x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1

    Embreagem viscosa da ventoinha




    Pessoal,minha pajerinho GLS-B 1997 3000, parece estar com problema na embreagem viscosa da ventoinha, de forma que ela engata de vez em quando e em temperatura muito elevada, provocando aumento da pressão no sistema e jogando a água para fora. Alguém já teve problema com esta peça? Qual a solução encontrada? Alguém sabe explicar com detalhes como funciona o sistema de engate da ventoinha (na concessionária me disseram que é um gel que, quando aquecido dilata e faz a hélice boba engatar, mas outro técnico me falou que pode ser a cebolinha. Fiquei sem saber, pois não vejo nenhum fio ligado a ela. Como saber se é a embreagem viscosa ou a tal cebolinha? Valeu,

  • #2
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Citação Postado originalmente por kabahall29 Ver Post
    Pessoal,minha pajerinho GLS-B 1997 3000, parece estar com problema na embreagem viscosa da ventoinha, de forma que ela engata de vez em quando e em temperatura muito elevada, provocando aumento da pressão no sistema e jogando a água para fora. Alguém já teve problema com esta peça? Qual a solução encontrada? Alguém sabe explicar com detalhes como funciona o sistema de engate da ventoinha (na concessionária me disseram que é um gel que, quando aquecido dilata e faz a hélice boba engatar, mas outro técnico me falou que pode ser a cebolinha. Fiquei sem saber, pois não vejo nenhum fio ligado a ela. Como saber se é a embreagem viscosa ou a tal cebolinha? Valeu,
    Kabahall, este tipo de ventoinha dispensa a eletricidade.
    Realmente, na medida que a temperatura d'água aumenta o gel fica mais viscolo e acopla o eixo na hélice.
    No seu carro, provavelmente, ainda com o motor frio ou pouco aquecido a hélice deve rodar em falso, refrigerando parcialmente, e girando com mais velocidade quando aquecido.
    Esse gel, com passar dos tempos (vejo que seu carro é um 97) vai ressecando ou até vazando, perdendo eficiência.
    Se você quiser maiores detalhes, e ver o trabalho que nós, donos de sportages passamos com essa ventoinha, vá no link Kia Sportage e acesse o tópico "sportage fervendo".
    A solução? Troque o conjunto acoplador. Na sportage vem com a hélice junto e custa R$ 250,00, aproximadamente.
    Além dela, lógico, veja todo o sistema de refrigeração, pois só a ventoinha não faz milagre.
    Espero ter ajudado.
    Um abraço.

  • #3
    Ajudou sim amigo. Na Pajero, pelo menos na autorizada, só a embreagem viscosa custa 900,00. Mas um técnico da autorizada comentou comigo que o problema dela estar armando tarde ou não armando, poderia ser da cebolinha do motor. Queria tirar esta dúvida, já que se trata de um investimento alto. Todo o sistema de refrigeração já foi checado (inclusive bomba dágua) e está ok. Obrigado.

  • #4
    Usuário Avatar de Luciano-Luís
    Entrada
    04/05/2009
    Local
    Nova Iguaçu/
    Posts
    40
    Agradecimentos: 0
    Olá Kabahall
    É estranho que um técnico da própria autorizada tenha levantado essa hipótese de cebolinha. Como o Glaicon já mencionou o sistema de acoplamento viscoso depende apenas da temperatura - não da água, mas do próprio ar que atravessa o radiador, aquecendo o visco. Ou seja não existe um sensor externo que acione a helice, como no caso da maioria dos veículos modernos nos quais o ventilador é elétrico.
    Uma solução muito utilizada, mais barata, poreém controversa, é travar o conjunto acoplador / helice. Mas tem consequencias relacionadas ao consumo potência e até emissão de poluentes.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    17/03/2009
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    65
    Posts
    30
    Agradecimentos: 0
    Curiosidade: Onde fica esta ventoinha com embreagem viscosa ? É aquela helice que fica no motor ? Pergunto pq. minha Pajero GLS 3.0 98 esta com problemas de aquecimento, pois a agua some do radiador, nao tem vazamentos, nao tem junta queimada, simplismente o radiador seca rapido e tenho que colocar agua toda hora.........

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Para quem não passa por dentro da água na altura do radiador, tem a opção de travar a hélice direto. Fica com um barulho bem legal.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Citação Postado originalmente por Pajero GLS Ver Post
    Curiosidade: Onde fica esta ventoinha com embreagem viscosa ? É aquela helice que fica no motor ? Pergunto pq. minha Pajero GLS 3.0 98 esta com problemas de aquecimento, pois a agua some do radiador, nao tem vazamentos, nao tem junta queimada, simplismente o radiador seca rapido e tenho que colocar agua toda hora.........
    Sim, Pajero, fica no mesmo local da ventoinha tradicional. É a peça central.
    Bom, apesar da sua certeza, está havendo perda de água no seu sistema.
    Na parte baixa do radiador passam mangueiras do sistema de arrefecimento que talvez você não tenha olhado.
    Pode ser um furo pequeno que só vaze quando o motor está aquecido e com pressão; talvez seja um pouco difícil de localizar. Se o vazamento cair sobre o próprio motor, evaporará sem deixar rastros.
    Veja também se está saindo água pelo cano da descarga; isso indicaria algum vazamento nas juntas do bloco do motor, jogando a água fora direto pela saída dos gases.
    Verifique ainda a tampa do radiador, pois se ela não estiver suportando a pressão do sistema aquecido, poderá ferver a água e jogá-la fora pela própria tampa.
    Perca uma meia hora com o motor ligado e fique observando todo o sistema, pois solução tem, com certeza.
    Se tiver uma picanha na grelha e umas Skol's no isopor, o serviço ficará fácil, fácil.
    Finalmente, as sugestões de trancar a hélice para girar direto com a correia, tirar a válvula termostática, fazendo o motor trabalhar sempre meio aquecido, são soluções que apenas mascaram o problema, mas farão o óleo trabalhar sempre abaixo da temperatura ideal, alterando sua viscosidade correta, provocando desgaste prematuro das peças, e ainda não aquecendo adequadamente o combustível para a queima, provocando maior consumo.
    É isso! Desculpa o tamanho do texto, mas perder um motor por causa de vazamento de água é triste demais.
    Um abraço.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    17/03/2009
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    65
    Posts
    30
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Glaicon pelas informações, vou colocar a danada pra funcionar e observar melhor, pra ver se consigo localizar o vazamento....Na verdade seria bom mesmo trocar algumas mangueiras, mas o custo é alto na Mitsubishi.

  • #9

    Ventoinha elétrica

    Pois é Luís, não sei se ele pode ter confundido com algum outro sistema de refrigeração da Mitsubishi. Um amigo me sugeriu a adaptação de uma ventoinha elétrica, que utilize uma hélice de dimensões e vazão de ar próximas da pajero, utilizando um cebolão que abra na temperatura igual a temperatura que a embreagem viscosa acopla e desacopla. Achei a idéia interessante, alguém aqui já utilizou este sistema que possa dar uma opinião? Valeu galera, e obrigado. Obs.: O que são aquelas cebolinhas (ou sensores), em número de 3, que fica localizados ali ao redor da tampa da válvula termostática? Alguém sabe? Abração,

  • #10
    Usuário Avatar de Luciano-Luís
    Entrada
    04/05/2009
    Local
    Nova Iguaçu/
    Posts
    40
    Agradecimentos: 0
    Tive um problema semelhante. No caso chegava a ocorrer aquecimento acima do normal quando em rotações acima de 2500 rpm.
    Constatei 2 pontos por onde perdia água: um pela mangueira do bypass (um vazamento quase imperceptível, mas que ao longo do tempo...) e outro pelo próprio reservatório quando ocorria sobre aquecimento.
    Fiz uma manutenção completa do sistema, limpando radiador, trocando todas as 3 mangueiras (as de entrada e saída do raadiador eram adaptadas e tinham restrição) e o ponto chave - a tampa do radiador. Este último item também era adaptado e seu desgaste já não permitia a adequada pressurização do sistema. O resultado era a fervura e consequente expansão do liquido, que se perdia pelo reservatório de expansão...
    As mangueiras originais saíram por cerca de 250,00. Mais uns 170,00 pelo serviço de limpeza do radiador e carga do liquido de arrefecimento. A tampa? 20,00. É caro a principio. Mas reparar um motor é muito pior.

  • #11
    Usuário Avatar de Luciano-Luís
    Entrada
    04/05/2009
    Local
    Nova Iguaçu/
    Posts
    40
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por kabahall29 Ver Post
    Pois é Luís, não sei se ele pode ter confundido com algum outro sistema de refrigeração da Mitsubishi. Um amigo me sugeriu a adaptação de uma ventoinha elétrica, que utilize uma hélice de dimensões e vazão de ar próximas da pajero, utilizando um cebolão que abra na temperatura igual a temperatura que a embreagem viscosa acopla e desacopla. Achei a idéia interessante, alguém aqui já utilizou este sistema que possa dar uma opinião? Valeu galera, e obrigado. Obs.: O que são aquelas cebolinhas (ou sensores), em número de 3, que fica localizados ali ao redor da tampa da válvula termostática? Alguém sabe? Abração,
    kabahall, dá pra imaginar que essa adaptação requer uma avaliação criteriosa. Os Pajeros de terceira geração aquecem bastante. Já li sobre instalação de ventoinha elétrica como um sistema adicional, não como principal. Vamos aguardar pra ver se alguém já fêz essa adaptação.

  • #12
    Usuário Avatar de djalmab
    Entrada
    30/04/2004
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    53
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    Concordo com o Luciano.. Trocar por uma Eletrica so se for para colocar como adicional, nunca para trocar o sistema atual do motor.. Procure um bom mecanico de mit e tente comprar essa peca ( acoplamento viscoso ) nos EUA.. Talvez saia mas em conta..

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade