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Convex Datacenter
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    aquecimento no piso da IO




    ola pessoal, tenho uma pajero io 99/2000, tudo perfeito, m s tenho ela a pouco tempo,entao um pouco por fora no assunto 4x4, ultimamente tenho observado que o proximo ao pedal do acelerador e do cambio e inclusive no console abaixo no panel fica um pouco quente quando estou em movimento aponto de me encomodar um pouco pois meu pe fica um pouco quente. sera isso normal? .. e tb outro problema, ultimamente a luz da indicação da tração 4x4 ora fica piscando outra hora para, esta funcionando perfeito a poutro tempo que começou sem eu ter feito nada de trilha, o carro e praticamente para passeio.... alguem saberia me dizer oque que podera eta acontencendo nas duas situações
    desde ja agradeço ao pessoa desse foro que aconpanho quase 8 horas todos dias da semana hehe

  • #2
    Citação Postado originalmente por filhote Ver Post
    ola pessoal, tenho uma pajero io 99/2000, tudo perfeito, m s tenho ela a pouco tempo,entao um pouco por fora no assunto 4x4, ultimamente tenho observado que o proximo ao pedal do acelerador e do cambio e inclusive no console abaixo no panel fica um pouco quente quando estou em movimento aponto de me encomodar um pouco pois meu pe fica um pouco quente. sera isso normal? .. e tb outro problema, ultimamente a luz da indicação da tração 4x4 ora fica piscando outra hora para, esta funcionando perfeito a poutro tempo que começou sem eu ter feito nada de trilha, o carro e praticamente para passeio.... alguem saberia me dizer oque que podera eta acontencendo nas duas situações
    desde ja agradeço ao pessoa desse foro que aconpanho quase 8 horas todos dias da semana hehe
    Olá, Filhote!

    A questão de aquecimento no assoalho podem ser 2 coisas:

    - Cano de escapamento furado próximo ao local mencionado;
    - Câmbio aquecendo (se estiver um longo tempo andando com o carro sem parar, é normal...caso contrário, verifique a situação do óleo e do próprio câmbio).

    Uma outra coisa a ficar atento, é se vc não anda com a chave do ar quente ligada. Mesmo sem ligar o ventilador, ela transfere uma pequena quantidade de ar aquecido para dentro do carro. Verifique tb se a chave seletora de dutos não está virada para os pés.

    Quanto a luz do 4x4 piscar, é sujeira ou defeito no sensor. Isso não afeta em nada o funcionamento da tração, pois ela é acionada mecanicamente. O fato de nunca ter feito trilhas não o exime de ter sujado o sensor numa poça, areia ou qualquer outro tipo de sujeira que encontramos em águas de chuva. Ou seu sensor pode realmente estar com problemas.

    Recomendo que, antes de trocar o sensor, dê uma limpada nele. Agora, só troque o sensor se a luz realmente te incomodar pois ela piscando não está prejudicando em nada o funcionamento do carro. Pra vc ter idéia, dps de uma trilha (meu carro é automático) eu estava com a alavanca de câmbio na posição D mas o N ficava piscando juntamente com a luz do 4x4 e do bloqueio de diferencial central. Mandei lavar o carro por baixo e td ficou normal. Simplesmente sujeira nos sensores.

    Qualquer outra dúvida, postae!!!

    Abs,
    Marcio Medina - TR4 AT
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  • #3
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    Citação Postado originalmente por Marcio Medina Ver Post
    Olá, Filhote!

    A questão de aquecimento no assoalho podem ser 2 coisas:

    - Cano de escapamento furado próximo ao local mencionado;
    - Câmbio aquecendo (se estiver um longo tempo andando com o carro sem parar, é normal...caso contrário, verifique a situação do óleo e do próprio câmbio).

    Uma outra coisa a ficar atento, é se vc não anda com a chave do ar quente ligada. Mesmo sem ligar o ventilador, ela transfere uma pequena quantidade de ar aquecido para dentro do carro. Verifique tb se a chave seletora de dutos não está virada para os pés.

    Quanto a luz do 4x4 piscar, é sujeira ou defeito no sensor. Isso não afeta em nada o funcionamento da tração, pois ela é acionada mecanicamente. O fato de nunca ter feito trilhas não o exime de ter sujado o sensor numa poça, areia ou qualquer outro tipo de sujeira que encontramos em águas de chuva. Ou seu sensor pode realmente estar com problemas.

    Recomendo que, antes de trocar o sensor, dê uma limpada nele. Agora, só troque o sensor se a luz realmente te incomodar pois ela piscando não está prejudicando em nada o funcionamento do carro. Pra vc ter idéia, dps de uma trilha (meu carro é automático) eu estava com a alavanca de câmbio na posição D mas o N ficava piscando juntamente com a luz do 4x4 e do bloqueio de diferencial central. Mandei lavar o carro por baixo e td ficou normal. Simplesmente sujeira nos sensores.

    Qualquer outra dúvida, postae!!!

    Abs,
    Caros Colegas Filhote e Medina,

    Gostaria de adicionar mais algumas informações sobre a luz piscando no painel.

    Esse problema é "crônico" em todas as Pajeros, inclusive pelo mundo afora. É só visitar os fóruns internacionais para ver o pessoal reclamando das malditas luzes.

    Realmente é problema de falsa indicação dos sensores (mau contato), devido principalmente à falta de uso da tração. No caso da minha Pajero GLS-B 95, eu desmontei todos os sensores e testei um por um. Alguns não estavam fazendo contato. Com eles fora da transmissão, lubrifiquei com DW40 e fiz diversas tentativa de acionamento manual, sempre testando com um multímetro digital, até que eles começaram a funcionar. A causa provável desse comportamento deve ser o acúmulo de oxidação nos contatos por falta de uso. Depois de estarem funcionando corretamente, usei um spray limpa-contato e está ok desde então.

    Detalhe importante: Apesar da seleção da tração na caixa de transferência ser manual (mecânica), o comando para engate e desengate da tração dianteira (engate do semi-eixo lado direito) é a vácuo. Esse comando (a vácuo) é dado por um conjunto de servo-válvulas que por sua vez são acionadas pelos tais sensores.

    Sendo assim, poderá haver situações em que a tração está engatada, mas o semi-exo estará desconectado, porque não houve o comando a vácuo (falha do sensor). Seria condição semelhante a uma roda-livre desconectrada em um dos cubos de roda, ou seja, falta tração na dianteira, apesar da tração estar em 4x4.

    É pouco provável que o sensor acuse falha por acúmulo de lama. O mais provável é que a falha esteja nos contatos internos do mesmo, como citei acima. Tentar limpá-lo externamente pouco adiantará nesse caso.

    A tarefa de remover os sensores (seis ao todo, no caso da minha Pajero) não é das mais agradáveis, pois alguns ficam em lugares de difícil acesso. Tente fazer a tal limpeza naqueles que estão mais acessíveis, quem sabe poderá ser um deles.....

    Uma tentativa válida seria fazer engates e desengates sucessívos da tração, mesmo com o carro parado. Dessa forma, os sensores serão acionados e por um golpe de sorte voltem a funcionar. Não custa nada.......

    Bem, é isso ai.

    Sds,

    Octávio
    4X4 Brasil

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Marcio Medina Ver Post
    Olá, Filhote!

    A questão de aquecimento no assoalho podem ser 2 coisas:

    - Cano de escapamento furado próximo ao local mencionado;
    - Câmbio aquecendo (se estiver um longo tempo andando com o carro sem parar, é normal...caso contrário, verifique a situação do óleo e do próprio câmbio).

    Uma outra coisa a ficar atento, é se vc não anda com a chave do ar quente ligada. Mesmo sem ligar o ventilador, ela transfere uma pequena quantidade de ar aquecido para dentro do carro. Verifique tb se a chave seletora de dutos não está virada para os pés.

    Quanto a luz do 4x4 piscar, é sujeira ou defeito no sensor. Isso não afeta em nada o funcionamento da tração, pois ela é acionada mecanicamente. O fato de nunca ter feito trilhas não o exime de ter sujado o sensor numa poça, areia ou qualquer outro tipo de sujeira que encontramos em águas de chuva. Ou seu sensor pode realmente estar com problemas.

    Recomendo que, antes de trocar o sensor, dê uma limpada nele. Agora, só troque o sensor se a luz realmente te incomodar pois ela piscando não está prejudicando em nada o funcionamento do carro. Pra vc ter idéia, dps de uma trilha (meu carro é automático) eu estava com a alavanca de câmbio na posição D mas o N ficava piscando juntamente com a luz do 4x4 e do bloqueio de diferencial central. Mandei lavar o carro por baixo e td ficou normal. Simplesmente sujeira nos sensores.

    Qualquer outra dúvida, postae!!!

    Abs,
    obrigado pela dica Marcio Medina, esse fim de semana vou observar se a descarga esta com algum furo no local mencionado e se have do ar na posição que vc mencionou farei tb um verifi cação nos contatos da tal luz , alias o fato de ficar piscando nao me encomoda em nada, darei um retorno assim que tiver solucao sobre o assunto, pois agora fiquei mais tranquilo, achei que fosse algo bem mais preocupante.., sabe como ene esse e o meu primeiro 4x4, pois nao tenho experiencia, fico grato pela ajuda de vcs.. ai de mim se nao fosse esse forum
    abraço

  • #5
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    Citação Postado originalmente por osarmento Ver Post
    Caros Colegas Filhote e Medina,

    Gostaria de adicionar mais algumas informações sobre a luz piscando no painel.

    Esse problema é "crônico" em todas as Pajeros, inclusive pelo mundo afora. É só visitar os fóruns internacionais para ver o pessoal reclamando das malditas luzes.

    Realmente é problema de falsa indicação dos sensores (mau contato), devido principalmente à falta de uso da tração. No caso da minha Pajero GLS-B 95, eu desmontei todos os sensores e testei um por um. Alguns não estavam fazendo contato. Com eles fora da transmissão, lubrifiquei com DW40 e fiz diversas tentativa de acionamento manual, sempre testando com um multímetro digital, até que eles começaram a funcionar. A causa provável desse comportamento deve ser o acúmulo de oxidação nos contatos por falta de uso. Depois de estarem funcionando corretamente, usei um spray limpa-contato e está ok desde então.

    Detalhe importante: Apesar da seleção da tração na caixa de transferência ser manual (mecânica), o comando para engate e desengate da tração dianteira (engate do semi-eixo lado direito) é a vácuo. Esse comando (a vácuo) é dado por um conjunto de servo-válvulas que por sua vez são acionadas pelos tais sensores.

    Sendo assim, poderá haver situações em que a tração está engatada, mas o semi-exo estará desconectado, porque não houve o comando a vácuo (falha do sensor). Seria condição semelhante a uma roda-livre desconectrada em um dos cubos de roda, ou seja, falta tração na dianteira, apesar da tração estar em 4x4.

    É pouco provável que o sensor acuse falha por acúmulo de lama. O mais provável é que a falha esteja nos contatos internos do mesmo, como citei acima. Tentar limpá-lo externamente pouco adiantará nesse caso.

    A tarefa de remover os sensores (seis ao todo, no caso da minha Pajero) não é das mais agradáveis, pois alguns ficam em lugares de difícil acesso. Tente fazer a tal limpeza naqueles que estão mais acessíveis, quem sabe poderá ser um deles.....

    Uma tentativa válida seria fazer engates e desengates sucessívos da tração, mesmo com o carro parado. Dessa forma, os sensores serão acionados e por um golpe de sorte voltem a funcionar. Não custa nada.......

    Bem, é isso ai.

    Sds,

    Octávio
    obrigado osarmento pela dica, essa semana vou me dedicar a viatura e ver oque ode esta acontecendo baseado nas dicas que vc e o medina mandou, darei retorno assim que eu tive uma solução da situação ok
    obrigado mesmo e estamos ai para o que precisar, estamos juntos nessa

  • #6
    Citação Postado originalmente por filhote Ver Post
    obrigado osarmento pela dica, essa semana vou me dedicar a viatura e ver oque ode esta acontecendo baseado nas dicas que vc e o medina mandou, darei retorno assim que eu tive uma solução da situação ok
    obrigado mesmo e estamos ai para o que precisar, estamos juntos nessa
    Falae, Filhote.

    Precisando, é só chamar!

    Abs,
    Marcio Medina - TR4 AT
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  • #7
    Citação Postado originalmente por filhote Ver Post
    ola pessoal, tenho uma pajero io 99/2000, tudo perfeito, m s tenho ela a pouco tempo,entao um pouco por fora no assunto 4x4, ultimamente tenho observado que o proximo ao pedal do acelerador e do cambio e inclusive no console abaixo no panel fica um pouco quente quando estou em movimento aponto de me encomodar um pouco pois meu pe fica um pouco quente. sera isso normal? .. e tb outro problema, ultimamente a luz da indicação da tração 4x4 ora fica piscando outra hora para, esta funcionando perfeito a poutro tempo que começou sem eu ter feito nada de trilha, o carro e praticamente para passeio.... alguem saberia me dizer oque que podera eta acontencendo nas duas situações
    desde ja agradeço ao pessoa desse foro que aconpanho quase 8 horas todos dias da semana hehe
    Ola filhote,

    Bom este aquecimento é cronico das IO/TR4, umas mais outras menos, alguns donos só andam com ar ligado o q ameniza muito.
    Uma saida que encontrei foi utilizar a Manta Thermotec, pra quem não conhece basta buscar no mercado livre, ebay etc. Essa manta resolveu o problema isolando o calor de todo o escape e a bixinha duraaa.

    espero ter ajudado, essa questão do aquecimento ja me deu dor de cabeça...

  • #8
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    Citação Postado originalmente por filhote Ver Post
    obrigado osarmento pela dica, essa semana vou me dedicar a viatura e ver oque ode esta acontecendo baseado nas dicas que vc e o medina mandou, darei retorno assim que eu tive uma solução da situação ok
    obrigado mesmo e estamos ai para o que precisar, estamos juntos nessa
    boa tarde amigo, bom voltando a historia do da luz no painel da tração que estava ora piscando ou e ora nao no 4x4, aconteceu o seguinte: na mesmo semana que convermos por aqui eu resolvi da uma andada no 4x4, engaei a primeira vez tudo normal, tirei e engatei pela segunda vez ela travou e nao voltou mais, resolvi levar em um mecanico que todos citam aqui no foram que e muito bom.. o tal do Katsunori ele era acho que gerente de mit e resoveu trab. pr conta propria e tal. levei o carro la ele de inicio me cobrou R$ 1.200,00, para deixr tudo funcionando e tal.., como estava sem grana no momento pedi pra ele destravar e depois eu faria o servico, na semana seguinte liguei para ele e ele me disse que o serviço de mao de obra e R$ 350,00 reais, que eu teria que trocar a alavanca que quebrou e o solenoide. pesquisei os preços so a alanvaca na mit era em torno de R$ 1.200,00 e o solenoide R$ 750,00... eu sabia que podia ser caro , mas nao tao caro, ,mas mesmo assim eu ia comprar quando por indicacao de uma loja de peças de importado a atendente mandou eu levar em outro mecanico dizendo que isso nao quegra facil assim, bem aceitei a sugetao dela ela ate me indicou , fui a te la .. nem acredito o cara entrou no carro andou, estava tudo funcionando, colocou o 4x4, a reduzida, pois eu nao tinha mexido desde que trouxo do katsunori.. conclusao o katsunoiri me cobrou na epoca R$ 200,00 para destrava... na verdade nao tinha nada quebrado.. se eu tivesse comprado as peças pois ele me falou que eu nao precisa compra que ele ja tinha mas era o mesmo preço da mit. tinah morido em R$ 2.300,00 sem necessidade.. olha essa atendente e um anjo vc concorda??. estu tudo funcionando diretinho.... sempre e bom pesquisar ne.
    abraço
    Filhote
    4X4 Brasil

  • #9
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    Falae, Filhote.

    Precisando, é só chamar!

    Abs,
    boa tarde amigo, bom voltando a historia do da luz no painel da tração que estava ora piscando ou e ora nao no 4x4, aconteceu o seguinte: na mesmo semana que convermos por aqui eu resolvi da uma andada no 4x4, engaei a primeira vez tudo normal, tirei e engatei pela segunda vez ela travou e nao voltou mais, resolvi levar em um mecanico que todos citam aqui no foram que e muito bom.. o tal do Katsunori ele era acho que gerente de mit e resoveu trab. pr conta propria e tal. levei o carro la ele de inicio me cobrou R$ 1.200,00, para deixr tudo funcionando e tal.., como estava sem grana no momento pedi pra ele destravar e depois eu faria o servico, na semana seguinte liguei para ele e ele me disse que o serviço de mao de obra e R$ 350,00 reais, que eu teria que trocar a alavanca que quebrou e o solenoide. pesquisei os preços so a alanvaca na mit era em torno de R$ 1.200,00 e o solenoide R$ 750,00... eu sabia que podia ser caro , mas nao tao caro, ,mas mesmo assim eu ia comprar quando por indicacao de uma loja de peças de importado a atendente mandou eu levar em outro mecanico dizendo que isso nao quegra facil assim, bem aceitei a sugetao dela ela ate me indicou , fui a te la .. nem acredito o cara entrou no carro andou, estava tudo funcionando, colocou o 4x4, a reduzida, pois eu nao tinha mexido desde que trouxo do katsunori.. conclusao o katsunoiri me cobrou na epoca R$ 200,00 para destrava... na verdade nao tinha nada quebrado.. se eu tivesse comprado as peças pois ele me falou que eu nao precisa compra que ele ja tinha mas era o mesmo preço da mit. tinah morido em R$ 2.300,00 sem necessidade.. olha essa atendente e um anjo vc concorda??. estu tudo funcionando diretinho.... sempre e bom pesquisar ne.
    abraço
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