Vc está com uma Bela maquinas mãos...
Vc não espeficicou, mas se for Diesel a troca do óleo deve ser feita no maximo a cada 5000km, assim vc vai aumentar e mto a longevidade do seu motor... Se for gasolina é mais tranquilo!!!
Cuidados vc terá que ter sempre como em um veiculo comum... Acionar pelo menos 1x a cada 15 dias a tração, ajuda a mante-la se auto-lubrificando...
Eu moro em São Paulo e aqui não costumamos andar em areia (não temos dunas nem praias tão lindas). O conselho é sempre que por na areia lava-la mto bem pra diminuir o efeito corrosivo... Pra andar em areia o seu pneu original (caso ainda seja o Pirelli ATR) vai mto bem, desde que vc use uma pressão menor, que não seja abaixo de 18L que pode acasionar uma destalonagem.
Qto a trilhas é dificil saber o que vc sub-entende por trilhas. Se algo além de estradinhas de terra... Com atoleiros, mata fechada, facões e etc... Vc precisará de uns pneus MUD e umas proteções inferiores pro veiculo (se gostar mto, no futuro um guincho), já que a originais são de material pouco resistente. Tbm precisará de um kit basico: com cintas, manilhas, macaco... etc!!! Pra possiveis resgates!!! Alem de mta agua potavel, roupas extras, comida...
Falando em resgate, ai na sua região ou aqui no forum mesmo... Deve ter um pessoal que faz Off-Road... Portanto, antes de qualquer coisa!!! NUNCA vá sozinho e despreprarado. A brincadeira pode terminar ficando mto séria. De preferencia ir sempre com alguem que ja conheça os lugares a serem visitados.
Importante qdo se faz trilhas, é a pintura que recebe diversas "chicotadas" do mato ao longo do passeio... E isso vai ocasionando diversos riscos, e nem todos sairão com uma "polidinha"!!! A minha é bem castigada, mas isso só aumenta meu amor pelo esporte e pela viatura... Afinal são as cicatrizes da vida que nos fazem aprender algo diferente.

Com certeza ainda falta mta coisa a ser dita... Mas ja da pra vc ir fazendo a lista de Natal!!!

[]'s e otimos passeios.