x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário
    Entrada
    19/08/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    OVER DRIVE OFF X MARCHA 2 no TR4 AUTOMATICO 4X4




    Pessoal, tenho uma duvida na utilização da Segunda Marcha X Overdrive Off no cambio automatico... no manual está escrito isso:


    SECOND: Essa posição é para força extra, para subir moderadamente uma ladeira e para uso do freio motor para descer moderadamente uma ladeira
    Obs: Usa a primeira e a segunda marcha, velocidade até 85 km/h

    OVERDRIVE OFF: quando vc precisar de uma aceleração rápida, ou quando precisar do freio motor quando estiver descendo uma ladeira íngreme ou quando estiver em uma subida longa
    Obs: elimina a quarta marcha e teoricamente a terceira marcha pode ser esticada até 120 Km/h

    mas na prática, quando usar um ou outro? Alguem tem essa experiencia?

    Obrigado,

  • #2
    Usuário Avatar de NoStress
    Entrada
    29/12/2010
    Local
    Jundiaí/SP
    Idade
    44
    Posts
    39
    Agradecimentos: 2
    Na prática você tem que se esquentar menos a cabeça com isso. Me explico:

    90% do tempo você vai andar com o overdrive ON (ou seja, usando as 4 marchas). Senão, o dono do posto de gasolina vai ficar muito, mas muito seu amigo.
    Vai subir uma ladeira? Tasca o câmbio no 2. Voltou pra algo mais ou menos plano? Volta pra D.
    Caminho de terra? 4x4 on, e marcha 2, não passar dos 50/60km/h.
    Na estrada, sempre com overdrive ON (isso vai te dar +/- 3500RPM aos 120km/h). Só em caso de subida longa e íngreme (você vai perceber que o carro tá perdendo velocidade), você desliga o overdrive e reduz pra uns 90/100km/h. Estrada plana, e você quer reduzir o consumo? Não deixe os RPM passar de 3000. E aprecie a paisagem!

    Quando você precisar de uma aceleração rápida, meu método é tirar o pé do acelerador e muito rápido, pisar fundo. ("kickdown"). O sistema vai "entender" que você quer acelerar, vai reduzir uma ou duas marchas e você vai sentir uma aceleração!

    O overdrive OFF numa descida pra mim não serve, só se for em estrada numa descida longa, a uns 80km/h. Em cidade, posso até usar o 2 dependendo da ladeira, mas vai ser o freio mesmo quem vai segurar o carro pra valer.

    Essa é minha experiência com esse câmbio automático da TR4, se alguém acha que falei alguma bobagem, sintam-se à vontade para corrigir!

    E boa sorte!
    Ex-TR4 AT 2008 - "Felix 101 / Voyager 1"
    Discovery 3 S 2009 - "Voyager 2"
    Semper exploro!

  • #3
    L - transmissão só opera na 1a. marcha.
    2 - transmissão opera na 1a. e 2a. selecionando a marcha conforme a necessidade de torque e pressão no pedal do acelerador.
    Overdrive OFF - "desabilita" a 4a. marcha. A transmissão vai operar entre a 1a. e 3a.
    Eu tenho uma 2010 AT e na minha opinião o cambio em D funciona bem e seleciona a marcha mais adequada. Vc acaba controlando pela pressão no pedal (kick down). Uso o L ou 2 quando quero selecionar a marcha que considero mais adequada, independente do controle de torque e condição de tração, em subidas ou descidas de terra.
    Essas seleções são mais úteis em descida, quando vc quer usar o freio motor.
    O over OFF também uso na subida de serra, por exemplo, pois às vezes o cambio oscila entre 3a. e 4a. e subindo em 3a. vc tem resposta mais rápida se precisar. Mas como o colega falou, consome mais porque vc mantem o carro em giro mais alto por mais tempo.
    Daniel

  • #4
    Usuário Avatar de leojaz
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Rio/Fortaleza/Brasília/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,080
    Agradecimentos: 5
    Olha, ja estou na minha segunda TR4 aut e ja tive carros de passeio automáticos. Esqueça o botão do Overdrive no dia a dia.
    Quando utiliza-lo: Está na estrada, vai ultapassar alguém, aperte o botão (Overdrive OFF) e pise fundo, após ultapassagem, aperte o botão novamente. E veja vc mesmo se é necessário em outras ultrapassagens realizar esse procedimento.
    O cambio da tr4 são 4 marchas, desligando o Overdrive (O/D OFF), ele fica com 3 marchas, até que vc volta a liga-lo.
    Uso a Tr4 em dunas e lama. Alterno entre D, 2 e 1 conforme a necessidade, nunca achei necessário deligar o Overdrive.
    Carregando...

  • #5
    Usuário Avatar de Sem Loção
    Entrada
    15/02/2011
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    48
    Posts
    1,749
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por NoStress Ver Post
    Na prática você tem que se esquentar menos a cabeça com isso. Me explico:

    90% do tempo você vai andar com o overdrive ON (ou seja, usando as 4 marchas). Senão, o dono do posto de gasolina vai ficar muito, mas muito seu amigo.
    Vai subir uma ladeira? Tasca o câmbio no 2. Voltou pra algo mais ou menos plano? Volta pra D.
    Caminho de terra? 4x4 on, e marcha 2, não passar dos 50/60km/h.
    Na estrada, sempre com overdrive ON (isso vai te dar +/- 3500RPM aos 120km/h). Só em caso de subida longa e íngreme (você vai perceber que o carro tá perdendo velocidade), você desliga o overdrive e reduz pra uns 90/100km/h. Estrada plana, e você quer reduzir o consumo? Não deixe os RPM passar de 3000. E aprecie a paisagem!

    Quando você precisar de uma aceleração rápida, meu método é tirar o pé do acelerador e muito rápido, pisar fundo. ("kickdown"). O sistema vai "entender" que você quer acelerar, vai reduzir uma ou duas marchas e você vai sentir uma aceleração!

    O overdrive OFF numa descida pra mim não serve, só se for em estrada numa descida longa, a uns 80km/h. Em cidade, posso até usar o 2 dependendo da ladeira, mas vai ser o freio mesmo quem vai segurar o carro pra valer.

    Essa é minha experiência com esse câmbio automático da TR4, se alguém acha que falei alguma bobagem, sintam-se à vontade para corrigir!

    E boa sorte!
    Boa explicação!

    Temos que lembrar que um câmbio AT como o da TR4, que tem várias opções, te libera do USO DO PEDAL DA EMBREAGEM, mas não do Cãmbio...

    99% do tempo uso com OD ligado, oui seja, todas as 4 marchas...

    Terra -> 4x4 High + câmbio em D (se for estradão bão) ou 2 (se for estradinha mais agarrada)

    trilha -> Reduzida + câmbio em 2.. vai passar um obstáculo cabuloso -> Reduzida + câmbio em L

    às vezes desligo o OD para uma ultrapassagem ou numa looooooonga descida de estrada com pista dupla e pouco sinuosa, só pra poupar os freios mesmo...

    OBS: Uso muito mais o 2 e L como freio motor na cidade, principalmente no meu bairro que tem muita ladeira, ajuda a poupar o conjunto e os freios... OD sempre ligado...
    Troller T4 2012 3.0 NGD "Vermeião"
    Ex -Pajero Sport 07 V6 "Petroleira", Pajero Sport 05 TDI "Fubreca" e Pajero TR4 06 "Engraçadinha"

  • #6
    Usuário Avatar de NoStress
    Entrada
    29/12/2010
    Local
    Jundiaí/SP
    Idade
    44
    Posts
    39
    Agradecimentos: 2
    Sem Loção, obrigado, e a tua explicação tá muito boa também!


    "Temos que lembrar que um câmbio AT como o da TR4, que tem várias opções, te libera do USO DO PEDAL DA EMBREAGEM, mas não do Câmbio..."

    Era o que eu estava tentando explicar para o meu pai outro dia, que ficava criticando o fato d'eu ficar mexendo no câmbio: "Mas isso não é automático?"... sim, mas ele não adivinha que você vai subir uma ladeira íngreme...
    Ex-TR4 AT 2008 - "Felix 101 / Voyager 1"
    Discovery 3 S 2009 - "Voyager 2"
    Semper exploro!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    05/11/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leojaz Ver Post
    Olha, ja estou na minha segunda TR4 aut e ja tive carros de passeio automáticos. Esqueça o botão do Overdrive no dia a dia.
    Quando utiliza-lo: Está na estrada, vai ultapassar alguém, aperte o botão (Overdrive OFF) e pise fundo, após ultapassagem, aperte o botão novamente. E veja vc mesmo se é necessário em outras ultrapassagens realizar esse procedimento.
    O cambio da tr4 são 4 marchas, desligando o Overdrive (O/D OFF), ele fica com 3 marchas, até que vc volta a liga-lo.
    Uso a Tr4 em dunas e lama. Alterno entre D, 2 e 1 conforme a necessidade, nunca achei necessário deligar o Overdrive.
    Usar o botão ODD para ultrapassagem não é o correto.
    O correto é como o colega falou acima
    <b>Quando você precisar de uma aceleração rápida, meu método é tirar o pé do acelerador e muito rápido, pisar fundo. ("kickdown"). O sistema vai "entender" que você quer acelerar, vai reduzir uma ou duas marchas e você vai sentir uma aceleração!</b>
    O manual é bem claro nessa parte.

    Usando o botão ODD ele vai limitar o câmbio que têm só 4 marchas em apenas 3, vai ter muita força nas não vai desenvolver
    uma velocidade muito alta, vai é dificultar a ultrapassagem. Se usar ("kickdown") será muito mais tranquilo.
    Já ví vários proprietários reclamarem que a TR4 AT anda pouco, creio que em muitos casos é por uso incorreto do câmbio. Viajo seguidamente de SLS a Poa e tenho que me controlar muito para andar na faixa de 120 km, quando me descuido um pouco já to a 140 km, o que acho muito para um veículo tão alto e curto como a TR4.

    Outro ponto, outra falou que coloca o câmbio na posição "2" para andar em estradas de chão. Cada caso é um caso. Fiz esses tempos uma viagem entre jaguarão e aceguá, quase todo o trajeto em estrada de chão com muita pedra, andei sempre com o câmbio em "D" e com o 4x4 H acionado, entre 75/90km/hr. Para andar na posição "L" ou "2" somente se for uma trilha, lugar com buracos, onde se deseja uma velocidade bem reduzida.
    Abraços

  • #8
    Usuário
    Entrada
    07/08/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    56
    Posts
    107
    Agradecimentos: 0
    Deixe eu explicar de uma maneira bem simplista:

    OD ON - Marchas 1-2-3-4
    OD OFF - Marchas 1-2-3
    2 - Marchas 1-2
    L - Marcha 1 somente

  • #9
    Usuário Avatar de Leonardo Correia
    Entrada
    06/05/2008
    Local
    Natal/RN
    Idade
    40
    Posts
    64
    Agradecimentos: 2
    Pessoal, estou com uma duvida em relação ao cambio AT da tr4 2010.

    Eu posso realizar a troca da posição do cambio com o carro em movimento? Como por exemplo uma reduzida do"D" para do "2" ou "L"?


    Abraços

  • #10
    sobremarcha = overdrive = 4ª marcha.

    OD Off então é igual a engates de 1ª a 3ª marchas.

    comprei o carro semana passada e ainda estou estudando esse câmbio, complicado!

  • #11
    Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Idade
    54
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Leonardo, vc pode mudar as marchas em movimento. Mas preste atenção que não faz sentido vc estar a 80 km/h e acionar a alavanca de D para 2 ou L!

    Deve-se ter bom senso e se aproximando de uma ladeira, melhor reduzir a velocidade, tipo para uns 40-50 km/h e então reduzir a marcha.
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

  • #12
    Usuário
    Entrada
    17/11/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Bom dia.

    Recentemente minha esposa comprou uma TR4. Neste fim de semana fomos a Monte Verde (MG). Antes de viajarmos li o site e a dica de vcs. Na estrada entre Camanducaia e Monteverde tem uma serrinha. Nesta pista não dá para desenvolver muito o carro. Em uma subida longa colocamos na posição 2, mas teve uma hora que o carro começou a abaixar a rotação para menos de 3000. Tentamos dar o kick off e nada. Em outra subida colocamos em D (com overdrive desligado), mas não melhorou muito. Qual seria a solução quando vc sai de uma curva fechada com uma subida de serra a frente? Vai para "L" e depois para "2"? Ou não tem mágica e é a limitação do carro mesmo? Desde já obrigado.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Câmbio Automático da XJ não engata a primeira marcha!!!
      Por Renato Fraga no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 66
      Última resposta: 17/07/2023, 17:32
    2. Cherokee cambio automatico não passa marcha
      Por Marcoprint no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 19
      Última resposta: 22/12/2020, 00:41
    3. Câmbio automático vitara escapando marcha
      Por humbertocarrard no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 09/01/2019, 14:50
    4. Marcha ré demorando - Sidekick automatico
      Por Berger no fórum Suzuki
      Respostas: 5
      Última resposta: 08/04/2013, 00:15
    5. Respostas: 0
      Última resposta: 07/10/2005, 22:32

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade