Postado originalmente por
marcelo nunes
Completei agora 50.000 km com os BF T/A All Terrain 265/75 R 16, trocados aos 96.000km.
Comparar com os originais Yokohama Geolandar é algo meio sem propósito, são pneus MUITO diferentes. A comparação ideal com os Geolandar seria o BF Longtrail.
Durabilidade: Os Yoko rodaram 96.000km. Os Bf não vão chegar nisso. Pela situação atual, uns 85.000km parecem ser algo mais factível.
Tração: comparação sem noção. O Yoko é um pneu praticamente para asfalto ou para uma poeira de porta de sítio. O BF All Terrain já é um pneu 50% off road. O Mud é 80%. então o BF all Terrain simplesmente passa onde o Geolandar nem sonharia.
Chuva: diferença abissal. O BF parece estar no seco a 100 km/h numa chuva forte em que o Yoko estaria dando sinais nítidos de aquaplanagem.
Asfalto seco. Outra diferença imensa, mas no outro sentido. Eu tive que mudar uns automatismos de frenagem e de curva que tinha adquirido com o Yoko. O BF freia MUITO menos e cheguei a bater num engavetamento em estrada. Os BF simplesmente arrastaram pelo asfalto numa condição em que eu tenho certeza que os Yoko segurariam.
Em curva é quase o mesmo, o Bf esfrega, torce, mas não derrapa à toa, felizmente.
Para exemplificar, o BF canta facilmente em qualquer arrancada mais forte, o Yokohama não.
Ruído: O Pajero rodou 96.000 km em estradas com muitas pedras e asfalto ruim e ainda parecia um carro de luxo. Sem qualquer ruído dentro. Após apenas 4.000 km com os BF, já batia a tampa traseira, os bancos traseiros e o do passageiro, uma das portas... O pneu é DURO e o carro fica barulhento sim. aos 146.000 km eu já desencanei com o barulho.
No asfalto o Yoko é mais silencioso do que seria de se esperar num pneu desse tamanho. O BF é BEM ruidoso e "cantor" comparado a ele. Não que seja barulhento, mas não dá para comparar.
Enfim, se você quer o Pajero só pra umas poeirinhas por aí, não mude para o BF. Como o Geolandar G039 está fora de linha, use o similar.
Mas para barro, terra ou grama molhadas, não dá pra comparar. Pra exemplificar, devo ir à Mendoza e ao Aconcágua no inverno, com muita neve. Os BF com 50,000 km não vão dar conta. Mas apesar de ter que rodar 5000 km de asfalto até lá, eu vou usar 4 BF all terrain novos.