Então todas as vezes tem que descer do carro mesmo após ter acionado eletronicamente?? Cara...se for assim, pode até ser o mais confiável....como também o mais trabalhoso e desconfortável....
Então como seria pra traçar 4x4H em movimento??
Abs.
Versão Imprimível
Mesma situação !!!tem que descer do carro e acionar os cubos manualmente , coisa facil é rápida .
abs
Hehehehe....vc acha isso fácil e rápido? Eu acho q fácil e rápido é o meu botão de liquidificador kkkkkkk....."plug and play"!!!
Só uso o 4x4 quando necessário, não gosto de deixar engatado o tempo todo...no passeio que fiz com o Joãomls para a Foz do Rio São Francisco, se eu fosse parar todas as vezes que liguei a 4x4H a maré já teria subido e levado a viatura!! Como era um lugar onda dava pra andar acima dos 60km/h eu só ligava a HI quando a areia afofava um pouco....areia dura era de 4x2 mesmo....e a HI só uso em situações bem lights, areia fofa mesmo ou barro molhado só de reduzida pra não queimar embreagem....
Abs!!
A peça ainda nao chegou, quando chegar e o carro for pra lá comunico a vcs.
Roda-livre manual
No centro de cada uma das rodas dianteiras há uma chaveta na roda-livre, e nela uma inscrição que sinaliza 4x2 e 4x4. Em alguns modelos pode-se ler “Free” e “Locked”, o que significa “Livre” e “Travada”. Para ligar as rodas-livres, estacione, saia do veículo e gire as chavetas no sentido horário e para desligá-las basta girar no sentido anti-horário. O acionamento não deve ser muito pesado a ponto de se precisar de um alicate para girar a chaveta, e nem muito folgado a ponto de girar apenas com um dedo. Faça a revisão regular das rodas-livres de seu 4x4.
Em uma trilha, é previsível que uma ou outra roda-livre se desligue sozinha, quando um galho de árvore ou uma pedra trava rapidamente a chaveta fazendo-a girar durante o deslocamento. Se perceber que o veículo perdeu a tração dianteira, pare e inspecione as duas rodas-livres.
Como citado acima, é necessário ainda que a alavanca ou comando elétrico de tração 4x4 seja acionado para que o conjunto entre em operação. Sem isso, todo o sistema dianteiro não receberá torque do motor, ou seja, as rodas dianteiras não ajudarão o veículo a se locomover. Verifique como é em seu veículo e familiarize-se com os comandos.
Alguns veículos permitem o acionamento da alavanca/comando elétrico de tração 4x4 em pleno movimento, para isto respeite o que manda o manual e veja qual é a velocidade máxima para o acionamento. Aos demais usuários a melhor dica é parar totalmente para o engate.
Roda-livre automática ou a vácuo
Sistema que dispensa, na operação, a saída do condutor para fora do veículo. Existem basicamente dois sistemas de engate automático das rodas dianteiras, o acionamento mecânico por alavanca e o elétrico. Ambos sistemas acoplam as rodas dianteiras aos semi-eixos mediante acionamento hidráulico, a vácuo, com motores ou solenóides. Existe também o acionamento automático independente, que detecta a necessidade de tração nas quatro rodas acionando o sistema sem intervenção do condutor.
Em alguns modelos como o Mitsubishi Pajero, o Jeep Cherokee, e a Nissan Frontier, o engate pode ser feito em pleno movimento, recurso denominado “Shifting-on-the-Fly”.
Para desengatar a tração 4x4, completamente, coloque a alavanca ou controle elétrico em 4x2 e não se esqueça de desligar também as rodas-livres, caso o veículo esteja equipado com elas. Tanto faz a seqüência de operação, se primeiro as rodas-livres e depois a alavanca interna, ou vice-versa.
cara, como você disse, num carro com Shift On The Fly, você engata ou desengata o 4x4 andando; mas e a reduzida? tem que parar o carro? pode ser feito em baixa velocidade sem parar o carro?
para a triton engatar a reduzida o câmbio precisa estar na posição N e o veículo parado.
de 4x2 para 4x4 na alavanca com o carro andando até 100 km/h.
Alagoano, até onde sei, não precisa ficar descendo do carro para engatar e desengatar a roda livre o tempo todo. Você engata quando vai entrar em um terreno que possa precisar do 4x4, e então quando realmente precisar aciona a alavanca no interior do veículo, como faria normalmente num sistema com roda livre automática. A diferença é que durante o tempo em que estiver com a tração desacionada, no sistema com roda livre automática os semi-eixos desengatam automaticamente, enquanto que no sistema com roda livre manual os semi-eixos vão continuar engatados.
O que acontece com os semi-eixos engatados é que pesa mais o conjunto e desgasta os semi-eixos mais do que se não estivessem engatados (obviamente).
Na Ranger pós 2001 (ou é 2002?), que não têm mais roda-livre, os semi-eixos giram juntamente com as rodas o tempo todo também, sem problemas, só desgasta mais rapidamente mas não tem mais os problemas da roda-livre automática que sempre teve.
Se falei besteira por favor me corrijam, é o que eu entendi pelos materiais que li ao longo do tempo. :concordo: