x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24
  • #1
    Usuário
    Entrada
    24/01/2010
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Pajero sport diesel (2009/2010) - vibração




    Colegas,

    Estou precisando de um auxílio/informação sobre a Pajero Sport Diesel.

    Adquiri este veículo 0 km (2009/2010), há cerca de um mês, e já fiz três viagens. A quilometragem atual é de 2.700 km rodados.

    Desde a primeira viagem, percebi uma estranha vibração no veículo em movimento, especialmente quando a velocidade está entre 70/90 km/hora. Inicialmente, pensei que a Pajero pudesse ter vindo de fábrica sem um correto balanceamento das rodas. Realizei, então, o dito balanceamento.

    No entanto, a vibração persiste e a conclusão a que chego é a seguinte: 1°) a dita vibração é normal em veículos desta categoria, na qual eu sou amador. Hipótese muito pouco provável, porque, por óbvias razões, trata-se de um possível defeito ou problema que compromete o conforto e a tranquilidade da direção; 2°) meu veículo tem um defeito de fábrica. Como esta me parece ser a conclusão correta, então quero saber se se trata de um defeito já enfrentado por outros proprietários de Pajero Sport Diesel ou, ao contrário, se estou diante de problema inédito, incomum.

    Alguém pode me ajudar?

    Obrigado.

  • #2
    Eu realmente gostaria de te ajudar afinal de contas esse é o intuito deste fórum, mas me desculpe pois não entendi direito como é o seu problema. Como é essa vibração? que fatores negativos ela provoca na dirigibilidade do veículo e desde que ela saiu zero ela está com essa vibração ou foi após algum fato ou viagem?

  • #3
    Usuário
    Entrada
    24/01/2010
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Pajero Sport Diesel (2009/2010) - Vibração

    Rick,

    Primeiramente, obrigado pela sua atenção.

    Quanto ao problema, ele existe desde o momento em que o veículo saiu da concessionária. Não houve nenhum incidente que pudesse ter ocasionado o suposto defeito.

    Mas, quanto à vibração propriamente dita, é como se o veículo estivesse desbalanceado, embora a vibração, a tremulação, o balanço incomum do automóvel não esteja concentrado no volante, que é onde normalmente se percebe o desbalanceado de rodas. Evidentemente que é algo sutil, mas o suficiente para causar incômodo e despertar a sensação de que algo está errado, porque estou falando de tráfego em asfalto e em velocidade considerável.

    Enfim, não sei se consegui te esclarecer, mas trata-se de uma ligeira trepidação do veículo, que se torna mais sensível quando a velocidade está entre de 70/100 km/hora. A vibração, como eu já havia dito antes, se assemelha à sensação de estar dirigindo um veículo com rodas desbalanceadas, o que não é o caso da minha Pajero, pois já fiz a conferência do balanceamento.

    Obrigado.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    05/09/2009
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    49
    Posts
    134
    Agradecimentos: 0
    Já levou sua pajero à concessionária? O que eles disseram?
    abs
    HILUX

  • #5
    Usuário
    Entrada
    10/02/2009
    Local
    Osasco/SP
    Idade
    53
    Posts
    180
    Agradecimentos: 0
    Bom , um palpite, acho que é defeito de pneu (quantidade de borracha mal distribuida) ou acomodação do pneu na roda. Tudo bem que no balanciamento deveria acusar mas, nem sempre.

    Vc já tentou fazer os rodizio dos pneu, ou melhora ou piora, se manter, ai sim, não é defeito de pneu nem roda.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    24/01/2010
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Pajero Sport Diesel (2009/2010) - Vibração

    Colegas,

    Ao que tudo indica, não sou o único consumidor "premiado" com o problema por mim relatado. Deem uma corrida de olhos nos endereços virtuais abaixo.

    Na oportunidade, informo que ainda não levei o veículo para fazer a primeira revisão, oportunidade em que irei relatar o provável defeito aos técnicos da concessionária.

    De toda forma, agradeço as dicas e sugestões que até o momento me foram enviadas.

    Obrigado,

    LARP

    http://www2.uol.com.br/bestcars/canal2/pajero7.htm

    http://www2.uol.com.br/bestcars/canal2/pajero6.htm

    http://www2.uol.com.br/bestcars/canal2/pajero2.htm

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    714
    Agradecimentos: 2
    Olá LARP,

    Li os problemas relatados e não me parecem que sejam o que está ocorrendo no seu carro. Vc diz que sente vibração, mas não é no volante.

    Sugiro vc fazer o seguinte, a fim de tentar identificar a origem da tal "tremedeira".

    Coloque o carro sobre cavaletes de forma a desencostar as 4 rodas do piso. Certifique-se que os cavaletes estão bem apoiados.

    "Dirija" o carro, acelerando através das marchas. Atinja e velocidade (vide velocímetro) em que ocorre o problema. Peça para algum mecânico dar uma olhada em rodas, eixo cardã, coxins da transmissão, em busca de algum comportamento anormal.

    Fazer essa investigação num elevador não reproduzirá o comportamento do veículo em marcha, uma vez que as suspensões estarão em posição totalmente aberta, o que poderá induzir vibrações por angulo excesivo do cardã ( e suas respectivas cruzetas).

    Vibrações do tipo que vc menciona podem ocorrer por desalinhamento do eixo cardã ou montagem forçada dos coxins de motor e transmissão. Nesse último caso, soltar levemente os parafusos dos coxins e dar uma volta com o carro, ajuda o conjunto a encontrar a sua posição de "repouso". Basta apertar os parafusos novamente e avaliar se o problema foi solucionado ou diminuiu.

    Sds,

    Octávio

  • #8
    Usuário Avatar de fabiomsan
    Entrada
    17/02/2010
    Idade
    53
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por larp Ver Post
    Colegas,

    Ao que tudo indica, não sou o único consumidor "premiado" com o problema por mim relatado. Deem uma corrida de olhos nos endereços virtuais abaixo.

    Na oportunidade, informo que ainda não levei o veículo para fazer a primeira revisão, oportunidade em que irei relatar o provável defeito aos técnicos da concessionária.

    De toda forma, agradeço as dicas e sugestões que até o momento me foram enviadas.

    Obrigado,

    LARP

    http://www2.uol.com.br/bestcars/canal2/pajero7.htm

    http://www2.uol.com.br/bestcars/canal2/pajero6.htm

    http://www2.uol.com.br/bestcars/canal2/pajero2.htm
    Mirim, peguei uma Pajero Sport 2007/2007 no dia 11/2/2010 e tive o mesmo problema rodando na via Pres. Dutra (que liga Rio a São Paulo). A estrada é excelente, então descartei uma possibilidade de leitura exagerada do asfalto, ou seja, o carro transmite ao motorista todas as imperfeições do asfalto. Porém, notei que a trepidação diminuiu bastante na volta, quando então o carro estava com mais carga no porta-malas, inclusive rodando em torno de 120 Km/h. Porém, a trepidação aumentava quando eu tirava o pé do acelerador. Lembrei que em uma roda de bate-papo alguém disse que carros desse tipo quicavam menos quando carregados. De todo modo, vou tentar um balanceamento. Tentando ajudar, lembro que certa vez tive de trocar os pneus Firestone de meu Santana, que ainda estavam com garantia de fábrica (são 5 anos pela Firestone e pela Pirelli, o resto...não sei), devido a uma falha de fabricação, que não permitia o balanceamento.
    Quando tiver novidades, eu te passo.
    Boa sorte, Fabio.

  • #9
    Usuário Avatar de fabiomsan
    Entrada
    17/02/2010
    Idade
    53
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Hoje, fui a uma loja pra fazer o alinhamento e o balanceamento.

    Alinhamento OK, mas o pessoal me chamou a atenção para uma suave depressão no centro da banda de rodagem dos pneus traseiros, que segundo eles poderia estar causando a trepidação na traseira.

    Depois da dica, fiz um balanceamento locar (pra quem não sabe, é feito com a roda no próprio veículo, permitindo detectar problemas além do pneu, tal como rolamento roncando).

    O técnico custou muito a balancear a traseira esquerda, o que não aconteceu com a traseira direita.

    Só falta agora testar o carro numa pista decente, o que é quase impossível dentro do Rio de Janeiro.

    OBS: esqueci de registrar que o pessoal da Concessionária me passou uma informação equivocada. Disseram que a pressão dos pneus era 29 frente e 30 traseira, mas o manual especifica 26/26 sem carga. Após o acerto, o carro suavizou, mas não resolveu.
    4X4 Brasil Razão: Completando informações

  • #10
    Usuário
    Entrada
    24/01/2010
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por fabiomsan Ver Post
    Hoje, fui a uma loja pra fazer o alinhamento e o balanceamento.

    Alinhamento OK, mas o pessoal me chamou a atenção para uma suave depressão no centro da banda de rodagem dos pneus traseiros, que segundo eles poderia estar causando a trepidação na traseira.

    Depois da dica, fiz um balanceamento locar (pra quem não sabe, é feito com a roda no próprio veículo, permitindo detectar problemas além do pneu, tal como rolamento roncando).

    O técnico custou muito a balancear a traseira esquerda, o que não aconteceu com a traseira direita.

    Só falta agora testar o carro numa pista decente, o que é quase impossível dentro do Rio de Janeiro.

    OBS: esqueci de registrar que o pessoal da Concessionária me passou uma informação equivocada. Disseram que a pressão dos pneus era 29 frente e 30 traseira, mas o manual especifica 26/26 sem carga. Após o acerto, o carro suavizou, mas não resolveu.
    Pessoal, estive hoje numa concessionária para fazer a revisão especial (de 5.000 Km). Relatei o problema aos “técnicos” (morro de medo deles!) e o diagnóstico, por ora, não passou de meras suposições (provavelmente, alguma coisa relacionada ao cardã). Me pediram que retornasse com o veículo em data previamente agendada para tanto, em razão da falta de tempo hábil para analisar a questão com o cuidado que ela parece requerer. Assim, retorno à concessionária no próximo dia 26, sem muita esperança de êxito, confesso. Mas, enfim, o veículo está na garantia... Qualquer novidade será aqui postada. Obrigado, mais uma vez, à gentileza dos que prestaram informações.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    25/03/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    1,108
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por larp Ver Post
    Pessoal, estive hoje numa concessionária para fazer a revisão especial (de 5.000 Km). Relatei o problema aos “técnicos” (morro de medo deles!) e o diagnóstico, por ora, não passou de meras suposições (provavelmente, alguma coisa relacionada ao cardã). Me pediram que retornasse com o veículo em data previamente agendada para tanto, em razão da falta de tempo hábil para analisar a questão com o cuidado que ela parece requerer. Assim, retorno à concessionária no próximo dia 26, sem muita esperança de êxito, confesso. Mas, enfim, o veículo está na garantia... Qualquer novidade será aqui postada. Obrigado, mais uma vez, à gentileza dos que prestaram informações.

    Ola larp

    Se estiver balanceado e alinhado tenta trocar de lado as rodas dianteiras (esquerda vai pra direita e direita vai pra esquerda) pode ser que funcione. Já aconteceu comigo e funcionou.

    Abs

    Helio

  • #12
    Usuário Avatar de fabiomsan
    Entrada
    17/02/2010
    Idade
    53
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0

    inverter os pneus

    Concordo com você. Em alguns pneus há uma pequena seta que indica a direção da rodagem e certos montadores não atentam para este detalhe.

    Além disso, se você não estava presente ao se fazer o rodízio (meu caso, pois peguei o carro usado), fica difícil saber houve uma troca indevida do sentido de rodagem dos pneus, o que também pode causar trepidação.
    4X4 Brasil Razão: correção

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade