x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1

    Válvula termostática Pajero.




    Pessoal, tem algum problema para o motor andar sem a válvula termostática? Sei que o motor vai demorar mais a atingir a temperatura ideal de funcionamento, mas isto gera mais desgaste, diminuição da vida útil, ou outro dano qualquer ou não? A minha válvula termostática foi pro saco, e a princípio, eu iria trocá-la, mas o mecânico indicou retirar ela. Gostaria de saber a opinião da galera, se alguém anda sem ela e quais as diferenças para o funcionamento do motor. A pajero é 97 V6 3000. Abraços,

  • #2
    Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    2,785
    Agradecimentos: 5
    Não gera problema nenhum ao motor, o único detalhe e a demora para o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento...
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #3
    Usuário Avatar de djalmab
    Entrada
    30/04/2004
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    53
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    Minha opiniao. Um motor fora da temperatura normal de funcionamento está fora da sua temperatura "otima" de funcionamento, isso quer dizer que ele vai por exemplo consumir mais. Tenha certeza que se ela não fosse necessária ela não estaria la. Voce com certeza nao vai quebrar o seu motor, mas vai ter pequenos efeitos colaterais.

    Alem do mais , a valvula termostática é bem barata, não vale a pena fazer essa economia. Se ela tivesse quebrado em uma viagem, e fosse o período até voce retornar estava beleza voce ficar sem ela. Por um periodo prolongado eu a colocaria de volta...

  • #4
    Usuário Avatar de Oscar Kratz
    Entrada
    06/08/2008
    Local
    Bertioga/SP
    Idade
    75
    Posts
    180
    Agradecimentos: 2
    Alô Kabahall29. Olha, aprendí que todo motor tem que funcionar aquecido. A peça vital para que isso se realize é a Válvula Termostática. Certamente foi projetada para atender a uma faixa de temperatura, permitindo otimizar o funcionamento do motor. Como foi dito acima, a temperatura é um dos pontos de medição para o gerenciamento do motor. Por isso, é que o motor tem que aquecer o mais rápido possível para atingir a temperatura ideal (projetada) e assim conseguir dar o máximo do seu rendimento. Caso isso não ocorra, o sistema vai "ler" temperatura baixa, quando o motor já está ha horas em funcionamento, e o pior, enriquecendo a mistura,tendo um maior atrito entre as partes móveis, que no decorrer do tempo...
    Em emergência, normalmente quando ela encrenca fechada, TEM que tirar ela na hora, e terminar sua viagem/passeio sem problemas. Mas, realmente é MUITO aconselhável colocar uma nova, conforme especificação de fábrica, tão logo quanto possível. Também utilizar somente água DESMINERALIZADA na proporção coreta com um bom fluído refrigerante.
    Oscar Krätz = PU2KR
    .Pajero GLX-B V6 3.0 1998 (ATUAL)
    . Pajero GLS-B 2.8 TDi 1998 &
    Pajero GLS-B 3.5 1998 & SW4 2.8 1994 (JÁ ERAM...)

  • #5
    Usuário Avatar de Adonay
    Entrada
    26/03/2009
    Local
    João Monlevade/MG
    Idade
    43
    Posts
    70
    Agradecimentos: 0
    Desenterrando o tópico. A minha pajero gls b veio sem a válvula, já providenciei a compra da peça agora preciso saber a localização da mesma no motor. Alguém pode me ajudar com isto??

  • #6
    Usuário
    Entrada
    11/02/2011
    Idade
    47
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Adonay Ver Post
    Desenterrando o tópico. A minha pajero gls b veio sem a válvula, já providenciei a compra da peça agora preciso saber a localização da mesma no motor. Alguém pode me ajudar com isto??
    Cara, se a sua for a diesel 4M40 a termostática fica na parte da frente do motor, lado esquerdo, na conexão da mangueira grossa são 2 parafusos.

    abraço,

    Leandro

    Pajero Sport 2001 4x4 turbodiesel 2.8 motor 4m40

  • #7
    Usuário
    Entrada
    19/10/2011
    Local
    são roque de minas/MG
    Posts
    136
    Agradecimentos: 0

    Valvula termostática

    A válvula é útil, em cidades muito frias...onde a água do radiador congela....eu tirei a válvula da minha v6 pajero, ela trabalha com temperarura mais baixa, ajuda a consumir menos,... menos risco de esquentar....aqui no Brasil as temperaturas são altas....essa válvula da muito problema....eu recomendo tirar....
    Citação Postado originalmente por ljslacerda Ver Post
    Cara, se a sua for a diesel 4M40 a termostática fica na parte da frente do motor, lado esquerdo, na conexão da mangueira grossa são 2 parafusos.

    abraço,

    Leandro

    Pajero Sport 2001 4x4 turbodiesel 2.8 motor 4m40

  • #8
    Usuário
    Entrada
    13/09/2016
    Local
    Nova Iguaçu/RJ
    Idade
    50
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Bom dia pessoal!
    Alguém sabe me informar o número original da válvula termostática da pajero tr4 2.0 16V 2008?
    Pois a minha pajero veio sem a válvula e eu preciso do número original pra comprar a válvula correta.
    Obrigado!!!

  • #9
    Usuário
    Entrada
    10/02/2018
    Local
    Osasco/SP
    Idade
    43
    Posts
    51
    Agradecimento: 1
    Pessoal, vi que o tópico é da gls-b, porém minha full hpe 2005 3.2, comprei a uns 20 dias e notei que o motor não esquenta, andei uns 10km e demorou pra chegar em digamos 1/4. Deve estar sem valvula. O antigo dono me disse q tinha trocado o radiador q tinha furado. Então agora começa minha preocupação! será q ferveu, já que o radiador furou ?!?!?!? não tem sinal de mistura de agua na tampa e nem vareta. Mas, tive q completar agua no radiador depois de 200km....fui conferir e entrou 400ml....o reservatório tava no nivel ainda.
    Marcelo :KMKZ:
    Full HPE 3.2 TD 04/05

  • #10
    Usuário Avatar de Rafapaj
    Entrada
    03/05/2019
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Idade
    43
    Posts
    107
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por kamikhazi Ver Post
    Pessoal, vi que o tópico é da gls-b, porém minha full hpe 2005 3.2, comprei a uns 20 dias e notei que o motor não esquenta, andei uns 10km e demorou pra chegar em digamos 1/4. Deve estar sem valvula. O antigo dono me disse q tinha trocado o radiador q tinha furado. Então agora começa minha preocupação! será q ferveu, já que o radiador furou ?!?!?!? não tem sinal de mistura de agua na tampa e nem vareta. Mas, tive q completar agua no radiador depois de 200km....fui conferir e entrou 400ml....o reservatório tava no nivel ainda.
    Boa tarde kamikhazi, dei uma pesquisada no site da MTE-Thompson pelo modelo de válvula termostática original para o meu PAJERO 2.8 4m40 e o retorno da página mostra que o seu motor 3.2 4m41 DiD usa a mesma válvula.

    O código original para a minha pajero é ME200262 que é o correspondente para a válvula MTE VT387.76.

    Agora o fato é que não encontrei essa válvula na minha cidade. Encontrei somente a válvula VT220.76 também da MTE, que é destinada as pajeros e L200 com motor 2.5 TD.

    A diferença entre as duas é que a VT387.76 é pouca coisa maior, alguns mm, porém, no meu pajero encaixou normalmente a válvula menor. Tá funcionando certinho fazem uns 6 meses após a troca e sem oscilações de temperatura. O ponteiro quando o motor está aquecido fica a meio mastro e não muda!!

    Abração!!

    Ambas as válvulas abrem em 76ºC. Existem tbem válvulas que abrem em 85ºC, mas não te recomendo essa alteração.

    Mais detalhes em:

    https://cate.mte-thomson.com.br/prod...hes/vt38776/59
    4X4 Brasil
    PAJERO GLS-B (Grande Lenta Suja - Barulhenta) 10L 2.8TD 99/00

  • #11
    Usuário
    Entrada
    14/07/2019
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Olá, Rafa, por acaso eu tb estou procurando trocar a valvula do meu carro, afinal ela está lá a mais de 20 anos. Já ate tinha entrado no site da Thompson e la apacere mesmo a Pajeros como 2.5 e nao 2.8. A abertura da V. deles é de 81 se nao me engano. E perguntei na Mitsubishi e lá me passaram 76,5 de abertura. E agora, qual a certa?

    Quero tambem te fazer outra peegunta se vc sabe ou ja passou por isso. Meu carro está jogando oleo motor pela tampa, indo oleo para o intercooler e indo tambem para o filtro de ar. O que deve ser isso? Turbina? Será que tem a ver com Selenoide pressao da Turbina?

    Outra coisa que aconteceu que nao tem a ver, por foi bem mais recente é que vou ter que comprar o kit de junta da tampa de valvula que queimou por descuido meu. Vi esse kit no sit da Pajero que custa 145,00 e vi varios no Mercado Livre ate mais baratas. Mas qual comprar. Tenho visto boas peças e bons comentarios da marca Takao. Vc me indica alguma boa marca para esse kit de junta, 2 meia lua e as 2 borrachas que esqueci o nome que vao nos dois parafusos.
    Obrigado Rafa, fico no aguardo. Abçs.

    Obs. Meu carro Pajero 2.8 GLS-B intercooler Turbo Diesel ano 95 motor 4m40. Cambio mecanica.

  • #12
    Usuário Avatar de Rafapaj
    Entrada
    03/05/2019
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Idade
    43
    Posts
    107
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Barrista Ver Post
    Olá, Rafa, por acaso eu tb estou procurando trocar a valvula do meu carro, afinal ela está lá a mais de 20 anos. Já ate tinha entrado no site da Thompson e la apacere mesmo a Pajeros como 2.5 e nao 2.8. A abertura da V. deles é de 81 se nao me engano. E perguntei na Mitsubishi e lá me passaram 76,5 de abertura. E agora, qual a certa?

    Quero tambem te fazer outra peegunta se vc sabe ou ja passou por isso. Meu carro está jogando oleo motor pela tampa, indo oleo para o intercooler e indo tambem para o filtro de ar. O que deve ser isso? Turbina? Será que tem a ver com Selenoide pressao da Turbina?

    Outra coisa que aconteceu que nao tem a ver, por foi bem mais recente é que vou ter que comprar o kit de junta da tampa de valvula que queimou por descuido meu. Vi esse kit no sit da Pajero que custa 145,00 e vi varios no Mercado Livre ate mais baratas. Mas qual comprar. Tenho visto boas peças e bons comentarios da marca Takao. Vc me indica alguma boa marca para esse kit de junta, 2 meia lua e as 2 borrachas que esqueci o nome que vao nos dois parafusos.
    Obrigado Rafa, fico no aguardo. Abçs.

    Obs. Meu carro Pajero 2.8 GLS-B intercooler Turbo Diesel ano 95 motor 4m40. Cambio mecanica.


    Boa tarde Barrista, mil desculpas pelo atraso em te responder.

    Vamos por partes como diria o Jack:

    Válvula Termostática: de acordo com o catálogo, o código original da válvula termostática para nossas Pajeros é a ME200262 que corresponde a válvula VT386.76 da MTE. Pelo que andei vendo essa válvula não existe em lugar nenhum. Achei somente literatura dela ou a correspondente em 82ºC. A válvula que instalei na minha caminhonete é a da L200 mesmo VT220.76 da MTE que abre em 76ºC. A válvula é mais poucos milÃ*metros menor que a original, mas como falei antes, tô rodando com o meu carro normalmente a 6 meses e a temperatura se mantém constante no meio do marcador sem oscilações.

    Quanto ao óleo, tive esse problema sim. Vamos lá: No meu caso o retorno de óleo se dava pela vareta do nÃ*vel, pela tampa e no intercooler. É uma bronca achar o defeito, pois ele pode ser por descompressão, algum anel de algum cilindro, manda a pressão a câmara em sentido inverso, pra dentro do cárter e essa pressão sobe pela vareta e pelos dutos de lubrificação até a tampa das válvulas e escapa pela tampa e/ou pelo respiro que por sua vez manda pra caixa do filtro e pelo turbo/intercooler pra dentro do motor, que queima o óleo junto com o diesel e faz a fumaça branca no escape.

    Mas calma, não é só isso. Ao invés de ser um anel com problema, pode ser o vedador (retentor do eixo) das válvulas com defeito, aÃ* a compressão do motor vaza pela válvula e empurra o óleo no caminho do respiro da tampa e vai pro filtro/turbo/intercooler/admissão e denovo é queimado junto com o diesel e faz a fumaça branca no escape.

    Mas ainda não é só, kkkkkkkkkk, realmente pode ser a turbina com o eixo frouxo/desgastado, que deixa passar o óleo pra dentro do caracol frio, que mela todo o intercooler e admissão e novamente queima junto com o diesel e faz a fumaça branca no escape, porém, nesse último caso, no meu entendimento, não deveria fazer óleo na caixa do filtro e nem fumaça branca no respiro da tampa de válvulas, pois, o fluxo de saÃ*da do caracol frio é o ar que vai para o intercooler/admissão e não voltando pressão para a caixa do filtro levando óleo junto, nem no respiro, uma vez que a turbina não pressuriza a parte de baixo do motor e sim somente o caminho da até a válvula de admissão.

    Me estendi pra caráleo, kkkkkkk, mas acho que ficou fácil de entender. A bronca é que a gente só aprende se ferrando né!! Os mecânicos vão pelo mais fácil e o mais fácil é a turbina. Refiz toda a turbina e não resolveu, troquei todos os anéis e não resolveu, aÃ* o mecânico resolveu trocar os vedadores/retentores de válvulas e BINGO!!!!, matou a charada. Enfim, com tudo trocado, roda mais uns 250.000km.

    Mas fique atento pois se houver muito vazamento o lubrificante serve de combustÃ*vel e o motor acelera sozinho e pode ocorrer a retroalimentação o que o pessoal chama de disparar, dispara o motor e dá o cavaco pra desligar.

    Quanto as juntas eu não vou poder te ajudar, a troca das juntas que foi feita na minha foram usadas juntas sabó, mas eu não sei te dizer se existem outras marcas tão confiáveis quanto. Já ouvi falar muito bem e muito mal das juntas TAKAO.

    Abração
    PAJERO GLS-B (Grande Lenta Suja - Barulhenta) 10L 2.8TD 99/00

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Valvula termostatica....sim o nao ?
      Por cerverob no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 9
      Última resposta: 02/02/2013, 18:42
    2. valvula termostatica
      Por mtruck no fórum Ford
      Respostas: 13
      Última resposta: 11/11/2010, 22:50
    3. Válvula Termostática
      Por ccr3637 no fórum JPX
      Respostas: 2
      Última resposta: 06/05/2008, 10:41
    4. Valvula termostatica
      Por ronairy no fórum Jeep Willys
      Respostas: 47
      Última resposta: 07/03/2008, 23:28
    5. VÁLVULA TERMOSTÁTICA !!!!!!!
      Por cigano no fórum JPX
      Respostas: 17
      Última resposta: 27/12/2005, 13:45

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade