x
Convex Datacenter
Página 11 de 11 PrimeiroPrimeiro ... 234567891011
Resultados 121 a 131 de 131
  • #121
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56



    É comum o pessoal confundir bloqueio do diferencial central com bloqueio dos diferenciais dos eixos.
    Alguns modelos tem um diferencial central cuja finalidade é permitir andar em 4x4 no asfalto.

    Quando um diferencial central é bloqueado o sistema se comporta como se não existisse diferencial central e nessa condição fica exatamente igual a qualquer 4x4 part time (Sport, Troller, Willys, Rural, Pickups... etc).

    Como o Arildo explicou, o 4x4H da Sport equivale ao 4x4HLC da TR4, ou seja, a TR4 tem a mais que a Sport o diferencial central que permite andar em 4x4 no asfalto. É aí que existe uma lacuna entre as duas (no asfalto) e não no uso off-road.

    Eu tive TR4 zero entre 2011 e 2014 e uma Sport diesel 2010 em 2014/2015, ambas 100% originais (inclusive aquele horrível pneu Scorpion ATR) e afirmo com experiência que a capacidade de superação de obstáculos (erosões, valetas, facões) da Pajero Sport é superior à TR4 em função do curso da suspensão traseira e do bloqueio LSD no eixo traseiro.
    A TR4 fica em "X" em situações em que a Sport mantém as rodas no chão.



    Citação Postado originalmente por Edimar_Oliveira Ver Post
    David, cheguei neste post exatamente por que tenho interesse em colocar um bloqueio na minha.

    Walter, a minha questão é a seguinte: tinha um TR4 2007/2008 mecânico e como usava com mais frequência no asfalto, resolvi comprar uma Sport, sempre focando no sistema 4x4.

    Já sofri muito quando mais novo, com meus pais, de Fusca e Brasília, na estrada de chão que leva ao nosso sítio, a poucos metros da Serra de Ibitipoca/MG. Estrada ruim mesmo, estreita e com diversos aclives. No TR4 nem tinha dúvida, mas a Sport é bem maior e me causa certa preocupação de ter problemas se as coisas se complicarem, considerando que ela não tem bloqueio de diferencial central.

    Cheguei até a cogitar vendê-la e voltar para o TR4, embora saiba que ele é duro e nem se compara em conforto com a Sport.

    Mas quando ando nela, vejo o conforto e espaço interno, além da inegável robustez, sinto que tenho que contar até 100 antes de tomar esta atitude ...

    Você afirma que no caso dela, o curso da suspensão, a princípio, compensaria esta lacuna do bloqueio. Você considera que isso se aplica mesmo nestes casos de estradas estreitas, precárias?

    Achei interessante sua analogia em investir num guincho ao invés do bloqueio não tinha pensado neste aspecto ...

  • #122
    Usuário Avatar de David Nobre
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    45
    Posts
    12
    Agradecimento: 1
    Acerca da instalação ou da adaptação do R/D Lock elétrico que vem em algumas L200 outdoor na Pajero Sport 2010, todos concordam que é inviável? Eu sei que os eixos devem ser diferentes, pois a Sport tem freio a disco na traseira e molas helicoidais ao passo que a L200 é com freio a tambor e feixe de molas, mas fora essas diferenças acho os carros bem semelhantes. Alguém já viu uma adaptação como essas? Ou poderia indicar alguém que faça?




    Citação Postado originalmente por Edimar_Oliveira Ver Post
    Arildo, sem entrar nos conceitos mecânicos, por que não entendo do assunto, apenas o "arroz com feijão", se eu ligo o 4x4 da Sport, e uma das rodas gira em falso, atrás ou na frente, o risco de ficar no barro é maior do que se eu tenho o bloqueio do diferencial central como no TR4, desligando assim o diferencial traseiro do dianteiro, correto?

    Então com o bloqueio do diferencial traseiro (mais comum) ou dianteiro, na Sport, esta questão se atenua, por que, se uma roda traseira girar em falso, o torque vai para a outra, se eu aciono o bloqueio.

    O LSD original dela, segundo informam, até atenua o problema nestas situações, mas parece ser um mecanismo que se desgasta com o tempo e acaba não suprindo a necessidade.

    Não sei estamos falando da mesma solução, por que me pareceu que você entendeu que eu queria instalar um bloqueio de diferencial central, o que não é o caso, mas bloqueio no eixo traseiro , mais comum ou dianteiro ...
    Pajero Sport 2010 Diesel Turbo 2.5 Branco.

  • #123
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Externamente os eixos são diferentes, mas nada impede que os diferenciais sejam iguais.
    Essa parte continua não esclarecida.
    Para ter certeza disso teria que verificar nos catálogos de peças de ambos modelos, ou encontrar os 2 eixos num desmanche e fazer a comparação.

    Eu, particularmente seguiria por outro caminho:
    Primeiramente iniciaria a utilização do carro no off-road para ver se existe a real necessidade do bloqueio.
    Em caso positivo, investiria num kit de reparo do bloqueio LSD original (molas e discos) restaurando a capacidade plena do sistema, que quando novo funciona de maneira bem satisfatória).


    Citação Postado originalmente por David Nobre Ver Post
    Acerca da instalação ou da adaptação do R/D Lock elétrico que vem em algumas L200 outdoor na Pajero Sport 2010, todos concordam que é inviável? Eu sei que os eixos devem ser diferentes, pois a Sport tem freio a disco na traseira e molas helicoidais ao passo que a L200 é com freio a tambor e feixe de molas, mas fora essas diferenças acho os carros bem semelhantes. Alguém já viu uma adaptação como essas? Ou poderia indicar alguém que faça?

  • #124
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Exatamente como Walter disse, a tua sport por natureza do projeto sempre esta com a transmissão ''bloqueada'' sem opção de ''desbloqueio'', se tira uma roda do chão ela continua com tração no outro eixo, ficando igual a tr4 quando bloqueada, ou seja o bloqueio da tr4 não acrescenta sobre a sport, porem a tr4 tem a opção de deixar o sistema desbloqueado permitindo rodar em 4x4 em piso aderente, compensando a diferença de rpm entre eixos quando efetuamos curvas/manobras tornando a tr4 um 4x4 full time, coisa que a sport ou qualquer sistema 4x4 part time não permite (a não ser patinando ou forçando o sistema), o bloqueio do eixo diferencial, lsd, é outra história.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #125
    Usuário Avatar de David Nobre
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    45
    Posts
    12
    Agradecimento: 1

    Agradecimento

    Agradeço a participação de todos. Pesquisando aqui verifiquei que realmente a melhor solução seria o reparo da LSD como sugerido pelo Walter. Pois mesmo se precisar de pouca adptação para instalar o R/D lock vai precisar de alguma adaptação, pois o eixo com molas helicoidais da Sport é necessáriamente diferente do eixo com feixe de molas da L200 Outdoor, considerando que o sistema original tem um funcionamento razoável e considerando que meu uso off road é eventual e moderado não vale a pena a adaptação.
    4X4 Brasil Razão: Complemento
    Pajero Sport 2010 Diesel Turbo 2.5 Branco.

  • #126
    Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    67
    Posts
    1,795
    Agradecimentos: 5
    David/ todos

    Na minha Cherokee tenho instalado um bloqueio 100% no diferencial dianteiro é o Lockright, existe o Lokka australiano que é "igual" (LOKKA - Automatic Differential Locker ), são de fácil instalação.

    Abs

    PS: Existe para as nossas Pajeros Sport.
    4X4 Brasil
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #127
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Apenas uma pequena correção. O fato da Sport e L200 terem helicoidal x feixe e disco x tambor faz com que as carcaças dos eixos sejam obrigatoriamente diferentes. Contudo, isso não impede que o miolo do diferencial seja igual.
    Para instalação de bloqueio, o que importa é o modelo da caixa satélite, que deve ser compatível com o bloqueio.
    No caso do E-Locker (assim como os demais Eaton, além do Kaiser, Air Locker, Micromaq...), o bloqueio em si é uma caixa satélite nova que substitui a original. Portanto deve haver compatibilidade entre ambas no que tange à coroa/pinhão, posição dos mancais, rolamentos e estriado dos semi-eixos.
    Existem outros tipos de bloqueios, mais baratos (como o LockRight) que são instalados dentro da caixa satélite original, em substituição às engrenagens satélite e planetárias. Da mesma forma, isso também exige compatibilidade entre a cx satélite e o bloqueio.
    CONCLUSÕES (para quem vier pesquisar o tópico no futuro):
    1-Não descobrimos se a caixa satélite da Pajero Sport é igual à da L200 (Sport, AT, Outdoor, Savana).
    2-Mesmo que forem iguais, existe a possibilidade das L200 Outdoor terem saído com um diferencial específico para utilizar o bloqueio E-Locker, o que geraria incompatibilidade com a Pajero Sport.
    3-Tudo depende de informação técnica da fábrica ou comparação direta entre as cx-satélite. Se alguém conseguir a informação favor postar nesse tópico.



    Citação Postado originalmente por David Nobre Ver Post
    Agradeço a participação de todos. Pesquisando aqui verifiquei que realmente a melhor solução seria o reparo da LSD como sugerido pelo Walter. Pois mesmo se precisar de pouca adptação para instalar o R/D lock vai precisar de alguma adaptação, pois o eixo com molas helicoidais da Sport é necessáriamente diferente do eixo com feixe de molas da L200 Outdoor, considerando que o sistema original tem um funcionamento razoável e considerando que meu uso off road é eventual e moderado não vale a pena a adaptação.

  • #128
    Usuário
    Entrada
    20/03/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    Se passaram 6 anos, e ninguém mais se interessou... rsrs...
    Ex - Cherokee Sport 1998
    Ex - Frontier SE MWM 2.8 2004
    Atual - Pajero Sport 2.8At 2002

  • #129
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Citação Postado originalmente por Dogcam79 Ver Post
    Se passaram 6 anos, e ninguém mais se interessou... rsrs...
    Isso só pode significar que o desempenho da Sport no off-road é satisfatório e não necessita de bloqueio.

    Inclusive, nesse meio tempo acabei comprando outra Sport, dessa vez V6 Flex, pelo excelente custo x benefício.
    "Ahh, mas não consome muito combustível ?" Sim, mas tenho moto e um popularzinho para o dia-a-dia e a 6 canecos só anda nos finais-de-semana.

  • #130
    Usuário
    Entrada
    27/12/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    40
    Posts
    48
    Agradecimentos: 0

    Cool

    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Isso só pode significar que o desempenho da Sport no off-road é satisfatório e não necessita de bloqueio.

    Inclusive, nesse meio tempo acabei comprando outra Sport, dessa vez V6 Flex, pelo excelente custo x benefício.
    "Ahh, mas não consome muito combustível ?" Sim, mas tenho moto e um popularzinho para o dia-a-dia e a 6 canecos só anda nos finais-de-semana.
    "desenterrando o tópico", tenho uma sport 20000 2.8 e pelo q percebi até hoje no carro ( desde 2013 ), não tem LSD no eixo traseiro dela. Troquei o câmbio automático pelo v5m31 com super select, passou a existir o diferencial central me dando a opção de trafegar em 4x4 no asfalto e de fato essa questão de confusão de diferencial CENTRAL e diferencial de EIXO é uma tormenta na cabeça nod iniciantes no mundo 4x4.

    Estou atualmente buscando algumas informações sobre a instalação do miolo do eixo traseiro da l200 outdoor na minha ps 2.8, minha conclusão até o momento é que, mesmo com a popularização desse carro pelo custo atualmente baixo, pouquíssimo se vê sobre essa alteração, o que me leva a crer que o desinteresse está ligado à impossibilidade, dado o fato q tem uma galera com esses carros em trilha e certamente mais espertos que eu.

  • #131
    Usuário
    Entrada
    25/08/2019
    Local
    Lima Duarte/MG
    Idade
    61
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    ARB para Pajero Dakar

    Olá para todos.
    Alguém saberia me dizer qual o modelo de bloqueio da ARB que serve na Pajero Dakar 2016?

    Abraços
    Carvalho

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Bloqueio do diferencial Pajero Full.
      Por WagnerP30 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 22
      Última resposta: 07/08/2022, 17:53
    2. Pajero Dakar - Bloqueio do diferencial
      Por rodrigogalli no fórum Mitsubishi
      Respostas: 10
      Última resposta: 04/08/2017, 00:58
    3. bloqueio de diferencial eléctrico Pajero
      Por Destroier79 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 30/03/2015, 18:16
    4. [PAJERO] Bloqueio de diferencial
      Por sayon no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 25/02/2008, 19:46

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade