x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 2 de 2
  • #1
    Usuário
    Entrada
    18/07/2018
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    41
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Pajero Sport AT 2.5 HPE 2007 - Problemas no cabeçote e cambio automatico.




    Prezados, estou tendo diversos problemas com minha pajero sport 2007 AT (2.5 diesel HPE), e acredito que possam estar relacionados. Já pesquisei no forum outros tópicos sobre o assunto, mas nenhum que possa esclarecer o que está acontecendo.

    Ela foi adquirida em novembro/2016, recebi com ela uma pasta com notas fiscais de serviços realizados, e pelo historico das datas dessas notas, constatei que o proprietário anterior levava as manutenções básicas em dia. Como não encontrei nenhuma nota de troca do óleo do cambio automático, resolvi fazer a substituição do mesmo, e para isto levei a uma oficina bastante famosa na região, inclusive bastante elogiada em alguns posts desse forum.
    A troca do óleo do cambio foi realizada em fevereiro, utilizando para isso o óleo recomendado pelo proprietário da oficina, LUBRAX ATF SP3, em substituição ao óleo original da castrol.
    Em maio o câmbio começou a apresentar os mesmos problemas relacionados no inicio deste tópico, em um dia começou a apresentar problemas para engatar a 4a marcha, e até o final da semana começou a apresentar falha total na 4a marcha, como se fosse um disco de embreagem patinando. Ao bloquear o overdrive, a 3a marcha engrenava, subindo ligeiramente a rotação. Levando a pajero de volta para a mesma oficina, foi constatado a necessidade de abrir a caixa e substituir os conjuntos de discos. Conversando com os mecânicos, fui informado que o óleo presente na caixa estava completamente deteriorado, porém isso seria explicado pelo elevado desgaste de material dos discos de fricção, onde os discos de composite estavam praticamente no aço. Juntamente com esse problema, foi diagnosticada trinca no cabeçote por borbulhamento no tanque de expansão de agua, que posteriormente foi confirmada com a abertura do cabeçote (trinca em uma das camaras com sinais de corrosão no entorno, indicando ser mais antiga, e trincas menores nas outras 3 sem o sinal de corrosão, concluo que a pajero foi comprada com pelo menos uma das camaras trincadas, e que eu não identifiquei por desconhecimento).
    Foram então substituidos o cabeçote da mesma (utilizado cabeçote AMC, juntas originais Mit de amianto, e também foi substituída a valvula termostatica utilizando a original Mit, apesar de não apresentar sinais de problema resolvi substituir para garantir).
    O master kit utilizado para substituição foi comprado nos EUA pelo meu cunhado (tenho uma irmã que mora lá) sedo fornecido pela WIT transmissions, com discos de fricção da Raybestos, o que é considerado o melhor kit do mercado (a WIT transmissions possui lojas em metade dos estados americanos, e os discos da Raybestos são utilizados pela própria toyota, que utiliza a mesma caixa 03-72L (A44DL) em alguns modelos). A caixa foi preenchida com o mesmo óleo Lubrax ATF SP3.
    A pajero sau da oficina no dia 20/06 funcionando perfeitamente, porém foi necessário retornar no dia seguinte para reaperto da tampa de válvulas, pois vazava muito óleo sobre as partes quentes, fazendo até mesmo levantar fumaça.
    Após isso foram feitas duas viagens de aproximadamente 1000Km cada, com desempenho normal, checando água e óleo a cada abastecida, feita sempre em postos de bandeira confiável. Os níveis de água e óleo se mantiveram normais, com uma pequena diminuição do nivel do óleo, porém bem acima do limite mínimo.
    No último fim de semana, após rodar em torno de 300km, o defeito na caixa voltou a aparecer, dessa vez de uma hora para outra. Após subir uma serra de aproximadamente 20km, a mesma voltou a não engrenar a 4a marcha. Parei no acostamento para verificar logo após constatar o problema, saia um cheiro que parecia de lona de freio de caminhão vindo da parte inferior. Temperatura do motor, e níveis de água e óleo estavam normais. Como era noite e estava com as crianças no carro, decidi seguir assim mesmo os 60km que faltavam para chegar, com overdrive desligado para segurar em 3a marcha e evitar patinar os discos da 4a, e mantendo o motor em torno dos 2500 Rpm, o que resultava em uma velocidade em torno dos 75km/h, com o intuito de evitar o sobreaquecimento do motor (temperatura se manteve normal durante todo o trajeto).
    No dia seguinte, ao dar a primeira partida, resolvi dar uma conferida no tanque de água, e constatei novamente o aparecimento de borbulhas no mesmo (aproximadamente uma a cada 2 segundos), é bem menos do que aparecia antes de trocar o cabeçote, mas as borbulhas estão surgindo mesmo com o motor frio, e estou seriamente desconfiado de que o cabeçote tenha trincado novamente.
    A questão é que não consegui identificar uma possível razão para isto, menos de 3000km rodados e 3 semanas depois de gastar 1/4 do valor do veículo em manutenções, ela está exatamente com os mesmos problemas de antes, sendo que foram utilizadas somente peças da mais alta qualidade, em uma oficina considerada por muitos como a melhor da região (não vou mencionar o nome por enquanto, pelo menos até ter um retorno da parte deles).
    Sei que este motor tem problemas de aquecimento em altas rotações, mas a camionete foi conduzida em estilo de direção tipo "vovô" (não costumo correr muito, em geral 110km/h, no máximo 130 em alguma ultrapassagem), óleo e agua foram mantidos normais, o ponteiro de temperatura nunca passou da metade desde que voltou da oficina. Por outro lado vejo o pessoal aqui postando que coloca essas pajero em trilha, e eu já não tenho mais coragem de ir na padaria com a minha.
    Me parece que os dois problemas estão diretamente relacionados entre si, mas apesar de já ter pesquisado muito, não consegui chegar a uma conclusão. Caso alguem tenha uma sugestão do que pode estar acarretando esses problemas, fico agradecido

  • #2
    Usuário
    Entrada
    20/03/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    44
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    E amigo, no final das contas, qual foi o diagnóstico?

    Ainda está com o carro?

    Abraços...
    4X4 Brasil
    Ex - Cherokee Sport 1998
    Ex - Frontier SE MWM 2.8 2004
    Atual - Pajero Sport 2.8At 2002

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Problemas com cambio automatico L200 Sport
      Por Paulinhoel no fórum Mitsubishi
      Respostas: 134
      Última resposta: 31/12/2021, 15:14
    2. Respostas: 28
      Última resposta: 21/03/2017, 13:26
    3. Problemas Cambio Automatico PJ Sport
      Por Samarone no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 30/12/2015, 17:41
    4. Respostas: 2
      Última resposta: 13/12/2013, 09:09

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade