2002. Dei sorte pois foi de uma única dona que andava apenas na cidade e com motorista, ficando quase sempre parada nos finais de semana. Resultado, está com 71mil km originais porém revisados até os 40mil na concessionária. Como estava muito bem conservada fechei negócio com a tiazinha e a máquina saiu por R$47.000,00. Ainda tô na fase do deslumbramento, com o carro, a altura do solo, e tudo mais. Mas quando agente pega um carro desses dá vontade de fazer algo mais, né?
    Gostaria de saber de vcs aqui primeiramente o que devo olhar no carro em termos de manutenção e depois, se preciso fazer alguma alteração ou cuidados se quiser encarar umas trilhas com ela. Ela aguenta bem a lama? e praia e dunas?

    Bom um abraço!!

  • #2
    Olá Ric.

    Vc está com uma Bela maquinas mãos...

    Vc não espeficicou, mas se for Diesel a troca do óleo deve ser feita no maximo a cada 5000km, assim vc vai aumentar e mto a longevidade do seu motor... Se for gasolina é mais tranquilo!!!

    Cuidados vc terá que ter sempre como em um veiculo comum... Acionar pelo menos 1x a cada 15 dias a tração, ajuda a mante-la se auto-lubrificando...

    Eu moro em São Paulo e aqui não costumamos andar em areia (não temos dunas nem praias tão lindas). O conselho é sempre que por na areia lava-la mto bem pra diminuir o efeito corrosivo... Pra andar em areia o seu pneu original (caso ainda seja o Pirelli ATR) vai mto bem, desde que vc use uma pressão menor, que não seja abaixo de 18L que pode acasionar uma destalonagem.

    Qto a trilhas é dificil saber o que vc sub-entende por trilhas. Se algo além de estradinhas de terra... Com atoleiros, mata fechada, facões e etc... Vc precisará de uns pneus MUD e umas proteções inferiores pro veiculo (se gostar mto, no futuro um guincho), já que a originais são de material pouco resistente. Tbm precisará de um kit basico: com cintas, manilhas, macaco... etc!!! Pra possiveis resgates!!! Alem de mta agua potavel, roupas extras, comida...

    Falando em resgate, ai na sua região ou aqui no forum mesmo... Deve ter um pessoal que faz Off-Road... Portanto, antes de qualquer coisa!!! NUNCA vá sozinho e despreprarado. A brincadeira pode terminar ficando mto séria. De preferencia ir sempre com alguem que ja conheça os lugares a serem visitados.

    Importante qdo se faz trilhas, é a pintura que recebe diversas "chicotadas" do mato ao longo do passeio... E isso vai ocasionando diversos riscos, e nem todos sairão com uma "polidinha"!!! A minha é bem castigada, mas isso só aumenta meu amor pelo esporte e pela viatura... Afinal são as cicatrizes da vida que nos fazem aprender algo diferente.

    Com certeza ainda falta mta coisa a ser dita... Mas ja da pra vc ir fazendo a lista de Natal!!!

    []'s e otimos passeios.

  • #3
    Realmente esqueci de especificar o carro. É que é tudo um pouco novo ainda. Ainda nem peguei o carro, pois comprei ontem, apesar de já estar namorando há mais de mês. Ela é diesel, aliás esse foi um dos motivos pelo que comprei, pois ainda faço algumas viagens regionais a trabalho e a família aumentou um pouco com a chegada da 2ª filha, portanto num civic não dava mais!! Os peneus são um pouco maiores que os originais (não vi as medidas ainda), mas são YOKOHAMA e ainda estão com mais de 1/2 vida. Quanto tempo dura um jogo de pneus para a pajero, considerando rodar 90% asfalto e o resto areia/lama é a mesmocoisa que num carro de passeio? teria alguma dica de onde compra-los?? Sites para peças de reposição tipo pastilhas, amortecedores? Gostei da ideia de protetores de carter e para o fundo do carro. Onde consigo? Outra dúvida é quanto a troca do filtro de combustível, devemos faze-las de quanto em quanto tempo??
    Olha Nilsinho, valeu pelas dicas inciais. Quanto as trilhas que falei, bem acho que ainda como iniciante serei bem menos afoito. Minha idéia é mais para usar em praias ainda desertas que temos pela região. Principalmente quando saíamos de PE e entramos em AL pelo litoral,tem lugares lindos, alguns ainda inacessíveis, pelo menos para um carro comum. Então o máximo que irei será andar por algumas estradas onde só passam carros de cana de açúcar e ao chegar em algumas praias, dar uma entradinha,né...

  • #4
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    Ric

    Pela coincidência não posso deixar de comentar: estou quase fechando negócio em uma Pajero Sport 2002, mas a gasolina. Como utilizo outro carro para trabalho, ela ficará mais para o final de semana e férias. Já a levei a dois mecânicos e ambos aprovaram o carro, elogiando o silêncio interno: não há rangidos ou vazamentos, motor e caixa em perfeito estado, lataria impecável, na cor champagne. Por ser a gasolina também é mais barata: R$ 40.000,00. Se fechar negócio, em seguida farei trocas de óleo do motor, caixa, líquido de freio, água do radiador, todos os filtros, correias, etc. pra ter certeza que está tudo dentro dos prazos de validade, sem esquecer dos freios.

  • #5
    Ric...

    As proteções queu tenho na minha viatura são do Jorge: www.4wdbrasil.com.br

    Pneus a vida util varia mto, fica mto dificil dar uma margem... Mas MUD gasta mto mais que ATR andando no asfalto 90% do tempo!!! Um jogo AT pra vc seria o ideal no momento, recomendo Maxxis, na minha opinião são melhores que BF.

    O filtro eu troco sempre junto com o oleo a cada 5000km... Prefiro assim!!!

    Veiculos usados 4x4, atenção mto especial na tração... Da uma engatada ve se ta tudo Ok, engata tbm a reduzida... Faça testes!!! Não há problema engata-la no asfalto andando em restas e evitando curvas...

    Essa "entradinha" que é o perigo de precisare de um resgate!!! Mto cuidado mesmo com areia... Principalmente a seca e "fofinha"... Jamais ande proximo a agua, somente em caso de extrema necessidade, se atolar e a maré subir... Já era!!!

    E a maré então nem preciso te alertar, as x vc passa de manhã por um lugar, no fim de tarde não tem como voltar...

    E vamos conversando mto sobre... Assunto não falta!!!

    []'s

  • #6
    Citação Postado originalmente por Letto Ver Post
    Ric

    Pela coincidência não posso deixar de comentar: estou quase fechando negócio em uma Pajero Sport 2002, mas a gasolina. Como utilizo outro carro para trabalho, ela ficará mais para o final de semana e férias. Já a levei a dois mecânicos e ambos aprovaram o carro, elogiando o silêncio interno: não há rangidos ou vazamentos, motor e caixa em perfeito estado, lataria impecável, na cor champagne. Por ser a gasolina também é mais barata: R$ 40.000,00. Se fechar negócio, em seguida farei trocas de óleo do motor, caixa, líquido de freio, água do radiador, todos os filtros, correias, etc. pra ter certeza que está tudo dentro dos prazos de validade, sem esquecer dos freios.
    Olá Letto!!!

    Não esquece de testar a tração, como alertei o Ric.

    Engata o 4x4, a reduzida!!! faz um percurso, ve se não estrala se engata com precisão... É importantissimo, em veiculos que rodam qse que 100% On-Road!!!

    []'s

  • #7
    Usuário Avatar de Carlão Rover
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    Se interessar minha irmã tá vendendo uma pajero sport 2001 preta, automática 4x4 diesel...

    Abraço.
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #8
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    Bem, sou mais um que nõa posso deixar de comentar.

    Conforme o post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=66190

    Estou ha procura de uma Pajero Sport, mas o que tenho visto aqui no rio é desanimador, muitas bem ferradas, por enquanto vi apenas uma boa que é ano 2007 e esta um pouco fora do $$$$ que separei para este "brinquedinho"... todas a que vi ano 2000 a 2003 não estavam boas... A que eu gostaria mesmo é uma 2004, já modelo novo, porém o preço da 2003 para a 2004 é muito diferente.

    NilsinhoRox

    Excelente essa dica do 4x4, pois en nenhuma delas eu testei isso, minha ideia era levar direto em uma concessionário ( mas nenhuma passou ainda no meu teste de leigo )

  • #9
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    As Sport até 2003 o motor é 2.8 manutenção cara mas muito resistente, já as 2004 vem com o 4D56 2.5 potente mas muito problemático, o mesmo que equipa as L200.
    FRONTIER ATTACK 4 X 4 180 HP.

  • #10
    Pô galera, realmente é assunto para conversar a noite inteira. Só falta agora a mesa de bar e cerveja gelada!!

    Com certeza testei o sistema 4x4,tanto em movimento 4H ,como a reduzida, 4L. Acionou o indicador de tração no painel e estava tudo certinho.
    Com relação a evitar as curvas, vc fala da reduzida, certo?? O 4x4 posso usar até 100km/h, é isso mesmo?? Não há problemas??
    Letto, por aqui, para ser sincero, eu nunca nem vi, exceto mais antigas, nenhum modelo a gasolina. Tudo é diesel! Com relação aos pneus, com certeza serão AT. Queria diesel pela maior relação de economia ecusto benefício, já que as a gasolina devem beber bem mais.
    E quanto as trilhas em prais, pode ficar tranquilo que não entro na praia. O legal é pegar as trilhas que os treminhões (aquelas caminhões romeu e julieta) carregados de cana de açúcar deixam nos caminhos que usam para asair dos canaviais até as usinas e aí, em alguns eles passam por praias.

  • #11
    Citação Postado originalmente por rpenaco Ver Post
    Bem, sou mais um que nõa posso deixar de comentar.

    Conforme o post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=66190

    Estou ha procura de uma Pajero Sport, mas o que tenho visto aqui no rio é desanimador, muitas bem ferradas, por enquanto vi apenas uma boa que é ano 2007 e esta um pouco fora do $$$$ que separei para este "brinquedinho"... todas a que vi ano 2000 a 2003 não estavam boas... A que eu gostaria mesmo é uma 2004, já modelo novo, porém o preço da 2003 para a 2004 é muito diferente.

    NilsinhoRox

    Excelente essa dica do 4x4, pois en nenhuma delas eu testei isso, minha ideia era levar direto em uma concessionário ( mas nenhuma passou ainda no meu teste de leigo )
    Realmente aqui no rio é dificil achar uma boa, no entanto eu meio q dei sorte, peguei uma SE 2002 prata show d bola á gasolina, só satisfação, gastinhos extras com revisão são normais, e agora troquei os pneus, coloquei dvd, isulfilm g5 ou seja ta show. Espero que você de a mesma sorte que eu e encontre uma também.

  • #12
    Citação Postado originalmente por ric945 Ver Post
    Com relação a evitar as curvas, vc fala da reduzida, certo?? O 4x4 posso usar até 100km/h, é isso mesmo?? Não há problemas??
    Cerveinha é sempre mto bem vinda...

    4x4 das TR4 (com bloqueio central) pode sim ser usado em asfalto... Desde que desbloqueado o central!!!

    4x4 das Pajero Sport e L200 (sem bloqueio central) não podem ser usados em em asfalto ou qualquer tipo de solo que seja aderente. Pois não tem a opção de desbloqueio CENTRAL... Sendo assim só use tracionado em solo com pouco aderencia!!! Nem mesmo em chuvas torrenciais deve-se engatar a tração no asfalto!!!!

    Apenas pra testes ou pra lubrificar os sistema em veiculos que raramente são usados no Off-Road!!! Evitando curvas, ja que ai é que as rodas internas giram na mesma velocidade das externas...

    Eu NUNCA acionei em asfalto, mesmo esteja uma chuva absurda!!!!

    O Easy-Select é o acionamento do 4H até 100km/h... E o 4L apenas com o veiculo parado e as rodas dianteiras alinhadas a frente!!!


    []'s

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