x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1
    Usuário
    Entrada
    08/01/2008
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0

    Troca da roda livre automática por manual




    Uma boa noite aos colegas do fórum, como era de se esperar, quando precisei realmente da tração, ela falhou !!! Vou substituir as rodas livres automáticas por manuais, gostaria de saber se alguém já fez isso, e se é muito dificil, pois pretendo colocar a mão na massa. Obrigado a todos.

  • #2
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=35953

    O argumento foi amplamente tratado

    Abraço
    Mattia

  • #3
    muito facil de colocar.a minha tbm nao funcionava e agora esta show de bola.a jipebras tem um preço bom.

  • #4
    Vc precisa de um achave alen 6 mm, de uma chave torx 3 mm e um alicate de anel trava de eixo. Em 15 min vc troca em casa. Ideal é colocar loctite nos parafusos alen pois eles afrouxam com o tempo devido a junta.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #5
    Usuário
    Entrada
    15/07/2009
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    60
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0

    roda livre

    Boa noite Nava, fico satisfeito que exista alguém como você e o Julio no forum. Se não fosse pedir muito, gostaria de saber o seguinte: troquei o sistema de roda livre de automática original, por uma manual AVM, conforme vc posta que é bom. Agora quero saber se é normal, quando viro toda a direção para um lado ou para o outro, em solo duro, a viatura meio que travar as rodas. O mecânico dise que era por causa do tamnaho dos pneus que eram diferentes. voce confirma isto? Um grande abraço. rubens Dias - Porto Alegre-rs

  • #6
    Vc deve andar 4x4 somente qdo está em terra mole, cascalho ou lama...

    Com a RL engatada fica tudo travado...

    Eu por ex, estando na trilha e precio fazer uma volta, desengato dentro e viro, dai o diferencial compensa e nao faz esse arrasto mncionado. Agora se for barro, nao tem problema.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #7
    Usuário Avatar de Topgun
    Entrada
    09/05/2005
    Local
    Pirassununga/SP
    Idade
    63
    Posts
    75
    Agradecimento: 1

    Question Avm 960

    Prezados,
    Neste fim de semana fiquei sem minha tração dianteira na Serra da Canastra, por sorte já estávamos no fim do divertimento e mesmo 4x2 a Sport não desapontou.

    Pelas reações comentadas aparentemente foi a RL, e checando o site da AVM vi que existe a automática, modelo AVM 960, até citada por um dos foristas mas não vi nenhum comentário deste modelo, apenas com roda livre manual.

    Alguém já utilizou a automática da AVM?

    Grato

  • #8
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por Topgun Ver Post
    Prezados,
    Neste fim de semana fiquei sem minha tração dianteira na Serra da Canastra, por sorte já estávamos no fim do divertimento e mesmo 4x2 a Sport não desapontou.

    Pelas reações comentadas aparentemente foi a RL, e checando o site da AVM vi que existe a automática, modelo AVM 960, até citada por um dos foristas mas não vi nenhum comentário deste modelo, apenas com roda livre manual.

    Alguém já utilizou a automática da AVM?

    Grato
    TopGun, a automática é aquela que utiliza o vácuo do sistema original da sportage para acoplar, inclusive a alavanca, mas com a mesma eficiência da manual.
    A do Nava, pelo o que ele diz (engatar de dentro do carro), é a automática.
    A manual você precisa descer do carro e ligar diretamente nas rodas.
    Essa é a diferença.
    Estou errado, Nava?

  • #9
    Usuário Avatar de Topgun
    Entrada
    09/05/2005
    Local
    Pirassununga/SP
    Idade
    63
    Posts
    75
    Agradecimento: 1

    Avm 960

    Prezado Glaicon,

    Obrigado pela rápida resposta.

    Na realidade eu sei como funciona a RL Automática, e você já deu uma dica de alguém que possui uma.

    O que quero saber é se ela funciona tão bem quanto a manual, já que não observei nenhum comentário sobre o funcionamento da AVM 960, e talvez o Nava possa emitir a opinião dele.

    Vamos aguardar! Mais uma vez: Grato!

  • #10
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    TopGun, a automática é aquela que utiliza o vácuo do sistema original da sportage para acoplar, inclusive a alavanca, mas com a mesma eficiência da manual.
    A do Nava, pelo o que ele diz (engatar de dentro do carro), é a automática.
    A manual você precisa descer do carro e ligar diretamente nas rodas.
    Essa é a diferença.
    Estou errado, Nava?
    será que ele falou sobre desengatar a rl ou a tração? a avm 460 eu não tenho certeza mas acho que é manual...

  • #11
    Srs, todos os 4x4 vc engata dentro do carro independente do tipo de acoplamento da RL. Vc engata dentro a caixa de transferencia, transferindo 50% da tração para o eixo dianteiro.

    As rodas livres sao o complemento da tração da tcase para as rodas.

    Dai temos: auto vacuo, auto mecanica, manual

    As a vacuo, funcionam com vacuo. (sport de 99 pra frente)
    As auto mecanica (sport 97 a 98)
    A manual, vc aciona na mao, totalmente mecanica.

    As avm automaticas são boas, melhores que original. Nas verdade os modelos automaticos sao modelos para shopping e nao para off-road.

    Para o cara que compra um sportage e eventualmente usa 4x4 no sitio, pra sair da rampa de grama molhada e coisas do tipo, a automatica é a melhor opção, desde que seja nova qq uma, pela comodidade. Compra-se as avm auto neste caso por serem melhores e mais baratas que as originais.

    Se for usar sem medo de ser feliz, opte pela manual. Travou ali, ja era...pode ir sem medo.

    Como eu uso pra pancadaria mesmo, fui de manual...as auto duraram uns 6 meses só e ja espanou tudo.

    Abri mao da comodidade e optei pela segurança.

    Valeu.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #12
    Respondoi a pergunta do rubens que qdo faz volta 4x4 ligado arrasta as rodas da frente.

    Dai dei um exemplo de um asituação que eu deixo as RLmanual engatadas e pelo breve momento de se fazer a manobra, desengato só dentro.

    Vejam no caso das manuais, vc tem duas opções de engatar, dentro e fora, só dentro ou só fora...mas só 4x4 com tudo engatado.

    Se eu quiser engatar reduzida em 4x2, eu posso desengatando as rodas livres. Se eu quiser andar 4x2 com as rodas da frente engatadas mas sem tração, deixo as RL engatas...

    e boooooooooooa
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade